Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #216: Big N sem Final Fantasy, Game Boy Micro e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Seres blásticos sedentos por sabedoria sobrepedrástica, o N-Blast Responde dessa semana chegou para iluminar a mente de vocês! Trago-lhes as respostas sobre o Game Boy Micro, dicas de Animal Crossing: New Leaf e de como corrigir erros de conexão no Mario Kart 7, o porquê da série Final Fantasy ter saído dos consoles Nintendo e muito mais. Leia tudo e não esqueça de jogar Splatoon neste final de semana, hein!?

Pedra! Sempre tive curiosidade sobre o Game Boy Micro. Ele tem alguma característica que o diferencia do GBA tradicional?
AnôniMicro da Silva
Bom, fisicamente eles são bem diferentes, mas imagino que não é a isso que você se refere, hehe… em termos de hardware ele é idêntico ao GBA, com a única diferença que ele não possui um circuito necessário para rodar jogos de GB/GBC, então ele não possui essa retrocompatibilidade que o GBA original tem. O Micro também não é compatível com a maioria dos acessórios do GBA, mas aí é mais devido às diferenças anatômicas. Uma coisa que o Micro tem a mais é um controle ajustável do brilho da tela, para poder se adequar a vários tipos de iluminação.
Segundo uma pesquisa sem credibilidade, 85% dos donos de
Game Boy Micro perderam seu portátil dentro do bolso da calça
Olá pedra onipotente e com certeza melhor que alguns amigos meus por aí, queria saber se é possível mudar a cor do telhado da casa no Animal Crossing: New Leaf, e como fazer?
Link Duvidoso (Alfacinho que Folha Nova)
Melhor que alguns amigos não, melhor que qualquer amigo, inimigo ou até desconhecido!! Mudar apenas a cor do telhado para uma outra que você queira não dá, mas você pode comprar diferentes telhados para a sua casa, com variados estilos e cores. Telhados e outros tipos de customizações para sua casa – como diferentes tipos de caixas de correio, portas, arquitetura e outras coisas – são comprados na loja Nook’s Homes, que fica na Main Street, ao lado do correio. Assim como em outras lojas, as customizações disponíveis trocam todos os dias.
Junte bastante grana, porque o mercado
imobiliário está super caro hoje em dia!
Ei pedra, por que não foi continuado a série Final Fantasy nas plataformas da Nintendo? Eu sei que ficou um lixo quando continuaram com o V, VI, VII, etc… mas por que não colaboraram mais?
Revoltado pela Square
Espera aí, vamos por partes, porque há algumas informações erradas na sua pergunta…

Primeiro: Final Fantasy V e VI ainda foram lançados em consoles da Nintendo, no SNES mais especificamente. O que acontece é que durante muito tempo houve uma diferença entre a numeração japonesa e americana. No Japão, foram lançados 3 Final Fantasies para o NES (I, II e III) e depois mais 3 para o SNES (IV, V e VI). Entretanto, como nos EUA o gênero de RPG ainda não era considerado muito popular, apenas o primeiro Final Fantasy do NES foi localizado e depois apenas 2 do SNES. Assim, os FF II e III japoneses não foram inicialmente lançados nos EUA, o FF IV japonês foi lançado nos EUA como FF II, o FF V também foi ignorado e, por fim, a versão americana de FF VI foi chamada de FF III.  Curiosamente, os EUA “ganharam” um  FF exclusivo para o SNES, chamado  Final Fantasy Mystic Quest, que era um jogo muito mais simples e fácil, já que acreditava-se que o público ocidental não era capaz de jogar jogos muito difíceis. Foi apenas no FF VII, quando a série deixou o mundo da Nintendo, que a Square finalmente criou vergonha na cara e unificou a numeração. Eventualmente os “elos perdidos” da série (os jogos que até então só tinham sido lançados no Japão) receberam versões americanas.

Segundo: quem disse que a partir do V a série virou um lixo?!?!?!? Muito pelo contrário, FF V é excelente (ainda bem que acabaram localizando!), FF VI (o antigo FF III americano) e FF VII são indiscutivelmente os melhores da série (e dois dos melhores RPGs de todos os tempos). FF VIII mudou bastante o estilo e há opiniões controversas, mas mesmo assim também é um dos favoritos. FF IX voltou a um estilo mais tradicional e também é considerado entre os melhores. FF X é onde começou a aparecer mais opiniões negativas, mas ainda assim ele e o FF XII (pulando o XI que é online) tem muita coisa boa. Onde a série realmente virou um lixo é no XIII. hehehe xD Mas mesmo o XIII tem seu charme, principalmente nas partes 2 e 3.

Terceiro: depois de Final Fantasy VI, a série não abandonou a Nintendo para sempre. Apesar desse ter sido o último jogo numerado, da série principal, ainda foram lançados vários spin-offs para diversos consoles da Nintendo. Alguns muito bons, como os Final Fantasy Tactics para o GBA, alguns inusitados, mas divertidos, como os Final Fantasy Crystal Chronicles e o Chocobo’s Dungeon e outros, como o Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers para o Wii, que… realmente não é nada bom.

