Game Music

Poké-Música Parte 4: Os sons inesquecíveis de Sinnoh

Abra sua mente e escute com cuidado os sons que reverberam pelo tempo e espaço!


Deixando para trás as águas de Hoenn, a jornada Pokémon segue seu caminho em direção à misteriosa região de Sinnoh. A quarta geração de games dos monstrinhos leva o jogador a um mundo que mistura um pouco de cada uma das regiões anteriores e cria uma das localidades mais fascinantes do universo Pokémon, onde lendas e folclore se misturam para criar uma aura de misticismo. É hora de voltarmos a Sinnoh, o berço da criação da mitologia dos monstrinhos e descobrirmos as melodias incríveis que ecoam pelos ares.
IMPORTANTE: Quer aproveitar melhor a leitura da matéria? Então coloque para tocar as músicas em destaque que se encontram no final da página!

A origem do mundo e das músicas

Comecemos, obviamente, pelo início. A música de introdução de Pokémon Diamond, Pearl & Platinum se destaca pelos novos ares que traz à franquia. A melodia se inicia com um ritmo lento e forte que, em poucos instantes, mistura outros temas da trilha sonora dos games para construir uma sinfonia única. Uma curiosidade sobre a abertura dos games da quarta geração é que ela é a primeira a mostrar o vilão da história, Cyrus.
Lucas e Dawn, os protagonistas dos games da quarta geração.

Antes de explorarmos os temas interessantes de cada uma das principais cidades de Sinnoh, vale a pena relembrarmos as músicas tocadas durante as batalhas contra Pokémon selvagem e contra os treinadores que se encontram pelo caminho. A primeira música mostra que a nova geração traz muito mais que apenas inovações visuais e novas mecânicas no gameplay, vemos que também houve uma renovação nas composições musicais. Ela difere muito das outras melodias dos games anteriores com um pulso ritmado e mais intenso.
As batalhas estão mais intensas do que nunca!

Por outro lado, a música tema dos combates do treinador com os capangas da misteriosa Team Galactic tem um tom totalmente diferente das demais. Com pulsos fortes e ritmados, a melodia é uma das mais "agressivas" de toda a franquia, em termos de vilões. O tema se encaixa bem com os ideias dessa equipe que se veste "como se fossem astronautas" e desejam, mais do que tudo, destruir e remodelar o universo inteiro com o poder dos Pokémon lendários.
A misteriosa e poderosa Team Galatic e seu líder Cyrus.

Dentre todos os personagens interessantes que o jogador conhece através de sua jornada por Sinnoh, certamente aquele que possui o tema musical mais interessante é a campeã da Liga Pokémon, Cynthia. Além de ela possuir um time que não tornar a vitória do treinador tão fácil, sua música é pontuada por tons fortes e intensos. Enquanto se está batalhando com essa poderosa treinadora é possível sentir toda a forte determinação da personagem sendo transformada em música.
Cynthia, uma das campeãs da Liga Pokémon com o time mais forte.

Espaço, tempo e som!

Agora que já exploramos alguns temas musicais específicos, que tal relembrarmos as músicas que tocavam pelas cidades de Sinnoh? Nossa primeira parada não poderia ser outra do que a cidade-natal do protagonista do game, Twinleaf Town possui uma música suave e calma, uma composição musical que cumpre sua função de preparar o jogador para a incrível jornada que ele viverá.
Hora de deixar para trás seu lar em Newleaf Town e partir para uma jornada inesquecível.

A próxima cidade a visitarmos é Sandgem City. Esse pacato vilarejo localizado as margens de uma praia possui um tema musical carismático e envolvente. Por outro lado, a cidade mais famosa da região, Jubilife City, se diferencia por ser o aglomerado mais avançado tecnologicamente de Sinnoh. Essa característica se mostra claramente no tema musical que, apesar de calmo, possui alguns tons “científicos” inseridos na melodia.
Sandgem City e Jublife City possuem temas musicais muito divertidos.

Oreburgh é uma cidade que mais parece uma mina gigante do que um lugar onde uma pessoa possa gostar de estabelecer residência. Mesmo assim, a localidade possui um tema musical muito interessante e diferenciado das outras cidades. Por outro lado, Veilstone City tem uma música que se assemelha bastante com o tema musical da Team Galatic (provavelmente pela cidade ser a sede do quartel general dos vilões) e possui pulsos fortes e compassados.
Oreburgh City e Veilstone City têm um tema musical mais pausado e lento.

Não podemos nos esquecer das melodias que podem ser ouvidas pelo jogador ao atravessar as diferentes rotas de Sinnoh. Dentre todas as músicas, a da Rota 205 merece destaque em especial. O tema é muito empolgante e alegre, além de passar a sensação de que a jornada do treinador está apenas começando. Já a música ouvida na Rota 225 tem um tom completamente diferente, misturando elementos de rock e pop em uma batida contagiante.
Deixe-se levar pela melodia contagiante da Rota 205!

Menções honrosas

De tantas músicas maravilhosas que Sinnoh trouxe ao universo Pokémon, existem algumas composições que merecem ser mencionadas nesse especial. A primeira delas é a sinfonia de Eterna Forrest. Talvez essa seja a música que consegue definir melhor a região. Seu ar misterioso e calmo transmite o tom de misticismo que envolve Sinnoh. É como se o jogador atravessasse a floresta e pudesse encontrar um ser lendário ou parar em outra parte do tempo ou espaço a qualquer momento.
Uma floresta intrigante...

Outra composição importante é o tema musical de Spear Pillar. Nunca antes na franquia Pokémon o jogador tinha encontrado um monumento tão grandioso dedicado a criaturas lendárias. A música combina perfeitamente para preparar o protagonista espiritualmente, pois um encontro inesquecível e épico pode estar prestes a acontecer.
Um monumento ao espaço, tempo e também a algo mais...

Todas as cidades de Sinnoh possuem um tema musical único. Mas certamente um dos que merecem ser lembrados é a música calma e tranquila de Snowpoint City. A cidade parece estar enterrada na neve e, em certos trechos, fica difícil até mesmo para o personagem se movimentar. O tema casa com perfeição com a cidade e o tom parece acompanhar a velocidade com que os flocos de neve caem no chão.
Uma pequena cidade quase enterrada na neve.

Para reproduzir as músicas basta selecionar a que você quiser e apertar o botão "Play" para reproduzi-la!

E então, o que acharam dessa seleção musical da incrível e misteriosa região de Sinnoh? Existe alguma música que ainda é lembrada com carinho em seus corações e memórias e não está aqui na matéria? Não deixem de conferir a continuação de nosso especial musical na próxima semana, quando iremos explorar uma das regiões mais fascinantes do mundo Pokémon: Unova!

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Felipe Araujo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google