Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #249: Pokémon: IV, EV, HA; Mario Forever; Mewtwo e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Ho ho ho! Digo, Boing-oing! Olá, galere pedrástica! Quero desejar um Feliz Natal Pedrástico para todos vocês, meus queridos leitores! XD E então, comeram muito na ceia de ontem? Estão com a cintura igual à minha? Muito bem! E os presentes, muitos jogos ou ganharam roupa? XD Na coluna de hoje, temos perguntas sobre o Wii Family Edition, Zero Suit Samus, aprendendo mais sobre Pokémon, "Mario Forever" e mais. Então deixe de lado esse r.o. (resto de ontem) e confira tudo!


Olá querida Pedra, não sei se lembra eu te perguntei se valia a pena conseguir um Wii agora. Então estou procurando e preciso novamente de sua sabedoria: o Family Edition obrigatoriamente sempre vai ficar na horizontal e o normal na vertical independente das cores? Quais as diferenças?
Anônimo "em busca do Wii encantado" da Silva
Sim, claro que me lembro, bravo caçador de Wii.

Primeiramente, quanto à posição: o modelo original pode ser colocado tanto na horizontal quanto na vertical, sendo que a posição padrão é na vertical e ele vem com um suporte para isso. Mas ele pode ser colocado na horizontal sem problema nenhum. Já no Familiy Edition, a posição padrão foi alterada para a horizontal, pois ele não vem com o suporte e os rótulos foram virados para serem lidos quando o Wii está deitado. Mesmo assim, ele tem as borrachinhas na lateral e pode ser colocado na vertical, o único detalhe é que ele vai ficar meio inclinado para cima pela falta do suporte.

Agora, a diferença mais importante em relação ao modelo Family Edition é que ele não possui retrocompatibilidade com jogos de GameCube e nem tem entradas para os controles do cubo. Então se você tem a intenção de jogar jogos de GameCube ou usar controles dele, não compre o Family Edition, caso contrário você terá uma grande decepção. No mais, ele tem todas as funcionalidades do original, incluindo acesso à internet.

Já em relação a cores, isso não interfere em nada, o importante é ver qual é o modelo.

Pedra, é possível jogar com a Zero Suit Samus no SSBB sem fazer Final Smash ?
Anônimo "Aran" da Silva
Sim, em Super Smash Bros. Brawl (Wii), você pode começar a luta com a Zero Suit Samus selecionando a Samus e pressionando um dos seguintes botões na hora de escolher a fase e mantendo pressionado até a luta começar:
  • Se estiver usando Wii Remote + Nunchuck -> botão Z;
  • Se estiver usando Wii Remote -> botão – ;
  • Se estiver usando controle de GC -> botão R;
Esse truque também funciona para começar a luta com a Zelda na transformação de Sheik.


Pedra sempre fui um jogador casual de pokemon e por isso me surgiram essas dúvidas: O que é IV? O que é EV? O que são hidden abilitys (desculpe se escrevi errado) e como saber se um Pokémon tem isso?
Anônimo "Casual" da Silva
IV, ou Individual Values: são valores escondidos que cada Pokémon possui que determinam o valor final de cada atributo. Cada atributo possui um IV associado a ele, que pode variar de 0 a 31, sendo que quando mais alto, maior será o valor final do atributo correspondente. Isso significa que você pode ter dois Pokémon da mesma espécie exatamente no mesmo nível, mas com um determinado atributo totalmente diferente, unicamente devido ao IV. Este valor é invisível ao jogador e não pode ser alterado, ou seja, é determinado no momento em que o Pokémon é capturado ou nascido do ovo. Entretanto, há formas de determinar os valores de cada IV do Pokémon e também de cruzá-lo para gerar crias com IVs no máximo. Se você já ouviu termos como “6IV” ou “IV perfeito”, isso se refere a quando o Pokémon tem 31 em todos os seus IV e, obviamente, isso é extremamente valioso. Saiba mais aqui.

EV, ou Effort Values: também são pontos que os Pokémon têm para cada um de seus atributos e que também determinam os valores finais destes. A diferença é que os EVs variam de 0 a 252 e estes podem ser alterados, ou seja, não são fixos como os IVs. Outra diferença é que um Pokémon pode ter no máximo um total de 510 EVs distribuídos entre seus atributos, o que significa que é impossível ter um Pokémon com todos os 6 EVs maximizados. Até antes da 6ª geração, estes valores também eram invisíveis e só podiam ser controlados fazendo os Pokémon lutarem contra espécies específicas (lutar contra cada espécie aumenta um determinado EV em determinado valor). A partir da 6ª geração, contudo, não só estes valores ficaram visíveis, como também podem ser treinados muito mais facilmente usando o Super Training. Saiba mais aqui.

