Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) — Parte 3: explorando a Rota 3 e a lutando contra Hala

A terceira parte da nossa jornada vai nos levar até a área central da ilha Meele Meele e também ao grande final da ilha, preparados?

Na última parte nós recebemos a missão de Kukui de buscar Lillie que havia se perdido dele durante a exploração dos dois pela Rota 3. Agora que vocês já possuem um Z-Move do tipo Normal e já venceu o primeiro Trial, chegou a hora de explorar um pouco mais a primeira ilha, então siga em frente pela antiga barricada para entrar na nova área.

Se você está começando a ler esse detonado agora, comece do lugar certo!


Desbravando parte da Rota 3

Na Rota 3, os Pokémon voadores são encontrados através das suas sombras no chão. Aqui eles irão te perseguir, mas, caso não queira lutar, poderá tentar fugir deles. Nesta rota você encontrará em geral Pokémon entre os níveis 11 e 12, sendo eles:
  • Spearow;
  • Cutiefly;
  • Rufflet;
  • Vullaby;
  • Delibird;
  • Bagon (1% de chance de encontrar);
  • Mankey.

Seguindo pela direita, você subirá pelo monte e poderá encontrar um Sharp Beak próximo a algumas rochas. Antes de chegar ao objetivo marcado no mapa, siga pelo caminho da esquerda para encontrar dois treinadores e uma área gramada. Nessa área você poderá pegar uma Heal Ball. Ainda antes de seguir para a missão, passe direto pelo caminho dela e chegará a uma ponte onde Kukui está bloqueando o caminho. Ele reforça o pedido que te fez anteriormente de buscar Lillie. 


Ao lado dele estará um treinador que só irá batalhar quando você vencer todos os treinadores espalhados pela Rota 3, então ignore-o por enquanto. Siga para a direita e converse com o fazendeiro para receber um Soothe Bell. Agora finalmente volte e passe pela entrada na montanha para acessar Meele Meele Meadow.

O Mar de Flores

Ao entrar na área central da ilha você encontrará Lillie que irá te falar que Debby, o Cosmog que sempre está com ela, sumiu. Dessa forma, você deve encontrá-lo através do campo florido que possui a mesma função da grama alta em outros locais. Mas primeiro siga para baixo sem entrar no campo de flores para encontrar uma Great Ball próxima a uma rocha. Por aqui você encontrará Pokémon entre os níveis 10 e 12 das seguintes espécies:
  • Oricorio;
  • Caterpie;
  • Metapod;
  • Butterfree (1% de chance);
  • Cutiefly;
  • Cotonee.

Siga pelas margens do campo florido e será mais fácil de explorar todo o local. Seguindo por baixo da margem você alcançará uma fenda pela qual pode passar engatinhando. Agora você estará dentro da Seward Cave. Pegue a Escape Rope logo na entrada e siga o caminho labiríntico dentro da caverna. Prepare-se para a enxurrada de Zubat e alguns Alolan Diglett. 


Siga para a direita para pegar outra Heal Ball próxima a algumas pedras. Agora siga pelo caminho do centro, passando pela esquerda para pegar mais uma Super Potion. Nesse mesmo caminho você encontrará uma saída da caverna para Kala’e Bay. Pegue a Net Ball no canto superior e retorne para a caverna. Por enquanto não há nada para fazer aqui além disso.


Ao voltar pelo caminho que você fez antes, siga para o outro lado na próxima bifurcação e encontrará um Never-Melt Ice. Agora, siga o caminho todo de volta para Meele Meele Meadow pois não há mais nada a fazer aqui por hora. Saindo do buraco, continue seguindo a margem do campo de flores e suba por uma rampa para pegar outra Net Ball. Mas antes de continuar pelo caminho de pedra, pegue também um Yellow Nectar próximo a rampa.    


