Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #238: Fatal Frame, insígnias; cartões pré-pagos; e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Boing-oing! E aí, galere pedrástica! Todo mundo animado com o feriadão? Quando feriado cai na segunda é muito bom, não é mesmo? Dá para jogar muito mais! xD Vão visitar Hyrule, certo? Espero que sim! Na coluna de hoje, temos dúvidas sobre cartão pré-pago para fazer compras no eShop, insígnias repetidas em Pokémon, jogo mais vendido do DS e do 3DS, previsões do tio Kimishima e mais!

Pedra os cartões pré-pagos da eShop só funcionam em contas do Estados Unidos?
Anônimo "Pré-Para" da Silva
Na verdade, os cartões pré-pagos da eShop só funcionam na loja da mesma região que a do próprio cartão. Ou seja: cartões pré-pagos americanos só funcionam na eShop americana e cartões pré-pagos canadenses só funcionam na eShop canadense. O que acontece é que cartões pré-pagos americanos são muito mais fáceis de comprar pela internet, enquanto que os canadenses são extremamente difíceis de encontrar para comprar digitalmente. E, claro, não existem cartões pré-pagos para a eShop brasileira.
Uma certa pessoa vai gostar desse cartão verde...
E ae pedra blz? Eu estava aqui pensando sobre o jogo Pokémon Ruby (o original, não o Omega), se quando você derrota um líder Pokémon você recebe sua insígnia, então como a May usa fly e aparece no final do jogo? Os líderes tem cópias das insígnias?
Anônimo "Oak" da Silva
Sim, cada líder de ginásio tem várias insígnias que eles distribuem pra todo mundo que os consegue derrotar. Afinal, desde o começo da série já vimos vários treinadores competindo pra ver quem consegue juntar todas as insígnias primeiro e, assim, poder enfrentar a Elite 4 (quem assistia o anime desde o começo certamente se lembrará do Gary esnobando todas as suas insígnias bem antes que o Ash as tivesse).

Pedra, qual é o jogo para Nintendo DS mais vendido? E, até agora, qual é o de 3DS mais vendido?
Anônimo "Rank" da Silva
De acordo com o site VGChartz, o jogo mais vendido de DS é New Super Mario Bros. (com quase 30 milhões de vendas em todo o mundo) e o de 3DS é Pokémon X/Y (com quase 13 milhões de vendas em todo o mundo).

… Obviamente, se o MEU jogo já tivesse sido lançado, ele teria facilmente ultrapassado esses números, independente do console!
Mariozão e Luiginho! Como sempre, Mario é o maior! :P
Pedra, é verdade que o atual presidente da Nintendo tinha “previsto” que o Wii U ia ser um fracasso?
Anônimo "Kimishima" da Silva
Sim, é verdade. Bom, em todo caso, é verdade que ele afirmou que previu isso. De acordo com o que o tio Kimishima disse em uma entrevista à Nikkei, ele previu que o Wii U teria dificuldades em fazer sucesso por ser muito semelhante ao Wii, tanto visualmente quanto no nome, o que levaria à confusão dos consumidores. Nem preciso dizer que acabou acontecendo exatamente isso, então vamos torcer pra que essa visão perspicaz do novo presidente da Nintendo ajude o novo console a ter um sucesso bem maior.
Quem disse que o tio Kimishima não sorri? XD
Pedra, qual foi o primeiro RPG lançado para o Nintendinho? E uma pergunta bônus, se me permite: Quem veio primeiro, Final Fantasy ou o SEU jogo? Se tratando dos primeiros, um se inspirou no outro?
Anônimo "Jaz" da Silva
Bom, pra dizer qual foi o primeiro RPG depende um pouco do conceito que temos de RPG. O jogo “The Tower of Druaga” é classificado como Action RPG e ele é de junho de 1984, então poderia-se dizer que ele é o primeiro. Mesmo o jogo da MINHA série não é bem no estilo RPG tradicional, sendo mais um Action RPG também. Por isso, apesar do jogo da MINHA série ter vindo antes (fevereiro de 1986, no Japão), muitos consideram Dragon Quest como sendo o primeiro RPG tradicional do NES, tendo sido lançado em maio de 1986, no Japão. Final Fantasy veio apenas no fim do ano seguinte, em dezembro de 1987 (e lembre-se que na época a Enix e a Square eram empresas separadas e concorrentes! xD). Sem dúvida cada jogo foi tirando inspirações dos demais, mas cada um também trazendo a sua própria inovação.

