Pokémon Day e Pokémon Battle Campus marcam a celebração à franquia em 2015

Com o Pokémon Day em 10 cidades do país e o Pokémon Battle Campus, na Campus Party, em São Paulo, o Brasil celebrou a franquia em 2015.

No último final de semana, mais precisamente em 1º de fevereiro, foi realizado no Brasil, em dez cidades, o Pokémon Day, que chega ao Brasil pelo Nintendo Blast. Num formato diferente do que acontece em outros países, se adequando ao público brasileiro, o evento teve as mais variadas atividades em cada cidades em que foi realizado, desde palestras e campeonatos até concurso de cosplay. Enfim, celebramos Pokémon das mais diversas maneiras possíveis, e isso é só o começo. Confira o que ocorreu em cada cidade.



Cuiabá/MT

Na capital do Mato Grosso as atividades competitivas se resumiram aos campeonatos de Pokémon X/Y e OR/AS, que valiam vaga na final nacional. Mas não foi só isso. O pessoal aproveitou pra fazer StreetPass, realizar partidas livre, batalhas e trocas. Teve até uma cosplayer de Misty!
Crianças, jovens, adultos e até um Circle Pad Pro marcaram presença

Curitiba/PR

No Paraná o Pokémon Day foi bem incrementado. As atividades começaram ainda de manhã, com a exibição de alguns dos filmes da franquia. Depois disso foram realizados campeonatos de PokéSmash, uma variação de Super Smash Bros. contando apenas com personagens, estágio e itens da franquia dos monstrinhos de bolso, X/Y Smogon OU e um campeonato alternativo de OR/AS. O mesmo jogador ganhou os dois campeonatos e com isso o direito de desafiar os líderes de ginásio da LOP-PR. Houve também um campeonato de TCG, sendo que vários boosters foram cedidos a título de premiação e sorteio pela Meruru.
Pokémon everywhere

Jundiaí/SP

Como em Jundiaí, interior de São Paulo, o Pokémon Day caiu no mesmo dia da Festa da Uva, a mais tradicional da cidade, surgiu a ideia de incluir sua atividades na Parada Cosplay, premiando a melhor caracterização baseada na franquia. Além disso, o público fez muito StreetPass e até batalhas Pokémon ocorreram durante a festa.


A campeã Misty ainda não conseguiu tirar o brilho de felicidade do Oshawott/Davi Ramones

Macapá/AP

Após duas migrações por problemas de útima hora, todos se apertaram no espaço comumente usado pela Liga N-Blast AP pra realizar seus eventos, dividindo o espaço com jogadores de Yu-Gi-Oh! No campeonato de X/Y, nenhuma surpresa, já no de OR/AS, um time montado na hora e sem itens levou o troféu pra casa. Vamos esperar pra ver como ser na final nacional.
Sob a proteção de Goku, parte das atividades ocorreram na área externa da Amapanime

Maceió/AL

A Liga N-Blast AL fez sua estreia justamente no Pokémon Day, e não poderia ter sido mais animado. Foram realizados os campeonatos de X/Y e OR/AS, que classificavam pra final nacional, além de campeonatos de PokéSmash e um inusitado concurso de desenho Pokémon, além de um quiz sobre curiosidades da franquia! Serviu pro pessoal sentir como funciona a Liga N-Blast e ficar na expectativa pros próximos eventos.
Desenhar com modelos reais ou virtuais requere uma boa dose de concentração

Porto Alegre/RS

No sul do país as atividades tiveram como foco os campeonatos de X/Y e OR/AS, mas TCG, batalhas livres e trocas também fizeram parte das celebrações. teve até gente que esqueceu seu Pokémon X em casa, pegou um time emprestado e ainda saiu vitorioso, tanto da batalha Pokémon quanto da luta contra o led vermelho da bateria.
A turma do Mario invadiu o Pokémon Day pra servir de premiação

Rio de Janeiro/RJ

Assim como em São Paulo, a Cidade Maravilhosa também teve um debate sobre a franquia, contando com membros de nossa equipe, membros da LOP-RJ e ainda com Thiago Calmon, vencedor da Smogon World Cup. Após tratar sobre a história da franquia, seu impacto no Brasil e também seu cenário competitivo. Infelizmente, devido a limitações de tempo e disponibilidade dos organizadores, os campeonatos previstos não puderam ser concluídos. Vamos garantir que na próxima edição os cariocas recebam todas as atividades.
Jogatina em grande escala

São Paulo/SP

Na maior cidade do país o Pokémon Day contou com cerca de 300 pessoas. Logo no início foram abertas as inscrições para os campeonatos de TCG, X/Y Smogon OU e OR/AS VGC 15. Todos precisaram de vagas extras, tamanha foi a procura. Logo em seguida teve início um debate com membros da nossa equipe, da equipe da LOP-SP e também de Paulo Gouveia, juiz de TCG licenciado pela The Pokémon Company.
No mesmo local ondeo correu o debate foram realizados os campeonatos no 3DS/Matias J. Jackson
Encerrado o debate, que durou cerca de duas horas, deu-se início aos campeonatos. A disputa foi emocionante em todos eles, em todas as etapas, mas ver as finais de X/Y e OR/AS projetadas no telão do auditório usado no debate deu um gosto especial. Ainda houve jogatinas livres de OR/AS Battle Royale e PokéSmash.
O campeonato de Pokémon TCG ilimitado superou todas as expectativas/Matias J. Jackson
E as atividades do Pokémon Day ainda não acabaram! Os campeões dos torneios X/Y Smogon OU e OR/AS VGC 15 de cada cidade que as realizou participarão da final nacional, que contará com premiação cedida pelos nossos parceiros Geekverse e Lojinha da Cams.

Pokémon Battle Campus

Ainda esse semana, na noite de quinta-feira, palestramos dentro da Campus Party sobre a franquia como um todo. Com membros de nossa equipe e os convidados Rodrigo Brasiliense, colaborador da Nintendo World, e Pedro Zambarda, ex-Blast e jornalista freelancer, começamos explorando a origem da franquia, abordando inclusive muitas curiosidades pouco conhecidas pelo público geral. Tratamos em seguida de sua chegada no Brasil, a maneira como o produto Pokémon foi vendido por aqui e como foi recebido pela mídia e público. Na sequência tratou-se da decadência na popularidade da série, detalhando os motivos que levaram a isso (mudança de plataforma, reprogramação do jogo…) e na sequência tratamos do cenário competitivo e o pioneirismo brasileiro nesse aspecto. Pra finalizar, especulamos sobre o futuro da franquia, analisando o rumo que esta sendo apontado. E claro, tivemos momentos especiais e emocionantes como a exibição da primeira abertura brasileira e da batalha de Ash e seu Charizard contra Gary e seu Blastoise.

Não vá pensando que agora que o Pokémon Day passou esqueceremos da franquia! Sim, o próximo Pokémon Day só vai acontecer em 2016, mas até lá teremos muitas atividades relacionadas à franquia nos eventos da Liga N-Blast. Se você ainda não participa de uma Liga N-Blast, verifique se há uma em sua cidade ou, caso tenha interesse em organizar uma, entre em contato pelo liga@nintendoblast.com.br. Fiquem ligados no Nintendo Blast pra mais novidades sobre Pokémon!

Capa: Sérgio Estrella

Fã de Cavaleiros do Zodíaco, Power Rangers e videogames, em especial Metroid e Resident Evil. Tem uma queda pela Nintendo, mas sabe apreciar o que há de bom na concorrência. Quando se lembra posta alguma coisa bacana no Instagram .
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google