Vem aí

Prévia: Mario & Luigi: Paper Jam (3DS) une dois mundos não muito distantes

Paper Jam deixa fãs na esperança de uma boa experiência ao mesclar os universos das séries Mario & Luigi e Paper Mario.

Um dos maiores destaques da Nintendo na E3 2015 foi, certamente, o anúncio inesperado de Mario & Luigi: Paper Jam. O que mais surpreendeu na ocasião foi o fato de que o jogo, como sugere o título, traria os personagens da série Paper Mario para dentro do universo de Mario & Luigi. O trailer exibido durante a apresentação pode ter deixado os jogadores, de certa forma, incertos quanto ao que planejava a Big N. Entretanto, como nossa equipe pôde verificar durante o evento, deu para perceber que as intenções da empresa eram as melhores possíveis.
Direto de Los Angeles para o Nintendo Blast!
Embora bastante diferentes, Paper Mario e Mario & Luigi compartilham o fato de serem séries cujo gênero predominante é o RPG. É verdade que os RPGs da franquia Mario são considerados mais fáceis que os demais, mas eles possuem um carisma especial — aquela característica própria dos jogos da Nintendo, que os torna difíceis de largar. Isso se deve especialmente por eles retratarem os personagens já adorados do universo do bigodudo e introduzir novos parceiros e oponentes que rapidamente se tornam queridos para os fãs.
Os lançamentos mais recentes das duas franquias já se enfrentaram em uma matéria aqui no Nintendo Blast, mas quem diria que um dia elas se uniriam? 
Com lançamento marcado para o próximo dia 22, o jogo juntará duas séries que já nos trouxeram muita diversão em seus lançamentos isolados. A AlphaDream, empresa por trás de toda a série Mario & Luigi, teve um desafio e tanto em trazer um jogo refinado para agradar aos fãs de ambas as séries. Será esse um mashup do qual precisávamos mas pelo qual nunca pedimos?

Dimensões colidem

As duas séries se juntam quando Luigi e Toad derrubam um misterioso livro que continha vários personagens do universo de Paper Mario — incluindo aliados como o próprio protagonista e muitos inimigos característicos da série de papel — que se espalham por todo o Mushroom Kingdom.

Os personagens recebem com reações variadas os seus counterparts. Após a surpresa inicial, Peach e Paper Peach tornam-se boas amigas, o que acontece também com Bowser Jr.. As duas versões de seu pai, entretanto, discutem bastante ao mesmo tempo que planejam fazer o de sempre.

Com isso, a habitual missão é duplicada: é necessário salvar duas Peachs de uma dupla de Bowsers. Mario, Luigi e Paper Mario se unem para efetuar o resgate, enfrentando pelo caminho adversários bi e tridimensionais. Enquanto os clássicos Bros. Attacks retornam, o terceiro parceiro possibilita poderosos golpes em conjunto chamados Trio Attacks.

A mecânica de Mario & Luigi recebe novas perspectivas com os personagens de papel. Algumas habilidades de Paper Mario, por exemplo, remontam The Thousand Year Door (GC), como a possibilidade de se transformar em avião. Vários obstáculos e puzzles podem ser resolvidos apenas com a ajuda do bigodudo de papel, como ter acesso a áreas difíceis e destruir blocos grandes.

Renovado com sucesso

Além das batalhas em turno ao bom e velho estilo dos RPGs da série Mario & Luigi, Paper Jam traz dessa vez batalhas com enormes Papercrafts, daqueles que podemos fazer em casa. O trio controla os diversos avatares de papel durante o jogo e os utiliza para derrotar os adversários que fazem uso da mesma técnica.

Quanto aos visuais, Paper Jam parece mesclar os conceitos gráficos de Mario & Luigi, que predominam — afinal, o jogo se passa inteiramente no Mushroom Kingdom dos personagens tridimensionais —, com alguns dos personagens de Paper Mario como vistos no último jogo da série.
Seja preciso nos Trio Attacks para causar danos incríveis!
O sucesso no jogo recorre mais uma vez à precisão dos movimentos. Apertar os botões no timing certo é bastante importante para potencializar as habilidades dos grupo de heróis, especialmente nos ataques em conjunto.

Prepare o baralho

Para substituir o bem conhecido sistema de Badges, que já esteve presente em ambas as séries, Paper Jam introduz as Battle Cards. As cartas especiais podem ser obtidas durante a jogatina como recompensas de batalhas e adquiridas em lojas específicas dentro do jogo e têm efeitos variados, como curar os personagens, alterar stats dos protagonistas ou dos inimigos e causar dano extra.

Selecionar as cartas certas pode facilitar várias das batalhas mais importantes do jogo e dar vantagens extras. Paper Jam permite que o jogador administre até três decks que, para serem utilizados em batalhas, precisam ser de exatamente dez cartas cada. Usar as cartas consome Star Points e sua administração depende de outras regrinhas para não tornar seu uso muito apelativo. Com o uso de certos amiibo para criar cartas extra chamadas Character Cards, essa adição certamente se mostrará bastante útil para os jogadores.

Virando (ou não) a página

Com os Estados Unidos recebendo o jogo depois de todo o mundo, várias análises já foram publicadas: a maioria dando ao jogo boas notas. Os redatores contam que, apesar do jogo passar a ideia de que a Nintendo temeu arriscar na criação e acabou não inovando demais, Mario & Luigi: Paper Jam preserva o humor e a criatividade que as séries retratadas trouxeram e que satisfez os fãs nos seus antecessores.

Mario & Luigi: Paper Jam vem para dizer que a Nintendo não esqueceu as origens da série Paper Mario e que é possível tirar ideias interessantes do que já é conhecido para produzir resultados satisfatórios. Teremos que aguardar até pelo menos 22 de janeiro para ver se realmente esse é o crossover do qual o Nintendo 3DS estava precisando.
Mario & Luigi: Paper Jam — 3DS
Desenvolvimento: AlphaDream
Gênero: RPG
Lançamento: 22 de janeiro de 2016
Expectativa: 4/5
Para a realização desta matéria, contamos com o apoio da Big Boy Games, parceira do Nintendo Blast. Mario & Luigi: Paper Jam está em pré-venda: garanta já o seu!



Revisão: Luigi Santana
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google