Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #226: Satoru Iwata, Star Fox Zero, Hoopa e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Súditos pedrásticos, essa semana começou triste para quem curte videogames e principalmente para os fãs da Nintendo. Satoru Iwata, presidente da Big N, partiu inesperadamente e já deixou saudades. :'/ É claro que no N-Blast Responde de hoje falo sobre o assunto, mas também há perguntas sobre Star Fox Zero, jogos de Akira Toriyama, dúvidas sobre NNID e mais. Leia tudo. E que Iwata descanse em paz...


Pedra! Estou com dúvidas sobre o 3DS. Comprei alguns jogos na eShop canadense sem criar uma NNID, mas agora pretendo criar. Eu sou obrigado a criar na região do Canadá para não perder meus jogos? Esses jogos ficarão vinculados a essa NNID ou apenas ao portátil? Vou poder trocar de região na eShop?
Rafael, o enduvidado
Como você ainda não tinha NNID, não há perigo de perder esses jogos. Mesmo se você criar a conta com outra região, a compra dos jogos será mantida e você poderá voltar a baixar de graça quando quiser. Mas uma vez feito o processo, esses jogos passarão a estar vinculados tanto ao 3DS quanto à conta NNID. E agora atenção para o mais importante: depois de criar a conta, você NÃO vai poder mudar a região dela e ficará preso à região que escolheu, então decida bem antes de fazer isso. Se você quiser mudar depois, as únicas formas serão formatando o 3DS ou apagando a conta NNID e aí sim, em ambos casos, você vai perder os jogos que comprou.
Pedra quando que vão liberar o Hoopa de vez oficialmente? o jogo ja foi tão hackeado que ja tem quase tudo o que o hoopa vai proporcionar no jogo por hack, com exceção de um possivel pequeno evento no game e as informações na dex, eu não entendo do porque estarem enrolando tanto esse pokemon.
Anônimo "Roupa" da Silva
Coincidentemente, o Pokémon Hoopa começará a ser distribuído oficialmente amanhã, dia 18 de julho, no Japão. O que acontece é que eles têm esperado para distribuir esses Pokémon especiais juntamente com filmes que focam nesses Pokémon novos. Foi o que aconteceu com Diancie e agora é o mesmo com Hoopa, que jogadores poderão receber via um evento local, em cinemas onde estará passando o filme Hoopa and the Clash of Ages (na verdade, ele já começou a ser distribuído oficialmente há alguns dias, mas apenas em alguns cinemas específicos onde o filme passou antes da estreia). Sem dúvida haverá um evento semelhante nos EUA, quando o filme estrear por lá. Agora, no Brasil… só tendo a sorte de conseguir trocar com alguém que tenha… e torcendo pra não ser hackeado! >.<

Olá Pedra, queria saber se qualquer mídia física do Wii roda no Wii U, pois tenho interesse em jogar Mario Galaxy e os jogos da tua série. E a respeito de Star Fox Zero, você não acha que deveriam mudar as naves e poder controlar os amigos do Fox?
Ganon, o vilão jogador de Star Fox
Sim, todos os jogos de Wii funcionam no Wii U sem exceção nenhuma, desde que sejam da mesma região do seu console.

Sobre o Star Fox Zero, não sei bem o que você quer dizer com mudar de nave, mas se você assistiu aos últimos vídeos desse jogo, da E3 deste ano, deve ter visto que há vários tipos de nave para controlar, como o tanque Landmaster, uma espécie de andador, o Gyrowing, que é tipo um helicóptero, e, claro, a Arwing. Quanto a controlar os amigos do Fox, não sei se faria muita diferença, já que pelo que vimos do jogo até agora, toda a ação se passa dentro das naves. E, pedramente falando, eu prefiro que seja assim, já que os jogos da série que permitiram controlar os personagens nunca foram tão legais quanto os outros…

Pedra, no novo jogo do Yoshi,todos os amiibo dão skins mas os de Pokémon não,a Game Freak fez um jogo daquele elefante louco lá do Chowder, e não saiu pra Wii U; acha que alguém lá na Pokémon Company tem ‘probleminha’ com a Nintendo? Ou no mínimo uma explicação sobre as skins/costume.
Sableye Anônimo da Silva e o poképrobleminha
Realmente, é um pouco estranho ver que até personagens third-party – como Mega Man e Sonic – emprestaram skins para o Yoshi, enquanto os personagens Pokémon, que são parte da Nintendo, não. Mas isso não significa que exista um problema entre a Pokémon Company e a Nintendo (até porque esta é dona de 2/3 da Pokémon Company xD).

O que acontece é que a Pokémon Company tem regras muito estritas de como a imagem de seus personagens pode ser usada. Porque a franquia Pokémon tem uma imagem extremamente forte em todo mundo como sendo algo desvinculado de outras séries da Nintendo — com o anime, mangás, cards, brinquedos, etc. —, na medida do possível eles tentam não associá-la muito às outras séries . Tanto que, se você reparar bem, o único crossover entre Pokémon e outras séries da Nintendo é em Super Smash Bros. Já em outros jogos que misturam personagens, como Nintendo Land, NES Remix, Mario Kart 8 e outros, não há nem sinal de Pokémon. Mesmo dentre os chapéus dos Miis, na Praça Mii do 3DS, não há nada relacionado à série. Tudo isso, como falei, para tentar manter a franquia Pokémon como algo mais desvinculado. O que é uma pena, porque um Yoshichu seria realmente adorável!

