Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #279: Pokémon GO; NX; Zelda: Breath of the Wild; e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'

"O olho que tudo vê viu que você viu essa mensagem..."

Súditos pedrásticos que estão esperando ansiosamente o lançamento de Pokémon GO no Brasil, tem mais um N-Blast Responde na área! Na coluna de hoje, respondo dúvidas sobre NNID, a função das empresas responsáveis pela série Pokémon, o mistério de Expresso na série Donkey Kong Country no GBA, o melhor inicial de Pokémon GO, remake de Sinnoh e muito mais! Leia tudo e depois volte a ficar ansioso para caçar monstrinhos pelas ruas! xD


Olá sábia conhecedora dos segredos da SUA SÉRIE, tenho algumas dúvidas. A série Donkey Kong Country teve um remake no GBA, além do Donkey Kong Land. Quais são os seus roteiros e diferenças? Também, no DKC2 do GBA, aparece um avestruz chamado Expresso II. O Expresso original morreu ou teve um filho?
Chanel Alfa e as dúvidas expressas
De fato, os jogos da série Donkey Kong Country ficaram um pouco confusos, mas é assim: depois de cada jogo da série, no SNES, foi lançado um Donkey Kong Land respectivo para o GB/GBC, havendo assim, três deles também, DK Land 1, 2 e 3. Estes jogos não são ports, mas sim “continuações” de cada jogo do SNES, usando os mesmos personagens e inimigos, mas com fases e histórias diferentes.

Depois, foi lançado um port do Donkey Kong Country 1, também para o GBC. Aí sim é o mesmo jogo que o do SNES, com algumas diferenças no conteúdo, claro, para que ele pudesse rodar no portátil. Apenas o primeiro jogo da trilogia foi portado para o GBC, mas os três também ganharam ports para o GBA. Nestes casos, por serem ports, também são exatamente os mesmos jogos que os originais em termos de história e das fases originais, mas nestes foram adicionados novos conteúdos, como modos extras e até um mundo novo, no caso de DKC3.

Quanto ao avestruz, não se sabe bem porque, ao ser incluído no minigame de DKC 2 para o GBA, ele foi nomeado de Expresso II e não é mais o Expresso original. Como você disse, isso pode tanto querer dizer que o Expresso original morreu ou que seja um filho dele. Ou então que não tenha nenhuma relação com o anterior, fora o mesmo nome. xD Mas nunca houve uma explicação oficial sobre isso, então só resta especular mesmo.
SEGUUUUUUURA, PEÃO!

Olá pedra! Bom….eu tenho uma pergunta para você sobre o Zelda de NX e Wii U. No começo ele foi confirmado em 2016 e agora em 2017 que ele será lançado!? O que está acontecendo?

Davi Alves, mais perdido que o Alfacinho em Breath of the Wild
Na verdade, se formos mais atrás ainda na história do mais novo jogo da MINHA série, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, lembraremos que ele foi originalmente previsto para ser lançado em 2015! Depois disso ele foi adiado para 2016 e, por fim, para 2017, para ser lançado junto com o NX.

Embora seja muito angustiante ver um jogo tão aguardado ser adiado dessa forma, isso não é nenhuma novidade, em relação à MINHA série, já que isso também aconteceu com Skyward Sword e Twilight Princess. Geralmente a causa disso é porque eles querem deixar o jogo da melhor forma possível antes de ser lançado, e isso é bom. Afinal, é preferível que um jogo seja adiado mas chegue com uma jogabilidade perfeita, do que o seu lançamento ser feito às pressas, só para atender à previsão feita inicialmente, mas o jogo chegar cheio de bugs e falhas (e isso é algo que vemos acontecer muito ultimamente, com grandes empresas querendo lançar o mais rápido possível só para ganhar dinheiro rápido).