Agora sim, siga pelo caminho e salte para a outra parte do campo. Subindo pela rampa você chegará rapidamente em Cosmog. Com isso, você reaparecerá ao lado de Lillie que comentará sobre a habilidade de Oricorio e vai terminar curando todos os seus Pokémon. Aqui é um bom lugar para treinar pois os Oricorio dão bastante experiência comparado com outros monstrinhos próximos, lembre-se disso para voltar quando precisar.

De volta a Rota 3 contra Hau

Você acompanhará Lillie para fora de Meele Meele Meadow e no caminho encontrarão Hau, que acabou de superar, assim como você, o Trial. Animado com a conquista, ele irá desafiá-lo para mais uma batalha. Agora Hau possui um Pikachu de nível 13 e o inicial que possui fraqueza ao seu no nível 14. Use seu inicial e golpes de terra que não terá problemas aqui. 


Após a batalha, Professor Kukui aparece e agradece por você ter buscado Lillie. Na conversa eles te explicam que você ainda precisa passar pelo chamado Grand Trial, desafio no qual você precisa vencer o Kahuna da ilha em uma batalha Pokémon. Quando eles forem embora, volte para Meadow e termine de explorar o caminho onde Cosmog estava para encontrar mais um Yellow Nectar e um Posion Barb


Agora volte para a Rota 3 e siga pela ponte que antes era bloqueada por Kukui. Enfrente um treinador e pegue mais uma Super Potion. Atravesse a grama alta a direita para encontrar uma pilha de frutas e, nesse mesmo local, mais a direita, terá uma Nest Ball. Continue pelo caminho e fale com o rapaz à esquerda. Caso aceite sua missão, ele pedirá para você ir até um lugar chamado Ten Carat Hill para capturar um Rockruff para ele. Aceite e continue sua jornada, uma hora você voltará aqui para receber a recompensa, mas não agora.


Antes de sair de vez da Rota 3, volte ao treinador próximo à ponte. Agora que você venceu todos os outros treinadores da rota ele aceitará batalhar com você. Ele usa um Rockruff de nível 13 e um Slowpoke no nível 14. Caso vença a luta, você receberá como prêmio um Red Card, que, ao ser ligado a um dos seus Pokémon, faz com que o primeiro Pokémon que o ataque seja forçado a se retirar da batalha. Terminados os assuntos aqui, siga o caminho e chegará de novo na Rota 1.

Enfrentando o Kahuna Hala

Na Rota 1, vire à esquerda e siga para o local onde ocorreu o evento temático no início do jogo. Ao entrar na área, Kukui e Lillie aparecerão para conversar. Kukui lhe dirá que Hala usa Pokémon Lutadores (Fighting) em suas lutas. Assim sendo, priorize os tipo Inseto (Bug), Psíquico (Psychic) e Voador (Flying) para essa luta. Da mesma forma, evite utilizar Pokémon do tipo Normal, Terra (Ground), Noturno (Dark) e Aço (Steel), pois eles tomarão dano dobrado. Os Pokémon do Kahuna são:
  • Mankey nível 14;
  • Crabrawler nível 15;
  • Makuhita nível 16.

Cuidado principalmente com Crabrawler, pois ele possui um Z-Move do tipo Lutador. Ao vencer a luta, Hala lhe dará seu segundo Z-Crystal: Fightnium Z. Após uma breve conversa, o Tauros que Hala perseguiu por toda a ilha aparecerá e o Kahuna terá a ideia de fazer você montar nele. Para isso ele te dará o Ride Pager, permitindo que você monte em alguns Pokémon. Agora você estará apto a quebrar as rochas que bloqueiam alguns setores da ilha, utilizando para isso o Dash de Tauros.


