Eiji Aonuma procura deixar Zelda livre de mensagens e ideologias

Diretor da série garante, ainda, que produtores de Zelda sempre procuram ouvir as opiniões dos fãs.

Em entrevista a revista impressa britânica Games Master o diretor da série Zelda, Eiji Aonuma, comentou sobre o seu papel no desenvolvimento dos jogos da série de de Link. Aonuma comentou que ele e sua equipe procuram respeitar a opinião dos jogadores: "a reação dos nossos fãs é muito importante e algo que nos preocupamos muito, é por isso que recentemente estamos mostrando pequenas prévias em eventos como a E3", afirmou. Se perceberem que estão indo em direções erradas, eles dizem que procuram fazer alterações de acordo com essas opiniões.


Além disso, Aonuma garantiu que procura fazer os títulos de Zelda de forma mais focada o possível apenas na jogabilidade, sem colocar mensagens implícitas no enredo:
Eu nunca coloquei e não quero tentar colocar nenhuma mensagem ou significado nos jogos (se uma outra pessoa fazer um jogo de Zelda, é claro que poderia ser diferente). Eventualmente eu recebo mensagens de fãs contando como jogar Zelda mudou a vida deles. Justamente por isso me fazer muito feliz, eu sinto uma grande responsabilidade ao fazê-los. Então parte de mim acredita que desenvolvedores colocar suas próprias ideologias em seu jogos é um pouco assustador.
Essa é uma opção de desenvolvimento, que é coerente com as posturas da Nintendo. O foco é muito maior na jogabilidade que no enredo, aliás, o caminho criativo da Big N é começar justamente pela jogabilidade. O que não necessariamente é positivo ou negativo; é uma opção. Ao mesmo tempo aparentemente eles não estão cumprindo com sua promessa de divulgar material prévio dos jogos, tendo em vista a polêmica de silêncio total sobre Zelda U na E3 do ano passado.

Lucas Palma Mistrello é historiador, mestre pela Universidade Federal de São Paulo. Redator nos Blasts desde 2012, começou com os games com o Atari 2600 e é eclético em gênero e temas: vai de COD e Medal of Honor a Pokémon e Zelda com a mesma vontade. Sempre está de olho nos comentários das postagens.

Comentários

Fórum
Google+
Facebook


Últimas do Fórum

Ver mais

No Facebook

Ver mais