Bom, no caso de Breath of the Wild, o atraso tem sido maior ainda e as causas disso são duas. Uma que o jogo está parecendo ser IMENSO, com um mundo gigantesco, que permite interação das mais diversas formas, e com uma enorme liberdade. E, sendo um jogo muito maior do que seus antecessores, não é de se estranhar que o atraso para deixá-lo perfeito seja proporcionalmente maior. O outro fator é o NX. Como eles fizeram a escolha – também muito acertada, na minha opinião – de lançar o jogo simultaneamente para o novo console, o NX, isso levou a um trabalho maior ainda, pois agora o jogo precisa ser otimizado para ele também, com gráficos certamente bem superiores. E o jogo será tão importante para que o console tenha um bom lançamento, que certamente foi atrasado para que o jogo da MINHA série esteja pronto para ser lançado junto, e não vice-versa.

Resumindo: ver um jogo que com certeza vai ser tão bom ser adiado dessa forma é sempre angustiante, mas o importante é que os motivos para isso são bons e só vão garantir que o jogo final seja melhor ainda.
Esse Alfacinho sempre dormindo... tsc, tsc, tsc...
O sábia Pedra, tenho um 3DS XL e já vendi ele, gostaria de saber depois que eu formatar o 3DS, eu vou poder usar minha conta da Nintendo em um outro 3DS ou em Wii U, porque futuramente eu vou comprar um Wii U, ou um New 3DS. Ou tem que fazer algum processo pra manter minha conta da Nintendo?
Rogério Freitas, o futuro dono de Wii U
Sim, se o 3DS em que você tinha a sua conta for formatado, a conta NNID será desvinculada e, assim, você poderá usá-la em outro 3DS. Já no Wii U é possível usá-la mesmo que ela continue vinculada ao 3DS antigo, já que é possível ter a mesma conta tanto em um Wii U quanto em um 3DS simultaneamente.
Olá, Pedra. Afinal, qual a função das empresas Pokemon Company, Creatures, Game Freak e da própria Big N em relação a Pokémon? Pelo que pesquisei a Nintendo possui apenas 1/3 da Pokemon Company, mas afinal como funciona essa divisão? E por que a Game Freak pode desenvolver para consoles como o PS4?
Gabriel Groscke e a Pokédivisão
Realmente, a história de a quem a franquia Pokémon pertence é um pouco complicada, mas vamos lá. A empresa “dona” da franquia Pokémon é a Pokémon Company. Entretanto, esta está dividida entre três: Nintendo, Game Freak e Creatures. A Game Freak foi quem desenvolveu a ideia original do jogo, a Creatures era quem cuidava da parte de produção e comunicação com a Nintendo, e a Nintendo, a responsável por publicar o jogo. Hoje em dia, a Game Freak é quem continua a desenvolver os jogos principais da série e cria os conceitos originais de novos monstrinhos enquanto a Creatures, de modo geral, desenvolve alguns jogos spin-off da série e cuida da modelagem tridimensional dos personagens. E a Nintendo continua fazendo a parte de publicar os jogos (note que a Nintendo mesmo é quem menos tem parte no desenvolvimento e criação nos jogos de Pokémon xD). A Pokémon Company foi criada justamente para dar uma “cara” mais adequada à franquia, principalmente quando começaram a entrar em cena animes, filmes, mercadorias, etc.

Quanto a por que a Game Freak pode desenvolver para outras empresas fora da Nintendo, isso é porque a Game Freak é uma empresa second-party, ou seja, tem uma parceria com a Nintendo, mas não pertence à ela e, assim, não tem um contrato de exclusividade. Diferente de uma first-party, que é uma empresa subsidiária de outra e só desenvolve jogos para a empresa a que pertence (exemplos de first-parties da Nintendo são a Monolith, desenvolvedora da série Xenoblade, e a Retro Studios). Contudo, isso não significa que a Game Freak poderia desenvolver jogos de Pokémon para outras empresas. Como a franquia pertence em parte à Nintendo, esta tem voz em autorizar os lançamentos em relação a ela. E é o que aconteceu para o Pokémon Shuffle e Pokémon GO, a Nintendo autorizou o desenvolvimento dos jogos para dispositivos mobile, caso contrário não teriam acontecido.

Pedra, o jogo Super Mario 64 do Virtual Console de Wii U, que está disponível como recompensa no My Nintendo, pode ser jogado através do Gamepad? Gostaria de usar os botões do Gamepad (e não apenas o Gamepad como se fosse uma TV).
Anônimo "da dúvida do Gamepad" da Silva
Sim! Os jogos de Virtual Console no Wii U podem ser jogados no GamePad, não apenas para apresentação, mas também para usar como controle. Isto só não vale para jogos do Virtual Console jogados através do Modo Wii, para os quais o uso de controles do Wii é obrigatório.

