Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) — Parte 4: os primeiros desafios de Akala Island

Nessa nova parte da jornada vamos desbravar a nova ilha e todos os Trials que nos esperam.

Antes de começar a ler, você já deu uma olhadinha nas partes anteriores do nosso Detonado?


Caso já tenha lido, vai se lembrar que enfrentamos Kahuna Hala, conseguimos usar Tauros como montaria e, depois de explorar mais algumas partes de Meele Meele zarpamos finalmente rumo à segunda ilha do jogo, Akala, onde conhecemos a Kahuna Olívia e descobrimos que, nessa ilha, teremos três Trials para superar. Preparados para mais uma parte dessa jornada?

A cidade de Heahea

Siga pela rua e você encontrará Lillie novamente. Dessa vez ela estará olhando uma loja de roupas, converse um pouco com ela e, caso queira, poderá comprar alguns modelos diferentes de roupas nessa loja para mudar mais um pouco o seu visual. Em frente a loja, do outro lado da rua, fale com a moça de branco para receber um Rare Candy. Você não poderá seguir em linha reta pois a rua estará ocupada por um treinador usando um Stoutland para farejar. Ele pede para que você volte mais tarde, quando ele já estiver terminado seu serviço.


Caso precise, dê uma passada no Centro Pokémon antes de seguir na direção do Grande Hotel mostrado por Lillie na conversa de vocês. Seguindo a rua na direção da entrada da Rota 4, dois turistas chamarão a sua atenção, eles são Dexio e Sina. Dexio pergunta se você deseja travar uma batalha com ele, ele utilizará um Slowpoke de nível 15 e um Espeon de nível 16. Golpes noturnos deixarão o trabalho bem fácil.


Após a batalha, o turista lhe dará o Zygarde Cube, um recipiente próprio para acumular as células de Zygarde, possibilitando que você as enxergue daqui em diante. Após a cena, entre no grandioso Tide Hotel e, à sua esquerda e ao fundo encontrará sua primeira Zygarde Cell, brilhando no chão. Sem mais o que fazer aqui, volte para a rua e siga à direita para a Rota 4.


Da Rota 4 para Paniola Town

Logo na entrada, siga o caminho pela direita para encontrar uma Great ball. Nos matos altos dessa rota você encontrará Pokémon de várias espécies entre os níveis 11 e 14, sendo elas:

  • Lillipup;
  • Mudbray;
  • Pikipek;
  • Igglybuff (que pode chamar Happiny e Jigglypuff para ajudar);
  • Yungoos;
  • Grubbin;
  • Alolan Rattata (somente de noite);
  • Crabrawler (revirando frutas);
  • Eevee (muito raro).
Siga pelo caminho para batalhar com alguns treinadores e, assim, fortalecer ainda mais seus Pokémon. Aproveite para capturar alguns novos monstrinhos como Grubbin e Mudbray. À direita, por um caminho estreito, você encontrará uma rocha. Reviste-a para achar um Tiny Mushroom. Depois disso, suba a estrada pela esquerda e logo na entrada um brilho no chão acusará mais uma Zygarde Cell


À esquerda desse caminho encontrará um Revive atrás de outro treinador para batalhar. Agora continue pela direita para encontrar mais alguns treinadores e gramas altas. Pule pelo barranco para pegar um Adrenaline Orb e então siga o caminho pela grama alta para dar a volta e retornar para a estrada. Batalhe com mais alguns treinadores e siga pela direita para encontrar uma pilha de frutas. Do lado oposto à entrada da vila você encontrará também uma Energy Root.


Finalmente terminadas as coletas de itens, entre em Paniola Town, um lugar bem mais rural recheado de Miltank e Tauros. Assim que entrar, Hau te encontra e dirá que agora também possui um Z-Ring. Ele recupera a vida de todo o seu time e o chama para uma batalha. Ainda sem muito desafio, Hau utilizará:

  • Pikachu nível 16;
  • Primeira evolução do inicial que possui fraqueza ao seu, no nível 17.

Cuidado apenas com a agilidade desses Pokémon. Após derrotá-lo, você receberá um Dire Hit. Depois vá para a esquerda e mexa na carroça de feno para conseguir outro Revive. Caso precise, passe no Centro Pokémon do lugar e vá para Paniola Ranch, ao norte.

