Dicas e Truques

Perdido em Xenoblade Chronicles X (Wii U)? Confira algumas dicas básicas

Confira nossos conselhos e explicações das mecânicas fundamentais de batalha e exploração do novo jogo da Monolith Soft

Xenoblade Chronicles X (Wii U) pode ser um jogo muito ameaçador. Não porque ele se passa em um planeta hostil e narra a tentativa da humanidade de sobreviver nesse novo lugar, mas porque este é um RPG de tamanha complexidade e profundidade que pode assustar muitos jogadores. Felizmente, estamos aqui para ajudá-lo com o básico, para que você não se perca nas suas missões por Mira. Com vocês, uma miscelânea de dicas fundamentais para qualquer membro da BLADE.

Prepare-se bem para batalhas

Antes de começar qualquer missão em Xenoblade Chronicles X, é preciso estar bem equipado e com as Arts devidamente melhoradas. Muitas lutas podem ser perdidas não por falta de habilidade com a mecânica de batalha, mas por desfalque nos aspectos que envolvem a preparação para as disputas. Assim que tiver recrutado companheiros para a sua equipe, cheque três coisas essenciais de cada um: Arts, equipamentos e Skills. Todas essas coisas podem ser customizadas pelo menu Party.
Como sei se minhas Arts estão boas o bastante?
No que diz respeito às Arts, não deixe de aumentar o nível de cada uma. Para tal, aperte X quando o cursor estiver sobre uma delas, no menu Arts. Como cada aumento de nível requer a utilização de Battle Points (BP), o ideal é ir aumentando gradualmente o nível de todas conjuntamente. A menos que você queira economizar pontos para melhorar uma Art que exige muitos deles, não precisa poupar gastos.

Uma Art sendo melhorada pelo menu Arts
Como utilizo as minhas Skills?
Quanto às Skills, cada personagem tem um conjunto delas, que são desbloqueadas conforme eles sobem de nível. Como há espaço limitado para as Skills ativas de cada personagem, é preciso escolher quais delas estarão em atividade no momento. Diferentemente das Arts, as Skills são passivas, então basta estarem "equipadas" para seu efeito ser sentido.

Por fim, temos os equipamentos. Manter seus personagens sempre bem equipados é uma condição importante para ter uma performance melhor nas batalhas. Ao manejar seus equipamentos no menu Ground Gear, a janela do lado direito comparará seu equipamento atual com os outros equipamentos disponíveis no seu inventário. E há muitos atributos e habilidades especiais de cada utensílio. Até que você se acostume com essas informações, o melhor a se fazer é basear-se no nível de cada equipamento para decidir entre utilizá-lo ou não. Tome cuidado também com equipamentos que ocupam mais de um espaço, como trajes que cobrem várias partes do corpo do personagem. Esses equipamentos normalmente são mais poderosos do que as peças individuais, mas desequiparão automaticamente outros equipamentos.
E como eu consigo novos equipamentos?
Armas e vestimentas podem ser obtidas de várias maneiras em X. Primeiramente, é possível conseguir equipamentos após lutas com monstros, porém a chance não é muito alta. Para obter equipamentos específicos, o ideal é visitar o Armory Alley, ruela localizada no Administrative District de NLA. Lá, há dois terminais com os quais se pode interagir: Shop Terminal e AM Terminal. O primeiro, mais simples, envolve todo o comércio de armas e equipamentos do jogo. O segundo, por sua vez, é um pouco mais complexo. Trata-se do acesso aos serviços da Arms Manufacters (AM).
À esquerda, Shop Terminal. `À direita, AM Terminal
No terminal AM, há quatro ações disponíveis. A primeira delas, Manage AMs, envolve o investimento em produtores de armas. Para investir neles, é preciso usar o mineral Miranium. Investir nos produtores a ponto de fazê-los aumentar de nível irá expandir a variedade de armas disponibilizadas por eles no Shop Terminal. Por isso, cheque seus investimentos antes de comprar novas armas. Se um produtor estiver próximo de aumentar de nível (note a barra azul acima da descrição de cada produtor), o ideal é investir o necessário para ajudá-lo.

O outro serviço do AM Terminal é Upgrade Battle Traits. Através desse serviço, é possível melhorar aspectos de armas e equipamentos. Para isso, é necessário utilizar materiais obtidos durante as caçadas. Cheque eventualmente quais armas e equipamentos podem ser melhorados. Mas não esqueça de fazer isso apenas após comprar equipamentos novos, afinal você não vai querer desperdiçar materiais para melhorar armas que não irá mais usar, não é?

