Dicas e Truques

Splatoon (Wii U): Confira dicas para se dar bem e dominar as guerras de tinta

Conheça algumas estratégias interessantes para que seu Inkling se dê bem nas batalhas frenéticas.

Splatoon é um dos grandes lançamentos para Wii U deste ano. O multiplayer online da Nintendo é colorido, frenético e divertido. Em um primeiro momento, ele parece ser fácil de dominar, mas basta jogar algumas partidas para ver que nem tudo é tão simples. Pensando nisso, escolhemos algumas dicas para te preparar melhor contra os combates do jogo, confira:

Escolha seu esquema de controles

A câmera de Splatoon pode ser controlada via sensor de movimento do GamePad ou alavanca analógica direita. A mira por sensor de movimento pode ser mais precisa em alguns casos, mas muitos podem preferir usar somente o analógico direito. Para girar a câmera em 180º, mova a alavanca esquerda para baixo e em seguida aperte Y (o botão reseta a câmera para atrás do personagem). Para ligar ou desligar o controle por movimento, acesse as opções no menu, não se esqueça de ajustar também a sensibilidade.

Teste armas diferentes

É natural ter uma arma favorita, mas em Splatoon é interessante ao menos testar outros tipos de armas — algumas têm mais vantagens em alguns estágios do que outras. As Shooters são armas balanceadas e que funcionam bem em qualquer situação; já as Chargers são boas para acertar inimigos distantes; as Rollers têm alcance limitado, mas são excelentes para pintar os cenários. Para testar rapidamente os armamentos, vá até a loja de armas e escolha a opção de treino.

Conheça as arenas

Antes dos combates, é possível explorar as fases sozinho. Faça isso sempre que possível e conheça as principais características dos estágios. Tente identificar pontos de retenção, locais altos e possíveis caminhos ocultos.

Priorize jogar tinta no cenário

Na maioria dos casos, é importante somente pintar o cenário para vencer. Só entre em confronto com os oponentes em situações de vantagem para o seu time — principalmente quando eles estiverem roubando seu terreno ou atrapalhando seu avanço. Uma exceção são jogadores com armas do tipo Roller: eles podem pintar áreas muito rápido, tente impedi-los a todo custo. Pintar paredes não conta pontos para o seu time, mas são ótimos meios de locomoção. Por fim, tenha preferência em pintar áreas já pintadas pelo oponente ao invés de áreas livres — você ganha pontos ao mesmo tempo em que diminui a pontuação da equipe inimiga.

Sempre tenha uma rota de fuga

Em um combate, quando decidir adentrar um território dominado pelo inimigo, sempre pinte um caminho para servir de eventual maneira de escape. Caso seja surpreendido por oponentes, basta virar lula e nadar pela rota de fuga.

Abuse da forma de lula

Ao pressionar ZL, os Inklings se transformam em uma lula e podem nadar na tinta de seu time, passar por grades e subir em paredes pintadas. A maior vantagem dessa forma é a rápida velocidade, além da recuperação de munição. Lembre-se de que é possível se esconder na tinta, basta ficar parado em forma de lula — perfeito para emboscadas. Por fim, fique atento às paredes: se algum oponente te acertar enquanto nada em uma parede, você ficará completamente aberto, o que quase sempre resulta em morte.

Domine o Super Jump

Este movimento é bem útil e permite saltar rapidamente para perto de seus aliados. Além disso, o Super Jump é ótimo para sair de situações complicadas — lembre-se que é possível voltar para a base do seu time a qualquer momento. Só fique atento ao GamePad na hora de executar o salto: veja se o ponto escolhido está seguro. Preste atenção também nos momentos em que os oponentes utilizarem o Super Jump, aproveite para atacá-lo assim que ele chegar no chão. Uma última dica: momentos antes de tocar o chão, já é possível usar suas armas — aproveite para chegar atirando.

Mire mais para cima

Sempre que atirar, mire um pouco mais pra cima. Isso faz com que a tinta voe mais longe e pinte uma quantidade maior de terreno.

Preste atenção aos níveis de tinta

No calor da batalha é meio difícil de saber a quantidade de tinta que você ainda tem. Sendo assim, preste atenção no medidor de tinta e evite surpresas — ele fica nas costas do seu Inkling. Aproveite para usar toda sua tinta antes de ativar um ataque especial, pois esse movimento recarrega toda a munição.

Fique atento a quem está ganhando

Durante a partida, principalmente logo ao morrer, dê uma olhada no mapa presente na tela do GamePad. Com isso você poderá saber qual dos time está vencendo e quais são os melhores lugares para pintar. Outro indicativo de quem está ganhando são os ícones de lula no topo da tela: os ícones do time vencedor ficam maiores. Preste atenção nisso sempre que possível e ajuste sua estratégia.

Jogue o modo Single Player

Mesmo que você queira jogar somente o multiplayer, é importante jogar o modo Solo. O motivo é simples: ao derrotar os chefes, novos equipamentos aparecem nas lojas. Estes equipamentos costumam ser bons, logo vale o investimento de tempo. Outra vantagem é aprender técnicas importantes para o multiplayer.

Visite as lojas com regularidade

Os itens das lojas mudam todos os dias, logo sempre fique de olho nas novidades. Preste atenção às habilidades de cada roupa e tente sempre comprar as que tiverem mais de um espaço de habilidade.

Veja as descrições das habilidades

Em Inkopolis, olhe no GamePad e selecione "Gear" e em seguida "Ability Guide". Os ícones de todas habilidades serão listadas e você poderá ler a descrição detalhada de cada uma delas.

Use os serviços de Spyke

Spyke é um personagem curioso que fica em um beco. Depois de alcançar o nível 4, ele poderá encomendar roupas para você. Para isso, basta interagir com os vários Inklings presentes em Inkopolis e, caso eles tenham alguma roupa que chamou sua atenção, encomende o item com Spyke. O personagem leva um dia inteiro para conseguir cada item, mas esta é uma ótima maneira de conseguir roupas com mais de um espaço de habilidade. Só tenha em mente que as habilidades serão aleatórias e não necessariamente as que estiverem na roupa do Inkling visitante.

De olho no Vibe

Já observou um quadrado verde que aparece na tela de lobby no multiplayer? Ele é o seu medidor de Vibe, ou seja, o quão bem você jogou nas últimas partidas. Para aumentá-lo, vença batalhas e derrote oponentes — perder combates faz com que ele diminua um pouco. Quando seu Vibe estiver alto, converse com o gato Judd na praça de Inkopolis: ele te dará dinheiro de acordo com seu desempenho. O medidor é zerado ao final do dia.

Use a mira por movimento no controle tradicional no modo Battle Dojo

O jogador que utiliza um controle tradicional (Wii U Pro Controller, Classic Controller ou Classic Controlle Pro) no multiplayer local também pode mirar por meio de sensores de movimento. Para isso é necessário amarrar um Wii Remote Plus ao controle e fazer uma sequência de comandos. Na tela se seleção de controles no modo Battle Dojo, segure para baixo no direcional em cruz do controle, segure B e, por fim, aperte ZR e ZL. No caso do controle ser um Wii U Pro Controller, primeiro aperte ZL e ZR para selecioná-lo como controle e depois aperte o botão 2 do Wii Remote Plus.
Com essas dicas você conseguirá se dar bem nas batalhas frenéticas de Splatoon. Sabe de algo que não mencionamos? Não deixe de dizer nos comentários!

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google