Top 10

Pesadelo de colecionador: conheça os 10 amiibo mais raros

Algumas figuras só podem ser encontradas na internet e com preços bem acima do que era cobrado inicialmente.


No próximo dia 21 de novembro, será comemorado o primeiro aniversário de lançamento da leva inicial dos amiibo, e quem tem mais motivos para celebrar nesse período é a própria Nintendo. Apostar nos bonecos de suas principais franquias foi uma escolha mais do que certa e o desempenho positivo de vendas parece ter surpreendido até a própria Big N. Muitas das figuras rapidamente desapareceram das prateleiras e se transformaram em itens raros, que até são encontrados a venda pela internet, porém por preços bem acima daqueles cobrados inicialmente. Entre os motivos que fizeram certos personagens virarem objetos de coleção estão a procura bem acima da oferta e a exclusividade de algumas redes de lojas na comercialização de determinados amiibo.


Conheça, a seguir, a lista com as 10 figuras mais raras. É importante destacar que o levantamento foi realizado tomando como base o mercado dos Estados Unidos, por isso, a disponibilidade de bonecos pode ser diferente quando comparado com outros países.

10. Villager (Animal Crossing)

O simpático Villager faz parte da primeira leva de amiibo, lançada exatamente em 21 de novembro de 2014. O potencial dele acabou sendo subestimado pelos fabricantes e poucas unidades foram distribuídas. Isso, claro, resultou no esgotamento de estoques em pouquíssimos dias. As reclamações foram tamanhas que a Nintendo resolveu relançá-lo em maio deste ano.

O preço de qualquer amiibo nos Estados Unidos varia entre 10 e 15 dólares. Atualmente, é possível encontrar Villager sendo vendido por 25 dólares, e se estiver dentro da embalagem o valor aumenta para 30 dólares.
Villager faz parte da primeira leva de amiibo

09. Samus Aran (Metroid)

A imagem de Samus também está entre aquelas da primeira leva. A popularidade da caçadora de recompensas fez com que os fãs corressem para colocar as mãos no boneco, mas o que ninguém esperava era o grande percentual de figuras com defeitos. Foi alto o número de peças que tiveram de ser recolhidas devido aos problemas de fabricação, muitas delas com armas nos dois braços da garota. Samus foi o amiibo com a maior quantidade de falhas até agora e o recall foi responsável por torná-lo raro.

A figura está sendo vendida por 25,99 dólares. Com a embalagem intacta, os valores chegam a até 69,99 dólares. Já uma peça com defeito chegou a ser anunciada no eBay por 2,5 mil dólares.
Samus foi lançado em novembro do ano passado

08. Meta Knight (Kirby)

Não há segredos para explicar o porquê de o misterioso Meta Knight estar na lista dos mais raros. Fazendo parte da terceira leva de amiibo, lançada em fevereiro deste ano, a figura foi comercializada com exclusividade pela rede de lojas Best Buy. Por ser encontrado em número reduzido de pontos de venda, o boneco do rival de Kirby acabou ficando difícil de ser comprado.

Existem poucas unidades sendo vendidas em sites pela internet, a grande maioria ainda está dentro da embalagem e pode ser adquirida por cerca de 30 dólares.
Por 30 dólares é possível adquirir um deste

07. King Dedede (Kirby)

A Nintendo parece não ter aprendido a lição com Villager a acabou cometendo o mesmo erro com King Dedede. O vilão de Kirby, que integra a terceira leva de amiibo, teve baixa quantidade de peças produzidas e desapareceu do mercado. E como a equação alta procura somada com baixa oferta tem resultado prateleiras vazias, o amiibo de King Dedede acabou ficando em posse de poucos sortudos.

A figura também pode ser comprada dentro de sua embalagem gastando algo na faixa de 30 dólares.
King Dedede sofreu com o mesmo problema do amiibo de Villager

06. Rosalina and Luma (Super Mario Bros.)

Parte da terceira leva de amiibo, a guardiã da galáxia só poderia ser encontrada na rede de lojas Target. A exclusividade tornou Rosalina algo raro de ser encontrado nos Estados Unidos, a mesma coisa não acontece na Europa e Japão, regiões onde não houveram limitações a uma determinada rede de lojas. Para piorar as coisas, já foi anunciado que assim que se esgotarem, os estoques não serão repostos.