O próximo serviço, Enginner Augments, é por onde se cria "aumentos" de armas e equipamentos. Há vários aumentos disponíveis, divididos em muitas categorias. Por isso, o ideal é escolher os aumentos conforme a sua estratégia, Arts utilizadas e classe escolhida. Assim como em Upgrade Battle Traits, esse serviço requer materiais obtidos nas caçadas por Mira. Um detalhe importante desses aumentos é que, mesmo tendo eles em mãos, só é possível equipá-los em armas e equipamentos que tenham slots vazios para isso. Para checar isso, veja se há um círculo de contorno cinza com os dizeres "Empty Slot" na descrição da arma. Caso exista esse slot, aperte X com o cursor numa arma, através do menu Ground Gear, e a opção "Set Augments" estará disponível

Por último, temos Develop New Gear, serviço que permite obter instantaneamente armas e equipamentos específicos. Essa opção não é muito necessária no início do jogo, pela grande quantidade de materiais necessários para criar um equipamento. Porém, esse serviço será de grande ajuda quando estiver precisando de armas muito específicas. Outra vantagem desse método de obtenção de equipamentos é que todos vêm um com pelo menos um slot para aumentos.

As Arts da guerra

O combate, em Xenoblade Chronicles X, mistura ação com elementos dos RPGs em turnos. Basicamente, você deve manter os ataques automáticos do personagem e combiná-los com Arts. Arts são as habilidades e "magias" do jogo. A lista de Arts ativas do seu personagem se encontra na parte inferior da tela. Essas, no entanto, não são todas as Arts disponíveis para cada personagem. No menu Arts, é possível escolher as oito Arts que estarão disponíveis na batalha dentre as muitas obtidas nos aumentos de nível.
Qual a melhor hora e maneira de utilizar uma Art?
A principal variável para aumentar o dano de uma Art é particular de cada uma. Essa característica pode incluir tanto a região do inimigo onde a Art é mais poderosa quando acerta quanto um status específico do inimigo em que aquela Art recebe um aumento de dano. Por isso, fique sempre atento à descrição das Arts. Esses aspectos essenciais normalmente estarão explícitos durante a batalha, contanto que o jogador mantenha o cursor sobre uma das Arts. Porém, no menu Arts, há uma descrição mais detalhada de como cada uma funciona.

Caso você acerte a condição para um aumento de dano na sua Art (por exemplo, o inimigo estar com o status topple), a quantidade de dano dela aparecerá em um balão laranja de exclamação. Não subestime esses bônus das Arts, pois, se bem utilizados, eles fazem muita diferença na luta. As classes disponíveis contam com uma grande árvore de habilidades, e pode ter certeza de que muitas Arts "complementam" umas às outras, de forma que uma dá oportunidades de receber bônus em outra.
Exemplo de Art sendo usada com bônus de condição de uso
Por isso, o ideal é organizar a ordem das suas Arts de modo que fique fácil de realizar combinações de Arts com bônus de dano. O botão Y é usado para mudar a ordem das Arts. Confira a seguinte combinação de Arts possível com a classe Samurai Gunner: utilizar a Art Assault Hammer para inflingir Topple no inimigo, combiná-la com Burst Granade, que é mais efetiva contra inimigos nessa condição, utilizar Infuriate para atrair a atenção do inimigo, acionar Rising Blade para ganhar o bônus de dano pelo inimigo estar com taunt e finalizar com Furious Blast, que tem seu dano amplificado após uma Art do tipo melee.
O que mais posso receber por utilizar minhas Arts com bônus?
Outro efeito muito bom de utilizar Arts com bônus (ou seja, quando atendidas suas condições extras de uso) é uma oportunidade de restaurar um pouco de HP.  Essa chance é determinada por uma circunferência fechando-se rapidamente na tela. Caso o jogador aperte B quando a circunferência estiver dentro do anel circular ou antes do ícone do botão B, a recuperação de HP terá sucesso. Não desperdice nenhuma chance de restaurar-se, pois, em X, não há um personagem ou uma classe específica para recuperar os companheiros. O momento em que o círculo aparece e a velocidade de fechamento dele são variáveis, mas sempre aparecerão um pouco depois de se utilizar uma Art com bônus.
Apertando B dentro do anel colorido e antes do ícone do botão B, seu HP será levemente restaurado

