Smash Blast: Os Custom Moves de Mario

Análisamos os custom moves do encanador mais famoso do mundo.

Super Smash Bros. para Wii U e 3DS trouxe uma nova característica para a franquia: A adição dos chamados “Custom Moves”. Com eles, você pode customizar os golpes desferidos com “b” de cada um dos personagens (salvo os de DLC). A legalidade dos custom moves varia de torneio para torneio, mas para melhor conhecer cada um dos lutadores é bom ter noção de todas as opções. Com isso em mente, iniciamos um especial na Smash Blast que irá dar um guia detalhado de cada custom move, um personagem por vez.

Bem vindos ao primeiro compilado de custom moves, sendo que o primeiro escolhido é ninguém mais ninguém menos que Mario.

Neutral B (só apertar B)

 


Fireball

O B default de Mario é um Hadouken clássico. Rápido e bom para controlar a distância dos adversários. Seu dano é de cerca de 5% antes dos 90% e 4% pós os 90%. Pode ser uma boa arma para causar a animação de dano no inimigo e avançar para os agarrões e socos. Sua origem vem da Fire Flower, presente desde o primeiro Mario.

Fast Fireball

Perde-se parte do dano e a característica da bola quicar no chão, ganha-se velocidade e a possibilidade de fazer um “spam” das bolas de fogo. Melhor que a Fireball normal para fazer jogo de espaço, pior para danos e combos.

Fire Orb

Lenta, tem o pior damage output das três bolas de fogo, mas em compensação é a mais estratégica. Ela tem uma trajetória definida, não sumindo quando entra em contato com outro lutador. Isso faz dela uma ótima arma em lutas com mais de dois jogadores, já que com isso você pode pegar todos eles com uma só bola de fogo.

Veredito: A Fireball continua sendo uma ótima arma, deixando as suas variantes não tão úteis.

Side B (B+ direita ou esquerda)

 


Cape

Vinda de Super Mario World, a capa é a melhor defesa de Mario. Ela reflete projéteis lançados em sua direção e faz os adversários mudarem o lado que estão olhando. Também pode ser usada como ajuda para a recuperação quando se é lançado para fora da arena, já que ela para Mario no ar por um breve período de tempo.

Shocking Cape
A mesma capa, só que ofensiva. Ela perde a possibilidade de refletir projéteis em troca de destruí-los ao tocá-los. Não muda o adversário de lado, mas os lança no ar e também não para Mario no ar.

Gust Cape

Menos dano que a Capa normal, apresenta as mesmas características, só que solta um pequeno furacão quando é usada que empurra os outros lutadores. Assim como a Fire Orb, é mais estratégica que as suas outras duas versões. Com a presença do F.L.U.D.D., ela acaba sendo a menos usável das variantes.

Veredito: Shocking Cape e a Cape são os dois golpes que melhor podem ser aplicados em combos. A shocking cape principalmente, já que lança lutadores.

Up B (B+Cima)

 


Super Jump Punch

O pulo clássico do Mario. Permite recuperação e causa bom dano. Pode ser arqueado levemente para a direita ou esquerda.

Super Jump

Espaço bem maior para recuperação, só que não causa dano.

Explosive Punch

Maior dano dos três, só que tem espaço muito curto para recuperação. Bem arriscado.

Veredito: Super Jump Punch é o mais balanceado e o melhor dos três. Os outros dois, embora bons em suas próprias características, podem complicar demais a vida de quem usa o Mario.

Down B (B+ Baixo)

 


F.L.U.D.D.

Originado de Super Mario Sunshine. Solta um jato d’água que pode empurrar os oponentes. Não causa dano, mas pode ser controlado em várias direções permitindo atingir até adversários que estejam no meio do processo de recuperação, também pode ser carregado para atingir uma distância maior.

Scalding F.L.U.D.D.

O jato d’água do F.L.U.D.D. agora é carregado mais rápido e solta água muito quente. Perde distância em troca de causar dano.

High Pressure F.L.U.D.D.

Consegue empurrar os inimigos para mais longe, só que demora bem mais para carregar e não causa dano.

Veredito:O F.L.U.D.D. normal já é uma ótima arma, mas o Scalding o melhora demais. Ambos são rápidos e se bem usados possibilitam menos riscos que o High Pressure.

Básico do Básico

Mario é o personagem mais balanceado de Smash, e isso é notável em seus custom moves. Embora bons, os originais e default ainda são superiores e funcionais, permitindo uma grande variedade de movimentos e especiais.

Dentro de 15 dias, acompanhem-nos para o segundo compilado: Luigi!

Revisão: Luigi Santana

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google