Explorando Paniola Ranch

No rancho você encontrará vários treinadores e Pokémon para capturar. Entre os monstrinhos, temos alguns repetidos e duas novidades, todos entre os níveis 12 e 15:
  • Mudbray;
  • Lillipup;
  • Miltank;
  • Tauros.
Seguindo pela estrada você encontrará um fazendeiro que te leva para o capitão do Trial de Paniola, sua já conhecida Mallow. A garota adiciona Stoutland ao seu Ride Pager, permitindo que você fareje itens com o Pokémon. Logo após, a garota diz que sua irmã, Lana, está na Rota 5 e pede que você vá ao encontro dela. Depois da conversa ela sai correndo e te deixa sozinha novamente no rancho.


Desde já comece a utilizar sua nova montaria para farejar tudo que puder. Bem próximo de onde Mallow te deixa você encontrará um Moo Moo Milk. Próximo a cerca, fareje novamente e achará uma Fresh Water, já perto dos barris um pouco abaixo, encontrará um Repel. Agora saia dessa área e termine de explorar a fazenda. Fareje a grama alta próxima à ponte para encontrar um Super Repel. Continue nessa mesma grama alta e siga para a esquerda para encontrar um Ether no chão.    


Agora vá para a direita em outra grama alta e fareje para encontrar uma Soda Pop. Nesse mesmo local terá mais um Zygarde Cell brilhando, fique atento a ele. Agora siga para a direita das rampas e siga a estrada até uma casa. Entre e converse com a garota da esquerda para receber a TM10 - Hidden Power. No balcão, converse com a moça e receberá um ovo de Pokémon. Inclua ele no seu time para que em breve ele choque.


Esse local é um Day Care, onde você deixa seu Pokémon treinando para adiantar a sua vida enquanto prossegue com o jogo. Caso queira, você pode deixar até dois monstrinhos aqui para treinar. Saindo da casa, fareje o cercado logo em frente para encontrar uma Oval Stone. Atrás do carro, à direita, achará também um Amulet Coin. Já na grama alta próxima ao carro, use novamente o faro de Stoutland para encontrar um Big Mushroom. Por fim, um pouco mais abaixo da grama alta encontre uma Heal Ball. Sem mais nada para coletar por aqui, siga para o norte pela estrada e chegará à Rota 5.

A Rota 5: O primeiro embate contra Gladion

Logo na entrada terá uma batalha dupla. Seu objetivo estará para a direita, mas antes, siga pela esquerda para encontrar um Super Potion, alguns treinadores e gramas altas. Os Pokémon dessa rota estão todos entre os níveis 13 e 16, entre eles temos:
  • Lillipup;
  • Fomantis;
  • Pikipek;
  • Caterpie;
  • Metapod;
  • Butterfree (Muito raro);
  • Grubbin.

Ainda pela direita, passe pela grama alta em formato de ferradura e suba por uma rampa na parte de baixo. Siga pelo caminho arenoso para encontrar a TM41 - Torment. Na rampa bloqueada próxima a grama alta, fareje usando Stoutland para encontrar uma Star Piece. Seguindo o caminho da direita para o norte você verá dois capangas do Team Skull bloqueando o caminho, dessa forma, não terá escolha a não ser voltar e seguir para a esquerda.


Seguindo por aqui, você encontra Hau que está conversando com um novo personagem sobre estar perdido mais uma vez pelo caminho. Essa nova figura é Gladion, que diz já ter ouvido falar sobre você. O garoto ainda dirá que faz alguns serviços para o Team Skull e, assim, desafiará você para uma batalha. Prepare-se então para ver pela primeira vez um dos Pokémon mais adorados dessa geração, pois Gladion usa:
  • Zubat nível 17;
  • Type:Null nível 18.

Use o Z-move do tipo lutador que você possui em Type:Null e não terá problemas para derrotá-lo. Após o embate, dois capangas do Team Skull chegam e mostram como Gladion, mesmo trabalhando com a equipe, não é bem visto por eles. Após a saída dos personagens, Hau lhe entrega 3 Revive e também vai embora. Agora você possui mais dois caminhos para seguir antes de chegar ao próximo passo do seu objetivo. Siga pela estrada e, após mais uma batalha em dupla, chegará ao Centro Pokémon.

No Centro, converse com o garoto da esquerda para trocar um Lillipup por um Bonsweet. Ainda à esquerda, converse também com o homem de jaleco branco e ele pedirá que você capture um Feebas em Brooket Hill e que leve seus dados na Pokedéx até ele para receber uma recompensa em dinheiro. Já na parte da direita do Centro, converse com o homem que segura uma vara de pescar para receber um Dire Hit

Agora, antes de voltar para o seu objetivo, retorne pelo caminho e siga para a esquerda. Siga pelo caminho estreito cheio de grama alta para encontrar o TM57 - Charge Beam. Siga em frente para encontrar mais treinadores e uma pilha de frutas onde talvez um Crabrawler apareça. Sem mais o que fazer aqui, cure seus Pokémon, caso precise, e siga para a esquerda para Brooklet Hill.