Para completar os presentes, Professor Kukui lhe dará o TM54 - False Swipe. Depois disso, ele dirá para você ir falar com a sua mãe e depois encontrá-lo no porto de Hau’oli. Todos irão embora e somente Lillie ficará perto de você. A garota lhe pedirá um favor: ela dirá que Nebby (seu Cosmog) está muito longe de casa e ela precisará da ajuda de um treinador como você para levá-lo de volta. Ao aceitar ajudá-la, a garota dirá que vai com você para a próxima ilha. 

Cavalgando o Tauros

Agora, antes de ir até a sua mãe, explore um pouco a ilha com o Tauros. Voltando para a Rota 3, siga até o canto direito próximo a ponte e quebre as pedras com o Tauros para pegar o TM83 - Infestation. Chegando à Rota 1, quebre as rochas do caminho bloqueado para acessar uma pequena área da Rota 1, antes inacessível. Aqui você pode encontrar, além dos Pokémon da Rota 1 entre os níveis 10 e 13, também alguns Bonsly.


Nesse setor ainda, siga pela esquerda para achar uma Nest Ball. Desça a ladeira e quebre as pedras pois aqui você terá a chance de encontrar um Stardust. Voltando pelo caminho e descendo agora pelos platôs você encontrará um Nugget. Pegue-o e siga agora para a praia onde se encontra a casa do Professor Kukui.


Nessa área, siga pela esquerda até chegar nas rochas que bloqueiam a entrada de uma caverna. Montando Tauros você quebrará tranquilamente as rochas e terá acesso a Ten Carat Hill, local ótimo para capturar Pokémon de Pedra (Rock) e Terra (Ground). Além de coletar mais alguns itens. Logo na entrada da caverna você poderá encontrar um X Attack. Os Pokémon aqui também estão entre os níveis 10 e 13, sendo eles:
  • Carbink;
  • Alolan Digglet;
  • Roggenrola;
  • Zubat.

Siga pelo caminho estreito a sua esquerda para pegar uma Super Potion. Continue até o final desse mesmo caminho e encontrará uma Ultra Ball, só tenha cuidado para não pular para o nível mais baixo e ter que dar toda a volta de novo. Agora, siga o caminho de baixo e você encontrará um cubo de rocha gigante e um caminho para a direita. Por enquanto não poderá fazer nada com ela, por isso siga o caminho e sairá da caverna para Farthest Hall


Siga pelo caminho e verá à esquerda uma Hard Stone. Continue na mesma direção e em frente terá um Nugget. Para a esquerda desse local, passe por uma área de grama alta para coletar uma Great Ball. Já para a direita encontrará em um dos caminhos um Burn Heal e ao final do último dos caminhos o TM62 - Acrobatics. Aproveite o lugar para capturar alguns Pokémon que não são encontrados em mais nenhum lugar da ilha, todos entre o nível 10 e 13, tais como:
  • Machop;
  • Rockruff;
  • Carbink;
  • Spinda;
  • Roggenrola.

Zarpando para Akala Island

Sem mais nada para fazer, siga de volta para a sua casa e fale com a sua mãe. Ela lhe dará os parabéns por conquistar o Trial e falará que você pode seguir para o porto e encontrar Kukui e os outros. Antes de seguir viagem, agora que você já teve acesso ao Rockruff, caso tenha capturado um deles, poderá voltar ao treinador da Rota 3 e receber três mil créditos pela missão.


Agora, caso não tenha mais nada para fazer na ilha, vá para o porto e encontrará Kukui, Lillie e Hau, que seguirão com você rumo à próxima ilha do jogo, Akala Island. Ao chegarem na nova ilha, Olívia, a Kahuna do local, recebe todos no porto junto com uma das capitãs da ilha, Mallow. Aqui, você descobre que essa ilha possui três Trials para serem superados ao invés de um só. Professor Kukui já te avisa que, caso você e Hau se interessem, o primeiro dos Trials pode ser encontrado seguindo direto pela Rota 4 chegando à Paniola Town. 


Mas isso ficará para a próxima semana! Boa aventura!

Revisão: Ana Krishna Peixoto

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google