Pokémon Blast

Seis da Vez - Time Kangaskhan e os Parceiros de VGC

Na oitava análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere a análise de um time criado com as regras do VGC '15..

 Depois de um merecido recesso, a Coluna Pokémon Blast volta com mais um Seis da Vez. E, aproveitando a onda de Torneios Sancionados que estão acontecendo no país, e também a excelente série Competitivo 102 , vamos trazer para vocês o primeiro de muitos times com as regras do Mundial de Pokémon, o famoso VGC (Video Game Championship). Então, não vamos perder mais tempo, confiram abaixo o time desta semana.


Kangaskhan - A Mamãe da Savana


Kangaskhan @ Kangaskhanite
Ability: Scrappy
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Double-Edge
- Sucker Punch
- Low Kick
- Fake Out

Monstruosa. Essa palavra representa bem essa mamãe da savana. A mega evolução da Kangaskhan foi uma das mais gratas surpresas apresentadas em XY, tudo isso se deve à sua excelente Ability depois de mega evoluir, Parental Bond, que faz com que o filhote de Kangaskhan bata também, só que com 50% da força original. Além disso, nossa mamãe ganhou 30 pontos em Attack e 10 em Speed, transformando-a em uma verdadeira máquina de destruição. No inicio do Metagame de XY, a Smogon a baniu rapidamente, pois ela ganhava jogos sozinha.

Kangaskhan no time tem potencial para entrar como Lead (quem inicia o jogo), pois possui uma boa base de Speed e bate forte. Os EVs (Effort Values, ou valores de esforço em tradução literal) foram distribuídos para se aproveitar ao máximo desse poder de destruição. A Ability Jolly faz com que sua Speed seja maximizada, ficando com 328 no atributo. Double-Edge é seu STAB (Same Type Attack Bonus ou bônus de ataque do mesmo tipo) arrasa quarteirão, que bate muito forte em tudo, podendo derrubar o adversário com um só golpe. O ponto negativo é que o dano recebido após o golpe também é poderoso. Sucker Punch é seu golpe de prioridade Dark para derrubar possíveis ameaças, como Aegislash e outros fantasmas que não tomam dano dos outros golpes, além de dar a chance de derrubar Pokémon já prejudicados. Low Kick pega outras Kangaskhan e Pokémon dos tipo Dark e Steel que são amplamente usados. Fake Out é sua prioridade com STAB que causa um bom dano em tudo que toma dano neutro do tipo Normal, visto que são dois golpes e que ambos podem causar dano crítico.

Sylveon - A Fada do Laço Calmante 


Sylveon @ Choice Specs
Ability: Pixilate
EVs: 52 HP / 204 Def / 240 SpA / 12 Spe
Modest Nature
IVs: 30 SpA / 30 SpD
- Hyper Voice
- Psyshock
- Hidden Power Ground
- Hyper Beam

Eevee fada foi uma das maiores surpresas na época do anúncio de Pokémon XY. Todos esperávamos novos Eevees, mas torcíamos para que viessem os Dragon, Bug, Ghost, etc. Contudo, fomos agraciado com um novo Eevee e também com um novo tipo, o Fairy. Sua novíssima Ability, Pixilate, transforma todos os golpes do tipo Normal em Fairy e aumenta o seu poder em 33%, além do STAB. Seu Sp. Attack é bem alto, assim como sua Sp. Defense.

O Eevee fadinha está no nosso time para ser nossa barreira, além de bater bem forte, principalmente por conta de seu item, Choice Spec, que o prende em um golpe, mas aumenta o Sp. Attack em 50%. Seus EVs foram distruibuídos para que ele possa desempenhar bem o papel de tanque e também bater legal no adversário ( principalmente nas trocas do adversário). Hyper é seu STAB que causa uma grande quantidade de dano em praticamente tudo o que povoa as Tiers mais altas. Psychock pega aqueles Pokémon que gozam de uma alta quantidade de Sp. Defense e que possam resistir ao Hyper Voice. Hidden power Ground derruba Bisharp, Heatrans e tudo que possa resistir aos outros golpes. Hypeer Beam é o seu golpe arrasa quarterão que se beneficia e muito da sua Ability. Este golpe é interessante pois podemos bater forte no adversário, visto que o ataque tem 150 de base dano.

