Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #247: Final Fantasy; Metroid; Zelda; Rodea e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Boing-oing! E aí, galere pedrástica! Tá todo mundo de férias já e curtindo os jogos da MINHA série? Espero que sim. Mas se estiver jogando, dê uma pausa agora para ler a minha coluna. XD Hoje temos perguntas sobre qual Final Fantasy começar, Wii Family Edition e jogos de GameCube, a série Metroid, Rodea The Sky Soldier, New 3DS não-XL e mais.


Seria muito legal se você pudesse me tirar essa duvida! Qual é a conexão entre Zelda Oracle of Ages e Seasons? Joguei os dois e acabei não entendendo a história direito (talvez seja meu inglês enferrujado).
Renan Lima, entre eras e estações
Bom, antes de tudo é importante mencionar que os dois jogos Oracle da MINHA série podem ser jogados individualmente, como aventuras com histórias separadas. As tramas se juntam apenas se você usa o password recebido no fim de um jogo no começo do outro, a fim de fazer um link entre os dois (gostou do trocadilho? xD). Então, será que por acaso você não jogou os dois sem usar o password? Enfim, quando você usa, a história continua após o fim do segundo jogo (lembrando que os dois podem ser jogados em qualquer ordem), revelando que o verdadeiro plano de Twinrova era acender tanto a Flame of Sorrow quanto a Flame of Destruction e depois raptar a princesa Zelda com o fim de acender a Flame of Despair para ressuscitar o malvadão do Ganon, claro.

Olá Pedra, já joguei mas nunca cheguei a finalizar nenhum jogo da SUA série, e quero fazer isso agora com TODOS. Tenho um 3DS, e um amigo que tem Wii, assim já posso jogar alguns. Então minha pergunta é: em qual ordem você recomenda que eu jogue TODOS os jogos da SUA série?
Anônimo "ALL THE THINGS" da Silva
Essa é uma pergunta que eu recebo com certa frequência e eu sempre respondo que você na verdade pode jogar em qualquer sequência, porque nenhum deles depende diretamente de outro. Mesmo os que de fato tem uma continuação mais direta – como Ocarina of Time e Majora’s Mask –, a conexão nunca é tão grande que você dependa de um pra poder jogar o outro. E, além disso, todos os jogos da MINHA série são incríveis, claro. Então, você tem basicamente quatro opções, que fica ao seu critério:
  • Começar pela ordem em que foram lançados. Nesse caso seria o primeiro The Legend of Zelda, para o NES, que está disponível no Virtual Console tanto do Wii quanto do 3DS.
  • Começar pela ordem cronológica da história da série. Nesse caso, seria Skyward Sword, para o Wii.
  • Começar pelo melhor. Obviamente, há muitas opiniões diferentes quanto a isto, mas pedramente falando os meus preferidos são Ocarina of Time e Wind Waker.
  • Começar pelo mais fácil de encontrar. Atualmente, pra você, este provavelmente será Majora’s Mask 3D, que é o mais novo lançado para o 3DS (não estou contando Tri Force Heroes porque podemos dizer que ele é um spin-off, diferente do estilo tradicional da série, sendo focado no multiplayer).
  • Como você pode ver, há muitas opções. Agora, se for pra dar uma opinião pedrástica mesmo, eu recomendaria Ocarina of Time 3D, para o 3DS, já que é a versão remasterizada do meu preferido de toda a MINHA série. Só que atualmente você terá que procurar a versão digital na eShop, já que em mídia física já está bem difícil de achar.

Pedra, você poderia me indicar alguns Final Fantasy para jogar, por favor? De preferência algum que seja de “fácil acesso” (como um disponível na PSN, ou na eShop/Virtual Console)… ^-^’
Anônimo "FF" da Silva
Infelizmente há poucos jogos da série principal de Final Fantasy atualmente disponíveis na eShop/Virtual Console. Mas na PSN você pode encontrar praticamente a coleção inteira. Se você quer um mais “fácil” para começar, eu recomendaria o FFIV. Por um lado ele é menos complexo que os jogos seguintes da série e por outro lado ele tem uma história bem mais interessante que os três primeiros. Depois, se você gostar, você pode partir para o FFVI e VII, que são os melhores de todos, mas já tem tramas mais complicadas, mais missões opcionais e esse tipo de coisa. Lembrando, claro, que nenhum dos jogos principais da série, numerados, têm continuação direta de um para outro, então a ordem é irrelevante.

Ola Pedra! Essa é a minha primeira pergunta para você. Minha pergunta é: Eu tenho o Wii family edition na minha casa e como você sabe essa versao nao aceita nem jogos nem controle e acessórios de GameCube. Mas se eu colocar um adaptador de controle de GameCube no usb ele aceitara o controle?
Rafael VG, no cubismo
É a sua primeira pergunta, mas é a segunda que eu respondo, já que respondi a segunda primeiro. Nossa, que confuso… xD

Infelizmente, não, o Wii Family Edition não aceita o controle de GameCube nem usando o adaptador. Aliás, esse adaptador USB funciona apenas com o Wii U e, por enquanto, apenas com o Super Smash Bros. for Wii U.

