Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #289: Método Masuda; Pokémon competitivo; e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Boing-oing! Fala, galere pedrástica! Todo mundo animado com as eleições para prefeito e vereador? Pois é, se você já tem idade para votar, vote consciente para não se arrepender depois. Pena que em Hyrule é uma monarquia, caso contrário, eu me candidataria tomar conta do pedaço. xD Minha primeira medida seria colocar o Alfacinho no seu devido lugar e proibir espadadas em pedras indefesas. ¬¬ No N-Blast Responde de hoje, temos perguntas sobre Fire Emblem Fates, conta brasileiro no eShop, Método Masuda, jogos de Wii no Wii U e mais.


Olá, desculpe incomodar, mas eu queria comprar as duas versões de Fire Emblem Fates e queria saber se eu comprar (ou importar) a versão física de Conquest, dá para baixar pela eShop a versão Birthright com desconto? Como faz para ter o desconto na eShop? É só ter o cartucho (conquest) inserido?
Anônimo "Kibayashi" da Silva
Ora, não é incômodo nenhum! Responder dúvidas existenciais é o meu trabalho, afinal de contas! xD

Sim, pode fazer isso sem nenhum problema. Depois que você comprar o primeiro jogo e chegar em certa parte da história, o próprio jogo habilitará uma opção no menu através do qual você pode comprar o segundo jogo pela metade do preço, através da eShop. E isso é independente do primeiro jogo ter sido comprado em mídia digital ou física, então pode comprar o cartucho sem medo.

Vossa pedra, que sabes de tudo, tenho uma pergunta para vossa majestade. Como eu sei se a minha eShop é brasileira?
Anônimo do Espaço
Simples: veja como aparecem os preços dos jogos. Se aparecem com a moeda real (R$) é porque está na loja brasileira.

Um detalhe: desde o vínculo da NNID com a eShop, o país da eShop é, obrigatoriamente, o mesmo que aquele configurado na sua conta NNID. Então se sua conta é brasileira, a eShop que você usa com certeza é brasileira também.
Nesse console, é fácil saber se é eShop BR (spoiler: não é)

Olá pedra! Tenho uma dúvida sobre um método de obter Shinys (Método Masuda) no Pokémon X. É verdade que desligar o console durante o breed, trocar de jogo durante o breed (deixando para terminar depois), ou fazer outra coisa além de pegar os ovos e chocar, diminui a chance de chocar um Pokémon shiny?
Kaito Scracth, o metodologista
Não, tudo isso é lenda urbana. É tão verdade quanto ter mais chance de capturar um Pokémon pressionando baixo + B. Em se tratando do Método Masuda para aumentar as chances de obter um shiny através de cruzamentos, o único fator que influencia é a região dos Pokémon cruzados. Nada mais, nada menos.

Pedra, comprei um Wii U e criei duas contas, uma canadense, que é a que eu uso pra acessar a eShop, e uma BR, que é a que eu uso pra jogar normalmente. Dá para usar os benefícios do Nintendo Club usando uma conta BR ou tem que ser a canadense? E aquele código que vem junto pode ser usada na BR ou só canadense?
Igor Perreira, brasileiro naturalizado canadense
Antes de tudo, acho que você está misturando algumas informações desatualizadas. O antigo sistema de prêmios Club Nintendo não existe mais, tendo sido substituído pelo novo sistema, chamado My Nintendo. No Club Nintendo não era possível criar contas brasileiras, mas no My Nintendo isso, sim, é possível. Você pode criar uma conta vinculada a uma NNID brasileira, sem nenhum problema.

