Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #255: Splatoon 3DS; HANDY505; Pokkén Tournament e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'

Boing-oing! Fala, galere pedrástica! Todo mundo no clima de Carnaval? Vão pular muito ou só vão colocar o Mario para pular? É, Carnaval é ótimo para colocar os games em dia. XD Na coluna de hoje, temos perguntas sobre um possível Splatoon no 3DS, sobre as classes de Fire Emblem: Awakening, o próximo remake de um jogo da MINHA série, o Twilight Princess HD e mais. Antes de sair para festejar já sabe, leia a minha coluna.


Pedra, para que exatamente serve a mudança de classes em Fire Emblem Awakening? Eu vejo muita gente falando que é importante, mas eu nunca fiz isso, porque faz os personagens voltarem para o nível 1.
Anônimo "Chrom" da Silva
Há muitas vantagens para a mudança de classes em Fire Emblem: Awakening, e se você ainda não fez isso, está perdendo a oportunidade de maximizar o potencial dos personagens.

Primeiramente, o mais óbvio é que mudar a classe de um personagem permite que você o coloque em uma classe diferente da sua normal, incluindo algumas classes incomuns ou inacessíveis de outra forma, o que dará lugar a novas estratégias.

Entretanto, a grande vantagem da mudança de classe –  e o que você pelo visto ainda não sabe – é que apesar do nível do personagem voltar para 1, os ganhos de atributos que ele teve até então, bem como as habilidades que ele aprendeu na classe anterior, serão mantidos. Isso significa que você pode treinar os personagens para terem várias habilidades de diferentes classes, algo impossível se você o mantiver sempre na mesma. Além disso, o fato dos ganhos dos atributos também serem mantidos permite que, ao trocar de classe, você possa ir aumentando ainda mais tais atributos. E como na maioria dos casos o nível deles para em 20, esta é a única maneira  de maximizar os atributos dos personagens. Então não perca mais tempo e comece a trocar essas classes! xD




Pedra mística, tecnológica e enciclopédica, acabo de ler a matéria “#Pokémon20th: O início da aventura” e notei que o primeiro modelo da pokédex possui um nome: HANDY505. Os outros modelos também?
Neto Hil
Pois é, os nomes dos modelos de Pokédex não são muito conhecidos porque nem os jogos nem o anime fazem menção a isso. Curiosamente, é o Trading Card Game que revela certos detalhes sobre os dispositivos, como esse.

Em todo caso, sim, os outros modelos têm nome diferentes, apesar de não todos.

O modelo da Pokédex da Geração II é HANDY808, o da Geração III é HANDY909 e o da Geração VI é HANDY910. Depois disso parece não ter saído do 910, mas dizem que é porque o hardware passou a ser mantido e as atualizações seguintes se deram simplesmente por atualizações de firmware.
HANDY 505, o começo de tudo!

Pedra só vc tem o conhecimento necessário para me responder. pra poder jogar pokkén no Wii U no multiplayer local tenho que comprar tbm aquele controle que foi desenvolvido para o jogo? tipo 1 jogador jogará pelo game pad e outro com este controle, ou poderei usar meus controles classicos do wii?
Arthur Silva de Souza
Não, aquele controle especial do Pokkén Tournament não é obrigatório para jogar no multiplayer local. O que acontece é que, para jogar com outra pessoa no mesmo console, o primeiro jogador precisa obrigatoriamente usar o GamePad, e isto é devido à tela do controle, já que dividir a imagem da televisão prejudicaria demais a jogabilidade. Mas o segundo jogador é livre para usar qualquer um dos outros controles do Wii U, incluindo o Pro Controller, o Classic Controller Pro e, claro, o controle especial do Pokkén Tournament. Já no modo single player, ou multiplayer online, você fica livre pra usar qualquer um dos controles.
Controle do Pokkén Tournament