Dra. Pedra, tudo bem com vossa excelência e a equipe de escr… ops, redatores?Minha dúvida: Temos visto que a série Pokémon, em seus últimos grandes lançamentos, tem sido acompanhada de remakes de jogos antigos. Há possibilidades da próxima geração vir acompanhada de um remake da 4ª geração?
Kiefer Kawakami e o retorno de Sinnoh
Olá, amigo perguntador! Comigo tudo ótimo. Já meus… redatores… estão precisando é de umas boas chicotadas, pra variar. Depois de responder eu vou lá.

Sim, é verdade, os remakes dos jogos antigos da série Pokémon é algo que já se tornou meio que tradicional e os próximos seriam os da 4ª geração, Diamond/Pearl/Platinum. Acho bem possível que façam um remake deles sim, mas se isso acontecer, com certeza será só na próxima geração de consoles da Nintendo e não acompanhando agora os lançamentos de Sun/Moon. Afinal, já estamos falando de jogos de DS, o qual já não tem uma diferença muito grande em relação ao 3DS.

Agora uma coisa curiosa para se pensar: os remakes já chegaram na 3ª geração, certo? Mas foi nessa geração justamente que os remakes começaram a acontecer, com o lançamento de FireRed e LeafGreen. E, de fato, esses primeiros remakes já estão bem antigos. Então, será que vamos começar a ver remakes dos remakes??? xD (Ou, de repente, a nova tradição será relançar os games originais pelo Virtual Console, como aconteceu com os da primeira geração recentemente).

Pedra, queria saber qual dos 4 possíveis iniciais de Pokémon GO é o mais raro (depois da escolha, claro). Estava achando que era o Pikachu, mas aí vi uma tabela em que os 4 estavam no mesmo nível e então decidi recorrer à fonte de sabedoria infinita.
Anônimo "Treinador" da Silva
Em termos de raridade, os 4 de fato são iguais, e você terá a mesma dificuldade em encontrar qualquer um deles no mundo afora. Agora, para ajudar a escolher o inicial, vale lembrar que o Pikachu, por ter apenas uma evolução, tem o menor CP máximo entre os quatro, sendo que o poder máximo que o Raichu pode atingir é de 2028. Já o Venusaur, Charizard e Blastoise têm CPs máximos de 2580, 2602 e 2542, respectivamente.

Querida Pedra, a partir dos boatos que o NX será um híbrido de portátil e de console de mesa, o que será do New 3DS? Sendo que ele lançou há muito pouco tempo e o NX lança em 2017, e msm q não seja um híbrido, quanto tempo vc acha que pelo menos só o New (que é o que eu possuo) duraria quanto tempo?
Anmo "Abreviador" da Slv
Bom, de fato ainda é um pouco difícil especular sobre isso com muita certeza, enquanto ainda não sabemos exatamente como o NX vai ser. Realmente, a maior parte das fofocas parecem indicar que ele será tanto um portátil quanto um console, mas muitos dizem que essas duas “partes” terão lançamentos separados. Dizem que esse NX previsto para o começo de 2017 será a parte do console, e que a parte portátil será um pouco depois, no mesmo ano. Mas isso tudo são boatos e pode bem acontecer de ser lançado tudo junto mesmo. De qualquer forma, podemos imaginar que o 3DS não terá um futuro tão extenso pela frente, mesmo para o modelo New.

Vendo o pouquíssimo conteúdo exclusivo para o New que foi lançado até agora (em relação ao 3DS normal) – na verdade, apenas o Xenoblade Chronicles, The Binding of Isaac: Rebirth e os jogos de SNES – já podemos imaginar que a Nintendo meio que desistiu um pouco de ir por esse caminho, de lançar jogos exclusivos para o novo modelo. Em todo caso, o 3DS – e ainda mais o New – certamente ainda tem um tempo de sobre vida pela frente… mas se for pra chutar, não daria um tempo maior do que dois anos.

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google