Dicas e Truques

Em Xenoblade Chronicles X (Wii U), aprenda a organizar suas Data Probes

Abasteça seu estoque de Miranium e encha seu cofre instalando e selecionando Data Probes com as nossas dicas.

A jornada da humanidade para sobreviver no hostil planeta Mira envolve não apenas dilacerar monstros, mas também expandir o domínio humano e catalogar o máximo de informações possíveis sobre esse novo ambiente. É por isso que uma das tarefas mais importantes de Xenoblade Chronicles X (Wii U) é a instalação e organização de Data Probes. Esses aparelhos, ao serem inseridos em certas regiões do planeta, expandem a rede de informações dos humanos e executam tarefas importantes para o jogador. Depois de aprender o básico, vamos ao manuseio de Data Probes!


O que são Data Probes?

Uma das funções mais importantes da BLADE é expandir a área de conhecimento e monitoramento humano no planeta Mira. Essa tarefa é o objetivo principal da divisão Pathfinder, e envolve a instalação de Data Probes nos mais variados ambientes de Mira. Trata-se de sondas que realizam funções remotamente. Obviamente, instalar essas sondas não é uma função exclusiva dos Pathfinders, afinal, jogadores de todas as divisões se beneficiam com a instalação de Data Probes.
E como eu instalo essas coisas?
Data Probes só podem ser instaladas em locais específicos de Mira. Esses locais existem em todos os continentes e podem ser identificados por uma longa coluna luminosa alaranjada. É possível enxergar essa coluna a grandes distâncias. Para saber em que sessão do mapa procurar por um local para instalar a sonda, procure, na tela do GamePad, pelo símbolo das Data Probes (veja abaixo). Os símbolos em cores mais claras referem-se a Data Probes já instaladas, enquanto que os símbolos em tom apagado indicam um local propício à instalação.
1) Data Probe já instalada; 2) Data Probe ainda não instalada
Quando estiver explorando o planeta livremente, aproveite para instalar o máximo de Data Probes possível. Só não esqueça que a instalação exige estar em um determinado nível da habilidade de campo Mechanical Skill. No nosso guia anterior, explicamos como aumentar o nível das habilidades de campo. Basicamente, procure por Eleonora, no Administrative District.
A coluna luminosa indica a localização de uma área propícia a instalar Data Probes
O que eu ganho instalando Data Probes? 
Há muitos benefícios envolvidos na instalação de sondas. Primeiramente, isso permite à humanidade obter informações sobre as sessões do mapa ao redor da Data Probe. Note, no mapa acima, que há vários ícones que identificam elementos importantes do mapa no entorno de uma Data Probe instalada. Isso também torna mais nítida a visão do relevo e aspectos físicos do mapa. O botão verde, no canto superior direito da tela do GamePad, permite essa troca entre os diferentes filtros do mapa.

Conforme expresso pelo ícone laranja ao lado da indicação da Data Probe instalada, essas sondas funcionam também como pontos de viagem rápida. Ou seja, são importantes para transportar-se automaticamente pelos continentes. Além disso, as Data Probes aumentam sua Survey Rate (informação localizada no canto inferior direito do mapa do GamePad), essencial para a continuidade das Story Missions do jogo.

