#Pokémon20th: Elite Four e Champion, a fronteira final — Parte 1

Após coletar as oito Badges de uma região, um treinador Pokémon pode finalmente enfrentar os adversários mais poderosos.

Enquanto os Gym Leaders são encontrados seguindo o desenrolar da história, o último desafio principal dos jogos é feito em um único local e de uma só vez. Pelo fato das batalhas ocorrerem consecutivamente, a dificuldade de derrotar todos os membros da Elite Four e o Champion se torna ainda maior, pois perder qualquer embate significa ter que tentar tudo novamente. Além disso, como é de se esperar, eles contam com Pokémon bem mais poderosos que os vistos nos demais NPCs — portanto, treine bem os seus monstrinhos e faça um bom inventário de itens antes de decidir que é a hora de enfrentá-los.




Os membros da Elite Four são vistos rapidamente, fazendo com que pouco se aprendesse quanto à personalidade da maioria deles. Já o Champion, o personagem considerado como melhor dentre os mais fortes, costuma aparecer periodicamente durante a aventura do jogador. Quando se sentir preparado, pegue suas Poké Balls e vamos relembrar, de Kanto a Kalos, a elite de treinadores Pokémon!

Indigo League

A Indigo Plateau, localizada em Kanto, é o destino final tanto dos treinadores locais quanto dos da vizinha Johto. Um grande número de jogos trouxe essa localidade, com equipes que diferem entre as gerações. A Elite Four apresentada em Red, Blue e Yellow é a mesma das versões FireRed e LeafGreen; já em Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver, que narram acontecimentos após os jogos supracitados, o grupo mudou quase por inteiro.
Elite Four de R/B/Y/FR/LG: Lorelei, Bruno, Agatha e Lance.
Lorelei é uma especialista no tipo Ice, reconhecida pelos moradores de Kanto como uma treinadora que utiliza bastante a lógica em suas batalhas. Em FireRed e LeafGreen, descobre-se que nasceu na Four Island, onde conheceu a Lapras que ainda utiliza no seu cargo. Por ter crescido naquele local, ela se preocupa muito com essa ilha, ainda mais por não poder estar presente lá para protegê-la de ameaças como a Team Rocket.

Bruno treinou ao lado dos seus Pokémon do tipo Fighting arduamente, ao passo que é o único membro dessa Elite Four a permanecer como um em todas as gerações. Ele buscou esse posto para poder enfrentar os melhores treinadores e considera vital estar sempre melhorando — tanto os Pokémon quanto a si mesmo.

Agatha carrega vários anos de experiência nas costas como usuária do tipo Ghost. Quando mais jovem, ela e Professor Oak eram rivais, competindo para descobrir quem se tornaria o melhor treinador. Com o passar do tempo, ela continuou se dedicando, mas ele acabou descobrindo sua vontade de estudar os monstrinhos e deixou as jornadas de lado, o que irritou muito a senhora.
Lance já era usuário de Pokémon do tipo Dragon quando só existia a família evolutiva do Dragonite representando o tipo. Ele costumava ser o líder da Elite Four em R/B/Y/FR/LG, mas passou a ter o título de Champion em G/S/C/HG/SS. Lance aparece algumas vezes ao longo da jornada em Johto, geralmente para ajudar a derrubar os planos da Team Rocket — por vezes até mesmo lutando ao lado do jogador.
Blue é o grande rival nas aventuras de Red em Kanto. Por estar sempre um pouco à frente de seu oponente, ele consegue o posto de Pokémon Champion. Entretanto, sua felicidade dura pouco, pois Red consegue tomar o posto para si após uma batalha. Nenhum dos dois se especializa em algum tipo, trazendo times variados e bem treinados. Em G/S/C/HG/SS, descobre-se que ele se tornou o Gym Leader de Viridian City.

Você já deve conhecer Red muito bem — afinal, ele é o treinador que aparece em mais jogos (contando suas participações especiais) que qualquer outro personagem da franquia. Sua personalidade silenciosa é muito bem representada em G/S/C/HG/SS, nos quais se descobre seu paradeiro após Kanto.
"……………… ………………" — Opinião de Red a respeito de sua descrição.
Sabe-se que Red eventualmente se tornou distante de todos para se dedicar exclusivamente ao treino de seus Pokémon (mais ou menos o que acontece quando um fã da franquia recebe um novo jogo). Isso é bem perceptível ao ver que ele pode ser enfrentado em uma batalha com os Pokémon de maiores níveis para um NPC até hoje.
Elite Four de G/S/C/HG/SS: Will, Koga, Bruno e Karen.
Will é um especialista do tipo Psychic que tem um visual incomum por causa da máscara que utiliza no rosto. Aceito há pouco tempo como membro da Elite Four, seu objetivo é o da maioria dos treinadores: estar acima de todos quando se trata de batalhas Pokémon. Ele continua determinado mesmo após ser derrotado pelo jogador, permitindo que ele prossiga para enfrentar os adversários ainda mais fortes.