O Trial de Lana

Siga pelo caminho e rapidamente você encontrará Lana, a capitã do próximo Trial. Ela perguntará se você pode ajudá-la, respondendo positivamente ela pedirá que você siga o caminho com ela, e correrá na frente. Mas antes de segui-la, pegue a Net Ball que está na praia e batalhe com o pescador próximo. Agora siga pelo caminho para encontrar alguns setores com grama alta. Por aqui você pode encontrar:
  • Psyduck;
  • Paras;
  • Lillipup;
  • Wingull;
  • Poliwag;
  • Morelull (Apenas de noite);
  • Surkit (Apenas de noite).

Por essas gramas, use Stoutland para farejar e encontrará um Elixir. Continue pelo caminho e você encontrará Lana mais uma vez. Ela lhe mostra algo na água e em seguida adiciona Lapra ao seu Ride Pager. Agora finalmente você poderá navegar pela água sem problemas. Antes de pular na água com seu novo parceiro de viagem, explore a margem do lago para batalhar com alguns treinadores e encontrar um X Sp.Atk


Ao investigar a água no local indicado por Lana, você verá vultos indo para um lago próximo através de uma cachoeira. Mas um ainda ficará no mesmo local de antes, então interaja com ele para enfrentar o seu primeiro Wishiwashi. Agora você deverá encontrar os demais. Atravesse para a outra margem do lago e continue o “pré-Trial”. 


À sua esquerda, pegue um Revive no chão. Agora siga para a direita farejando com Stoutland e encontrará um Max Repel na grama alta. Continue pelo caminho e mais uma vez Lana aparece. Ela te mostra uma grande perturbação na água mais à frente. Chegando perto com a Lapras, mais vultos fugirão e outro Wishiwashi deverá ser enfrentado. 


Após a luta, Lana ouvirá um barulho maior ainda no lago mais abaixo. Ela te chama pra investigar mais, porém, antes de seguir em frente, vá para a sua direita e chegará em outra margem do lago, onde terá mais um pedaço de grama alta e, após ela, a TM55 - Scald. Agora sim siga o caminho feito por Lana para finalmente começar de verdade o seu segundo Trial. Mas antes de ir para a água, siga para a esquerda para encontrar um Hyper Potion


Aqui o Trial será bem rápido, porém, um pouco mais desafiador que o da ilha anterior. Na água terá uma grande perturbação e, ao chegar perto, você verá vários Wishiwashi usando a habilidade School Form para se transformar no gigantesco monstro formado pelo cardume inteiro. Este é o Pokémon Totem do segundo Trial: um Wishiwashi em School Form no nível 20! 


Tome cuidado, pois além de se curar bastante e ter a defesa aumentada, está chovendo (o que torna os golpes do tipo água mais fortes). Além disso, ele diminui muito o seu ataque e pode chamar outros Wishiwashi e Alomomola para ajudar. Use golpes elétricos (Lightining) ou de grama (Grass) para tornar o desafio mais fácil.


Ao derrotá-lo, Lana te chama de volta para a margem do lago e te entrega finalmente o Waterium Z, que lhe permite usar Z-moves do tipo água (Water). Além disso, a capitã também lhe dá uma Fishing Rod e 10 Dive Balls. Assim, ela te leva de volta para o Centro Pokémon da Rota 5 dizendo que seu próximo Trial será com Kiawe e se localiza em Volcano Park. Além disso, o caminho para a Rota 6, antes obstruído por um Sudowoodo estará livre. Mas primeiro, volte ao trial de Lana pois, com a Lapras e a Fishing Rod, você encontrará alguns novos Pokémon por aqui, como:
  • Magickarp (pode pedir ajuda para um Gyarados);
  • Goldeen (pode pedir ajuda para um Seaking);
  • Feebas (muito raro). 
Além disso, use Lapras para alcançar o pescador que antes era inacessível para que você receba mais uma Rare Candy. Não se esqueça de passar no Centro Pokémon para pegar sua recompensa por capturar um Feebas! Agora, sem mais o que fazer por aqui, finalmente siga para a Rota 6. Mas isso ficará, como de costume, para a próxima semana!


Revisão: Pedro Vicente
Gilson Peres é Psicólogo e Mestrando em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014, mas começou sua vida gamer bem cedo, no NES. Pode ser visto por aqui sempre escrevendo algum texto polêmico, instrutivo ou nostálgico.

Comentários

Google+
0
Disqus
Facebook