O preço de venda na internet já está em torno de 32 dólares, com a embalagem lacrada.
Rosalina só poderia ser encontrada na loja Target

05. Ness (Earthbound)

A exclusividade da Gamestop acabou transformando Ness em um amiibo raro. A figura foi lançada em maio deste ano e está entre as que compõe a quarta leva. Ainda existem poucas unidades disponíveis nas lojas, mas é preciso paciência para visitar várias delas até conseguir localizar alguma das figuras do protagonista de Earthbound.

Se é difícil encontrá-lo no comércio, na internet alguns exemplares podem ser achados por 25 dólares.
A exclusividade também atingiu a quantidade de figuras de Ness

04. Lucina (Fire Emblem)

A quarta leva de amiibo tem Lucina como seu mais raro representante. A princesa do jogo Fire Emblem foi outra a sofrer com a matemática errada e desapareceu das lojas rapidamente. Algumas redes de varejo prometeram colocar novos exemplares a venda em breve, sem definir uma data ainda.

São bem poucos os bonecos de Lucina a venda na internet e, quando encontrados, não saem por menos de 40 dólares.
Lucina fez parte da quarta leva de amiibo

03. Palutena (Kid Icarus)

Já sabemos que quando um amiibo é exclusivo de determinada loja, são grandes as chances dele se transformar em raro. Agora, imagina se a figura só pode ser comprada virtualmente em um único site. Foi isso que aconteceu com Palutena, lançada em julho deste ano, na quinta leva. O boneco ficou disponível somente por poucos dias no Amazon.

Hoje, já pode ser encontrado em outros comércios online por 30 dólares.
Palutena foi exclusividade de uma loja virtual

02. 8-Bit Mario - Cores atuais (Super Mario Bros.)

O amiibo da versão 8-bits de Mario faz parte das comemorações de 30 anos do bigodudo. Foram lançadas duas opções dessa figura, uma nas cores clássicas do personagem (marrom e vermelho) e outra com as roupas na tonalidade atual (vermelho e azul). Ambas chegaram ao mercado em setembro deste ano junto com a sexta leva de bonecos.

O grande problema foi que a versão com as cores atuais foi vendida somente como parte integrante de um bundle que continha ainda o jogo Super Mario Maker, livro de capa dura com ilustrações e o console Wii U. Quem já tinha o videogame não iria comprar um novo somente para ter o boneco, e somente aqueles que adquiriram o pacote conseguiram ter o desejado item.

Quem deseja o objeto e não quer gastar muito, pode encontrá-lo na internet por 26 dólares.
Para ter o boneco com as cores clássicas, só com o bundle

01. Gold Mario (Super Mario Bros.)

O mais raro amiibo da atualidade não poderia ser outro, se não, o do mascote da Big N em sua versão dourada. Exclusividade das lojas Walmart, essa figura tem exatamente as mesmas funcionalidades do boneco comum de Mario, sendo que a única diferença é a cor de ouro. Esse amiibo não faz parte de uma leva, pois foi lançado sozinho em 20 de março de 2015.

São poucos os felizardos que conseguiram adquirir um exemplar desse sensacional item, e alguns desses sortudos resolveram colocar a preciosidade a venda por cerca de 50 dólares.
O grande objeto de desejo

Temos que pegar

A mania dos amiibo parece que veio para ficar, afinal, representam uma grande fonte de renda para Nintendo e são responsáveis por colaborar ativamente com os resultados financeiros da empresa japonesa. As figuras mais raras, aparentemente, parecem não ser tão caras ainda, porém, se formos analisar matematicamente, em menos de um ano, a grande maioria delas já está sendo vendida com aumento de 100% em seu preço. A certeza é que com o passar do tempo esses itens se tornem ainda mais valiosos. Por isso, se você tem em casa um desses bonecos que compõe a lista, sinta-se um felizardo dono de um pequeno tesouro.

Revisão: Luigi Santana
Capa: Felipe Fabricio

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google