#Pokémon20th: Os líderes de ginásio de Kalos

No último episódio da retomada dos líderes de ginásio, relembre grandes treinadores de Pokémon X e Y.

Após passar por cinco regiões do mundo Pokémon, agora é a vez da região que nasceu em Pokémon X e Y (3DS): Kalos. Certamente foi uma aventura bastante importante para os fãs da franquia, pois marcaram a transição entre o DS e o 3DS. Por causa disso, os ginásios da região só poderiam ser liderados por treinadores tão ilustres quanto todo o conjunto apresentado.

Viola

The camerawoman who never lets a single smile escape her focus.
A entrada do ginásio de Santalune City é decorada com fotos tiradas pela líder, todas representando os Pokémon nos quais se especializa: os do tipo Inseto. As lentes da câmera da fotógrafa profissional Viola estão sempre focadas na vitória. Para ela, qualquer que seja o resultado da batalha é um bom tópico para abordar em suas fotografias. Depois de ter o momento registrado por toda a eternidade digital, é hora de batalhar contra a primeira líder de ginásio!

Como se trata de um ginásio do tipo Inseto, a melhor opção é começar a jornada com Fennekin, o inicial do tipo Fogo, certo? Não é bem assim quando se lida com Surskit, que também é tipo Água e conhece Water Sport, um golpe que reduz a efetividade dos golpes do tipo Fogo e cujo efeito pode durar até Vivillon entrar em cena. Ter capturado um Pikachu na floresta que antecede a cidade facilita bastante a conquista da Bug Badge, o primeiro passo na Kalos League.

Grant

The wild, yet cool and collected, rock climber.
Como prêmio de consolação pelo jogador ter perdido a oportunidade de participar de uma corrida de bicicletas em Cyllage City, Grant, que conseguiu o primeiro lugar, entrega a HM Strength. Claro que, para utilizá-la fora de batalhas, você terá que derrotar o líder do ginásio local — que, a propósito, é o mesmo que o presenteia.

Grant é muito habilidoso quanto a esportes como ciclismo e escalada. Pelo visto, ele também quer testar os treinadores nessa última competência, pois o ginásio é formado por rochas nas quais deve-se primeiro subir e chegar ao topo para que se possa enfrentá-lo. Ele luta ao lado de Amaura e Tyrunt, dois Pokémon pré-históricos que refletem bem as habilidades tipo Pedra. Seus movesets incluem Rock Tomb, que causa dano e diminui a velocidade dos oponentes, tornando assim mais complicado obter a Cliff Badge.

Korrina

The Evolution fighter!
Enquanto Korrina está fazendo um treino especial, um de seus Lucario foge e encontra o jogador assim que ele entra na Route 5. Segundo a garota, ele deve ter gostado da sua aura e ela promete que o verá em breve como líder de ginásio de Shalour City. Entretanto, é ainda na saída de Geosenge Town que ela batalha contra ele pela primeira vez, usando sua dupla de Lucario.


Como não era uma batalha oficial, é preciso chegar à cidade e desafiá-la no próprio ginásio. Antes disso, ocorre um encontro com seu avô, Gurkinn, mais conhecido como guru da Mega Evolução. Ele explica todo o processo, mas tem apenas um Mega Ring (item essencial para poder causar essa transformação) disponível para entregar ao jogador ou um de seus rivais. Após uma batalha contra Calem/Serena, fica decidido que o jogador terá o privilégio de receber o item. Entretanto, antes disso, é preciso enfrentar a líder de ginásio de Shalour City!

Após receber a Rumble Badge por vencer a batalha contra Korrina e seus Pokémon do tipo Lutador, o jogador pode finalmente receber o Mega Ring. Pelo visto, um dos Lucario dela realmente gostou da sua aura, pois ele decide batalhar ao seu lado. Depois de uma batalha de Mega Lucario contra Mega Lucario, o jogador pode manter o Pokémon e a Lucarionite na sua equipe.

Ramos

The old growth is still in bloom!
A estrutura do ginásio de Coumarine City já dá uma dica do tipo em que seus treinadores se especializam. Ele é formado por uma grande árvore no centro e vinhas nas quais o jogador deve tomar impulso para avançar entre as plataformas. O líder do ginásio é Ramos, especialista no tipo Grama.

Comenta-se que o calmo senhor, apaixonado por jardinagem, tem sua tesoura gigante há mais de trinta anos. Ramons insiste em falar com o jogador tratando-o como muito jovem e inexperiente, um “broto”, e diz que não se deve apressar a construção de uma amizade com os Pokémon. Ao ser derrotado, ele entrega a Plant Badge.

Clemont

The inventor lighting up the world.
Devido a um blecaute na cidade de Lumiose, o jogador não pode acessar parte dela até certo ponto do jogo, quando se derrota o Team Flare na usina elétrica da região. Clemont, o líder de ginásio da cidade, é primeiro visto ativando o sistema de iluminação da Prism Tower de Lumiose City, que ele mesmo inventou.

Clemont utiliza Pokémon do tipo Elétrico e entrega a Voltage Badge a quem o derrota. Sua pequena irmã Bonnie está sempre por perto, assistindo às batalhas e ajudando nos puzzles do ginásio. Ele é é considerado um gênio quando se trata de invenções, mas não é nada bom quando se trata de correr. Entretanto, ele está desenvolvendo uma máquina que o deixe mais rápido — afinal, o futuro é agora, graças à ciência.

Valerie

The maiden from a land with history.
O poderoso tipo Fada mal surgira e já existia um ginásio especializado nesse tipo em Kalos, o Laverre Gym. Valerie, a líder, admira tudo o que acha belo. Até mesmo a Fairy Badge, que ela quase esquece de entregar ao jogador quando ele a derrota.

Diz-se que ela já fora uma modelo e que por isso consegue usar saltos muito altos, uma informação altamente relevante quanto às suas habilidades. Ela diz que sempre quis ser um Pokémon — bem, se existe alguma forma de se tornar um, sua roupa exuberante e pesada já deve ser um bom primeiro passo.

Olympia

The person who makes paths with starlight.
Olympia, líder do ginásio de Anistar City, é uma treinadora de Pokémon do tipo Psíquico. A prova de uma vitória em seu ginásio é a Psychic Badge. Quase todas as falas dela têm influência do formato do haicai (com dezessete palavras cada), o que a torna ainda mais misteriosa.

Como alguns outros especialistas no tipo Psíquico, Olympia parece ter alguns poderes sobre o futuro e o destino, um assunto recorrente em suas falas. Comenta-se que quando alguém coloca a mão em seu bracelete, ela consegue ver seu futuro.

Wulfric

Tough as an iceberg, hot as a furnace.
Ao chegar a Snowbelle City, o líder Wulfric não está presente em seu ginásio. Ele pode ser encontrado na Pokémon Village, um local secreto (nem tanto) para Pokémon que se refugiam do mundo humano. Após conversar um pouco com o jogador, ele retornará ao Snowbelle Gym para que possa ser devidamente desafiado.

Wulfric é um forte líder de ginásio, usuário do tipo Gelo. Embora seja um homem de grande porte, é considerado sensível e muito querido pelos Pokémon. Após derrotá-lo, o jogador recebe a Iceberg Badge e assim é considerado digno de desafiar oficialmente a Kalos Elite Four.
E é assim que terminamos de relembrar todos os líderes de ginásio que conhecemos até a sexta geração. Caso ainda não o tenha feito, leia também sobre os grandes treinadores de Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh e Unova. Agora temos apenas que aguardar a próxima aventura no mundo Pokémon, que deverá chegar no final desse ano!
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google