Vem aí

Prévia: Mario Tennis: Ultra Smash (Wii U) promete multiplayer online e muita diversão

O encanador mais atarefado do mundo voltará às quadras para animadas disputas de tênis com personagens do Reino do Cogumelo.

Já virou tradição: todo novo console da Nintendo recebe sempre vários games esportivos de Mario e sua turma. Após entrar em quadra com sucesso no Nintendo 3DS em 2012, o bigodudo finalmente dará raquetadas no Wii U. A Camelot é, mais uma vez, a desenvolvedora que cuidará do novo título – assim como fez com todos os antecessores.

Mario Tennis: Ultra Smash chegará em novembro para novamente reunir os amigos na frente da TV em descontraídas partidas de tênis.

Ace, deuce, advantage, game, set...

A primeira versão de Mario Tennis, lançada em 2000 para Nintendo 64, abriu caminho para outras incursões do encanador nos torneios de tênis. Sucesso foi instantâneo e até quem jamais havia visto uma partida entrou na brincadeira. O game original, inclusive, foi relançado para o Virtual Console do Wii U em julho deste ano. Mesmo assim, não foi suficiente para satisfazer aos fervorosos fãs.

Ultra Smash segue as regras básicas do tênis. Cada jogador saca a bola no início do set e o outro tem que rebater. Quando um deixa de fazê-lo, o adversário ganha quinze pontos. Se ultrapassar os 40 pontos, o jogador ganha o “game”. Se ficar empatado (40 a 40), é disputado o deuce, uma espécie de tira-teima no qual triunfa quem fizer dois pontos seguidos. Quem acumular seis “games” primeiro ganha o set. Vence a partida o tenista que obtiver dois sets primeiro.
Como todo jogo esportivo de Mario, o multiplayer será a principal qualidade de Ultra Smash. A jogabilidade não será muito diferente do que vimos em títulos anteriores, especialmente no game lançado para 3DS, bastante festejado pelos jogadores. O realismo aqui não existe: o negócio é usar seus superpoderes para jogar a bola na quadra do adversário.

As partidas serão disputadas em modo Single (1vs1) ou Doubles (2vs2). Será possível jogar sozinho, tendo um CPU como parceiro, ou somente com seus amigos, familiares ou desconhecidos via internet.

Mais precisão, mais diversão

Apesar do estilo arcade da franquia Mario Tennis, Ultra Smash oferecerá um pouco mais de precisão nas jogadas. Isto deve tornar o título um pouco mais agradável para os jogadores mais experientes e habilidosos. O momento da rebatida, por exemplo, será fundamental para definir a força e a direção da bola.

Será necessário, ainda, pressionar o botão adequado para cada situação: um adversário avançado pede um Lob Shot para encobri-lo. Quem joga muito no fundo da quadra pode ter que suar a camisa para buscar uma bola fraca próxima à rede. Se a ideia for pegar seu adversário no contrapé, uma boa alternativa pode ser o uso do Power Shot, que desfere uma pancada descomunal na bolinha verde.
Uma nova habilidade, chamada de Jumpshot, foi acrescentada à mecânica do game. Ela permite que o jogador salte bem alto para rebater a bolinha com bastante força para o campo adversário. O Chance Shot retorna diretamente de Mario Tennis Open (3DS).

Tenistas a dar com a raquete

Falta de opções de personagens nunca foi um problema para os games esportivos da Big N. O Reino do Cogumelo tem opções de sobra para agradar a todos os gêneros e estilos. Ultra Smash já conta com 16 jogadores confirmados, sendo quatro deles disponíveis para desbloqueio com a aquisição de moedas.
Os personagens disponíveis são: 
  • Mario – Balanceado
  • Luigi – Balanceado
  • Toad – Veloz
  • Peach – Técnica
  • Daisy – Balanceada
  • Rosalina – Forte
  • Bowser – Forte
  • Donkey Kong – Forte
  • Waluigi – Defensivo
  • Wario – Forte
  • Yoshi – Veloz
  • Boo – “Trapaceiro”
Desbloqueáveis:
  • Toadette – “Trapaceira”
  • Bowser Jr. – “Trapaceiro”
  • Dry Bowser – Defensivo
  • Sprixie Princess – Técnica
Cada personagem possui uma característica própria que influencia no tipo de jogo. Os balanceados, como Mario e Luigi, são ótimos para quem está começando. Os “trapaceiros” são assim classificados porque possuem habilidades específicas que os outros não possuem. O Boo, por exemplo, consegue dar tacadas com efeitos surreais. Já os defensivos são melhores em devolver bolas para o campo adversário.

