O visual de Twilight Princess HD deixou a desejar?

Anunciado no Nintendo Direct, novo The Legend of Zelda traz o reino do crepúsculo para a alta definição, mas o resultado ficou satisfatório?



Ontem a Nintendo anunciou uma remasterização em HD de The Legend of Zelda, Twilight Princess, original do GameCube que também recebeu uma versão para Wii. Durante o anuncio pudemos ver alguns trechos do jogo, e foi nesse momento que muita gente se confundiu e pensou que o que estava sendo mostrado era na verdade a versão original, e que, em algum momento, um efeito especial alternaria para a nova versão HD, mostrando a qualidade gráfica superior. Bem, não foi isso que aconteceu,




A verdade é que, diferente da experimentação com efeitos visuais, mudanças nas cores, iluminação e blur (desfocagem) que a Nintendo fez em The Wind Waker HD - afinal, a equipe de Zelda ainda estava aprendendo a criar jogos em HD -, em Twilight Princess temos uma versão com resolução maior e texturas em melhor qualidade (em quase todas as coisas, se você observar o fundo da primeira imagem deste artigo). Não é difícil imaginar o quanto efeitos de iluminação e até o tal blur poderiam deixar TP mais sombrio e agradável aos olhos, mas por algum motivo que não sabemos, a Nintendo decidiu manter as cores e iluminação originais do jogo.

The Wind Waker HD vs. original: retrabalhar a iluminação pode fazer a diferença.

The Wind Waker colocou a nossa expectativa para ports HD um pouco acima do que costumamos ver em outros ports HD. No entanto, por utilizar a técnica cel-shading, o game de estreia de Toon Link não precisou carregar o peso do realismo e as cores chapadas continuaram tão lindas quanto em eram em 2002, apenas realçadas pelos novos efeitos empregados no port.

Mas ei, Twlight Princess também era lindo lá em 2006. Muito lindo, aliás.

Esta é a versão original para GC/Wii, caso esteja em dúvida.

E se você observar algumas das imagens oficiais de Twilight Princess HD, verá que ele também pode ser lindo.


Já outras imagens mostram as rugas que o tempo deixou no game.


Eis o problema do HD: ele amplifica as qualidades e os defeitos. No caso de Twilight Princess, a resolução maior também acabou deixando o jogo menos realista, o que era um dos seus grandes destaques dentro da série Zelda. O mesmo artifício, aliás, que pudemos ver na tech demo do Wii U apresentada na E3 2012.


Um remake de Twilight Princess provavelmente seria assim. Ao invés disso. recebemos uma remasterização acompanhada de um amiibo (que, verdade seja dita, é lindo). E por mais que a gente fique decepcionado por não ver tantas diferenças em relação ao original, a Nintendo está cumprindo a proposta de uma remasteriação em HD, no mais puro dos sentidos. Neste ponto, TP HD não deixa a desejar; por outro lado, muitos fãs com certeza ficaram desejando algo a mais.

Para quem nunca jogou TP, chegou a hora. Para quem jogou e já pensava em rejogar, está aí a oportunidade. Para quem se satisfez jogando o original, bem, fica a seu critério. Em todos os casos, 2016 está logo aí com um magnífico e totalmente novo The Legend of Zelda.



Mas e você, o que achou de The Legend of Zelda: Twilight Princess HD? Ficou satisfeito com a remasterização? Pretende comprar e rejogar? Ou só quer o amiibo?

É o criador do GameBlast e está escrevendo, moderando, administrando e tantos mais 'andos' por aqui desde 2008, mas ainda tem muito o que aprender.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google