Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #293: Super Mario Maker; Nintendo Switch; Tetra e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Alola! Digo, Boing-oing! Como vão, caros súditos pedrásticos!? Ainda estão animados com o Nintendo Switch ou já estão pensando no Pokémon Sun/Moon? No N-Blast Responde de hoje, temos perguntas sobre o Nintendo Switch, que até pouco tempo só conhecíamos por seu codinome NX, o apoio de third-parties, também sobre ser um game designer da Nintendo, Super Mario Maker para 3DS e mais!


Pedra, eu achei o Nintendo Switch muito parecido com o Wii U? Seria o Switch o Wii U em sua Alolan Form?
Anônimo "Alola" da Silva
Alolan Form do Wii U é ótimo! xD

Bom, realmente há uma semelhança por causa do controle com tela embutida. Entretanto, é uma semelhança estética e nada mais, pois os dois funcionam de forma muito diferente. O GamePad do Wii U tem como objetivo principal ser uma tela secundária do console, assim como a tela inferior do DS e 3DS. Contudo, como ficar olhando para a TV e o controle se provou muito desconfortável, este uso simultâneo acabou sendo pouco usado e é por isso que o GamePad se tornou mais popular por ser uma “TV alternativa”. Mas mesmo esse uso é bastante limitado, porque o controle precisa estar bem próximo ao console para funcionar.

Já o Switch tem uma ideia totalmente diferente, de realmente transformar o console em uma versão portátil de si mesmo. Isso significa não apenas poder usar o controle como TV, como poder levá-lo a qualquer lugar, como um verdadeiro vídeo game portátil mesmo.  Mas quando você for jogar ele no modo console, o controle/tela não será usado em conjunto com a TV. Até porque a “tela” deverá ser acoplada à base para ele poder funcionar como console. Afinal, o “coração” do console estará justamente nessa tela, ao contrário do Wii U, cujo Game Pad era apenas um controle com uma tela que recebia as imagens do console.
Alguns tão vendo assim. XD

Pedra, você consideraria muito precipitada a atitude de levar o Switch pra emergência visto que as tais Thirdies de suporte ao console estão dando sinais de esfaqueamento pelas costas (não mencionando o console em lançamentos próximos e já declarando que não confirmam jogos para o mesmo)?

Anônimo "Terceiro" da Silva
Sim, ainda é muito cedo para se preocupar com isso. A Nintendo fez um ótimo trabalho em manter as informações do Switch em segredo e agora está fazendo o mesmo com os jogos que estão em desenvolvimento para ele. Certamente eles estão segurando para a apresentação no dia 12 de janeiro, com a ideia de surpreender todo mundo e, sendo esse o caso, é de se imaginar que eles tenham pedido para as third-parties ainda não anunciarem essas informações também. É muito possível que alguns desses jogos que até agora só foram anunciados para os outros consoles acabem sendo anunciados depois para o Switch também, quando a Nintendo finalmente jogar todas as cartas na mesa. Enfim, mesmo com a revelação do novo console, ainda é cedo para tirar conclusões quanto aos jogos, então o jeito é continuar esperando…
Switch receberá o apoio que merece das thirties?

Pedra você é de que jogo da Nintendo? Porque parece uma do Zelda mais não é, eu tô muito bugado ;-;
Anônimo "Procurando Pedra" da Silva
Como assim de qual jogo eu sou?!?!?!?

Ora essa, eu sou dos jogos da MINHA série, é óbvio!! De onde mais eu seria?!?

E, SIM, a série é MINHA, apesar de levar o nome da chata da Zelda e de sempre estrelar aquele insuportável Alfacinho Verde.

Acontece, também, que eu tenho várias aparências diferentes, que eu uso em diferentes jogos da MINHA série. Afinal, eu gosto de me renovar e de não usar a mesma roupa em diferentes games! ¬¬'

Entendeu, né? MINHA série. Mas, sim, o nome oficial é “The Legend of Zelda”.
Aqui estou eu guiando o
Alfacinho em Ocarina of Time

Aqui estou eu guiando o
Alfacinho em Skyward Sword

E aqui guiando ele com um belo
Boing-oing em Phantom Hourglas…
sinceramente, o que esse
moleque faria sem mim?!?