Diferentes sondas para diferentes funções

Um ponto importante das Data Probes é que o local onde cada uma é instalada tem características únicas. Por conta disso, há também diferentes modelos de sondas que podem ser instaladas. Quanto mais eficiente for a sua distribuição dos tipos de sondas pelos diferentes locais, maior será o retorno em Miranium e dinheiro. Esses dois elementos de jogo são importantantíssimos para várias missões e para a construção de armas e equipamentos.
O GamePad é sua principal ferramenta de gerenciamento das sondas
Como identifico as características de cada local de Data Probe?
Uma vez catalogado um local através da instalação de uma Data Probe, o resto todo é feito diretamente pelo GamePad, de modo que não é nem necessário estar fisicamente próximo a uma sonda para customizá-la. Para começar, toque na sessão do mapa referente a uma Data Probe. Note que há duas abas diferentes na janela de informação que irá aparecer: FN Site Info e Data Probe Info. A primeira aba o levará a uma janela com informações do local da Data Probe, na qual há também a identificação daquele local através de um número após "FN Site". As variáveis mais importantes aqui são Production e Revenue.
Confira as características de cada lugar de Data Prob e altere o modelo de sonda
Production se refere à capacidade de mineração daquele local, ou seja, o quanto de Miranium será extraído dali. Já Revenue indica o quanto de dinheiro pode ser obtido de uma sonda ali. Tanto o valor de Production quanto o de Revenue são identificados por uma letra em ordem alfabética descrescente, de forma que "A" é um valor elevado e "F" é um valor baixo.
Quais os tipos de Data Probe?
Os dois tipos de sonda mais importantes são Mining Probe e Research Probe. Mining Probes servem para extrair Miranium do planeta, portanto, instale-as onde houver um alto valor do atributo Production. Já as Research Probes revertem dinheiro para o jogador, logo devem ser instaladas em locais em que há alto valor do atributo Revenue. No canto inferior direito do GamePad, é possível checar o total de mineração e captação e lucros. Estes valores estão expressos em "Mining Total" e "Revenue Total".

Não precisa "sacar" esses valores em local algum, eles já serão automaticamente transferidos para seu personagem. Como o tempo é uma variável para o acúmulo de Miranium e dinheiro, é possível obtê-los até deixando o jogo parado. Confira abaixo uma descrição de cada tipo de sonda:
Ok, agora como eu seleciono o tipo de sonda que quero instalar em cada local?
Depois de identificar qual o melhor aspecto do local de uma Data Probe, basta instalar o modelo de sonda que melhor aproveita aquele atributo. Na janela Data Probe Info, há informações referentes ao tipo de sonda utilizada. Caso você tenha apenas instalado uma sonda encontrando a coluna luminosa em algum lugar do planeta, a sonda instalada será uma de modelo básico. A partir daí, você pode decidir um modelo mais específico de sonda para usar, de modo que faça bom proveito das características daquele local. Não se preocupe com "fazer besteira", afinal, todas as sondas podem ser tranquilamente remanejadas a qualquer momento pelo jogador sem nenhum ônus.
Instalar Data Probe aumenta automaticamente a nitidez dos mapas do jogo
Para trocar o modelo de sonda, toque no botão "Change Probe", ainda com as informações da Data Probe abertas pela tela do GamePad. O jogo irá lhe mostrar os modelos de sonda que você tem. Além do tipo de sonda, há também o nível de cada uma, indicado pelo número após o "G". Sondas G2 são mais fracas do que sondas G4, por exemplo. Portanto, opte por colocar as sondas de maior nível nos locais em que a característica aproveitada por aquela sonda seja de valor também maior. Por exemplo, uma Mining Probe G6 numa área de mineração A é uma boa combinação. Após a instalação, o efeito será automático.

A união faz a força!

Por fim, chegamos ao último detalhe importante das Data Probe: seu efeito em cadeia. Ao instalar, no mínimo, três sondas de modelos semelhantes em regiões próximas, o efeito delas será amplificado. Quando isso acontece, as sondas ganham um círculo vermelho e são interligadas por uma linha de mesma cor. Para que isso aconteça, no entanto, as sondas precisam ser do exato mesmo modelo. Isso inclui tanto o tipo de sonda (mineradora ou de lucros, por exemplo) e a potência dela (G1, G2, G3, etc.). Em muitos casos, é mais vantajoso unir sondas de potências pequenas do que utilizar apenas uma de potência maior.
Então posso interligar seis, sete e até oito sondas!?
Outro importante ponto da união de sondas é que há um limite para o bônus da ligação. Até cinco sondas juntas, o bônus vai aumentando em até 50%. A partir daí, não haverá mais aumento na produção da sonda, por mais que você interligue seis, sete ou oito iguais. Ou seja, só é interessante unir de três a cinco sondas.
Data Probes iguais e próximas aumentam o efeito umas das outras
E foram essas as nossas dicas para a mineração e captação de recursos em Xenoblade Chronicles X. Mantenha sempre suas Data Probe na eficiência máxima e não tenha medo de remanejá-las. Dessa forma, você fará um grande progresso em seus recursos automaticamente. Utilizando bem suas sondas, é até possível obter materiais raros, que são utilizados para criar as melhores armas e equipamentos.
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Peterson Barros


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google