Pedra, sou eu de novo. O que é Pokkén Tournament? Se for um jogo,tem pro WII/3DS? Quais os jogos da série principal do Metroid? Você não acha o Link bonito? Espero que responda.
Anônimo "Again" da Silva
Pokkén Tournament é um novo jogo da série Pokémon. É um jogo de luta, no estilo Tekken e inclusive desenvolvido pelos mesmos criadores – daí o nome Pokkén: Pokémon + Tekken. Ele já foi lançado há um tempo atrás mas até então exclusivamente para arcades. Depois, uma versão para Wii U foi anunciada, mas esta ainda não foi lançada, sendo que sua data prevista de lançamento é no segundo trimestre de 2016. O jogo está parecendo ser muito divertido, além de ter gráficos muito bonitos. Confira um dos trailers:



Os jogos principais da série Metroid são:
  • Metroid (NES)
  • Metroid II: Return of Samus (GameBoy)
  • Super Metroid (SNES)
  • Metroid Fusion (GBA)
  • Metroid Prime (GameCube)
  • Metroid: Zero Mission (GBA)
  • Metroid Prime 2: Echoes (GameCube)
  • Metroid Prime Hunters (DS)
  • Metroid Prime 3: Corruption (Wii)
  • Metroid Prime: Trilogy (Wii)
  • Metroid: Other M (Wii)
E além desses principais, temos os spin-offs Metroid Prime Pinball (DS) e o ainda não lançado Metroid Prime: Federation Force (3DS).

Não, não acho o Alfacinho bonito. Aliás, acho ele mais feio que o Ganon chupando manga.

Pedra, é normal a borracha do Circle Pad do 3DS soltar? Isso aconteceu com o meu old, e agora eu mudei para o new 3ds xl e parece que ta começando a soltar de novo, tem algo que eu possa fazer? caso saia tem como consertar? e sim, eu jogo smash bros. e jogos de luta e ação.
charinzardon, sem círculos
Pois é, não é raro acontecer da borracha do Circle Pad do 3DS se soltar, ainda mais quando o seu uso envolve muito Super Smash Bros., como é o seu caso. Não há muito o que fazer para impedir, mas geralmente isso não traz grandes problemas, já que na maioria dos casos dá para encaixá-la novamente e ela não fica saindo o tempo todo. Se isso realmente estiver atrapalhando, entretanto, o único jeito seria colar a borracha, usando alguma cola forte. Mas se for fazer isto tenha muito cuidado de aplicar uma quantidade mínima, apenas sobre a superfície do Circle Pad interno, o suficiente para grudar a borracha e certifique-se que nada da cola vá entrar para a parte interna do portátil pois isso poderia causar sérios danos a ele.
Muitos já passaram por isso. ¬¬

Pedra, andei lendo algumas análises de Rodea the Sky Soldier e nenhuma delas fala bem do jogo, sera que é tão ruim assim?
Anônimo "Soldado do céu" da Silva
Rodea the Sky Soldier não é ruim… só que também não é lá essas coisas. Coitado do Yuji Naka… parece que, como criador do Sonic, ele compartilha da sina do personagem de causar muita expectativa, apenas para um resultado decepcionantemente razoável.

O grande problema que esse jogo sofreu é que, na verdade, ele deveria ter sido lançado para o Wii em 2010. O jogo já estava completo nessa época, mas devido a problemas relacionados à publicação do jogo, ele teve que ser arquivado. 5 anos depois, ele finalmente obteve condições de ser lançado e então aproveitou-se para portá-lo tanto para o 3DS quanto para o Wii U. Apesar disso, a versão de Wii também foi mantida e lançada, o que torna este – pelo menos por enquanto – o último jogo oficial lançado para o Wii.

Só que esse enorme atraso e mudança de plataformas teve uma consequência que era de se esperar: o jogo ficou com cara de ultrapassado. O estilo artístico é muito bonito, mas há sérios problemas nos gráficos, que não se adaptaram bem aos consoles mais novos: lentidão, gráficos que desaparecem em distâncias curtas, texturas pobres… E a adaptação dos controles foram outro grande problema. No Wii, usa-se o Wii Remote para apontar e controlar o movimento, mas no 3DS e no Wii U, isso foi mudado para os controles correspondentes. E enquanto usar o controle por movimentos do Wii Remote funciona muito bem, os controles tradicionais são altamente sensíveis e difíceis de usar. E isso sem falar da câmera, que é ruim e atrapalha demais em todas as versões.

No fim, a versão do Wii é, ironicamente, a melhor, já que é a que tem o melhor controle e onde os gráficos não ficam tão notavelmente ultrapassados. O que não é de se surpreender né, já que esse era o console para o qual o jogo foi projetado, anos atrás.

Então, é isso: se tivesse sido lançado na data planejada original, talvez Rodea tivesse agradado mais – apesar de longe de ser uma obra prima mesmo assim. Tendo sido lançado agora, e em consoles mais novos, só o deixou com uma cara totalmente ultrapassada e com grande evidência para as falhas. O que é uma pena, porque há ideias muito boas por trás.
Rodela que nada, cadê o MEU jogo que não sai? ¬¬

Pedra, encontrei a venda uma edição do NEW 3DS em sua versão padrão (menor e botões coloridos), porém com tema de Animal Crossing. Perguntas: 1.Essas versões de 3DS não eram apenas vendidas no Oriente? 2.Esse modelo é americano? 3.Queria comprar o NEW 3DS, mas não XL, esse vale a pena?
Yoshi Psicodélico
1) Até a pouco temo atrás sim, mas a partir de 25 de setembro a Nintendo passou a vender o modelo “não-XL” do new 3DS também nos EUA e começando justamente com essa edição especial do Animal Crossing.

2) Como falei na resposta anterior, o modelo americano desse 3DS existe, então pode ser americano, sim. Mas também pode ser europeu, então é melhor se certificar disso primeiro, perguntando para o vendedor.

3) Sim, se você quer o New 3DS “não-XL”, certamente vale a pena. Mesmo que você tenha algum tipo de desgosto pela série Animal Crossing, esse modelo do New 3DS é o que tem as capinhas intercambiáveis, então você pode trocá-las se quiser. Bom, você não disse o preço, então quanto a isso não sei dizer se vale a pena…

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google