Dicas e Truques

The Legend of Legacy (3DS): entendendo as mecânicas e outras dicas

Aprenda como se dar bem nas batalhas e na exploração deste RPG desafiante.


Explorar a ilha de Avalon em The Legend of Legacy (3DS) não é tarefa fácil: a dificuldade do jogo é alta e muita coisa não é explicada direito. Pensando nisso, explicamos algumas mecânicas do título e compilamos algumas dicas, confira.

Explorando e ganhando dinheiro

A principal maneira de ganhar dinheiro em The Legend of Legacy é vendendo mapas. Para desenhá-los, basta explorar as várias regiões de Avalon. Os mapas só podem ser vendidos uma única vez. Sendo assim, só os venda depois de ter explorado completamente uma região. Áreas terminadas estão indicadas com um “Perfect” no canto superior esquerdo, e cinco estrelas na loja indica um mapa completo. Depois de completar e vender o mapa de uma área, volte a visitá-la: viajantes estarão lá com novas informações, itens e formações de batalha.

Outra maneira de conseguir dinheiro é vendendo itens encontrados durante as explorações. Se desfaça também de equipamentos repetidos, muitos deles valem muito. Por fim, use os serviços de aluguel de barcos no pier da vila de Initium: após algumas horas, a embarcação trará itens que podem ser vendidos por um bom valor.


Vasculhe todos os cantos

As áreas da ilha estão repletas de segredos. Sendo assim, explore com cuidado cada região. Busque principalmente estruturas que podem ser escaladas ou atravessadas, como pedras e rampas, já que o jogo não indica com clareza que é possível interagir com elas. Evite também comprar mapas na vila, pois a maioria dos locais podem ser descobertos com exploração — salvo uns dois locais que só podem ser descobertos comprando o mapa.

Gravando o progresso com facilidade

Salve sempre! Use a opção Quicksave sempre que possível. Para ativá-la, basta acessá-la no menu ou apertar R+X simultaneamente. Algo deu errado? Resete o jogo com R+L+Start e carregue o seu Quicksave na opção continue. Não se esqueça de salvar definitivamente de tempos em tempos na estalagem da vila.


Atributos dos personagens 

Ao contrário de outros RPGs, os personagens de The Legend of Legacy contam somente com três atributos. Power (força) determina a quantidade de dano infligida pelos ataques; defense (defesa) diz respeito à capacidade de um personagem receber menos dano; e support (suporte) tem relação com a velocidade do herói e sua efetividade com técnicas de cura. Para melhorar esses atributos, o personagem tem que usar o papel correspondente em combate. Não é necessário fazer uma ação que tenha relação com a posição: um herói receberá atributos de suporte mesmo que use um ataque físico enquanto estiver nesse papel, por exemplo.

Montando um grupo

O sistema de evolução de personagens do jogo é bem livre, mas todos os heróis começam a aventura com alguns pontos de atributos específicos. Com base nisso, alguns personagens funcionam melhor em certas posições, ao menos no início do jogo. Confira:
  • Defesa: Eloise, Bianca, Owen e Garnet;
  • Suporte: Meurs, Liber e Eloise;
  • Ataque: Garnet e Filmia.

É importante tentar especializar um personagem em duas categorias, o que ajuda a equilibrar o grupo, um exemplo: Owen em defesa e ataque, Garnet em defesa e suporte, e Filma em ataque e suporte. De qualquer maneira, sempre tenha um personagem de cada tipo no seu grupo.

Afinidade de armas 

Todos os personagens podem usar qualquer equipamento e aprender suas técnicas, mas cada herói tem afinidades com certos itens, o que faz com que eles aprendam as técnicas mais rápido e ganhem bônus no ataque. Confira a lista:
  • Meurs: S. Sword, Shield, Wind;
  • Bianca: S. Sword, Axe, Spear, Bow, Wind, Fire;
  • Liber: Bare hands, S. Sword, Spear, Wind;
  • Garnet: L. Sword, Shield;
  • Owen: L. Sword, Axe, Shield;
  • Eloise: Staff, Bow, Water, Wind, Fire;
  • Filmia: Spear, Water.

Tipos de papéis em combate

O sistema de batalha do jogo tem como principal mecânica a formação do grupo. Cada personagem assume um papel que tem características diferentes:
  • Attack: aumenta o poder de ataque;
  • Guard: aumenta a defesa e faz com que técnicas defensivas protejam todo o grupo;
  • Support: aumenta a velocidade e efetividade das habilidades de cura.
É possível montar até seis formações. Tente sempre balancear os papéis de acordo com os heróis do seu grupo. Existem outros tipos de posições em cada categoria e elas podem ser aprendidas com personagens espalhados pelo mundo — converse com todos para aprendê-las.

Nocaute em combate

Em The Legend of Legacy, todo o HP do grupo é completamente recuperado ao final de uma batalha. Mas, em compensação, quando um personagem é derrotado em combate, ele perde parte de seu HP máximo — isso só volta ao normal ao dormir na estalagem. Além disso, enquanto um personagem está nocauteado, todo dano que ele recebe diminui ainda mais seu HP máximo. Sendo assim, tome muito cuidado para não ficar com um grupo debilitado. Para reviver personagens na batalha, basta usar qualquer técnica de cura neles. Não se esqueça também que fugir das batalhas sempre funciona e leva o grupo para a entrada dos calabouços, o que é muito útil para visitar a vila rapidamente.

Aprendendo técnicas 

Os personagens aprendem técnicas e magias ao usar um equipamento ou feitiço várias vezes. Existe também uma espécie de “árvore” de aprendizado: para aprender técnicas mais avançadas, é necessário usar ataques intermediários, ou seja, não adianta ficar usando a técnica mais básica sempre. É muito mais fácil aprender novas habilidades e receber pontos de atributo de inimigos poderosos, sendo assim procure os monstros mais fortes — a maioria dos mapas tem alguns monstros bem poderosos que podem ser enfrentados. Assim como os outros atributos, as habilidades se tornam mais fortes conforme o uso.

Lançando e aprendendo feitiços

Para fazer magias, primeiro é necessário fazer um contrato com o elemento desejado por meio dos itens Singing Shards — existe um para cada um dos três elementos do jogo. Só tome cuidado: inimigos também podem fazer contratos e até mesmo roubá-los de você. Depois disso, basta usar as magias presentes nas Whispering Stones, sendo que cada pedra tem um único feitiço. Para aprender definitivamente o feitiço, o personagem precisa usá-lo várias vezes, como acontece com as armas — em alguns momentos o herói pode aprender uma magia completamente diferente. Uma vez assimilado, o feitiço pode ser lançado de qualquer item do elemento correspondente: pode ser uma Whispering Stone, uma Singing Shard ou uma arma com um + colorido.

De olho na influência elemental

Ao fazer um contrato com um elemento, o grupo recebe vantagens. O elemento água recupera parte do HP dos heróis a cada turno e aumenta a defesa elemental. O elemento vento recupera um pouco de SP a cada turno e aumenta a defesa física. Já o elemento fogo aumenta o poder de ataque e a possibilidade de infligir status negativos nos inimigos. Fazer o mesmo contrato repetidas vezes aumenta a força das vantagens.

~

Com essas dicas, explorar Avalon será muito mais prazeroso. Sabe de algo que não mencionamos? Não deixe de dizer nos comentários!

Revisão: Alberto Canen

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google