Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #291: Mother 3; Nintendo Selects; Smartgame e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'

"Essa pedra só falará caso você esteja usando a Mask of Truth. Por favor, não insista"

Súditos pedrásticos que não aguentam mais esperar a revelação do NX e adoram minhas fofocas, trago-lhes o N-Blast Responde desta semana! Na coluna de hoje, respondo dúvidas sobre o esquisito SmartGame, a linha Nintendo Selects, o lado sombrio de Mother 3, importação de jogos da Amazon e mais! Leia tudo e depois volte a ficar ansioso pelo NX! xD


Pedra soberana, andei dando uma passada no lado esquecido do YouTube e acabei achando vídeos antigos do nunca vivo Earthbound 64 (MOTHER 3 de N64). Ouvi muito falar de uma batalha final mais assustadora e sem diálogo nesse jogo, além do ser bem mais assustador. Do que realmente se trata esse EB64?
Anônimo "Terceira Mãe" da Silva
Bom, como você deve saber, o nunca lançado Earthbound 64 acabou se tornando o Mother 3, do GBA e, na verdade, dizem que pouca coisa mudou de uma versão para outra – além das óbvias alterações gráficas, é claro. Mas, de fato, dizem que a versão original do jogo era mais sombria, especialmente o final. Isto quem disse foi o próprio criador da série, o tio Shigesato Itoi. Contudo, ele se conteve a dizer a apenas isso, de que a primeira idealização dele era a de um jogo com um final mais sombrio.

Como ele não disse mais nada além disso, tudo o demais é fruto de especulações, fofocas e também de algumas teorias baseadas em sprites não usados, encontrados escondidos no jogo. Essas teorias de como seria o final variam bastante, desde a morte de vários dos personagens principais até outras mais extremas como o Claus ou o próprio Lucas se tornando maus. A verdadeira resposta, contudo, está apenas na cabeça do tio Itoi…

E pra quem não conhece, ou não se lembra, deixo aqui o trailer pré-histórico de Earthbound 64. Preparem-se para ficar impressionados com os “belíssimos” gráficos! xD



Pedra, há alguma diferença entre títulos de 3DS em suas versões normais e suas versões Nintendo Selects (além da capa dos jogos)?
Anônimo "Selecionado" da Silva
Não. Os Nintendo Selects são relançamentos dos jogos em versões exatamente iguais às originais, só que com preços reduzidos.


Bom dia, Pedra! Vi que no site Amazon americano tem algumas raridades, como OSTs e jogos para Wii U. Compensa comprar por lá? Como faço os cálculos?
Anônimo "Amazon" da Silva
Bom, depende. Primeiramente, nem tudo o que você encontra na Amazon pode ser exportado para o Brasil. Geralmente, aquilo que pode ser enviado está marcado com algo como “disponível para ser enviado para o exterior”. Mas para ter certeza, o melhor é adicionar o produto ao carrinho de compras e simular a realização da compra colocando o seu endereço brasileiro para entrega. Desta forma você não apenas poderá ver se o produto pode ser exportado, como também quanto ficará o valor final. Não se preocupe, você terá chance de cancelar a compra se decidir por não prosseguir.

Agora, se compensa, aí vai depender de você e de quanto você pode gastar… de modo geral, o imposto é bem alto e o valor final acaba subindo consideravelmente, principalmente se forem jogos ou eletrônicos em geral. Às vezes o valor é até o dobro do preço original do produto. Por outro lado, como você falou, tem coisas que você só vai encontrar por lá e nunca vai conseguir comprar no Brasil, então pode ser que você decida que pagar esse valor mais alto vale a pena. Então, simule a compra e decida se acha que compensa ou não.

Pedra, na sua opinião, qual o melhor: Wii U ou New 3DS?
Anônimo "Consolewar" da Silva
De modo geral, acho um pouco difícil comparar consoles e portáteis. Mas neste caso, acho que podemos dizer com bastante segurança que o New 3DS – na verdade o 3DS de modo geral, independente do modelo – teve um sucesso bem maior que o Wii U. O 3DS teve uma enorme quantidade de excelentes jogos lançados durante vários anos, incluindo jogos first-parties e third-parties e sempre um grande número de vendas (bom, exceto no período logo depois do seu lançamento), liderando de longe o mercado de consoles portáteis.

Já o Wii U, apesar de também ter alguns jogos muito bons – alguns que sem dúvida vão ficar entre os melhores da Nintendo – a quantidade é bem menor que no 3DS, principalmente quando se trata de jogos third-party, que, como todos sabemos, foi uma das maiores fraquezas do console. Isso somado a outros problemas acabou deixando o Wii U com uma popularidade muito baixa, o que fez com que ele tivesse um ciclo de vida mais curto que o normal e com uma grande escassez de bons jogos. Então, sim, acho que o 3DS se saiu muito melhor que o Wii U.

Agora, se a sua pergunta é porque você está decidindo entre um dos dois para comprar, acho bom deixar duas considerações:
  1. Se você já tem um modelo antigo do 3DS e está pensando em comprar um New 3DS, aí eu diria que não vale tanto a pena assim. Com exceção dos controles adicionais e o efeito 3DS superior, são poucas as diferenças que você vai ter de um modelo para outro. De jogos que funcionam apenas no New, por exemplo, por enquanto o Xenoblade Chronicles 3D continua sendo o único caso.
  2. Como tenho dito para outras pessoas, acho que antes de decidir por comprar um console novo, vale a pena esperar pelo menos a Nintendo anunciar oficialmente o NX. Porque, quando isso acontecer, há uma grande possibilidade que você decida que é melhor esperar e economizar até o lançamento do novo console, que se continuar conforme a programação, acontecerá em março do ano que vem.

Grande Pedra de sabedoria sólida como…. pedra . Você poderia me dizer que diabos é isso: http://www.balaodainformatica.com.br/produto/60704/Console-Smart-Game-2? Um PSVita que emula NES, SNES, GBC, GBA e MD ? E esse bagúlio ainda está à venda !!!
Anônimo "Bagúlio de Smartgame" da Silva
Isso, meu amigo, nada mais é do que uma nova geração de console pirata, na linha do infame Poly Station e outros do tipo. Esses consoles são produtos piratas, não oficiais, que geralmente tem um design de console moderno, mas que na verdade rodam jogos antigos através do uso de emuladores embutidos. Portanto, pode ter certeza de que apesar dele estar sendo vendido em uma loja grande e conhecida, é um console pirata. Tanto que pessoas que já o experimentaram afirmam que muitos jogos ficam lentos ou não funcionam direito. Então já sabe: passe longe!

Pedra que sabe a resposta para todas as questões da vida, do universo e tudo mais… Ainda estou em dúvidas quando ao DK Returns 3D. Peguei o cartucho emprestado de um amigo, joguei derrotei o ultimo chefão no vulcão e só o que surgiu foi o Golden Temple. Onde fica o mundo das Nuvens?
Everton Nucci, no mundo das nuvesn (ainda)
Para ter acesso ao mundo das nuvens, você primeiro tem que terminar o jogo e pegar todas as 8 Rare Orbs. Estas são obtidas em cada uma das fases especiais de cada mundo que, por sua vez, você desbloqueia quando pega as letras K-O-N-G de todas as fases de cada mundo.

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Você também pode mandar seus desenhos. Os melhores aparecerão na Revista Nintendo Blast!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google