Seis anos de Nintendo 3DS: Os jogos que mais recomendamos

No aniversário de seis anos do 3DS, membros da equipe do Nintendo Blast indicaram os jogos do portátil que consideram essenciais.


No dia 26 de fevereiro de 2011, estava acontecendo uma festa para os gamers japoneses: o lançamento do Nintendo 3DS. Celebramos hoje a história de um portátil que, ao longo de seis anos, nos ofereceu incontáveis experiências através de suas duas telas. Para relembrar a sua trajetória, nada melhor do que falar sobre alguns dos seus melhores jogos. Dessa forma, nossos membros foram convidados a indicar os jogos de 3DS que eles mais recomendam. E, para falar pelo Blast em si, trouxemos as impressões dos nossos próprios redatores (atuais e egressos), de quando eles analisaram cada um dos títulos que serão mencionados.

15. Shovel Knight


O indie mais votado pelos membros de nossa equipe é um aclamado multiplataforma inspirado pelo NES. Shovel Knight conquistou uma legião de fãs desde que a Yacht Club Games começou a campanha no Kickstarter e inspirou vários desenvolvedores a aliar nostalgia com os conceitos contemporâneos.
“Shovel Knight consegue absorver o melhor de dois mundos: tudo o que a indústria dos jogos aprendeu ao longo desses anos e todo o contexto nostálgico da geração 8-bits que tanto amamos.” 

14. Fire Emblem Awakening


Awakening conquistou seu lugar no pódio dos RPGs táticos com uma ampla versatilidade no quesito estratégia, um enredo bem desenvolvido, personagens cativantes e acessibilidade para introduzir novos jogadores à franquia.
“Com certeza um dos mais profundos dentre os RPGs disponíveis para o 3DS, Awakening é uma jornada que todo fã da série deve viver. E os novatos também são muito bem-vindos, graças à flexível escolha de dificuldade.”
— Rafael Neves, redator

13. Monster Hunter 4 Ultimate


Gráficos exuberantes, novas mecânicas, multiplayer divertido e um enredo mais bem trabalhado que os títulos anteriores são apenas algumas das coisas que trouxeram Monster Hunter 4 Ultimate à lista de jogos que mais recomendamos no 3DS. Indispensável para os fãs de uma boa caçada!
“Com uma qualidade além da imaginada pelos jogadores, Monster Hunter 4 Ultimate é a prova de que a Capcom ainda ouve seus fãs e tenta melhorar seus produtos baseado nos erros do passado.”
— Gilson Peres, redator

12. Kid Icarus: Uprising


Uprising veio mostrar que a Nintendo também consegue reviver uma série deixada por muito tempo no limbo — no caso da franquia Kid Icarus, mais de vinte anos! Felizmente a longa espera foi recompensada com um retorno realmente triunfal.
“O visual encanta pela beleza das paisagens e pelo gigantismo dos cenários, apesar da linearidade do game. É um game simples e acessível a todo tipo de jogador, mas que exige uma dose de estratégia na medida certa.”

11. Resident Evil: Revelations


Resident Evil encontrou em Revelations uma volta às origens estabelecidas pela própria franquia, ao mesmo tempo que trouxe também um frescor à jogabilidade. Já o próprio 3DS recebeu excelentes momentos de ação, medo e alguns dos seus melhores gráficos até hoje.
“Com REvelations, a Capcom conseguiu atingir (e agradar) a todos os públicos de Resident Evil: aqueles que veneram o terror, os que adoram ação e, como não poderia deixar de ser, aqueles que adoram um bom jogo.”

10. Donkey Kong Country Returns 3D


Donkey Kong Country Returns (Wii) não havia sido lançado muito tempo antes de sua versão 3D ser anunciada, mas o título que poderia ter passado despercebido acabou sendo uma grata adição à biblioteca do portátil. Se alguém considerava que faltava dificuldade no 3DS, ela certamente foi suprida com Country Returns 3D.
“Conseguindo ser até mais completo que a sua versão original, DKCR3D inova sem um novo jogo, surpreende com algo que já conhecemos, cativa com um velho amigo e conquista quem já era fã.”

9. Pokémon X e Y


A estreia de Pokémon no 3DS foi muito aguardada e, felizmente, o resultado foi satisfatório. Com diversas inovações em relação aos títulos no DS, X e Y convidaram os fãs da franquia a mergulhar mais uma vez no universo dos monstrinhos de bolso. Por dados do final de 2016, continuam sendo os jogos mais vendidos da história do portátil.
“Com problemas insignificantes perante o conjunto da obra, que agrada todo e qualquer tipo de jogador, Pokémon X/Y decerto recompensou a longa espera que tivemos.”