Koga já é um nome familiar, pois ele costumava ser Gym Leader em Fuchsia City. Ele deixou essa cargo com sua filha para que pudesse assumir uma responsabilidade ainda maior na Indigo League. Suas habilidades com os Pokémon do tipo Poison são bastante notáveis, visto que ele prefere utilizar seus golpes para infligir mudanças de status nos adversários e derrotá-los aos poucos.

Após enfrentar o recorrente Bruno, o último membro da Elite Four é Karen, usuária do tipo Dark. Sua postura diante dos Pokémon foi marcante o suficiente para criar o termo Karenfag, que diz respeito aos treinadores que decidem formar seus times com os Pokémon favoritos em vez de de procurar os considerados mais poderosos. Após derrotá-la, basta desafiar e vencer Lance e assim poder dizer que suas habilidades superam as do Champion.

Hoenn League

O local de reunião dos treinadores mais poderosos de Hoenn é Ever Grande City, que sedia a Pokémon League da região. Com apenas uma alteração em quem ocupa a posição de Champion entre a versão Emerald e as demais — Ruby, Sapphire, Omega Ruby e Alpha Sapphire —, as autoridades em Pokémon dali se mostram imponentes assim como se espera. A maior novidade na revanche contra a Elite Four nos jogos mais recentes é que cada um pode Mega Evoluir um de seus monstrinhos, trazendo assim um desafio ainda mais complexo no pós-jogo.
Elite Four de R/S/E/OR/AS: Sidney, Phoebe, Glacia e Drake.
Sidney considera que a melhor defesa é um bom ataque, e por isso sua estratégia é manter a ofensiva ao lado de seus Pokémon do tipo Dark. Ele consegue aproveitar bem suas batalhas e não se importa quando perde — contanto que tenha se divertido durante o confronto.

O objetivo em batalha de Phoebe é confundir seus oponentes utilizando seus Pokémon do tipo Ghost. Seu local de treino foi o Mt. Pyre, onde ela desenvolveu laços tão fortes com seus monstrinhos que diz poder se comunicar com eles. Ela reconhece que a amizade do jogador com seus Pokémon também é forte o suficiente para que ele possa superá-la em um confronto.

Glacia veio de uma região distante de Hoenn para melhorar suas habilidades como treinadora Pokémon. Após algumas batalhas contra treinadores que considerou fracos, ela espera que o jogador demonstre habilidades melhores para que ela possa usar todo o potencial que tem durante a batalha com seus Pokémon do tipo Ice.

Drake se dedica diariamente à vida de membro da Elite Four, treinando para entender e ser compreendido melhor por seus parceiros do tipo Dragon. Ele costumava ser um parceiro de navegação marítima de Mr. Briney, um personagem recorrente na aventura do jogador. Ao ser derrotado, Drake reconhece as habilidades do jogador como treinador, que o tornam digno de avançar para o último desafio.


Steven Stone é um jovem treinador do tipo Steel e Champion das versões R/S/OR/AS. Ele luta com esses Pokémon para encontrar os pontos fracos de seus adversários e atacá-los nessas deficiências. Ele aparece bastante durante a história contada nos jogos, sendo inclusive um personagem principal na Special Demo Version dos últimos jogos lançados.

Steven é filho do presidente da Devon Corporation e um jovem bastante curioso a respeito de pedras raras — o que inclusive foi o motivo para que ele se afastasse da Hoenn League. Dessa forma, apenas na versão Emerald, quem assume seu posto é Wallace, que havia sido Gym Leader de Sootopolis City, especializando-se no tipo Water.
Terminamos assim de recordar alguns dos maiores treinadores do mundo Pokémon. Por enquanto, pode levar seus monstrinhos para descansar no Pokémon Center mais próximo — a seguir, traremos a Elite Four e Champion de Sinnoh, Unova e Kalos!
Revisão: Luigi Santana
Capa: Gabrielle Mustafa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google