Dicas e Truques

Em Xenoblade Chronicles X, saiba tudo sobre os vários tipos de missões

Hora de ficar por dentro do aspecto mais importante da progressão em X: as missões!

Missões são tudo em Xenoblade Chronicles X (Wii U). É a através delas que avançamos na história do jogo, que conhecemos mais sobre os soldados da BLADE, que conseguimos mais recursos e que passamos o nosso tempo pelo planeta Mira. Por isso, preparamos esse guia para ensiná-lo tudo sobre os tipos de missões, como aceitá-las e como cada uma funciona.

O que faço?

Em Xenoblade Chronicles X, uma das mais frequentes perguntas que o jogador se faz é: o que devo fazer aqui? À primeira vista, a colonização do planeta Mira pelos seres humanos pode parecer uma tarefa grande demais para uma só pessoa. E ela realmente é! Mas não é por isso que não há um método prático de progredir nessa jornada. E esse método consiste justamente nas centenas de missões disponíveis para o jogador.

E qual a missão certa a se fazer?
Não há nenhum caminho pré determinado em X, ou seja, você pode, literalmente, realizar as missões do jogo em qualquer ordem desejada. Obviamente, algumas missões são mais difíceis do que outras, outras exigem que você esteja em um continente ainda não alcançado e há também as que requerem que outras missões tenham sido feitas anteriormente. Para dominar esse aspecto do jogo, é preciso saber diferenciar os três tipos de missão disponíveis: Basic Missions, Normal MissionsAffinity MissionsStory Missions e Squad Missions
Como sei quais missões estão em execução nesse momento?
Através do menu Mission, disponível ao apertar o botão +, é possível checar quais missões estão em execução. Além de verificar todos os detalhes de cada missão, também é possível definir uma como a principal. A seta amarela do mini-mapa estará sempre apontando para o rumo dessa missão principal (exceto quando não houver uma localização precisa, como em missões do tipo Gathering) e a Follow Ball também indicará o local dela.
No menu Mission, verifique como andam suas missões ativas. Amarelas são Affinity Missions, azuis são Basic Missions, verdes são Normal Missions, vermelhas são Story Missions e roxas são Squad Missions.

Basic e Normal Missions

Basic Mission e Normal Mission são os tipos mais simples de missões encontradas no jogo. Elas não contam com cutscenes dubladas, não requerem composições específicas de equipe e consistem em poucos objetivos simples. Apesar disso, são essenciais para obter recursos, aumentar a taxa de reconhecimento dos continentes do planeta Mira e descobrir mais sobre as possibilidades do jogo. Como as Affinity e Story Mission são mais complexas, o ideal é manter, junto a elas, algumas Normal e Basic Missions em andamento. Se tiver que cumprir uma Story Mission em Noctilum, por exemplo, aproveite para realizar Basic e Normal Missions do mesmo continente para ganhar tempo.
Exclamações verdes indicam que aquele monstro/personagem é parte de uma missão
As Basic Mission podem ser aceitas no Administrative District. Interagindo com o painel da área BLADE Concourse, você terá acesso a uma lista de missões disponíveis. Elas estão divididas em Bounty (envolvem a caça a alguma criatura, podendo exigir também o uso de um equipamente específico), Social (envolvem a interação social entre NPCs de NLA) e Gathering (envolvem obter e entregar certos itens a determinados personagens). As estrelas indicam o nível de dificuldade de cada missão. Infelizmente, não há um método fácil de localizar os itens pedidos em missões, fazendo as tarefas do tipo Gathering umas das mais enfadonhas.
É através deste terminal, em BLADE Concourse, que se acessa as Basic Misions
Semelhantes às Basic Missions, as Normal Missions são encontradas pelas ruas de NLA. Ao encontrar um personagem com uma exclamação vermelha sobre sua cabeça (também presente no mini-mapa do canto superior direito), fale com ele/ela para que a missão lhe seja apresentada. Caso você aceite, ela estará em progresso até que seja completada.
A exclamação vermelha, tanto sobre a cabeça da pessoa quanto no mini-mapa, evidenciam uma Normal Mission
Apesar de serem simples e genéricas, as Normal e Basic Missions interagem entre si, de forma que umas são pré-requisitos para outras. Da mesma forma, há também missões deste tipo que desbloqueiam Story Missions. Portanto, fique sempre ligado em possíveis clientes pelas ruas de NLA e de se manter atualizado nas novas missões disponíveis no terminal de BLADE Concourse.