Esclarecido isso, mesmo isso agora sendo possível, há um problema relacionado ao uso do My Nintendo com o Wii U, e é que – como você já deve saber – o Wii U não possui eShop brasileira. Por isso, e como as moedas douradas do My Nintendo são obtidas exclusivamente através da compra de jogos digitais na eShop, se você usar o My Nintendo com uma conta brasileira, você nunca vai ganhar moedas douradas através das suas compras na eShop do Wii U, já que fatalmente você será obrigado a usar outra NNID para comprar (a canadense, como você já tem feito). Portanto, apesar de dar para usar o My Nintendo com conta brasileira, o mais vantajoso pra quem compra jogos digitais na eShop do Wii U é se cadastrar no My Nintendo usando a mesma conta usada para fazer as compras (que com certeza não será brasileira).

Por último, o tal “código que vem junto” imagino que você esteja se referindo aos números PIN que acompanhavam os jogos da Nintendo e davam direito a pontos no Club Nintendo, certo? Bom, sinto dizer que a troca de pontos através desses códigos foi extinta junto com o Club Nintendo. Como falei acima, agora você só ganha moedas de ouro através de compras digitais.

Olá, como funciona a retrocompatibilidade do Wii no Wii U? Pois eu tenho interesse em comprar o Wii U e jogar jogos do Wii. É só colocar o jogo no modo Wii ou precisa instalar o jogo?
Aleksander Alves, futuro dono de Wii U
Para jogar jogos de Wii usando a retrocompatibilidade do Wii U é  só fazer isso mesmo que você falou: simplesmente colocar o disco de Wii no Wii U e jogar normalmente (lembrando, claro, que você precisará do controle de Wii requerido pelo jogo em questão).

Contudo, há outra forma de jogar jogos de Wii no Wii U, que é comprando jogos relançados na eShop do Wii U. Entretanto, são apenas alguns jogos que já foram relançados desta forma, como Mario Galaxy, Metroid Prime Trilogy e Skyward Sword, para citar alguns exemplos.

Hayoo, Pedra! Muitos anos atrás, li sobre tipos de Pokémon usados em competitivo (não ligo muito pra competitivo, mas é uma dúvida fixa na minha cabeça), mas eles eram separados por vários “tipos”, um deles é o Wall, o único que lembro, que são os tankers, acho. Quais seriam os outros tipos?
Kaito Scracth, o tipo não-competitivo
Bom, por ser algo que não é oficialmente documentado e totalmente subjetivo às convenções dos jogadores, isto é algo que pode variar bastante e diferentes grupos de jogadores podem usar diferentes classificações dentro do jogo competitivo.

Contudo, os principais “tipos” competitivos que geralmente são usados são:
  • Baton Passers: Pokémon que usam o movimento Baton Pass para passar aumentos de stats para outros Pokémon;
  • Spinners: Pokémon que usam Rapid Spin para se livrarem de Leech Seed, Spikes, Toxic Spikes e outros perigos desse tipo;
  • Spin Blockers: Pokémon tipo fantasma que previnem Rapid Spinners de usarem Rapid Spin (devido à imunidade do tipo fantasma contra tipo normal);
  • Walls: Pokémon com alta defesa e HP, usados para aguentar ataques fortes;
  • Stallers: Pokémon que atrasam o oponente ou causam danos prolongados, com movimentos tipo Substitute, Leech Seed e Toxic;
  • Tanks: Pokémon com alta defesa e alto ataque. Não apenas aguentam ataques fortes como os Walls, como também podem causar grandes danos;
  • Sweepers: Pokémon com alta velocidade e ataque, causando grandes danos rapidamente;
  • Support: Pokémon que dão suporte ao time, com movimentos como Stealth Rocks, Spikes, Toxic Spikes, etc. ou para remover os aumentos de stat do oponente, com movimentos como Haze, Clear Smog, Roar, etc.;
  • Clerics/Healers: Pokémon que usam movimentos como Heal Bell e Aromatherapy para curar os status do time, ou então que usam Wish para recuperar o HP de alguém do time.
  • Lure: Pokémon que são usados com uma finalidade diferente do esperado, de forma a contra-atacar a resposta do oponente ao Pokémon.
Treinador competitivo e treinador casual
É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Você também pode mandar seus desenhos. Os melhores aparecerão na Revista Nintendo Blast!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google