Bom, esclarecido tudo isso, agora respondo à sua pergunta: por que os jogos principais da série nunca mais foram lançados para consoles da Nintendo? Você sabia que o Final Fantasy VII foi inicialmente planejado para o Nintendo 64, tento existido até um protótipo desta versão (embora ainda usando personagens de FF VI)? O que aconteceu foi que a Nintendo teimou em manter os cartuchos na era do N64. Apesar de cartuchos permitirem melhores gráficos em tempo real e menores tempo de loading, eles tinham uma memória para armazenamento muitíssimo menor que os CDs, e isso deixou a Square muito chateada, porque eles queriam usar várias cutscenes pré-renderizadas para o novo Final Fantasy em 3D, e os cartuchos simplesmente não permitiam isso. Então, quando a Sony anunciou o seu novo console para concorrer com o N64, usando CDs como mídia, a Square não pensou duas vezes e mudou de time rapidamente. Isso naturalmente fez a Nintendo e a Square ficarem de mal por muito tempo.

Eventualmente, elas fizeram as pazes, tanto que os spin-offs que citei começaram a aparecer em consoles da Nintendo… mas e os jogos da série principal? Bom, aí o que acontece é que, como você bem percebeu, a Square é doidinha pelas tecnologias mais modernas, para criar jogos com os gráficos mais bonitos possíveis. E, como todos sabemos, desde vários anos pra cá, o foco da Nintendo é em inovação e não em gráficos de última geração. Assim, quando se trata em criar o mais novo "Final Fantasy Próximo Número da Série", a Square já nem olha mais para os consoles da Nintendo, procurando os outros que permitem gráficos mais modernos.

Pedra, para quem nunca jogou nenhum jogo dessas franquias, qual é o melhor: Xenoblade do 3DS ou Monster Hunter 4?
XenôniMonster da Silva
Ambos são excelentes e ambos não requerem ter jogado nenhum outro jogo da série pra poder aproveitar, então realmente vai depender do seu gosto. Na verdade, os dois têm bastante coisas em comum, mas o foco principal é um pouco diferente. Xenoblade, apesar de ser muito aberto à exploração e ter inúmeras side quests opcionais e muitas customizações, segue mais o estilo de RPG tradicional, com um foco maior na progressão da história. Monster Hunter também tem uma história na campanha single player, mas o foco real é na constante busca por monstros mais poderosos e na criação de equipamentos mais fortes.

Monster Hunter é bem mais aberto então requer muito mais estratégia e planejamento e você precisa gastar muito mais tempo com gerenciamento de recursos, coleta de itens, treinamento e esse tipo de coisa. Em Xenoblade, você pode gastar muito tempo com esse tipo de coisa também, mas é mais opcional… se essas coisas não forem tão do seu agrado, você pode deixá-las mais de lado e se manter mais na história principal. Então escolha baseado no que você prefere. Pra te ajudar, veja as análises de Xenoblade Chornicles 3D e Monster Hunter 4 aqui no Nintendo Blast. Ah, e um último detalhe importante! Lembre-se que Xenoblade Chronicles 3D só é compatível com o New 3DS então só o considere se você tiver o novo modelo do portátil!
Xenoblade Chronicles 3D é exclusivo do New Nintendo 3DS
Hey Pedra, vale a pena comprar o Yoshi’s New Island? Joguei muiiiiito o de Super Nintendo, e queria saber sua opinião sobre o jogo.
Anônimo "Babá" da Silva
Bom, você parece ser um grande fã do primeiro Yoshi’s Island e, nesse caso, certamente vale a pena jogar o New Island, de forma a dar continuidade a uma aventura que é tão querida por você. Apenas tenha em mente que o novo jogo não é tão bom quanto o original. Ele é bem divertido e segue bem a estrutura do primeiro jogo, mas as fases não são tão criativas e acabam parecendo mais repetitivas. Mas está longe de ser um jogo ruim, então meu veredito final é que sim, pra você que gostou tanto do primeiro Yoshi’s Island, vale a pena. De qualquer forma, recomendo que você leia a análise do jogo aqui no Nintendo Blast, para te ajudar na decisão de comprar.

Pedra, comprei um New 3DS ontem, e quando tento jogar Mario Kart online da um erro “006-0612″ , o que eu faço? É um problema com o console? Obs: eu consigo acessar a eShop e jogar Pokémon online normalmente, o erro só apareceu no Mario kart.
Anônimo "Error" da Silva
Sim, esse parece ser um problema que acontece com certa frequência em alguns tipos de roteador WiFi. Há uma solução para isso, mas você terá que mexer nas configurações do roteador, então será necessário um pouco de conhecimento nisso (se não foi você quem configurou o roteador, peça pra quem fez). Primeiro, entre nas configurações do roteador (entrando com o IP do roteador em um navegador conectado na rede). Por lá, você pode ver o IP do 3DS na rede, vendo os dispositivos conectados. Ele provavelmente estará sob DHCP. Anote o IP do 3DS. Ainda nas configurações do roteador, procure a opção de permissões de DMZ. Habilite o DMZ e entre com o IP do 3DS que você anotou. Salve as alterações, conecte novamente e tente o Mario Kart outra vez. O problema não deve acontecer mais.

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google