Pokémon Sun/Moon (3DS) Detonado — Parte 1: Iniciando a aventura em Alola

Finalmente compramos nossa passagem rumo a Alola e vamos desbravar esse novo continente e todos os seus segredos!

O jogo começa como todo bom e velho Pokémon, com o Professor da região te apresentando ao mundo de Pokémon e pedindo informações básicas sobre você, seu apelido e sua aparência. Logo após tudo isso, uma cinemática se inicia mostrando a fuga da personagem Lillie de uma organização que ao longo do jogo você terá mais informações sobre. Dessa forma, se iniciam Pokémon Sun e Pokémon Moon. Um fato interessante de se notar  é o fato de que durante os jogos o horário é “invertido”, no sentido de que Sun segue à risca o horário interno de seu 3DS, enquanto que Moon funciona 12 horas depois, sendos assim, quando está de dia em um dos jogos, estará de noite no outro! Interessante, não? Mas vamos seguir agora o detonado!

Uma introdução ao Mundo

Após a cinemática, seu personagem recebe uma visita de Kukui em sua casa, onde ele conversa sobre Kanto e fala para vocês seguirem até o Kahuna da ilha, o líder do local, para que você possa finalmente escolher seu Pokémon inicial. Dessa forma, volte ao quarto e pegue sua mochila e seu chapéu nas caixas de mudança e saia de casa.



Já do lado de fora, você recebe algumas explicações básicas sobre a grama alta e como correr. Neste momento não há opções de caminho para seguir a não ser o delimitado por Kukui, desta forma, apenas siga-o. No caminho você encontrará a garota da cinemática, Lillie, que correrá de você. Siga-a e passe direto do palco de madeira onde você encontraria o Kahuna, ainda não é o momento para isso.



Passando do local com o palanque de madeira será iniciada outra cinemática em que o Cosmog de Lillie é atacado por diversos Spearow. Seu personagem corre para protegê-lo e a ponte onde vocês estão se parte, fazendo com que vocês dois caiam em direção ao rio. Felizmente, o primeiro lendário do jogo, Tapu Koko, aparece e os salva. Partindo logo em seguida, o guardião da primeira ilha deixa para trás a Sparkling Stone, a qual Lillie deixa com você.



Terminada essa cena, Lillie agradece pela ajuda e te deixa sozinho no local. Agora volte para o ambiente anterior, onde estava o palanque de madeira, pois chegou a hora de conhecer o seu rival e finalmente escolher seu Pokémon Inicial!

Os iniciais e o seu Rival

Após ser apresentado a Hala, o Kahuna da primeira ilha, você poderá escolher com qual Pokémon irá começar sua aventura. Aqui estão Rowlet (Grass/Flying), Litten (Fire) e Popplio (Water), todos no nível 5, como de costume. Assim como o seu primeiro Pokémon, você também ganhará em seguida uma Pokedéx (ainda sem o Rotom) e o Trainer Passport. Em seguida Kukui falará para você mostrar seu novo Pokémon para a sua mãe, então faça o caminho de volta para casa.



Depois de sair da reunião de novos amigos você se encontra com Hau, o neto de Hala que será seu rival no jogo. Ele conversará com você e te chamará para a sua primeira batalha. Todos se reúnem para assistir, mas essa batalha será fácil pois Hau usará o Pokémon que tem fraqueza ao inicial que você escolheu. No meu caso, como escolhi Rowlet, ele utilizou Popplio em resposta. Utilize o golpe elemental de seu inicial e a batalha rapidamente chegará ao fim.



Após a batalha, Hala lhe dará algumas explicações sobre a Sparkling Stone que você recebeu de Tapu Koko e você automaticamente retornará para casa. E assim termina o seu primeiro dia na nova região.

Explorando a Rota 1

Ao iniciar o segundo dia de aventura, Kukui novamente irá te visitar em casa e falará para você o encontrá-lo na Rota 1, pois ele tem coisas para te ensinar. Antes de sair de casa, volte ao seu quarto e deite na cama para que o Meowth de sua mãe lhe dê um Awakening. Saia da sua casa e siga para a direita e logo encontrará Kukui novamente. Aqui, ele te ensina a capturar Pokémon selvagens através de batalhas, nada de novo pra quem já jogou outros games da franquia.