Pedra, o que você pensa sobre Splatoon sair oara 3DS? Seria uma boa jogada da Nintendo? Eu particularmente gostaria muito. Resta saber se o gameplay seria fluido no portátil.
Mário Barbosa
Sim, seria uma ótima jogada, sem dúvida. Se Splatoon já está fazendo um enorme sucesso no Wii U, com certeza ele faria ainda mais no 3DS, que tem um número de usuários bem maior. E os controles funcionariam muito bem, graças às duas telas e touchscreen, que mimetizariam perfeitamente o uso do GamePad no Wii U. Mas o que você falou é verdade, fica a questão de se ele rodaria bem no portátil já que ele é um jogo bem pesado, com muita ação frenética, tinta voando pra todo lado, conectividade online, cenários grandes… Certamente o jogo teria que ser extremamente bem otimizado para o 3DS. Não duvido que seria possível, mas não me surpreenderia se, caso isso acontecesse, ele fosse lançado exclusivamente para o New 3DS… o que por sua vez nos levaria a questionar novamente se isso compensaria ou não, já que não são tantas pessoas que possuem o novo modelo.
Acho que pode dar certo.

Sapientissima pedra, tire-me essa duvida: se eu comprar os dois jogos de fire emblem terei direto a baixar gratuitamente o 3º jogo?
Mateus Maringoli
Não. A terceira história de Fire Emblem: Fates, chamada Revelation, deverá ser comprada via DLC pelo preço de $20 (valor na eShop americana), independente de você ter uma das outras histórias ou as duas. O que sim será possível é comprar a segunda história pela metade do valor depois que você comprou a primeira. Então ficaria assim:

1ª História (Conquest ou Birthright): $40;
2ª História (Conquest ou Birthright): $20;
Revelation (depois de ter pelo menos uma das outras histórias): $20;
Portanto, você gastaria um total de $80 para ter as três histórias. Vai haver até um bundle dos três juntos por esse preço, caso você queira comprar tudo de uma vez.
É, não vai chegar barato no Brasil.

Olá, gostaria de saber se o conteúdo da eshop brasileira do 3DS é exatamente o mesmo da eshop americana, em outras palavras, quando um produto é lançado na eshop americana, ele é automaticamente lançado pra eshop brasileira?
Anônimo "Tsuda" da Silva
Em 99% dos casos sim, o conteúdo é o mesmo e as datas de lançamento são as mesmas. Até agora só houve algumas raras exceções de jogos que foram lançados na eShop americana mas que demoraram para chegar na Brasileira, por algum motivo desconhecido. Exemplos disso são o Pokémon Picross, que só chegou uma semana depois, e Azure Striker Gunvolt, que levou cerca de um mês.
1 mês de diferença pra chegar aqui ¬¬

Pedra, o Twilight Princess HD valerá a pena para quem nunca jogou TP antes? E terá alguma coisa ~interessante~ para quem já jogou o(s) original(is)?
Anônimo "Midna" da Silva
Com toda absoluta certeza! Twilight Princess é um jogo excelente da MINHA série (só não é melhor porque EU não apareço nele, claro… ¬¬) que nenhum fã deveria deixar de jogar, mesmo em sua versão original. A remasterização HD, então, vale mais a pena ainda.

Para quem já jogou, a remasterização vai trazer muitas novidades. Gráficos melhorados (obviamente xD), controles otimizados para uso do GamePad, loadings mais rápidos, carimbos para usar no Miiverse, modo difícil, interação com amiibo, um novo item chamado Ghost Torch (para localizar Poes) e até um novo dungeon, apesar de que este só poderá ser desbloqueado usando o amiibo do Wolf Link. Se essas coisas são suficientes pra valer a pena jogar novamente, acho que depende da pessoa. De quanto ela gostou do jogo, quanto tempo faz que jogou etc., mas não dá pra negar que este remake tem muito mais novidades que o remake de Wind Waker, não é?



Pedra, quado a franquia Pokémon comemorou 10 anos, o que foi feito em homenagem na época?
Anônimo "Pokéversary" da Silva
Pra falar a verdade, apesar de que houve de fato uma comemoração de 10 anos, pouca coisa foi feita para celebrar isso. Houve algumas competições dos jogos nos EUA, mas a maior parte se resumiu a alguns produtos comemorativos vendidos na Pokémon Center.
Em comparação, a comemoração dos 20 anos da série – este ano – está sendo bem mais interessante, com vários jogos sendo lançados, distribuições de Pokémon lendários e até o esperado relançamento dos jogos originais da primeira geração para o Virtual Console.
Só não gostei muito desse logo.

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google