Dicas e Truques

Zelda: Twilight Princess HD (Wii U) — Desbrave a Cave of Ordeals

Preparamos um guia todo especial para você conquistar este extenso e difícil desafio.

Se você já jogou alguma das versões de The Legend of Zelda: Twilight Princess, já deve ter visto uma área em que você deve derrotar vários inimigos em uma sala para então ir ao próximo nível e derrotar mais inimigos. Esta é a Cave of Ordeals, e hoje lhe damos um Guia para lhe ajudar a vencer esta “dungeon” por completo.


Como você deve ter percebido, ao descer para o primeiro nível (ou andar) da Cave of Ordeals, não será possível retornar à superfície, a não ser que você atinja alguns níveis específicos (10º, 20º, 30º ou 40º). Mas, se você optar por sair em qualquer destes estágios, terá que voltar no futuro e passar por todos os andares novamente. Portanto, é importante que você esteja bem preparado para completar o desafio de uma só vez.

Em cada andar há um número específico de inimigos que você deve derrotar, e vários deles exigem uma estratégia específica. No total, 50 andares de dificuldade crescente lhe aguardam, então não pense que será uma tarefa fácil.

Chegar no local da Cave of Ordeals é fácil. Seguindo o rumo normal da história, em algum momento você vai chegar no deserto de Gerudo e obrigatoriamente vai ver uma grande estrutura de pedra presa na areia de uma plataforma alta. Haverá até alguns inimigos do Twilight Realm que, vencidos, liberarão um portal para transporte rápido. Após levar a estrutura de pedra para completar a Ponte de Eldin, um buraco no chão aparecerá, e você poderá acessar a Cave of Ordeals.

A Cave of Ordeals fica no local do teletransporte de Gerudo Mesa.
Mas calma! Enfrentar a Cave of Ordeals agora é o mesmo que cometer suicídio. Primeiro você deve aumentar sua vida consideravelmente (com Heart Pieces e Heart Conteiners), e conseguir alguns itens. Obrigatoriamente você terá que conseguir o Spinner, o Double Clawshot, o Dominion Rod e a Ball and Chain. Ainda é altamente recomendável que você tenha a Magic Armor (que gasta Rupees em vez de Link sofrer dano), portanto é importante que sua carteira esteja com bastante dinheiro e que você não deixe de pegar os Rupees que os inimigos soltam; carregue um estoque de 100 flechas e 90 bombas (60 do tipo normal e 30 de água, como complemento); nos potes, coloque duas fadas e duas poções azuis (ou uma azul e os restos de uma geleia rara); também não deixe de ter adquirido todas as Habilidades Escondidas com o Herói do Tempo. Ou seja, para conseguir tudo isso você terá que pelo menos ter recuperado as três partes do espelho.

Ter todos os itens é essencial para completar os desafios.
Mas por que se dar tanto trabalho? Além de ser um bom desafio em um ótimo jogo, vencer esta caverna ainda lhe dá algumas vantagens. Ao chegar nos níveis 10, 20, 30, 40 e 50, serão liberadas várias fadas nas várias nascentes de água (Springs) do jogo. Chegando no nível 50, também será liberada uma Grande Fada em todas as nascentes, permitindo-lhe carregar por aí uma poderosa poção chamada Lágrimas da Fada (ela recuperará toda a sua vida e ainda lhe deixará mais forte por um breve período de tempo). Então deixemos de papo e vamos à Cave of Ordeals!

Andares

#1 – Apenas um Moblin. Desça, acabe com ele e vá para o segundo andar.

#2 – Três Keeses (morcegos) e três ratos. Ainda de cima é possível usar o bumerangue para trazer os morcegos e então derrotá-los sem correr o risco de levar dano. Depois desça e toma conta dos ratos.

#3 – Há quatro Deku Babas vermelhas neste andar. O melhor é descer e tomar conta primeiro da de baixo. Depois, use o bumerangue para derrubar as que estão no teto e dar cabo delas quando caírem. Mas faça isso de uma a uma, para evitar riscos desnecessários. Se você tomou dano até aqui, há um coração esperando ser desenterrado pela forma lupina de Link.

#4 – Três aranhas gigantes. Como elas estão espaçadas entre si, o melhor é escolher um dos cantos para cair, na intenção de ter que lidar com apenas uma por vez. O golpe com o escudo pode ser eficaz para desnorteá-las.

#5 – Aqui o negócio começa a ficar difícil. Como há três Moblins arqueiros, você precisa agir rápido, seja atirando uma flecha neles ou descendo e atingindo-os com a espada (só não esqueça de manter o escudo levantado).

#6 – Há cinco Lava Slugs no teto, e a melhor maneira de derrotá-los é usando seu Clawshot neles enquanto ainda estão no teto (e você em cima). Dá para fazer o mesmo com dois dos quatro que estão no chão. Desça, cuide dos outros dois e vá para o próximo desafio.

