Game Music

Poké-Música Parte 6: As melodias carismáticas de Kalos

Uma incrível jornada musical pelo mundo Pokémon chega ao fim na simpática região de Kalos.


A sexta geração dos games dos monstrinhos de bolso teve início com os aguardados, Pokémon X & Y e foi responsável pelo que muitos consideram a maior revolução na série até então. Com um visual totalmente novo, mas preservando o essencial, os títulos trouxeram melhorias e inovações à franquia. Mas não foi somente o visual do mundo Pokémon que foi transformado com a passagem da série para o 3DS. A parte musical também foi totalmente remodelada para acompanhar esse novo estilo e a nova e simpática região de Kalos. Quer descobrir como essa evolução musical foi impressionante? Então apure os ouvidos e conclua nossa “Poké-jornada sonora”.
IMPORTANTE: Quer aproveitar melhor a leitura da matéria? Então coloque para tocar as músicas em destaque que se encontram no final da página!

Uma orquestra sinfônica no cartucho

Pokémon X & Y trouxe a franquia dos monstrinhos definitivamente para as gerações atuais de games. Isso já pode se perceber logo na música de introdução dos jogos, que possui ares inovadores e mostra que os novos títulos estão prontos para levar o universo Pokémon a uma experiência musical completamente diferente de seus antecessores. Com arranjos únicos, uma melodia cheia de batidas e instrumentos variados, a música de abertura é uma composição incrível.

As próximas composições que podemos ouvir ao longo da jornada não são apenas aprimoramentos de temas já conhecidos da franquia. As músicas de combate contra Pokémon selvagens e contra treinadores que o jogador encontra pelo caminho ganharam tons mais intensos e com um embalo diferenciado. Curioso notar que grande parte da nova trilha sonora da franquia foi responsável pelo incrível compositor Shota Kageyama, que depois de tantas melodias impressionantes feitas par a série, deixou seu cargo logo no começo desse ano.

Apesar de a Team Flare ser uma das equipes de vilões mais sem personalidade da série e com um objetivo que não conseguiria convencer nem mesmo um Wobbufett, os inimigos do protagonista ao menos possuem um dos melhores temas musicais dessa última geração. A música tema que se ouve quando se está combatendo um capanga da Team Flare começa com arranjos intensos e rapidamente muda para uma batida misturada um tema oriental que envolve o jogador em uma atmosfera de pura ação.

A seguir temos duas composições que se destacaram muito durante a jornada por Kalos. A primeira é o tema musical do combate contra o Pokémon lendário (Xerneas ou Yvetal). A música é completamente diferente de qualquer outra sinfonia dos games da franquia e possui tons mais inovadores e ritmados. A outra sinfonia é a composição do combate contra a Campeã da Liga Pokémon, Diantha. A música é totalmente o oposto da sua “dona”. Enquanto Diantha passa um ar de calma e superioridade com todo seu estilo único, sua música é pontuada por tons intensos.

Outras músicas que mudaram drasticamente quando comparadas com temas dos games anteriores foram as sinfonias do Pokémon Center e dos confrontos contra os líderes de ginásio. A música do local mais acessado do mundo Pokémon ganhou ares calmos e parece uma melodia que se ouviria tocar no alto-falante de qualquer hospital de nosso mundo. Já a composição musical dos líderes de ginásio ganhou um tom dramático e é uma das melodias mais intensas dos novos games.

De todos os caminhos, cavernas e atalhos que o jogador precisa atravessar até se tornar um Mestre Pokémon em Kalos, dois percursos chamam a atenção por suas composições. O primeiro é a a Rota 1. Por ser o primeiro caminho que o treinador vai cruzar, ela reúne em si todo o tema único da região, com sua música inovadora. O outro destaque fica por conta da Rota 4, que possui um tema mais forte e que lembra muito as composições das gerações anteriores só, que claro, com um toque de remasterização e mais poder digital (aproveitando o sistema de som do 3DS).

Mega-evolução musical

Kalos foi uma região livremente inspirada na Europa. Mais precisamente, na região da França. Isso pode se perceber desde o nome das cidades, a arquitetura (como a Prism Tower de Lumiose City, inspirada na Torre Eiffel) e o figurino de seus habitantes. Kalos é uma região luxuosa, bela e cheia de charme. Apesar disso, a composição musical da cidade natal do protagonista, Vaniville Town, possui um tema que reflete um lugar mais pacato, longe da agitação dos grandes centros e que serve de inspiração para o jogador sonhar mais alto.

As próximas cidades, como a pequena mas animada Santalune City possuem temas únicos e diferenciados. Essa cidade pode parecer simples, mas sua sinfonia com tons mais simples de violinos consegue cativar qualquer jogador. Por outro lado, o tema mais clássico e leve da grande metrópole de Lumiose City leva o jogador a querer ficar passeando o dia inteiro pela cidade, apreciando a beleza de sua arquitetura e o carisma de seus moradores que estão sempre tomando um bom café em um bistrô, quando podem.

Laverre City não é nenhuma metrópole, mas sim apenas uma pequena cidade que qualquer um gostaria de visitar para relaxar. A música é calma e pontuada por toques intensos e outros suaves. Uma composição muito semelhante ao tema musical de Snowbelle City. Essa última possui uma sinfonia tranquila, mas que consegue envolver o jogador enquanto ele desliza pelos caminhos de neve do local ou fala com seus moradores.

Menções honrosas

De todas as belas sinfonias que cercam Kalos, algumas delas merecem um destaque especial nessa matéria. O primeiro deles vai para Geosenge Town. A cidade é um pouco estranha, já que ela somente possui algumas casas e pedras misteriosas que lembram de um acontecimento que a região gostaria de poder esquecer. A música reflete essa sensação, com seus tons mais espaçados e suaves, criando uma atmosfera de apreensão e mistério.

Depois de muitas gerações com temas quase parecidos, Pokémon X & Y inovou em trazer uma composição muito diferente para o combate contra os membros da Elite Four. A música é intensa e cheia de suspense. As batidas parecem acompanhar o passo dos golpes dos monstrinhos e o compasso do coração do jogador enquanto ele decide qual será seu próximo ataque.

A aparição de um dos Pokémon lendários mais famosos da franquia em Kalos foi uma agradável surpresa para muitos jogadores. Da mesma forma que a inclusão de Mewtwo serve como um elo que conecta essa região ao universo de seus tão diferenciados games antecessores, a música do combate contra o lendário está lá para garantir que essa missão seja cumprida. A composição possui toda a nostalgia dos games da primeira geração mas com um toque melhorado e que dá muito mais intensidade ao confronto.

De todo o novo estilo musical que Pokémon X & Y inauguraram, uma composição se destaca por ser uma das mais emotivas da trilha sonora. O tema musical do misterioso (e gigante) AZ é uma melodia sensível e muito emocionante. Ao ouví-la é quase possível sentir a dor do personagen por todos os erros que ele cometeu no passado e como ele lamenta a perda de sua melhor amiga, sua querida Floette.





Para reproduzir as músicas basta selecionar a que você quiser e apertar o botão "Play" para reproduzi-la!

E nossa incrível jornada pelo universo musical da série Pokémon termina aqui. E Então, qual é a sua região preferida em termos de música? Ou todas as sinfonias conseguem conquistar seu gosto igualmente e cativar seu coração da mesma maneira? Conte-nos nos comentários.

Revisão: Alan Murilo
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google