Final Fantasy (NES) deveria ter se chamado Fighting Fantasy

Criador da série, Hironobu Sakaguchi, desmente o mito de que o nome seria daquele jogo que seria o último de uma Square prestes a ser fechada.

Uma das grandes mitologias do mundo dos games é acerca do nome da série Final Fantasy (NES). A principal lenda dizia que o jogo teria esse nome devido à insistência dos desenvolvedores da Square em lançar um jogo de sucesso após frustradas tentativas, é que esta seria a última dessas tentativas e que, para nossa sorte, foi bem sucedida. Pois bem, segundo o apurado pelo portal Kotaku em edições da revista Famitsu, em uma série de reportagens sobre a história dos JRPGs, isso realmente trata-se de apenas um mito de fundação da série.


De acordo com o criador do jogo, Hironobu Sakaguchi, a intenção original era chamá-lo de Fighting Fantasy; o que não foi possível na época devido a problemas de direitos autorais. Existia uma série de livros e jogos de tabuleiros no Japão que já usavam esse nome e "Final" foi o plano B. A verdade por trás dos nomes, é que Sakaguchi desejava que o título fosse composto por duas palavras começadas pela letra F do alfabeto latino, que em japonês seriam pronunciadas como "efu efu", um som agradável aos ouvidos nipônicos.

Sobre a lenda original, de que seria o último jogo da Square, Sakaguchi comentou que: "Aqueles dias realmente pareceriam que seriam os nossos últimos, mas, honestamente, qualquer palavra que começasse com F estaria de bom tamanho."

Fonte: Kotaku
Lucas Palma Mistrello é historiador, mestre pela Universidade Federal de São Paulo. Redator nos Blasts desde 2012, começou com os games com o Atari 2600 e é eclético em gênero e temas: vai de COD e Medal of Honor a Pokémon e Zelda com a mesma vontade. Sempre está de olho nos comentários das postagens.

Comentários

Fórum
Google+
Facebook


Últimas do Fórum

Ver mais

No Facebook

Ver mais