#7 – Cinco morcegos de fogo e dois Dodongos, aqueles jacarés que cospem fogo. Para os morcegos você pode usar a mesma tática de antes, com o bumerangue. Quanto aos Dodongos, melhor atirar algumas flechas na cauda de um e, quando este for derrotado, descer para vencer o outro usando a técnica Back Slice (derrotar os dois com o arco vai fazer você desperdiçar muitas flechas). A propósito, há três corações enterrados neste andar.

Jacaré ou lagartixa gigante?
#8 – Seis Tektites, sendo quatro vermelhos e dois azuis. Você pode gastar algumas flechas neles ou descer e usar o Spin Attack. Só tome cuidado para não levar dano.

#9 – Dois Lizalfos e dois Moblins arqueiros. Usar flechas será um desperdício, então desça e faça o serviço rapidamente. Melhor começar pelos arqueiros. Atacar os Lizalfos com o escudo pode ser uma boa opção.

#10 – Lar da Grande Fada. Por você ter chegado até aqui, ela liberará fadas na Ordon Spring, para você utilizar quando precisar. Há ainda um baú, contendo um carimbo. O Spinner será um item necessário daqui em diante.

Nada daquela fada espalhafatosa dos jogos anteriores.
#11 – Três Helmasaurs e vários ratos. Você pode usar o Clawshot para se pendurar no teto e retirar as carcaças dos Helmasaurs. Depois volte à parte de cima, desça e já use sua espada nos inimigos (os ratos são bem chatos). Outra opção é soltar uma bomba logo embaixo da plataforma mais alta, para tentar derrotar os ratos com a explosão. Use o Spinner para ir à próxima sala.

#12 – Há um grande Chu (geleia) roxo. Use a espada nele até que não sobre mais nada. E não, não vale a pena colocar as sobras em um pote.

#13 – Quatro bolhas de água com criaturas dentro. Logo de cima você pode atirar flechas com bombas para expô-los (se sobrar alguma bolha, use o Clawshot depois de descer). Depois desça e acabe com todos (ou use seu arco, mas assim gastará flechas).

#14 – 15 crânios voadores. A forma mais segura é usando o arco, mas isso gasta flechas. Outra opção é descer e usar o Spin Attack.

#15 – Moblins, dez deles. Desça e acabe com todos. O Spin Attack funciona bem.

#16 – Vários ratos e morcegos. Use o bumerangue para os voadores e derrote os outros com a espada após descer.

#17 – Um andar para ser explorado como lobo. Há uma Poe Soul e vários esqueletos de lobo. O poder de Midna dá conta do recado rapidamente, então use-o.

#18 – Vários daqueles inimigos comuns do deserto de Gerudo. Eles só sairão da terra quando você descer, então prepare sua espada. Há um coração esperando para ser desenterrado.

#19 – Muitas geleias. Use a espada em todas e, se puder, derrote primeiro as roxas, para poder pegar alguma vermelha ou amarela.

Quem quer gelatina de uva?
#20 – Lar da Grande Fada. Por você ter chegado até aqui, ela liberará fadas na Faron Spring, para você utilizar quando precisar. Há ainda um baú, contendo um carimbo. A Ball and Chain será um item necessário daqui em diante.

#21 – Há cinco morcegos de gelo e cinco Moblins. A estratégia com os morcegos é sempre a mesma, com o bumerangue. Quanto aos Moblins, se você chegar na borda da plataforma, é possível que alguns corram em sua direção. Se isso acontecer, derrube uma bomba, então desça e dê conta do que sobrar. Para o próximo desafio, use a Ball and Chain.

Melhor maneira de se livrar de morcegos.
#22 – Parece um repeteco do segundo nível, só que são cinco morcegos e ratos demais pra contar. Após tomar conta dos morcegos, desça como lobo, pois há vários ratos fantasmas que só podem ser vistos por Wolf Link. Há também três corações enterra
dos.

#23 – Neste nível aparecerão várias caveiras pequenas após você descer. O poder de Midna com Link como lobo é tão eficaz quanto o Spin Attack.

#24 – Cinco ReDeads (como se um já não fosse ruim o suficiente), aqueles zumbis da série Zelda. Desça em um dos lados e use a Ball and Chain neles.

#25 – Assim que a porta do nível 24 abrir, você já verá flechas chegando em sua direção. Equipe o Hawkeye e mande uma flecha naquela direção (uma torre montada no meio da sala). Outros dois arqueiros estão lá embaixo, e você pode acertá-los com flechas. Quanto aos outros oito Moblins, desça e acabe com eles usando sua espada.