Landorus-Therian - O Destruidor Terreste


Landorus-Therian @ Assault Vest
Ability: Intimidate
EVs: 164 HP / 172 Atk / 4 Def / 76 SpD / 92 Spe
Adamant Nature
- Earthquake
- Rock Slide
- U-Turn
- Superpower

Landorus Therian é com certeza um dos melhores Pokémon lendários para se utilizar tanto nas regras do VGC quanto em Smogon Single. O gênio pode ser montado de diversas maneiras e o adversário só tem uma pequena impressão de qual é a sua função quando ele executa seu primeiro movimento. Sua Ability, Intimidate, afeta os Pokémon do time adversário e diminui em um estágio seus Attack, ideal para forçar uma troca logo no começo da batalha. Assault Vest é o seu item para aumentar a Sp. Defense e fazer com que ele aguente golpes físicos e especiais da mesma maneira.

O gênio de terra tem um ataque devastador, uma boa base defesa e uma excelente quantidade de HP. Logo, ele pode aguentar alguns golpes e bater forte em muita coisa que cair na sua frente. Os EVs foram distribuídos para maximizar o seu já citado potencial e fazer com que ele ganhe alguns turnos em campo. Earthquake é seu STAB arrasador, já que o tipo Ground dá dano neutro em quase todos os tipos, exceto os Flying, Grass e Bug, além de bater em todos os Pokémon presentes em campo. Rock Slide é essencial no time, pois, além de acertar os Pokémon adversários, pode causar Flinch (uma espécie de paralisia temporária). Some também a quantidade de Pokémon Flying na lista dos mais usados, já que causa dano super efetivo. U-Turn é seu clássico golpe para “sentir” o adversário, melhor explicando, tente ganhar um turno para checar qual o objetivo do adversário e fazer o contra ataque, já que ele bate e permite realizar uma troca no mesmo turno. Superpower fecha o Set para bater muito forte em Pokémon do tipo Dark, Steel e Normal. Três alvos que posso citar são Bisharp, Heatran e, principalmente, Kangaskhan adversárias.

Thundurus - A Tempestade de Raios de Unova


Thundurus @ Sitrus Berry
Ability: Prankster
EVs: 252 HP / 128 Def / 92 SpD / 36 Spe
Bold Nature
IVs: 30 Def
- Thunderbolt
- Hidden Power Ice
- Taunt
- Thunder Wave

O gênio da tempestade é o membro “chato” do nosso time. Sua função no time é parar aqueles Pokémon que podem prejudicar nossa equipe de maneira indireta, com golpes do tipo Other, como, por exemplo, Leech Seed, Stealh Rock, Spore e vários outros. Tal qual seu irmão de terra, Thundurus tem uma boa resistência e pode bater forte também. Sua Ability, Prankster, é o que faz parar os adversários, já que dá prioridade +1 para todos os golpes do tipo Other. Sitrus Berry é seu item que recupera 25% da sua vida quando a barra do HP ficar vermelha

Os EVs de Thundurus foram distribuídos para que ele aguente vários golpes e permaneça por muito tempo em campo. Sua Nature é Bold para aumentar sua defesa e permitir que ele aguente golpes físicos com maior facilidade. Thunderbolt é seu STAB, que bate bem em praticamente tudo. Hidden Power Ice é para pegar Pokémon Flying e Dragon, mas seu alvo principal é Landorus, já que ele toma x4 e é usado ao extremo atualmente. Taunt é seu golpe principal, pois ele impede o Pokémon adversário de usar golpes do tipo Other – então se você ver algum Sableye ou Ferrothorn, use-o imediatamente. Thunder Wave fecha o set para distribuir Status  Paralize e cortar e muito a velocidade do adversário. Se bem usado, e dependendo da situação, podemos até mesmo ganhar a partida.

Entei - Tá Tudo Bem Agora.


