Pokémon Blast

Pokémon Little Cup: diferenciais e peculiaridades da modalidade

Descubra o que você precisa saber sobre as diferenças desse metagame antes de se aventurar por ele



A Little Cup é um metagame baseado no uso de Pokémon que não evoluíram, mas tem o potencial de evoluir, e que estão no nível 5. Minha aventura na Little Cup começou pelo mais banal dos motivos, um amigo meu me disse: “Ei, a Little Cup é muito legal, vamos jogar”, e fui empolgadíssimo, já que era uma chance de poder usar em batalha meu Pokémon favorito, o Wooper (que curiosamente achei bem legal mesmo para se usar). Mas, mais do que poder usar meu Pokémon preferido, a Little Cup se provou para mim um metagame interessantíssimo. Nesse texto agora, vou abordar um pouco a Little Cup, um formato tão diferente graças aos Pokémon utilizados e seu nível.
Ele pode aprender Ice Punch. Não me pergunte como.

Diferentes Status

Parece óbvio dizer que a diferença de status vai causar diferença no metagame, mas existem diferenças que vão além do que a gente pensa como óbvio. Os status menores dos Pokémon no nível 5 fazem com que exista uma diferença muito menor entre os status de diferentes Pokémon. Um Pokémon com uma velocidade razoável pode ficar mais rápido que os mais rápidos do resto dos Pokémon disponíveis na Little Cup depois de um buff de 2x de velocidade, seja por item, move ou habilidade, por exemplo.

Além de tudo, os status podem causar alguma confusão em quem vai tenha apenas experiências de outros formatos de jogo, já que muitos Pokémon não tem um uso igual ao de suas evolução. Por exemplo, Larvesta tem um status de ataque superior ao seu ataque especial, ao contrário da sua evolução, Volcarona. É importante sempre estar atento, pois montar um time na Little Cup é bem mais complexo do que usar pré-evoluções dos Pokémon que você já usa.
E também é bem mais fofa que a Volcarona.
Mas a grande diferença, em minha experiência, foi o HP extremamente reduzido, que causa uma substituição do item Sitrus Berry por Berry Juice, que recupera o HP por completo dos Pokémon desse formato. Isso é inclusive a próxima diferença que eu gostaria de comentar.

Diferentes Itens

Por mais que os mesmos itens estejam disponíveis, a diferença no uso deles é notável. O uso de Berry Juice no lugar de Sitrus Berry tem um forte impacto no jogo, tendo em vista que ele recupera inteiramente o HP e pode ser usado em um Pokémon resistente com Recycle, para recuperar o item, ou com Sturdy, ajudando o Pokémon a resistir mais turnos em campo.

Outro item que faz uma enorme diferença é Eviolite, que aumenta as defesas dos Pokémon em 50% e pode ser usado por todos os Pokémon do tier, garantindo uma resistência sólida para Pokémon defensivos. Os baixos status também permitem que itens como Choice Scarf tenham uma utilidade maior do que em qualquer outro formato, mas não ache que as vantagens desses itens passariam despercebidas pelos jogadores.
Munchlax é um Pokémon que se dá bem tanto com Eviolite quanto com Berry Juice.
Graças a grande diferença que os itens fazem nas partidas, o uso de ataques como Knock Off e Thief para inutilizar esses itens é bastante comum. É bom, então, sempre ter uma segunda alternativa para não depender sempre dos itens, pois é improvável que seu oponente não tente tirá-los de você.

Tipos de Pokémon

Considerando que apenas um único Pokémon é capaz de perder um tipo enquanto evolui (o Gloom quando evolui para Bellossom, perdendo seu tipo Venenoso e virando unicamente Planta. Fica aí a trivia do dia), é de se esperar que a Little Cup esteja muito mais lotada de Pokémon com tipos únicos, o que, logicamente, reduz a chance de se achar Pokémon com fraquezas duplas. Apesar de isso ter impacto nas ofensivas, faz um impacto ainda maior em estratégias defensivas por reduzir a efetividade de Stealth Rock e Spikes, o que ajuda a equilibrar ainda mais os estilos de jogo.

2 cool 4 poison.
Existem outros detalhes que novamente pegam alguns jogadores despercebidos mais acostumados com outros formatos, como a diferença de tipos dos Pokémon para suas evoluções, como o Fletching, que é tipo Normal e Voador até evoluir para Fogo e Voador.

---

São essas as diferenças que fazem da Little Cup um formato tão interessante, com diversas possibilidades de jogo que não existem em outros metagames, sendo muito diverso e divertido, principalmente para quem quer explorar mais do que Pokémon tem a oferecer. Além de, claro, ter os times mais fofos da história. É sempre bom lembrar dessas pequenas dicas ao se aventurar nesse tier tão interessante, e se tiver mais dicas ou observações sobre a Little Cup, deixe aí nos comentários e divirta-se.


Capa: Felipe Araújo
Revisão: Luigi Santana
Juni Chaves é formando em Sistemas e Mídias Digitais e atualmente redator no Nintendo Blast e também no Ivalice. Grande interessado em Game Design e nas áreas artísticas que envolvem os jogos, não é raro encontrá-lo falando disso no Facebook e no Alvanista.

Comentários

Fórum
Google+
Facebook


Últimas do Fórum

Ver mais

No Facebook

Ver mais