#26 – Três Stalfos, que se regenerarão se não forem explodidos (ou atingidos com a bola de ferro). Você pode acertar dois com bombas (lançadas com flechas) e então descer para usar a bola de ferro no outro.

#27 – Três aranhas gigantes penduradas por fios de teia e alguns crânios voadores. Primeiro cuide dos crânios com Spin Attacks, depois use o bumerangue nas aranhas para derrubá-las (uma de cada vez, para facilitar).

#28 – Seis Moblins e dois Lizalfos. Não há muito o que fazer, o jeito é descer e acabar com todos usando a espada. Ou, se você achar que está com flechas e bombas de sobra, atire em alguns inimigos antes de descer.

#29 – Quatro crânios voadores (agora com fogo), dois Stalfos e várias caveiras pequenas. Você pode chegar na borda da plataforma e derrubar uma bomba para acabar com as caveiras pequenas. Depois desça e use a bola de ferro nos Stalfos e, então, a espada nos crânios (e no que mais sobrar).

#30 – Lar da Grande Fada. Por você ter chegado até aqui, ela liberará fadas na Eldin Spring, para você utilizar quando precisar. Há ainda um baú, contendo um carimbo. O Dominion Rod será um item necessário daqui em diante.

#31 – Cinco Beamos e sete morcegos. Comece atirando flechas nos olhos dos Beamos e, quanto aos morcegos, você já sabe o que fazer, certo? Depois use seu Dominion Rod para tirar as estátuas do lugar.

#32 – Seis Lava Slugs no teto, que devem ser derrotados com o Clawshot. Seis morcegos de fogo, para você usar o bumerangue. Dois Dodongos e seis crânios voadores flamejantes, que devem ser derrotados pela espada.

#33 – Quatro ReDeads (derrote-os com a bola de ferro) e um fantasma. Transforme-se em lobo e pegue mais uma alma.

#34 – Uma sala lotada de ratos fantasmas. Use os sentidos de lobo para enxergá-los e o poder de Midna para derrotá-los. Ao descer, aparecerão várias geleias, que podem ser derrotadas ao apertar o botão A (com Link ainda em forma de lobo). Há um coração enterrado neste andar.

#35 – Seis morcegos de gelo (seu bumerangue está equipado, certo?) e um Freezard, que se dividirá em pequenos Freezards após você atingi-lo com a bola de ferro três vezes. Continue usando a bola de ferro nos inimigos menores.

#36 – Quatro guerreiros de gelo. O segredo aqui é manter o escudo levantado e saber quando usar a bola de ferro. Tente enfrentar um inimigo de cada vez.

#37 – Oito crânios voadores. Desça e use o Spin Attack (cuidado com os cactos que surgirão da terra).

#38 – Uma boa variedade de inimigos neste andar. Os crânios voadores (são três) agora são capazes de lhe congelar, então cuidado (você pode chegar na beira da plataforma para chamar a atenção dos crânios). Os três morcegos de gelo podem ser derrotados com o bumerangue. Depois disso, você terá que descer. Melhor cuidar dos guerreiros de gelo primeiro, com a mesma tática usada na sala anterior, e depois cuidar de cada Freezard individualmente. Pode ser um pouco trabalhoso, principalmente porque os Freezards sopram um ar gelado que causa dano considerável.

#39 – Dois Darknuts deixam as coisas difíceis agora. O melhor é cuidar de um de cada vez, fazendo uso das habilidades Back Slice e Helm Splitter. Após tirar a armadura desse inimigo, faça uso do Jump Strike.

Vish...
#40 – Lar da Grande Fada. Por você ter chegado até aqui, ela liberará fadas na Lanayru Spring, para você utilizar quando precisar. Há ainda um baú, contendo um carimbo. O Duplo Gancho (ou Double Clawshot) será um item necessário daqui em diante.

#41 – Se por acaso você achou difícil até aqui (principalmente o nível 39), saiba que foi tudo um aquecimento, então é bom que você tenha Rupees de sobra para conseguir usar a Magic Armor. Neste andar temos nove Armos, estátuas que só se movem quando Link chega perto. Como o único ponto fraco está nas costas do Armos, é bem útil que você use o Clawshot para chegar até o outro lado da sala. Saia e tente acertar um enquanto ele está ganhando vida, mas cuidado: você não vai querer vários Armos pulando em sua direção. Se as coisas se complicarem, use o Clawshot para chegar no teto e escapar deles. Acerte um a um (com espada ou com com flechas).

#42 – Seis Deku Babas e seis Moblins roxos (mais fortes que os normais). Vê os dois Moblins do meio? Jogue uma flecha com bomba neles para logo lhe poupar trabalho para quando descer (você ainda pode repetir a dose se após a explosão os restantes correrem e ficarem perto um do outro). Depois, cuide dos Moblins para só então ir derrotar as Deku Babas, uma de cada vez.

