Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #254: Pachter; Nintendo NX; Cloud Strife e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Boing-oing! Fala, galere! Pedra na área trazendo a melhor coluna de todas. As férias estão acabando, as aulas já estão para começar. É bom aproveitar para jogar o máximo possível os jogos da MINHA série. Só dê uma pausa agora para ler as minhas respostas sobre o Donkey Kong Country Returns versão 3DS em relação à de Wii, as opiniões do famigerado Michael Pachter sobre o NX, a letra da música de Village Bridge e mais. Leia tudo e depois pode voltar a jogar. XD


Dona Pedra o que você achou do port de DKC Returns para 3DS? E seja sincera. Por não ser um jogo original do portátil, se dá a impressão que o DK fica pequeno na tela e alguns objetos nem se consegue distinguir direito. E olha que eu tenho o 3DS XL.
Anônimo "Cranky" da Silva
A versão de DKC Returns para o 3DS é excelente. Se você pegasse o jogo sem saber que ele foi originalmente lançado para o Wii, você provavelmente nem diria que é um port. Obviamente os gráficos perdem um pouco da resolução, mas pra compensar tem o efeito 3D. Pode jogar ele sem medo, a versão portátil vale tanto a pena quanto a original.
Não há tanta diferença para a versão do Wii
Pedra, o analista Michael Pachter, só vejo ele falando de possibilidades ruins da Nintendo, ele já falou que o NX pode estar condenado e outras, e disse que o NX tem que fazer mais sucesso que o Wii pra Nintendo continuar. Tem necessidade disso?
Heltinho Minardi e o "amado amigo da Nintendo"
Bom, não há dúvida de que nosso “querido amigo” Pachter gosta bastante de causar boas polêmicas e tenho certeza que ele ama ser odiado. Mas ele não tem apenas críticas ruins contra a Nintendo não. Na verdade, de vez em quando ele até elogia ou faz alguma previsão positiva, pra variar. Em julho do ano passado, por exemplo, ele disse que acreditava que a Nintendo não deveria abandonar a produção de hardware, ao contrário de outros analistas que dizem que a empresa deveria passar a criar jogos para outros consoles e deixar de criar os seus próprios. Já em novembro ele disse que considerava que o NX tem uma chance de 60% de ter sucesso. Vindo do Pachter, acho que podemos considerar isso algo positivo. xD

Dito isso, também devemos admitir que, por mais sensacionalista que ele esteja tentando ser, as críticas dele geralmente têm um fundo de verdade. Como você disse, ele recentemente afirmou que o NX estará condenado desde o início caso a Nintendo não consiga mais atuações de third parties e isso, convenhamos, é verdade. O Wii U deixou bem claro que mesmo o console tendo excelentes títulos first-party de primeira categoria não é o suficiente para que um console tenha sucesso nos dias de hoje. Então, sim, é verdade que o NX terá muitos problemas logo de cara se ele tiver tão poucos jogos grandes de empresas terceiras como o Wii U. E isso está diretamente relacionado com o novo console ser tão poderoso quanto, ou mais, do que os consoles concorrentes atuais, já que se não for assim as outras empresas vão continuar não se dando ao trabalho de fazerem ports.

Felizmente, os rumores dizem que as coisas parecem estar caminhando bem nesse sentido… vamos torcer e esperar pra ver. Enfim, o ponto a que quero chegar é que o Pachter pode ser chato e intragável, mas há mais verdade no que ele diz do que muitos gostariam de admitir, então não devemos considerar todas as suas análises como baboseiras completas.
Dá para confiar no que ele diz?
Olá Soberana das Pedras! Me diga, é possível conectar o Wii U em uma TV que NÃO seja HDMI? Se Sim como? Já que ele só vem acompanhado do cabo HDMI. Tem algum vídeo mostrando o console em uma TV não HDMI? Valew
Anônimo "480p" da Silva
Sim, é possível, você pode usar um cabo com saída AV comum ou vídeo-componente. O detalhe é que, como você falou, o console não vem com este cabo, então você terá que comprar ele separadamente. Mas na verdade este cabo é idêntico ao do Wii, então se você por acaso tiver um, você pode usar o cabo dele sem nenhum problema. Ou mesmo se você não tiver, você pode procurar o cabo de Wii pra comprar (certamente no Brasil será bem mais fácil de achar do que se você procurar do Wii U especificamente).
Aí é só encaixar o cabo
Pedra você poderia me dizer a letra da musica da “Village Bridge” do Pokémon BW? eu gostei dessa musica mas só acho a letra em japones nem i nome eu sei por esse motivo….
Romulo
A tradução da letra dessa música seria algo assim:

Eu… sou um ancião parado ao anoitecer, fascinado pelas gaivotas.
Eu… sou um ancião parado ao anoitecer, fascinado pelas gaivotas.

Eu… sou um ancião parado ao anoitecer, fascinado pelas gaivotas.
Eu… sou um ancião parado ao anoitecer, fascinado pelas gaivotas.

Olhando fixamente para o mar de safira, eu me lamento derramando lágrimas,
enquanto anseio pelas adoráveis gaivotas voando sobre o porto azul.