Olá Pedra! Vi na timeline oficial da série o Zelda Four Swords e o Four Swords + Hyrule Adventure. Quais as diferenças entre eles e para qual console saíram?
Anônimo "Salada Mista" da Silva
Apesar dos nomes parecidos, mesma jogabilidade multiplayer e do Vaati ser o vilão nos dois jogos, Four Swords e Four Swords Adventures são dois jogos totalmente diferentes, cada um com a sua história e, por isso, situados em lugares diferentes na cronologia.

O primeiro Four Swords foi lançado originalmente para o GBA, juntamente com o port de A Link to the Past para o portátil. Depois recebeu também um Anniversary Edition, que foi lançado no DSi e 3DS. Já Four Swords Adventure foi lançado no GameCube e até o momento não foi relançada nenhuma outra versão do jogo, tornando esse um dos poucos jogos da MINHA série sem receber nenhum tipo de relançamento até agora.
Alfacinho não, salada completa!

Pedra, ainda não terminei o Wind Waker, jogo da sua serie, e recebi um gigante spoiler sobre Tetra (não vou dizer qual é) e verdade ? Se for como eu esqueço disso?

Anônimo "É Teeeeeeetraaaa" da Silva
Você está se referindo ao grande segredo da Tetra? Aquilo que ela faz de tudo para esconder tão bem?? Que muda totalmente a forma como você a vê no jogo??? Bom, melhor dizer de uma vez: você quer dizer… aquela espinha enorme que ela tem no rosto e tenta esconder com maquiagem?!? Sim, devo dizer que é a pura verdade (desculpa aí, Tetra, mas meu compromisso é com a verdade!).

Ah, não era esse spoiler? Bom, eu não sei adivinhar qual exatamente é o spoiler que você ouviu… mas, sim, há um segredo sobre a personagem que você descobre no meio do jogo e, se for isso mesmo que você ouviu (provavelmente é xD), então sim, é verdade. Bom, infelizmente esquecer isso agora vai ser meio complicado… se quiser, podemos tentar acertar a sua cabeça com um Pedrality… há uma grande chance de dar certo, mas há um risco de que você perca outras memórias ou até mesmo a sua vida xD.

Mas a espinha é verdade também, viu?
É Tetra! É Tetra!

Pedra, quero fazer faculdade de game design. Quando acabar a faculdade, é fácil entrar na Nintendo de cara ou é bom ter experiência em outras empresas menores primeiro?

Anônimo "Dizainer" da Silva
Bom, depende das vagas que estiverem disponíveis na Nintendo… pode ser que eles abram uma vaga para pessoas sem experiência… mas, sim, a grande maioria das vagas pede que a pessoa já tenha alguns anos de experiência atuando em alguma empresa da área. Então, se conseguir entrar em outra empresa primeiro, para ganhar experiência, com toda a certeza vai ser mais fácil.

Uma dica: entre na página de vagas de emprego da Nintendo e veja quais seriam de seu interesse e quais os requisitos para essas. Daí você vai ter uma noção melhor no que precisa investir para estar apto a uma dessas vagas. E lembre-se também que você terá que correr atrás do visto americano que permite trabalhar lá e todo esse lance burocrático.

Descobri seu segredo Pedra!  Aha! Você é uma espiã, por isso é tão esperta! Mas me conta, o Mario Maker do 3DS (que vai lançar)é  inferior ao de Wii U ou não?
Anônimo"Sabe tudo" da Silva
Bom, a versão de Super Mario Maker para o 3DS tem algumas coisas novas em relação ao Wii U, mais notavelmente a inclusão de medalhas especiais que podem ser conquistadas ao cumprir certos objetivos na fase, como pegar todas as moedas, por exemplo. Contudo, há coisas que também ficaram de fora e a principal delas é o compartilhamento de fases pela Internet. Exatamente, o Mario Maker do 3DS não irá permitir enviar e baixar fases de outros jogadores pela Internet. Isto só será possível localmente, via conexão local ou Street Pass.

Ainda será possível jogar fases de outras pessoas, mas isto será feito de forma aleatória no modo 100 Mario Challenge. Outra grande exclusão em relação à versão do Wii U é o Mystery Mushroom, que é aquele cogumelo do modo 8-bit que transforma o Mario em centenas de outros personagens pixelizados. No fim, as inclusões da versão do 3DS acabam sendo bem menos importantes daquilo que foi removido, então podemos dizer com bastante segurança, sim, que esta versão será bem inferior à do Wii U.

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Você também pode mandar seus desenhos. Os melhores aparecerão na Revista Nintendo Blast!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google