8. Luigi's Mansion: Dark Moon


Doze anos depois de Luigi’s Mansion (GC), a sequência finalmente chegou em 2013, demonstrando mais uma vez que Luigi tem tanto potencial quanto seu irmão para protagonizar uma experiência memorável.
“Dark Moon não é apenas mais um bom título lançado para o 3DS, mas o retorno triunfal e o estabelecimento de mais uma franquia de sucesso da Nintendo. O título é obrigatório para qualquer proprietário do console e motivo de sobra para os que ainda não têm arranjarem um.”

7. Super Smash Bros. for 3DS


A quarta iteração de Super Smash Bros. tornou o 3DS o primeiro portátil a ter o prazer de oferecer a pancadaria nintendista em sua biblioteca, mostrando que também era possível encaixar um título favorito dos fãs em telas menores e hardware menos poderoso.
“Super Smash Bros. for 3DS é um trabalho excepcional para o 3DS. Resumidamente, temos a franquia de luta funcionando perfeitamente no portátil, com quase todas as limitações de hardware suprimidas e um bocado de novos elementos de jogo.”

6. The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D


O sonho de muitos nintendistas, ver uma nova versão de Majora's Mask (N64), foi realizado no começo de 2015. Embora muitos esperassem que jogo fosse adaptado para o Wii U, Majora's Mask 3D não deixou a desejar.
“Se nunca jogou (onde esteve nos últimos 15 anos?), é compra obrigatória e jogatina essencial para o currículo gamer. Caso já teve a rica oportunidade, deve-se fazer um favor a si mesmo e permitir-se reviver esta querida lenda, agora com um toque maior de primor, bajulação e elegância.”

5. The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D

Antes de Majora’s Mask, entretanto, houve outro Zelda de Nintendo 64 refeito para o 3DS. O lançamento de Ocarina of Time 3D foi uma excelente forma de fazer ainda mais pessoas experimentarem aquilo que fez de sua versão original um dos melhores jogos da história.
“Se você não teve a oportunidade de jogar um dos melhores jogos da série Zelda de todos os tempos, a hora é agora. E se você, assim como eu, jogou Ocarina of Time treze anos atrás e se apaixonou pela história do Herói do Tempo, a chance de jogar esse clássico mais uma vez  está nas suas mãos (literalmente).”

4. Pokémon Sun e Moon


Sun e Moon são considerados por muitos os melhores jogos da franquia lançados até hoje, e não é à toa. Os mais novos Pokémon mostraram que vinte anos de tradições podem ser adaptados e mesmo assim se apresentar na forma de dois jogos com a qualidade dos clássicos.
“Pokémon Sun/Moon é a cereja do bolo da comemoração dos 20 anos de Pokémon. Jogos com defeitos que devem ser considerados, mas o conjunto da obra ofusca tais defeitos e nos mostra que a franquia tem fôlego para se renovar.”

3. Mario Kart 7


Mario Kart sempre foi um título obrigatório para um dono de console Nintendo, e no caso do 3DS a situação não é diferente. É indiscutível a posição de Mario Kart 7 entre os melhores jogos multiplayer do portátil. A sétima iteração da série adicionou novidades interessantes, como poder correr em primeira pessoa e customização dos veículos. 
“Mario Kart 7 reúne características de sucesso de outros games da série. A fórmula continua a mesma: ligue o 3DS e jogue. É tudo tão simples que qualquer um pega o jeito logo na primeira volta.”

2. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds


Enquanto os remakes de The Legend of Zelda (Ocarina of Time 3D e Majora’s Mask 3D) foram muito bem recebidos pelos fãs e pela crítica, A Link Between Worlds brilhou ao trazer uma aventura inédita. Oferecendo uma nova perspectiva, puzzles inteligentes e liberdade de escolha, ALBW foi um importante marco na história da franquia.
“É mais do que um jogo, é uma experiência que irá transcender o tempo como seus antecessores, e podemos esperar que este lançamento marque uma grande mudança em toda a franquia Zelda.”

1. Super Mario 3D Land

O jogo mais votado pelos nossos membros (quase todos os participantes!) foi Super Mario 3D Land. Não é por acaso que o nosso encanador favorito se encontre no topo da nossa lista: é com certeza um verdadeiro clássico, essencial para os donos de 3DS, e uma tradução de muito do que o portátil tem a oferecer.
“Mesmo não fazendo questão de se enquadrar como um game da série principal, Super Mario 3D Land representa uma convergência irreversível para a franquia e promete influenciar fortemente os próximos títulos tridimensionais do nosso encanador favorito.”
Dentre os demais jogos citados, tivemos Animal Crossing: New Leaf, Bravely Default, Fire Emblem Fates, New Super Mario Bros. 2 e Kirby: Triple Deluxe. Agora queremos saber de você, leitor. Quais os seus jogos favoritos do nosso querido portátil?
Feliz aniversário, Nintendo 3DS!
Revisão: Bruno Alves
Capa: Mateus Clemente

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google