Dê ouvidos a seus companheiros

Soul Voice é uma das maiores adições à mecânica de batalha de X. Durante a luta, seus companheiros farão pedidos variados. Estes pedidos, no geral, envolvem a utilização de determinadas Arts em um determinado momento. Caso você cumpra as exigências de seus companheiros, suas Arts receberão bônus e tanto você quanto o companheiro atendido terão um pouco de HP restaurado.
Como eu sei o que fazer para cumprir as Soul Voice?
No menu Soul Voice, há uma lista de exigências que podem ser feitas por cada membro de sua equipe. Obviamente, a lista é humanamente impossível de ser decorada. Não se preocupe em ativar nada anteriormente, pois as Soul Voice são pedidas por seus companheiros automaticamente. O que pode ser customizado é o efeito de cada Soul Voice. Para isso, basta apertar A com o cursor em uma Soul Voice.
Soul Voices sendo customizadas
No canto superior direito, é possível checar uma visão geral dos tipos de Soul Voice de cada personagem, expresso também pelo foco de cada um. Alguns aumentos de armas, disponíveis no AM Terminal, dão bônus para determinados tipos de Soul Voice. O ideal é definir o seu estilo de luta e, em cima disso, customizar as Soul Voice para que se adequem ao tipo de Art mais utilizada.
Como saberei qual Art usar para cumprir uma Soul Voice?
Quando um companheiro fizer um pedido, haverá um balão de fala colorido próximo a ele. A cor do balão é a mesma da cor da Art requisitada. Outro indicador útil é um brilho da mesma cor piscando sob o ícone da Art pedida. Caso não possa ler por extenso as Soul Voice durante a batalha, apenas ative a Art indicada pela cor do balão de fala e pelo brilho no ícone da Art.
Associar as cores das Soul Voice às cores das Arts é a chave

Expanda seu domínio

Desde o início da sua jornada, todos os personagens o estimularão a procurar por tesouros e instalar Data Probes no planeta Mira. Essas são ações indispensáveis para o progresso no jogo, e seus benefícios, apesar de sutis, são muito úteis. Basicamente, é possível encontrar três coisas especiais explorando planeta Mira: restos de outras civilizações alienígenas, elementos da flora local e restos de aparelhos humanos, todos identificados no mapa por um quadrado amarelo. Essas três coisas estão associadas a três habilidades de campo indispensáveis: Archaeological Skill, Biological Skill e Mechanical Skill, respectivamente.

Quando encontro um tesouro, não consigo obtê-lo. Por quê?
Se você encontrou uma nova amostra biológica, um vestígio de uma civilização alienígena, um resto de maquinaria humana ou um local para instalar Data Probes e não consegue interagir com ele, o problema deve estar no seu nível em uma das habilidades de campo citadas acima. Quando estiver próximo do tesouro encontrado, é possível checar o nível da habilidade requerida para aquela operação. Se estiver abaixo desse nível naquela habilidade, não poderá coletar o tesouro. Apertando +, é possível verificar esses níveis no janela inferior, onde encontram-se as informações do protagonista.
Na janela superior, é possível ver o nível de habilidade de campo necessário.
No caso, nível 1 de Biological Skill
E como aumento meus níveis nessas habilidades?
Sempre que seu personagem aumentar seu nível BLADE (também verificado na janela inferior, ao apertar +), a personagem Eleonora, localizada no Administrative District, estará pronta para aumentar seu nível de habilidades de campo. Sempre que for buscar novas missões, aproveite para checar com Eleonora se não está na hora de poder upar suas habilidades de campo. É bom aumentar o nível de todas regularmente, mas, tendo de escolher apenas uma, a mais indicada é Mechanical Skill. Essa habilidade, além de ajudar a coletar tesouros, também é essencial para instalar Data Probes em Mira.
Eleonora estará ao lado do Mission Terminal para aumentar o nível de suas habilidades de campo, caso tenha elevado o seu nível Blade

Continue em frente!

Xenoblade Chronicles X é um jogo fascinante por vários motivos. Um deles é que nunca é cedo demais para aprender uma nova mecânica de jogo nem nunca é tarde demais para descobrir algum fundamento básico de jogo. Isso porque o próprio game não segue uma progressão linear, de modo que é possível completar as centenas de missões e cumprir com seus deveres na BLADE em qualquer ordem. Portanto, nunca deixe de explorar e buscar novos métodos de superar os vários desafios do jogo. Não precisa aprender tudo de uma vez, mas também saiba que sempre há algo de novo no planeta Mira. Na semana que vem, traremos tudo sobre as missões de Xenoblade Chronicles X.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Rafael Neves

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google