Estava pensando sobre o NX e me veio o seguinte pensamento: 1) VirtualBoy (1ª tentativa de 3D): Fracasso; 2) 3DS (2ª tentativa): Sucesso; 3)VBA-GC (1ª interação portátil/console): Fracasso; 4) NX: Sucesso. Pelo que conheço da BigN, ela aprende com seus erros. O que vc acha, Pedra?
Anônimo "NX" da Silva
Essa é uma análise interessante e não há dúvida de que a Nintendo sabe aprender com os seus erros… entretanto, depois da interatividade entre o GBA e o GameCube já ouve outra interação entre um console e um portátil e o fato de você não ter se lembrado disso acho que é prova de que também não foi tão bem sucedido assim. Estou falando da interação entre o DS e o Wii, o que era possível via conexão sem fio. Entretanto, foram pouquíssimos os jogos que fizeram uso disso, dentre os quais podemos citar Animal Crossing: City Folk, Castlevania Judgement, Pokémon Battle Revolution e Final Fantasy Crystal Chronicles: Echoes of Time. Aliás, o 3DS e Wii U também possuem conectividade entre si, mas novamente é algo que está sendo muito pouco usado, tendo apenas alguns poucos casos como Super Smash Bros. 4 e Monster Hunter 3.

Assim, parece que a Nintendo ainda não encontrou a forma certa de fazer essa comunicação entre console e portátil ter muito sucesso… mas se os rumores que dizem que o NX será uma combinação de um portátil e de um console, então há um grande potencial para que a comunicação não apenas funcione melhor, como seja uma característica importante desses novos lançamentos. Afinal, até agora os consoles e portáteis “correspondentes” sempre foram lançados bastante distantes entre si, o que provavelmente atrapalhou um pouco em criar essa boa comunicação, então se estes novos forem lançados um próximo do outro, certamente terá bem mais chances de ter um grande sucesso.
Sucesso ou sucesso?

Pedra, quero comprar Zelda Ocarina e Majora’s para 3DS mas não sei por onde começar (e porque a grana ta curta)… Gostaria de saber se os games possuem ligação de estória entre si e qual você acha que devo pegar primeiro?
Anônimo "Skull Kid" da Silva
Sim, esses dois jogos são uns dos poucos da MINHA série onde existe uma continuação direta. Neste caso, Majora’s Mask se passa logo depois de Ocarina of Time, inclusive tendo o mesmo Alfacinho (diferente de outros jogos, onde são Alfacinhos diferentes). Portanto, em termos de cronologia, é interessante jogar primeiro Ocarina of Time. Apesar de que a ligação entre ambos é mínima e mesmo começando por Majora’s Mask você não ficará nem um pouco perdido. Então acho que o principal fator a analisar é qual dos dois você acha que tem um estilo que você gosta mais. Ocarina of Time tem um estilo mais tradicional da MINHA série, com muitos templos e uma ambientação que é mais característica da série. Já Majora’s Mask é o diferentão da série, com um estilo bem mais sombrio. Há bem menos templos, mas estes são maiores e mais complexos. E sem dúvida a característica mais marcante do jogo é a mecânica dos 3 dias, depois dos quais o mundo é destruído e você precisa ficar voltando constantemente no tempo para fazer tudo o que precisa nesse período de tempo, aproveitando-se de eventos que acontecem em momentos determinados.

Os dois jogos são excelentes, então não há opção errada. Pedramente falando, eu gosto mais do Ocarina of Time, que para mim é o melhor da MINHA série. Mas Majora’s Mask é o preferido de muita gente também, então o melhor que você pode fazer é analisar bem o estilo dos dois e ver qual te atrai mais.
MINHA série! ¬¬'
Oi Pedra. Um amigo meu tem um 3DS com Pokémon X, mas não tem cadastro na NNID. Ele poderá receber os lendários recém-anunciados mesmo sem ter a conta?Se sim: como? Se não: Se ele se registrar na Nintendo Network, ele perde algum dado que ele tinha anteriormente (Saves, jogos comprados na eShop)?
Anônimo "PokéNetwork" da Silva
Não, não será possível. Para poder receber os Pokémon lendários especiais que serão distribuídos online (lembrando que alguns dos lendários serão exclusivamente distribuídos em lojas físicas) ele terá que se conectar à Nintendo Network e, portanto, precisará de uma conta NNID.

Ele não perderá nada ao criar uma conta NNID, podendo esta ser inclusive de qualquer região que ele preferir (diga a ele para decidir bem, pois não será possível mudar depois). O que SIM irá acontecer é que a partir do momento que ele criar a NNID, todos os jogos digitais que ele tinha antes disso passarão a estar vinculados à esta conta. O que significa que se ele trocar de conta depois, aí sim ele vai perder esses jogos digitais. Por isso a importância de decidir bem o país da conta, porque depois será impossível mudar sem ter que criar uma nova conta.
Infelizmente o Mew e outros só serão distribuídos na Gamestop
Pedra, por que o Cloud só fala japonês sendo que Final Fantasy tem versões em inglês? Não dá uma de chata (você nunca foi, mas se não me responder será).
Anônimo "Strife" da Silva
Ora, é claro que nunca fui chata e também nunca serei. Isso seria simplesmente impossível, já que eu sou a verdadeira personificação – ou melhor, pedranização – da simpatia.

Sobre a voz do Cloud, é simplesmente porque a sua dublagem em japonês se tornou bem mais característica. Apesar de seu dublador em inglês também ter sido sempre o mesmo em todas as aparições do personagem, a maioria dos fãs está mais acostumada com a sua voz original em japonês e, certamente por isso, optou-se por esta para a sua participação no Smash.


É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google