Aliás, você sabia que há um Easter Egg no primeiro Final Fantasy trollando tanto The Legend of Zelda quanto Dragon Quest? Em certa parte do jogo, há um cemitério onde pode-se ler a inscrição em um túmulo. Na versão original em japonês do jogo, a inscrição diz “Aqui jaz Link”. Já na versão americana, o texto foi alterado para “Aqui jaz Erdrick”, sendo que Erdrick é o nome do protagonista de Dragon Quest. Provavelmente era uma brincadeira da Square dizendo que o jogo deles “mataria” os outros dois RPGs, mas por sorte nenhuma delas morreu e é bom ver agora o quanto as três franquias cresceram!


Bom, pra terminar, não preciso nem dizer que é mais do que óbvio que o melhor dos três jogos é o da MINHA série, né, que por sinal é a melhor das séries também.

Pedra, qual jogo de Pokémon vale mais a pena: X/Y ou ΩR/αS?
Anônimo "Poké3DS" da Silva
Os dois – ou melhor, os quatro xD – são excelentes opções e têm estilos bem parecidos. Por um lado, X/Y – por terem sido os primeiros da 6ª geração – foram feitos para introduzir novos jogadores mais facilmente à série, então se você for um treinador novato pode ser mais interessante começar por um deles. Por outro lado, OR/AS são mais recentes e, por isso, têm recebido mais eventos e novidades, então se você quer estar o mais atualizado possível, é mais interessante optar por eles. Mas, novamente, todas são boas opções e você não se arrependerá com nenhum, então se ainda estiver na dúvida, escolha baseado na história e o lendário que mais te interessarem.

Oi Pedra, sabe o meu 3DS quebrou alguns botões, no caso o ”L”, ”Home” e ”Select”, eles não funcionam mais, então….eu queria saber se você pode me passar uma loja, ou alguma solução para o meu problema pois não sei como lidar com isso!
Anônimo "Fountain" da Silva
Infelizmente não posso te indicar algum lugar para levar, pois não sei os serviços que você pode encontrar onde você mora… aliás, nem sei onde você mora. xD Se você morasse aqui em Hyrule eu diria pra você jogar o seu 3DS em uma fonte de fadas… além de consertar o problema, era capaz dele até ser melhorado pra um New 3DS! Mas aí na Terra melhor você não tentar jogar o 3DS em nenhum corpo d’água, ou vai acabar estragando o portátil ainda mais...

Enfim, se você conhecer algum local especializado em consertos de eletrônicos aí por onde você mora, acho que vale a pena levar o 3DS e pedir pra eles darem uma olhada. No melhor dos casos, pode ser um problema simples de solucionar. Entretanto, se tantos botões já estão falhando, tem cara do seu portátil estar com algum defeito mais sério. Nesse caso, acho que a melhor solução – embora não a mais barata – seja a de comprar um novo 3DS e fazer um System Transfer enquanto o antigo ainda funciona… porque se ele parar de funcionar, será o fim de tudo o que está nele! Então pense nessa possibilidade… quem sabe não seja uma boa oportunidade de trocar pra um modelo novo?
Solução para 3DS quebrado! XD

Pedra, como está o Fatal Frame do Wii U? Você recomendaria pra uma pessoa que nunca jogou nenhum Fatal Frame e que não é lá muito acostumada com jogos de terror (mas que gostaria de experimentar o jogo mesmo assim)?
Anônimo "Fatal" da Silva
Bom, ainda faltam alguns dias para o lançamento da versão americana de Fatal Frame: Maiden of the Black Water no Wii U (é no dia 22/10), então por enquanto não dá pra dizer com certeza se o jogo é bom ou não. Maaas, está com cara de que vai ser bom sim. No Japão ele já foi lançado e a recepção tem sido relativamente boa. E usar o GamePad como câmera parece funcionar muito bem e com certeza vai servir muito bem para fazer o jogador se sentir dentro do jogo, já que a câmera é um fator de grande importância.

Sobre recomendar a alguém que não está acostumado a jogos de terror, mas quer experimentar… sim, acho que é uma boa opção. Esse jogo com certeza promete causar muitos arrepios e sustos e, ao que tudo indica, vai usar mais de terror psicológico e atmosférico do que horror gráfico (uso abusivo de imagens chocantes), o que eu acho que bem mais interessante. Agora, se você for uma pessoa que se impressiona e aterroriza facilmente, tenha em mente que este jogo pode dar muito material para pesadelos, hehe… Mas, novamente, tudo isto por enquanto é especulando, porque o jogo ainda não foi lançado. Se quiser, me pergunte novamente depois do dia 22 e posso te dar uma opinião mais embasada. De uma coisa é certa, no entanto: vai ser um ótimo jogo para se jogar na noite de Halloween!


É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google