O professor termina o tutorial te entregando 10 Pokéballs e 5 Potions. Agora você está livre para explorar um pouco a Rota 1. Os Pokémon encontrados aqui estarão entre os níveis 2 e 4, seu inicial estará com certeza no nível 6, então não terá problemas para enfrentá-los. Use-os para fortalecer um pouco seu inicial e, caso queira, capture alguns também. Os monstrinhos encontrados nessa parte são:

  • Pikipek ;
  • Ledyba;
  • Spinarak;
  • Yungoos;
  • Caterpie;
  • Metapod.

Alguns itens também podem ser encontrados já na Rota 1 com pouca dificuldade. Seguindo o caminho você encontrará mais uma Potion. Entre você e seu próximo item acontecerá a sua primeira batalha com um treinador aventureiro. Ele terá um Alolan Rattata no nível 3, nada com o que se preocupar. Logo acima uma segunda treinadora estará no caminho. Ela terá um Caterpie também de nível 3. Como as batalhas nesse início de jogo são bem fáceis, é indicado que você participe de todas a fim de fortalecer seus Pokémon. Na área atrás dessa segunda treinadora você encontrará uma Pokéball.



Continue subindo pelo caminho e logo verá um Antidote seguindo para baixo, já para a esquerda, outra Potion estará bem visível após um pouco de grama alta. Nesse local, alguns caminhos estarão bloqueados por placas ou pedras, falaremos deles mais pra frente. Seguindo para a esquerda outro treinador para batalhar, mais uma criança, desta vez com um Yungoos de nível 4. Antes de subir pelas escadas, passe pela grama alta da esquerda para conseguir um Paralyze Heal e, assim, chegue ao seu destino.

O festival da ilha e o Laboratório

Chegando ao festival, Hala conversará com você e explicará um pouco sobre as coisas ali. Livre para explorar o local, você pode dar uma olhada em tudo antes de falar com Hau e iniciar sua segunda batalha com ele. Agora ele está um pouco mais forte do que antes, mas se você seguiu meu conselho anterior, não terá problemas com ele agora. Ele terá um Pichu nível 6 e o inicial agora no nível 7. Ao final da luta você receberá de Hala o seu Z-Ring, com o qual poderá efetuar finalmente os Z-Moves, mas tudo ao seu tempo.



Novamente a cena é cortada e um novo dia se inicia. Dessa vez é Lillie quem te visitará, guiando seu caminho para o Laboratório do Professor Kukui. Neste momento, você seguirá para a esquerda de sua casa. Lillie chegará a um ponto no qual usará repelente para fugir do mato alto, já que ela não gosta de batalhas Pokémon, te deixando sozinho com mais alguns treinadores e grama alta. Aproveite mais uma vez para treinar um pouco mais seus Pokémon.



A direita você poderá encontrar mais um Awakening logo após a grama alta. Nesse caminho você encontrará também alguns Pokémon entre os níveis 5 e 7, entre eles temos:

  • Slowpoke;
  • Yungoos;
  • Wingull.

Chegando à praia, a única casa existente é a de Kukui. Para facilitar ainda mais as coisas, Lillie estará na porta te esperando para entrarem. Lá dentro, Kukui te entregará Rotom que se fundirá a sua PokéDex, lhe dando a capacidade de navegar pelo mapa da ilha como uma espécie de GPS. Em seguida, o professor irá te explicar também sobre os Island Challenge, os desafios que entraram no lugar dos líderes de ginásio nessa geração. Assim, o Professor termina a conversa falando para você seguir para a Trainer School, onde você poderá saber mais sobre o caminho de ser um grande treinador de Pokémon em Alola.


Os desafios na Trainer School!

Siga para a esquerda da sua casa e encontrará Lillie novamente, no caminho para a grande cidade que é capital da ilha. Ela te mostrará rapidamente o Centro Pokémon e explicará sua função. Continue seguindo para a esquerda e chegará à Trainer School. Você ainda não poderá continuar o caminho em frente pois um Tauros está solto e bloqueando a passagem. Assim, não há muita coisa para fazer a não ser entrar na escola.