HA, ou Hidden Abilities: são habilidades especiais que alguns Pokémon podem apresentar raramente. Você certamente já sabe o que são habilidades e deve saber que alguns Pokémon podem ter 1 entre 2 habilidades normalmente disponíveis. Pois bem, alguns ainda possuem uma habilidade mais rara ainda. Na 6ª geração, os Pokémon que têm uma chance de apresentar esta habilidade são aqueles encontrados em batalhas múltiplas ou nos Friend Safaris. Já para saber se o Pokémon que você capturou tem ou não a habilidade, basta consultar as suas propriedades e ver qual é a sua habilidade, já que ela será mostrada lá, mesmo se for a HA (lembrando que não é uma “segunda habilidade escondida”, mas sim uma habilidade mais rara que substituirá a habilidade comum). Nesta lista você pode consultar as habilidades de cada Pokémon, incluindo as HA.

Heey Pedra! Lembra da sua amiguinha desatualizada (que agora está mais atualizada do que nunca! Obrigado~)? Hoje eu vim te perguntar… 2 coisas: 1) Como eu faço pra convencer o meu amigo de que aquele “Mario Forever” não faz parte da série Mario? 2) O que você achou de Super Paper Mario?
Anônima "Atualizada" da Silva
Olá novamente, minha amiga agora atualizada!

1) Simples. Basta mostrar pra ele esta lista de todos os jogos oficiais da série Mario que já foram lançados e destacar o fato óbvio que esse Mario Forever não está entre eles.

2) Gostei bastante de Super Paper Mario, apesar dele ser bem diferente dos demais da série, sendo muito mais plataforma do que RPG. A mecânica da visão em 3D é bem legal. Não acho que seja tão bom quanto os dois primeiros jogos da série, mas eu achei que foi uma variação bem divertida.

Grande Pedra, belê? Queria ver contigo o seguinte, é possível jogar no individual ou no multiplayer local, o For Glory do Smash Bros., se não, há alguma forma de ficar ao menos parecido, uma jogatina mais séria, sem itens ou interação do cenário?Obrigado pela vossa atenção,
Anônimo "McCloud" da Silva
Belê!

Sim, é possível customizar as partidas locais para tirar todas essas interferências e batalhar puramente na raça. Para tirar os itens, abra o menu Rules (pode ser acessado a partir do menu Smash, ou então na tela de personagens, clicando na parte superior, onde diz “Time” ou “Stock“). Depois selecione “Item Switch“. Neste menu, você pode selecionar os itens que você quer que apareçam na batalha ou não, podendo inclusive tirar todos eles. Na versão de Wii U ainda é possível escolher a frequência com que os itens aparecem.

Já quanto às fases, cada uma delas possui uma “versão ômega“, que é simplesmente uma plataforma central, sem nenhuma perturbação. Para escolher essa versão de uma fase, basta pressionar o botão X na tela de seleção de fases. Você verá que o cursor muda para o símbolo da letra grega ômega. Então é só escolher normalmente!

Há várias outras regras que podem ser customizadas, ainda mais na versão de Wii U, que têm até mais opções que a de 3DS, então vale a pena fuçar lá para criar umas partidas bem diferentes e divertidas.


Pedra, o que acontece se eu colocar o amiibo do Mewtwo no Smash do Wii U sendo que eu não tenho o DLC do mewtwo?
Anônimo "1002" da Silva
Você vai poder usar e treinar o personagem amiibo dele normalmente, controlado pelo computador, mas você não poderá selecionar ele como personagem para você controlar.

Tem como eu aumentar a memoria do meu 3DS sem apagar os meus jogos?
Algum Cara Aleatorio No Mundo '-'
Sim: basta você comprar um cartão SD com maior capacidade e copiar e colar o conteúdo de um cartão para o outro, usando um computador mesmo. Simples assim. Lembre-se apenas que o 3DS só é compatível com cartões até o tipo SDHC, que vão até um máximo de 32GB (cartõs SDXC não são compatíveis).

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google