O grande Pedra, ilumine minha ignorância com sua sapiência.Fui assaltado em casa a algum tempo e os ladrões levaram meu Gamepad mas deixaram o resto do Wii U(deve ter achado que era um tablet).Se eu comprar outro WiiU há como usar o Gamepad dele no console atual ja que tenho jogos digitais instalados?
Anônimo "No GamePad no Party" da Silva
Argh, que coisa mais chata ser assaltado, não?! Igual um certo Alfacinho Verde que fica entrando nas casas alheias roubando itens e quebrando vasos… muito chato mesmo! ¬¬”

Bom, infelizmente o GamePad do Wii U não é vendido separadamente e não há previsão disso acontecer. A Nintendo até oferece um serviço de substituição de GamePad para casos como esse, mas nem preciso dizer que isso não vale no Brasil, né? Então só daria pra usar essa solução se você tiver algum conhecido nos EUA. Bom, em último caso a opção é comprar outro Wii U, como você disse na pergunta. Se fizer isso, não tem com o que se preocupar, você poderá usar o GamePad do console novo sem problema. Basta fazer o processo de sincronização do controle e pronto, poderá continuar usando o Wii U normalmente.

Pedra, em Wind Waker HD, como eu faço pra tirar uma foto “good” do King of Red Lions (juro que tentei de um monte de ângulos, sem sucesso ;-;) e uma foto (“good” também, de preferência u-u) do Jabun? Ayúdame, please ;-;
Anônimo "Paparazzi" da Silva
Não precisa se preocupar, o problema neste caso não é talento para tirar boas fotos. O que acontece é que, em Wind Waker HD, esses dois bonequinhos são obtidos por meios especiais e não tirando fotos normalmente. O bonequinho do Alfacinho e o seu Barco Falante você ganha como prêmio depois de juntar todos os outros bonecos, com exceção do Knuckle. Já para o do Jabun você realmente precisa de uma foto, mas essa é uma das Legendary Pictographs que você só consegue com o Lenzo, em Outset Island (ele só oferece essa foto quando a Lua está pela metade).

Você pode conferir o Guia N-Blast Especial de Zelda: The Wind Waker HD para saber tudo sobre o jogo, inclusive como e quando conseguir as fotos de todos os personagens.
Baixe o seu e confira o detonado completo aqui
Pedra, Akira Toriyama fez o design de Dragon Quest e Chrono Trigger? Ele também fez design de mais algum jogo? Em memória ao Satoru Iwata, que jogos ele fez? você conhece o pedro Rosenfeld?
charinzardon, cheion de queston
Pois é, o traço do Mestre Toriyama é inconfundível, não é mesmo? Sim, ele é o responsável pelo design dos personagens de Chrono Trigger e dos jogos da série Dragon Quest. Além desses, outros jogos mais conhecidos para o qual ele desenhou os personagens são os da série Blue Dragon. Entre seus trabalhos menos conhecidos, estão o jogo de luta Tobal No. 1 (PlayStation, 1996) e o personagem Victory V Dragon do jogo Geist Crusher (3DS, 2013, apenas no Japão).

Blue Dragon Awakened Shadow (DS)
Tobal No. 1 (PS)
Victory V Dragon, do jogo Geist Crusher (3DS)

Quanto ao Mestre Iwata – que descanse em paz —, a lista de jogos que têm ele como produtor obviamente é gigante, principalmente depois que ele se tornou presidente da Nintendo. Mas dentre os seus trabalhos mais notáveis, onde ele botou a mão na massa mesmo, podemos citar:
NES Open Tournament Golf: o primeiro jogo que ele desenvolveu para a Nintendo;
Earthbound: esteve diretamente envolvido na programação do jogo;
Pokémon Stadium: aparentemente ele programou o sistema de batalhas em apenas 1 semana;
Pokémon Gold/Silver: desenvolveu as ferramentas de compressão que permitiram incluir a região de Kanto nos jogos.

Por fim, sobre o Rosenfeld, eu não o conheço pessoalmente, apenas pelos seus “ricos” comentários… mas eu desconfio ter visto ele disfarçado em um evento de fãs do Mario…

Pedra, será que ainda da tempo de achar um heart container ou rare candy ou 1up ou roubar um stock pro Iwata? ;-;Anônimo "#ThanksIwata" da Silva
Este é um momento realmente muito triste, com a partida totalmente inesperada do nosso querido tio Iwata, que representou tanto para a Nintendo mesmo antes de se tornar presidente. E infelizmente agora não há Heart Container, 1-Up ou Revive que vá trazê-lo de volta. Mas vamos passar por este tempo de luto e não ficar mais tristes, porque o legado imensurável que ele deixou viverá para sempre! Ele agora terá o merecido descanso… a estas alturas ele já deve estar fazendo um Iwata Asks com Deus.
Descanse em paz, tio Iwata

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google