Logo na entrada da escola o Professor Kukui estará te esperando e te apresentará todo o local. Além disso, ele te dará um desafio: vencer quatro treinadores espalhados por lá. Caso vença, será considerado apto para ser um treinador. Antes de começar, ele te entrega também um Exp. Share para que você possa compartilhar a experiência das batalhas com todos os Pokémon que estiverem andando com você. É sua escolha utilizá-lo ou não, mas com este item o ganho de experiência para todos os Pokémon fica bem mais prático.



Quando Kukui terminar de falar, siga o estacionamento pela direita para encontrar mais uma Potion próximo a um coqueiro. Continuando para a direita até o final do beco encontrará uma garota. Converse com ela para ter a sua primeira batalha na escola. Ela usará um Pikipek de nível 8. Seus Pokémon provavelmente estarão acima do nível 10 aqui, então não será um problema.


Após a luta, siga para a esquerda e na quadra encontrará mais uma Potion. Antes de entrar no prédio principal, continue para a esquerda dele e passe pelo pequeno portão para encontrar o segundo treinador, este com um Metapod de nível 7. Nessa área cercada após o portão você poderá encontrar algumas gramas altas com Pokémon entre o nível 6 e 8. Entre as novidades desse pequeno espaço temos:

  • Alolan Grimer;
  • Alolan Meowth;
  • Magnemite.

Se seguir até o final dessa área gramada encontrará também um Paralyze Heal. Depois de explorar o local e subir um pouco de nível se quiser, siga para dentro do prédio principal da escola pela porta principal. Logo na sua frente enfrentará o terceiro treinador que usará um Bonsly de nível 7 contra você. Converse com a moça loira próxima a televisão para receber um Quick Claw e suba pelas escadas. Você não poderá chegar ao terceiro andar pois uma professora está no caminho, mas se seguir para a segunda porta à direita poderá ganhar mais uma Potion conversando com os alunos em aula. Caso queira, converse com o professor para aprender mais sobre os novos efeitos das condições especiais em batalha.



Após a exploração do prédio, volte para a área das quadras e converse com o treinador que vai estar parado lá. Ele é o quarto treinador, que só aceitará seu desafio caso você tenha lutado contra os outros três anteriormente, ele usará um Alolan Grimer de nível 8. Ao ser derrotado, o quarto treinador te entregará a TM01 - Work Up!. Logo em seguida, você será chamado pela professora que bloqueia o terceiro andar para encontrá-la. Suba pelas escadas e ela dirá que gostou bastante da sua última luta, sugerindo que vocês batallhem. Ela tem um Magnemite de nível 8 e um Alolan Meowth de nível 9. Se algum Pokémon seu tiver algum golpe lutador (como o Pikipek que aprende Rock Smash no nível 9), você não terá problemas.


Formatura relâmpago

Ao vencer a professora você receberá 5 Great Balls. Logo em seguida Kukui aparecerá acompanhado de um novo personagem: Captain Ilima, o primeiro dos treinadores a terem um Trial. Ele vai sugerir que você participe do Trial dele, o qual se inicia em Verdant Cave. Após lhe fazer o convite, Ilima irá embora e a cena será cortada para vários personagens na entrada da Trainer School. Parabéns! Você foi considerado forte o suficiente para não precisar de aulas aqui. 


Saindo dali, Lillie estará te esperando na rua e conversará com você rumo a cidade. Juntos, vocês encontrarão novamente o Tauros que bloqueava a estrada, mas desta vez Hau e Hala estarão lá com ele. Interaja com Tauros e Hala te explicará um pouco sobre os sentimentos dos Pokémon e o vínculo de amizade deles com humanos. A cena acaba com o Hakuna retirando o Pokémon da estrada, deixando seu caminho livre para seguir finalmente para a cidade principal da Ilha.


Mas isso fica para a próxima semana! Até lá!

Revisão: Ana Krishna Peixoto

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google