#43 – Cuidado com os Moblins arqueiros (há um de cada lado)! Comece atirando flechas nos arqueiros para você descer mais tranquilo ou, se preferir não gastar flechas, desça logo. Lá embaixo ainda há mais três Moblins arqueiros e três Lizalfos. Lembre-se do Shield Attack.

#44 – Agora são quatro Lizalfos, só que estes estão usando armadura. Desça e use o Helm Splitter e o Jump Strike. Por fim, não esqueça da alma de mais um fantasma.

#45 – Já de cara esteja preparado para dois Moblins arqueiros em cima de torres. Ainda do nível 44, equipe o Hawkeye e seu arco e tente acertar os dois. Se você prestar bem atenção, verá um brilho estranho no teto do próximo andar. Trata-se de uma geleia rara, que regenera todos os seus corações e lhe dá ataques mais fortes. Tente ser rápido: desça e use o Clawshot na geleia, colocando-a numa garrafa antes que suma. O difícil é fazer isso antes que os ReDeads (derrote-os com a bola de ferro) e outra grande geleia roxa lhe ataque. Boa sorte! Ah, é hora de celebrar: há três corações enterrados neste andar.

#46 – Três guerreiros de gelo, dois Freezards (que se dividem em vários menores quando atacado) e vários ratos fantasmas fazem a festa neste andar. Como os ratos lhe deixam lento, deixando bem difícil a tarefa de fugir das lanças inimigas, é melhor tomar conta deles primeiro. Assuma a forma de lobo e ataque todos, mas tão rápido quanto puder volte à forma de Link e use a bola de ferro nos inimigos restantes.

Com um bafo assim, acho que esse aí usou muito creme dental.
#47 – Aparentemente há apenas um Moblin, mas ao descer aparecerão vários ratos e esqueletos pequenos. Use a forma de lobo e o poder de Midna para derrotar todos rapidamente (outra dica é largar uma bomba do alto da plataforma, na tentativa de derrotar alguns ratos).

#48 – Essa é difícil! Dois Lizalfos voadores e um Darknut lhe aguardam, e sua melhor estratégia é saber como desviar dos ataques inimigos. Comece com os Lizalfos, que são mais rápidos. Quando um deles se preparar para atacar, use o Clawshot para trazê-lo ao chão e ataque-o com a espada. Faça isso com os dois até derrotá-los. Quanto ao Darknut, você pode usar bombas com flechas para aos poucos ir quebrando a armadura dele. Ou abuse do Back Slice. Ou, se houver flechas e bombas de sobra, ataque primeiro o Darknut (ainda de cima da plataforma), para então focar nos outros dois inimigos.

#49 – Finalmente, o último nível com inimigos! A má notícia é que são grandes as chances de você ser derrotado neste andar e ter que voltar tudo de novo. Por quê? Bem, três Darknuts lhe aguardam. Três de uma vez! A Magic Armor é altamente recomendada, bem como é bem útil ter uma poção (preferencialmente azul ou a geleia rara) e/ou fadas engarrafadas. Para lhe dar uma margem de vantagem, comece atirando bombas em todos (há um logo embaixo da plataforma que Link está), para quebrar suas armaduras. Depois disso, o jeito é descer e fazer bom uso das habilidades especiais, com ênfase a Back Slice, Mortal Draw (se você for frio o suficiente), Jump Strike e Spin Attack. Torço por você!

#deuruim
#50 – A porta se abriu, e seu alívio é ver um baú esperando logo na parte alta da plataforma. Mas calma, toca um som de inimigos no ambiente? Ainda não acabou? De algum lugar surgirão dois Lizalfos voadores, então tome bastante cuidado, principalmente se você perdeu muita vida e usou seus itens de cura. Pegue o carimbo de fada e desça para falar com a última grande fada. Ela lhe dará uma garrafa com as lágrimas de uma grande fada, capaz de restaurar toda sua vida e ainda aumentar seu ataque por um breve período. Além disso, ela estará em qualquer um dos Springs, para que você se abasteça com suas lágrimas novamente (uma por vez, no máximo). Você será então transportado para o Lago Hylia.



E aí, achou difícil? É hora de recuperar sua vida, completar o estoque de itens e continuar sua aventura. Só não finalize o jogo ainda, pois nos resta passar pela nova dungeon Cave of Shadows, liberada com o amiibo do Wolf Link.

 
Para a realização desta matéria, contamos com o apoio da Big Boy Games, parceira do Nintendo Blast. The Legend of Zelda: Twilight Princess está à venda: garanta já o seu!


Revisão: Luigi Santana 
Vitor Tibério escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Fórum
Google+
Facebook


Últimas do Fórum

Ver mais

No Facebook

Ver mais