Top 10

Pokémon Sun & Moon (3DS) e os melhores novos monstrinhos

Nas portas do lançamento da nova geração de Pokémon, listamos os melhores Pokémon originais de Alola

Novembro chegou! Com o penúltimo mês do ano vem também o lançamento tão esperado dos novos jogos Pokémon Sun & Moon (3DS), que apresentarão uma nova região e uma nova geração de monstrinhos. Muitas são as inovações que esses títulos prometem, como novas classes de Pokémon lendários, uma nova forma de desenvolvimento de jogo que não precisa das já conhecidas insígnias, as Alola Forms, que são variações de Pokémon já conhecidos e também a ausência das também antigas HMs.

Para nos preparar psicologicamente para o dia 18, algumas matérias especiais estão passando pelo Blast para bombardear de hype o coração dos treinadores e treinadoras. Como toda geração de Pokémon traz figuras inéditas interessantes, resolvemos listar aqui os melhores Pokémon originais de Alola. Desse modo, não estranhe se não ver por aqui um Ninetales Alola Form ou um Exeggutor Planta/Dragão. Não levamos em consideração as formas modificadas da região, apenas os Pokémon inéditos desse arquipélago interessantíssimo. Sem mais delongas, vamos à lista!



10.Vikavolt

Para iniciar a lista, temos Vikavolt, o Pokémon besouro escaravelho. Vikavolt é a evolução estágio 2 de Grubbin após passar pela fase de casulo chamada Charjabug. Mesmo que as duas primeiras formas desse inseto não tenham agradado muito os fãs, Vikavolt surpreendeu bastante. O fato de ser do tipo Inseto/Elétrico ajudou a trazer esse besouro para a lista dos mais interessantes, já que o único exemplar desse tipo que tínhamos até então era a dupla Joltik e Galvantula, da quinta geração. Mas o que surpreende mais é o seu design: um escaravelho com a habilidade de flutuar (voar baixo) dotado de duas presas que mais parecem uma lança, é um dos insetos mais interessantes das últimas gerações, sem dúvidas.

9.Wishiwashi

Pulando do design interessante para a inovação, temos Wishiwashi. Esse Pokémon do tipo água tinha tudo pra ser “só mais um peixe” nos mares do mundo da franquia. Mas sua forma alternativa surpreendeu a todos. Na sua chamada “forma solo”, Wishiwashi não é nem um pouco ameaçador e possui status relativamente fracos. Entretanto, quando usa sua habilidade Schooling, o Pokémon se une em um cardume e assume a chamada School Form, que lhe dá uma aparência monstruosa e muito mais poderosa. O Pokémon foi baseado nas Sardinhas do Atlântico e sua capacidade de mudar de forma demonstrou uma grande criatividade de habilidade e design, fazendo-o merecer um lugar em nossa lista.
Literalmente a união faz a força!

8.Lycanroc

E por falar em formas alternativas, aqui temos Lycanroc. A forma evoluída de Rockruff já era aguardada desde que o Pokémon cachorro do tipo Pedra foi divulgado. Muito se supôs sobre como essa evolução seria, mas eis que Pokémon Sun & Moon nos surpreende mais uma vez com o fato de Lycanroc possuir duas formas distintas, uma chamada de Midday (Meio dia) e a outra de Midnight (meia noite). Com as habilidades exclusivas de Sand Rush (dobro da velocidade quando está em uma tempestade de areia) para a forma diurna e Vital Spirit (deixa Lycanroc imune a ataques de sono como Sleep Powder e Yarn) para a forma noturna.



Como se não bastasse a escolha dos lendários, agora os treinadores precisarão escolher entre qual desses dois vão preferir, já que Midnight é exclusivo de Pokémon Moon e Midday de Pokémon Sun. O design de licantropo da forma noturna em contraste com o design de lobo selvagem da forma diurna agradou bastante e o fato do Pokémon ser do tipo Pedra inova, considerando que ele está em uma posição do jogo que normalmente é de Pokémon normais, como Rattata, Zigzagoon e Bidoof.