Entei @ Chesto Berry
Ability: Pressure
EVs: 100 HP / 148 Atk / 68 Def / 4 SpD / 188 Spe
Adamant Nature
- Sacred Fire
- Stone Edge
- Rest
- Protect

O lendário cão de fogo entra no nosso time para dar uma cobertura contra times que possam tomar um dano elevado do seu tipo Fire,visto que na lista dos mais usados da Smogon estão pelo menos 5 Pokémon que tomam dano super efetivo para seu tipo. Entei tem uma boa base de HP e principalmente de Attack, além de uma Speed decente que passa muita coisa. O item colocado foi Chesto Berry, já que ela faz com que o Pokémon acorde imediatamente após dormir, mais detalhes abaixo. A Ability continua sendo Pressure, pois, infezlimente, a Hidden Ability Flash Fire ainda não foi liberada; pode ter certeza que sua usagem aumentaria e muito depois de liberada

Como já foi dito, Entei tem boas bases, portanto, seus EVs foram distribuídos para se aproveitar ao máximo disso, e sua Nature é Adamant, para aumentar um pouco o seu já alto Attack. Sacred Fire é seu poderoso ataque com uma chance altíssima de queimar o adversário. Com uma chance de Burn de 50%, finalmente Entei pode bater sem tomar dano residual, visto que, até pouco tempo atrás, o golpe mais usado era Flare Blitz. Stone Edge, além de bater forte em Pokémon do tipo Flying, tem uma alta chance de causar dano crítico. Rest recupera o HP e cura nosso Pokémon de qualquer status negativo, que, combinado com Chesto Berry, faz com que ele fique pronto para atacar já no turno seguinte. Protect é o seu golpe de proteção e também o de observação, já que, além de nos proteger, vemos quais são os planos do adversário e podemos bolar um contra estratégia. Mas cuidado com Pokémon como Gyarados, pois você pode se proteger naquele turno, mas ele utilizar um Dragon Dance e te derrubar no turno seguinte.

Aegislash - A Espada e o Escudo do Rei.


Aegislash @ Leftovers
Ability: Stance Change
EVs: 252 HP / 252 SpA / 4 SpD
Quiet Nature
IVs: 0 Spe
- Shadow Ball
- Flash Cannon
- Substitute
- King's Shield

O fantama do escudo é um dos principais Pokémon do nosso time. Com suas duas formas, a de ataque e defesa, ele pode variar entre bater muito forte e se defender muito bem, fazendo com que ele alterne entre as formas e cumpra bem o seu papel, que é permanecer em campo o máximo que der, e causar dano no adversário. A Ability de Aegislash é a Stance Chance, que faz com ele alterne entre as formas e seu item é Leftovers, que recupera uma pequena quantia de HP todo turno e faz com que ele permaneça em campo por mais tempo.

Aegislash não tem uma boa base HP, ficando com no máximo 324 pontos, mas essa deficiência é compensada graças as suas defesas quando estiver na forma de escudo. Os EVs foram distribuídos para deixar o HP e o Sp. Attack no máximo para aguentar danos e bater forte. Com a Nature Quiet e 252 pontos alocados nesse atributo ele ainda fica com 428 pontos, ou seja, pode causar muito dano. Shadow Ball é seu STAB que bate em quase todos os tipos e pode diminuir em um estágio o Sp. Defense do adversário. Flash Cannon é seu outro STAB para derrubar os Fairy que surgiram na 6° geração, além de poder baixar o Sp. Defense em um estágio. Substitute, se usado com sabedoria pode lhe proporcionar pelo menos dois turnos, ou um ataque direto ao adversário. King’s Shield é o seu golpe exclusivo que o faz flutuar entre as formas de ataque e de defesa.

E com isso chegamos ao fim do primeiro time baseado nas regras do VGC’15. A Coluna agora voltará a sua periodicidade normal, então novos times serão postados em breve, e exploraremos os outros Metagames que ainda não foram comentados aqui. Caso tenha alguma dúvida, sugestão, crítica ou o que quer que seja, deixe-as aí embaixo. Os comentários são um  importante termômetro para saber se a coluna está no caminho certo. Um abraço e até a próxima.

Colaboração: Hector Llado
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araujo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google