Affinity Missions

Esse tipo de missão é um pouco mais complexa, pois envolve cutscenes dubladas, incluem uma pequena narrativa com vários objetivos e exploram características dos personagens coadjuvantes, podendo inclusive liberar novos membros para a equipe. Affinity Missions são importantes para fortalecer os laços entre os personagens, o que também se reflete em sua performance nas batalhas. Além disso, elas também são o tipo mais comum de pré-requisito para as Story Mission.
E como começo uma Affinty Mission?
Há muitas Affinty Missions no jogo, de forma que não há problema em ir completando-as sucessivamente. Para começar uma, procure, nas várias áreas de NLA, por um símbolo vermelho de duas mãos dadas. Ao interagir com o símbolo, serão apresentadas as condições prévias para iniciar a missão. Se as condições estiverem satisfeitas, o jogador poderá iniciar a missão, que geralmente é introduzida por uma cutscene.
Procure por esse símbolo vermelho para encontrar as Affinity Missions
Quando uma Affinity Mission está em andamento, o jogador não pode iniciar Story Missions nem outras Affinity Missions. Isso fica evidente pela coloração cinza dos ícones desses dois tipos de missão nos ambientes do jogo. Já as Normal e Basic Missions podem ser executadas paralelamente às Affinity Missions sem problema algum.

Story Missions

Essas talvez sejam as missões "mais importantes" do jogo, pois é através delas que o jogador progride na história principal de X. Ainda assim, não há problema em neglicenciá-las, embora muitas, sobretudo as primeiras, também lhe ensinem comandos e expliquem elementos fundamentais do jogo. As Story Missions contam sempre com pré-requisitos, de forma que quase nunca é possível realizá-las consecutivamente. Os pré-requisitos muitas vezes envolvem realizar outras missões, sobretudo Affinity Missions.
Story Missions são sempre encontradas em BLADE Barracks e são indicadas por esse ícone vermelho
Story Missions estão disponíveis sempre em BLADE Barracks, no Administrative District. Uma vez iniciada uma Story Mission, ela não poderá ser cancelada. Obviamente, não é possível iniciar mais de uma missão deste tipo ao mesmo tempo. O mesmo vale para as Affinity Missions.

Squad Missions

Por fim, temos as Squad Missions, que exploram um outro aspecto de X: o multiplayer online. Primeiramente, é preciso escolher um esquadrão para ingressar. Após o Capítulo 3 das Story Mission, sempre que você começar a jogar, poderá escolher um dos três esquadrões: Lifehold Squad, Conquest Squad e Friend's Squad. Os dois últimos são os que envolvem a jogatina cooperativa, sendo o primeiro destinado a encontro com jogadores aleatórios e o segundo para caçadas com amigos. Caso queira mudar de esquadrão, basta abrir o menu +, selecionar a opção Social e depois a opção Squad Select. Através da opção Player Lists, você pode ver quais jogadores também estão no se esquadrão. É possível também adicionar jogadores a sua Lista de Amigos através dessa opção, o que facilita futuras jogatinas entre amigos.
Conquest e Friend's Squads são as opções destinadas à jogatina multiplayer
Ok, ingressei em um esquadrão. E agora?
Antes de começar uma Squad Mission, é preciso resolver Squad Tasks. Squad Tasks consistem em caçar criaturas específicas, cujos ícones estarão visíveis no canto inferior direito da tela, ao lado da contagem regressiva para tal. Infelizmente, não há um método fácil de encontrar as criaturas representadas pelos ícones, então você terá de procurá-las por Mira. As criaturas alvo estarão com um S sobre suas cabeças. Ao derrotar as criaturas pedidas, os dizeres "Clear" aparecerão em cima de seus ícones.
Note o "S" nas criaturas envolvidas nas Squad Tasks, cujos ícones estão no canto inferior direito
Agora, o jogador pode selecionar Squad Mission em BLADE Barracks, localizado no Administrative District. Acesse o terminal Network Console. Selecione Squad Missions para ver quais missões estão disponíveis. Além delas, também é possível escolher Support Missions e Time Attack Missions, que também podem ser realizadas cooperativamente. Há um nível mínimo para ingressá-las, afinal, é através dessas missões que se enfrentam criaturas do tipo Global Nemesis, cujo nível de dificuldade supera as do tipo Tyrant. Lembrando que, se o seu esquadrão já completou uma determinada Squad Mission, você não poderá repetí-la enquanto estiver no mesmo esquadrão. 
Em BLADE Barracks, acesse o Network Console para iniciar Squad Missions
Uma vez selecionada uma Squad Mission, você terá a opção de se juntar outros jogadores ou realizar a missão com sua equipe atual. Caso escolha a primeira opção, terá de esperar que outros jogadores se juntem a você... o que pode demorar um pouco, afinal, Squad Missions não são muito acessíveis para a maioria dos jogadores. Quando estiver pronto para começar a missão, vá até o portão amarelo.

Squad Missions podem ser bem trabalhosas em alguns momentos. Assim, o ideal é realizá-las quando estiver em níveis mais altos. Até lá, as Basic, Normal, Affinity e Story Missions são uma boa maneira de avançar no jogo e dominar as mecânicas de batalha. Como todos os tipos de missão estão interligadas por pré-requisitos, o ideal é ir avançando gradualmente em cada uma delas. Afinal, não faltam tarefas para serem cumpridas pela BLADE! 

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Daniel Silva

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google