Além disso, o título é compatível com os populares amiibo. O que se sabe até então é que eles serão utilizados como parceiros nas disputas, mas ainda não está muito claro como essa mecânica vai funcionar.

Curiosamente, haverá apenas um modelo de estádio em todos os modos do game. Será possível, no entanto, escolher o tipo de piso da quadra: grama, piso sintético, saibro e carpete.

Como se trata de Mario Tennis, há outros tipos de quadra bem malucos, como a quadra de cogumelos, de gelo, de areia, entre outras. A primeira faz com que as bolas saltitem mais do que o normal. Já a segunda faz com que os tenistas escorreguem, dificultando o controle. Na quadra de areia o quique é mínimo, por isso será preciso se desdobrar para não deixar a bola cair.
Essas peculiaridades de cada quadra farão com que Bowser Jr. se saia melhor em uma quadra de saibro do que Donkey Kong, por exemplo. Enquanto Jr. voa por cima do terreno  e, portanto, não sofre influência da terra  DK precisa correr pesadamente pela superfície.

Os modos de jogo

Até o momento, cinco modos de jogo foram anunciados para o game. Conheça-os a seguir:

Classic Game

O primeiro e mais tradicional é o Classic Game. Será possível escolher entre o modo Standart, que permitirá o uso de golpes especiais, e o modo Simple, no qual será válida apenas jogadas regulares.

Mega Battle

Já as Mega Battles trarão o uso dos cogumelos gigantes (Mega Mushroom) para conceder uma "grande" vantagem para o jogador. Já imaginou jogar contra um gigante? Essa é a ideia. É claro que os grandalhões terão vantagens, como maior facilidade para o deslocamento e mais força. No jogo de duplas, apenas um de cada lado poderá usar o mega cogumelo.

Knockout Challenge

É o substituto do antigo modo Tournament. Os tenistas se enfrentam em desafios consecutivos contra a CPU, que vai ficando cada vez mais difícil. A cada vitória o jogador vai acumulando moedas para serem usadas no desbloqueios de novas quadras e personagens. Se perder será necessário recomeçar.

Mega Ball Rally

Um dos minigames de Ultra Smash. O objetivo é ficar rebatendo uma bola gigante até que o adversário erre para acumular o máximo de pontos possíveis. A Nintendo ainda não divulgou se haverá outros, mas a expectativa é que haja alguns semelhantes, tal como em Mario Tennis Open.


Online

O modo online também teve poucos detalhes revelados até então, mas já é possível ter uma ideia do que esperar. Sabe-se que não existirá opção para criação de comunidades ou lobbys, como visto em Mario Kart. Provavelmente será possível jogar online com amiibo, com um amigo (multiplayer local no mesmo console) ou sozinho contra adversários buscados via rede mundial.

O que sabe até agora é que haverá dois modos: Relaxed e Serious. O primeiro é um modo casual, enquanto o segundo engloba partidas ranqueadas no qual os jogadores são classificados mediante pontuação.

Mais do que meras rebatidas

Além de todas as jogadas especiais, o novo Mario Tennis terá novidades exclusivas proporcionadas pelo Wii U. Será possível jogar com o Pro Controller ou com o GamePad. Na primeira opção, tudo funcionará como nos títulos tradicionais: todos os jogadores se veem e se movimentam na tela da TV. Já quem estiver desfrutando do GamePad poderá visualizar o campo por detrás do seu jogador, fornecendo uma visão em terceira visão exclusiva.

O Wii Remote também estará disponível para os jogadores, mas, infelizmente, não haverá suporte para os sensores de movimento. Logo, quem quiser usar o controle deverá fazê-lo na horizontal e com o pressionar de botões.

Com tantas novidades, é impossível não ficar animado para dar raquetadas no Wii U. Marque na sua agenda: Mario Tennis: Ultra Smash será lançado no dia 20 de novembro de 2015. Prepare seu console para um ace de diversão!
Mario Tennis Ultra Smash — Wii U
Desenvolvimento: Camelot
Produção: Nintendo
Gênero: Esporte
Lançamento: 20 de novembro de 2015
Expectativa: 4/5
Para a realização desta matéria, contamos com o apoio da Big Boy Games, parceira do Nintendo Blast. Mario Tennis: Ultra Smash está em pré-venda: garanta já o seu!


Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Araujo 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google