7.Mimikyu

Desde o primeiro anúncio desse Pokémon, a comoção por ele foi enorme. O primeiro Pokémon do tipo Fantasma/Fada, Mimikyu não é uma “cópia mal feita do Pikachu”. Na verdade, nós não vemos Mimikyu porque ele é a sombra que se esconde por baixo dessa fantasia esfarrapada de Pikachu. Por conta de ser muito “ameaçador”, o fantasminha resolveu tentar ser mais sociável e usar um disfarce de rato elétrico, afinal, todos gostam deles, não é? Se vocês repararem bem, os olhos de Mimikyu não são os do Pikachu, mas sim os dois pontinhos pretos que a “fantasia” tem na barriga. Interessante, não? Por toda essa criatividade e a inovação da combinação de dois tipos tão diferentes, Mimikyu merece com honra um lugar nessa lista.

6.Jangmo-o, Hakamo-o e Kommo-o

Como de costume, os Pokémon dragão chamam a atenção para si. Aconteceu isso com Dragonite, Salamence, Flygon, Garchomp, Hydreigon e até com Goodra. A bola da vez é a linha evolutiva que culmina em Kommo-o. Com um Jangmo-o carismático e curioso, a linha continua com Hakamo-o e já vemos a inovação em seu tipo: Dragão/Lutador, outra combinação inédita na franquia. Esse bem mais equipado do que sua pré-evolução.


Mas é com o grandão Kommo-o que vemos a ignorância de um dragão completamente coberto de armadura, com uma cauda que mais lembra um anquilossauro e uma posição de ataque que lembra dinossauros como os velociraptores. Já tivemos um gostinho dessa linha evolutiva na Demo especial dos jogos, com a presença de Kommo-o como se fosse um grande boss. Veremos o que esse dragão lutador nos reserva durante a jogatina.

5.Solgaleo e Lunala

Na quinta posição da nossa lista tivemos um empate técnico. Novamente esperado, os Pokémon capa das duas versões do jogo chamaram a atenção desde o início. Solgaleo esbanja poder com sua aparência imponente e forte, assim como o Sol. Já Lunala, a representação da Lua, é enigmática e leve, com um toque de graça. Ambos possuem design muito interessante e seus tipos inclusive surpreenderam bastante.



Para quem esperava outro lendário do tipo fogo, levou um susto ao ver que Solgaleo é do tipo Psíquico/Metal. Já Lunala é do tipo Psíquico/Fantasma, sendo o terceiro Pokémon lendário desse último tipo (atrás de Giratina e Hoopa). Além disso, os dois lendários possuem uma forma alternativa que aparentemente possui muito mais poder do que a natural. São as formas “Sol Radiante” de Solgaleo e “Lua Cheia” de Lunala, que os deixam mais bonitos do que já são!

4.Type:Null e Silvally

O quarto lugar da nossa lista está com uma linha evolutiva ainda envolta em grandes mistérios. Type:Null, o Pokémon sintético, chamou a atenção para si por ser construído através das partes de vários Pokémon, como uma espécie de quimera. Não sabemos ainda a história exata por trás dessa construção, mas muitos supõem uma possível ligação com Arceus, o deus dos Pokémon. Essa teoria foi reforçada quando o Pokémon do tipo normal recebeu sua evolução oficialmente: Silvally.


Entendendo que Silvally é Type:Null em uma forma “completa”, temos com isso a habilidade exclusiva RKS System, que faz com que esse incrível Pokémon consiga mudar de tipo. Lembram quem tinha uma habilidade parecida? Pois é, o Pokémon todo poderoso. Só com o lançamento do jogo é que finalmente descobriremos os segredos por trás de Silvally, mas pela sua habilidade e sua aparência, o quarto lugar não é mais que merecido para ele.

3.UB-02 Absorption e Beauty

As misteriosas Ultra Beasts. Essa nova classe que nem sabemos ao certo se realmente são Pokémon estão envoltas de mais mistérios do que Type:Null e Silvally. Com três Ultra Beasts divulgadas oficialmente até então, essas duas “formas” ou “versões” catalogadas como UB-02 são as mais interessantes. Cada uma exclusiva de uma versão do jogo, essas criaturas possuem grandes poderes e representam uma possível ameaça para humanos e Pokémon.



