Smash Blast: A primeira Tier List oficial está entre nós

Depois de 1 ano, a primeira lista chegou.


Depois de um ano e dois meses do lançamento de Super Smash Bros. for Wii U, a Smashboards — um dos maiores fóruns da cena competitiva do jogo — divulgou no dia primeiro de fevereiro a primeira Tier List do jogo. Para quem não sabe, Tier List é uma espécie de ranking analisando o potencial de cada personagem: quem estiver mais alto na lista é o que apresenta o maior, e quem estiver mais abaixo, o menor. Hoje, no Smash Blast, iremos conversar sobre essa primeira lista.

A Tier List

Classificação S

Nenhuma novidade aqui, em especial sobre Sheik ser a melhor personagem. Qualquer um que assistiu a algum torneio de Smash consegue notar isso com facilidade. Combos enormes, bom alcance e uma mobilidade impressionante são os destaques da personagem. Só esperamos que o competitivo não fique só nela.

Classificação A

A surpresa fica por conta de Mario e Sonic, ambos personagens que muitos julgam fracos — em especial o ouriço azul. Sua velocidade e seus especiais são de difícil uso, fazendo-o um personagem que pouquíssimos usam, mesmo no cenário competitivo. Ryu, por outro lado, poderia estar na classificação S, mas talvez seu estilo “previsível”, com Hadoukens e Shoryukens, explique a colocação aqui.

Classificação B

Cloud está bem posicionado, sendo forte mas nada estúpido. Já discutimos sobre ele nesta coluna, mostrando que ele é bem mais previsível que outros personagens. Ness talvez pudesse ficar no final da Classificação A, com seus bons combos de PK Fire e afins, mas sua colocação aqui ainda é boa.

Classificação C

Captain Falcon é um personagem bem dúbio quanto a que colocação deveria estar, sendo em geral considerado não muito bom. Suas técnicas são telegrafadas demais, o que faz ele se tornar um personagem sem muitas variações. É curioso ele ainda ter ficado em uma posição tão boa.

Classificação D

Nenhuma surpresa, todos os personagens aqui presentes são considerados medianos.

Classificação E

Robin e Bowser têm potencial para a classificação D, mas talvez precisem de mais jogadores os usando e uma pequena cooperação de Sakurai com buffs para isso se tornar algo claro para todos. O principal problema no caso de cada um é: Robin leva muito tempo para carregar suas técnicas e Bowser está muito pesado, sendo extremamente lento e tem pouco espaço para combos. Com leves melhorias, eles podem ir tranquilamente para cima.

Classificação F

Kirby é uma das principais reclamações da lista. Muitos acreditam que ela deveria estar em posição mais elevada. Bons combos aéreos e um ótimo jogo terrestre são os que fazem muitos a usarem como personagem principal, mas ainda assim tem um alcance ruim em suas técnicas, além de ter um moveset meio limitado para grandes variações. Talvez alguns buffs (melhorias a partir de atualizações do jogo) ajudem o personagem em futuras versões da classificação, mas por hora o resultado não agrada. Ela tem um potencial enorme, não deveria estar tão abaixo.

Classificação G

Fica aqui a prova de como nerfs (tirar um pouco dos pontos positivos através das atualizações do jogo) e buffs podem mudar um personagem. Durante o primeiro mês de lançamento, Little Mac era considerado o personagem mais forte do jogo. Agora, passa seus dias quase no fundo da lista. O ideal seria ele levar uns leves buffs, já que o personagem tem um potencial enorme e pode ser bem executado, como visto no primeiro mês.

Classificações H, I, J

Os piores personagens do jogo, segundo os especialistas. Ganondorf, Zelda e Dedede para muitos deveriam estar pelo menos na posição E, causando um choque vê-los tão abaixo na lista. Ganondorf consegue matar muito rápido, mas por ser lento e pesado acaba ficando bem embaixo. Zelda tem ótimas técnicas, mas que são facilmente refletidas e jogadas contra ela. Dedede é um Kirby pesado e sem a possibilidade de cópia, o que tira mais variação ainda. Para os outros personagens presentes dentro dessas listas, não encontramos grandes surpresas.

A nossa tier list

É engraçado ver uma Tier List considerada “a verdadeira” e saber que cada um tem uma lista pessoal e imutável sobre o assunto. Aprendemos a jogar com um personagem que pode estar lá embaixo na lista e começamos a considerá-lo o melhor de todos. No fundo, embora esta lista seja feita por muitos especialistas, ela não modifica o jogo. Só fica como uma análise básica dos personagens, mas nada além disso.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Fabricio 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google