Uma semana cheia de rumores sobre o lançamento do NX para este ano

De falas do presidente da Nintendo a supostos desenvolvedores pensando em ports, rumores do NX partem de todos os cantos do mundo.

Nos últimos dias vários foram os rumores que surgiram referentes à possibilidade do Nintendo NX, próximo console da Big N, chegar ao mercado ainda este ano. Partindo de falas do presidente da Nintendo, até boatos ditos por supostos desenvolvedores, parece bastante próximo da realidade que o misterioso console esteja a um ano, ou menos, de seu laçamento.




Vamos começar pelo que não é rumor. Hoje, a tradução oficial da Nintendo para a última reunião com os acionistas realizada no Japão foi disponibilizada. Na reunião, o tema foi os resultados do último trimestre, que compreendeu o período de festas, e é o pico das vendas das empresas de games. Durante a reunião, o presidente Kimishima foi pressionado várias vezes sobre o futuro console, e se negou a dar informações sobre o aparelho.

Entretanto, em uma pergunta, o executivo foi questionado sobre o foco da Nintendo durante o atual ano fiscal (entre abril de 2015 e março deste ano), e sua resposta foi a seguinte:
O anos fiscais anterior e atual foram um período de preparação para o lançamento de uma série de novos esforços, tal como o desenvolvimento do NX, o desenvolvimento para dispositivos smart e negócios usando nossas IPs, além de traçar direções para nossos negócios com Wii U e 3DS.
Em outro questionamento, muito foi perguntando sobre o próximo ano fiscal (entre abril deste ano e março de 2017), especificamente sobre o papel do NX nele. Kimishima disse que não era o momento para falar sobre o próximo ano e nem sobre o console:
Sobre novos negócios, apresentaremos maiores informações no futuro, quando falarmos sobre nossas previsões para o próximo ano fiscal. Nós não planejamos falar sobre o NX hoje. Continuamos desenvolvendo e planejando nossos esforços para o NX ao preparar seu lançamento, então ele precisará de mais investimentos.
Pelas falas de Kimishima, é possível especular que veríamos um lançamento do NX dentro do período do próximo ano fiscal, isto é, até março de 2017. Segundo o presidente, o ano atual foi dedicado ao seu desenvolvimento, e o próximo para seu lançamento. Nos últimos tempos os consoles costumam ser lançados no período de festas, pico das vendas, que compreende desde o feriado de ação de graças nos Estados Unidos, em novembro, até o natal.

Ao mesmo tempo, esta semana surgiram pela internet alguns possíveis jogos que seriam lançados para o NX. Hoje, um estúdio indie búlgaro anunciou seu novo trabalho, um jogo de SciFi chamado Project Elea. No momento, o jogo está sendo desenvolvido para computadores, entretanto, seus criadores já anunciaram a intenção de lançá-lo para PlayStation 4, Xbox One e para o "próximo console da Nintendo"

Além disso, um rumor surgiu sobre ports de jogos do PlayStation 4 para o NX. Um desenvolvedor não-identificado da plataforma da Sony estaria ansioso por trabalhar com o console da Nintendo. Segundo os boatos, ele teria entrado em contato com Dev Kits já distribuídos pela Nintendo para First (estúdios próprios ou controlados pela Nintendo) e Second Parties (estúdios com parceria com a Nintendo) e viu neles potencial, especialmente gráficos, para portar seu jogo do PlayStation 4.

Rodando o mundo, do Japão, para Bulgária, Estados Unidos e agora Reino Unido, o portal britânico Express supostamente recebeu informações sobre um lançamento em duas partes do NX. De acordo com esse rumor, uma primeira parte do console, portátil, seria lançada ainda este ano e uma segunda parte, como console de mesa, em março de 2017 - antes do fechamento do ano fiscal.

Para além dos rumores referentes ao lançamento duplo, terminamos nossa viagem pelo mundo com um portal britânico que alega que a empresa taiwanesa Macronix teria revelado um grande contrato de fornecimento de memória ROM para a Nintendo.

Os rumores se multiplicam a todo o momento, cada dia que me coloco a frente do computador para escrever ao Nintendo Blast uma novo boato do NX se surge. O que vocês acham? Será o próximo console da Nintendo já está batendo as portas? O que esperam dele?


Nossa equipe de podcasters abordou os rumores sobre o NX no BlastCast dessa semana. Confira para saber ainda mais sobre a futura plataforma da Nintendo!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google