Absorption é exclusivo de Pokémon Sun, lembra vagamente um mosquito e possui grandes e resistentes músculos que o permitem dar poderosos golpes. Já Beauty lembra uma barata e é exclusiva de Pokémon Moon, com uma agilidade estupenda. Não se tem ideia se essas criaturas são Pokémon e, dessa forma, se possuem tipos elementais, espécie distinta ou outras coisas. Com o lançamento dos jogos no dia 18, esperamos que todas as respostas sejam dadas, mas que essas novas criaturas já chamaram bastante atenção, isso é inegável. Qual será a importância delas para a história? E qual será a ligação delas com os Pokémon do Sol e da Lua?

2.Tapu Koko, LeLe, Bulu e Fini

Na segunda posição dessa lista, resolvemos abrir mão da exclusividade e colocamos os quatro guardiões das ilhas do arquipélago de Alola. Os quatro Pokémon lendários ainda não possuem tantas informações assim como o enredo do motivo deles serem guardiões das ilhas ainda é uma incógnita. Mas seu design e seus tipos são interessantíssimos! Tapu Koko foi o primeiro dos guardiões a ser divulgado; do tipo Elétrico/Fada, ele lembra muito uma máscara tribal e parece ter um temperamento bem elétrico (desculpem o trocadilho). Já Tapu Lele esbanja fofura. Do tipo Psíquico/Fada, a Pokémon lembra também um totem, mas com traços de uma borboleta.



O terceiro guardião é Tapu Bulu, do tipo Grama/Fada. Bulu representa um touro e possui traços fortes e arcaicos, não é de surpreender se esse guardião possuir ótimos status de defesa. Por fim temos Tapu Fini, a guardiã do tipo Água/Fada que se protege dentro de uma máscara de peixe-espada. Todos são bem criativos e com cores vibrantes, bem ao estilo do Havaí, lugar que serviu de inspiração para a região de Alola. Vamos ver o que mais nos aguarda referente a esses quatro.


1.Rowlet, Dartrix e Decidueye

Para muitos o melhor inicial em gerações. Quando os três Pokémon básicos foram divulgados, Rowlet rapidamente ganhou a boca do povo muito mais que Popplio e Litten. Com o próximo estágio de cada inicial a coisa foi mais balanceada, com Dartrix e sua franjinha. Mas ao chegarmos a divulgação do estágio final de cada um dos iniciais, Decidueye mais uma vez surpreende.

Rowlet e Dartrix já estavam em uma relevância levemente maior que os demais iniciais por serem de dois tipos: Grama e Voador. Entretanto, ao chegar na última forma, a coruja de grama passa a ser do tipo Grama/Fantasma, surpreendendo a todos. Para manter a tradição, como todo inicial de grama, Decidueye possui a habilidade Overgrow, fortalecendo o contra-ataque do tipo grama. Como se não bastasse, seu design que faz suas asas serem ao mesmo tempo uma misteriosa capa e um incrível arco e flecha agradou bastante. Não desmerecendo a beleza de Primarina e a força de Incineroar, mas a linha evolutiva de Rowlet deu o que falar desde o início, merecendo seu lugar nessa lista.

“Remember, remember, the 18th of November…”

Muitos mistérios ainda circulam os novos Pokémon da sétima geração. Ainda não se sabe ao certo quantos são nem como as Alola Forms vão ser contabilizadas na Pokedéx. Isso sem falar das já citadas Ultra Beasts e o enigmático Silvally. Essa geração promete muita aventura e, em questão de enredo, parece ter uma história digna do panteão, assim como foi o enredo divino da quarta geração da franquia.



Resta agora esperar para ter mais certezas, mas uma coisa é certa, o ótimo material dessa geração já está claro. Como toda lista, alguns precisaram ficar de fora (até dessa que não pode nem ser chamada exatamente de “top 10”, por ter na verdade 20 Pokémon nela). Mas não se acanhem, faça agora a lista dos seus Pokémon favoritos da sétima geração aqui nos comentários! Quais são os mais criativos? E os mais poderosos? O importante agora é que chegue logo o dia tão esperado do lançamento dos novos jogos para que possamos, mais uma vez, pegar todos!

Revisão:Luigi Santana

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google