Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) — Parte 5: Rota 6, 7 e mais dois Trials

Na quinta parte do nosso detonado tem mais Team Skull, Battle Royal e os Trials de Kiawe e Mallow!

Antes de começar a ler, você já deu uma olhadinha nas partes anteriores do nosso Detonado?


Caso já tenha lido, vai se lembrar que terminamos o Trial de Lana enfrentado o gigantesco Wishiwashi e agora temos o Lapras, a Fishing Rod e o Waterium Z, tudo graças ao Trial completado. Agora que você já deve ter explorado o suficiente essa área de Pokémon aquáticos, siga pelo sul do caminho da rota 5 e interaja com os Sudowoodo para que eles fujam. Depois disso o menino que está perto deles lhe dá um Mystic Water e você estará livre para ir para a próxima rota!

A exploração da Rota 6

Logo à esquerda você encontrará um Super Potion e à direita terá um treinador para batalhar. Antes de você chegar ao objetivo demarcado no mapa, siga pela esquerda na grama alta e passe pelo caminho estreito para encontrar a TM88 - Sleep Talk. Chegando ao próximo passo da história, você encontrará a garota chamada Hapu e seu Mudsdale que estão sendo ameaçados por dois capangas do Team Skull. Batalhe com um deles para ajudá-la. Ele usará um Drowzee de nível 17, nada muito problemático nesse ponto da aventura.



Após ajudar Hapu, ela te fala conversa com você sobre o Battle Royal e vai embora montada em seu Pokémon. Agora você pode seguir à direita para a próxima cidade ou terminar de explorar o restante da Rota 6. Aqui no detonado, vamos terminar de conhecer a Rota primeiro. Por aqui você encontra Pokémon entre os níveis 14 e 17, entre os quais temos:

  • Lillipup;
  • Mudbray;
  • Pikipek;
  • Igglybuff (pode chamar Jigglypuff e Happiny);
  • Yungoos;
  • Grubbin;
  • Eevee (pode chamar Espeon de dia e Umbreon de noite);
  • Alolan Rattata (só de noite);
  • Oricorio.


Vale lembrar que o Oricorio dessa ilha é o do tipo Psíquico/Voador, diferenciando-se do tipo Elétrico/Voador da primeira ilha. Seguindo o caminho para o sul, use Tauros para quebrar as rochas da esquerda para encontrar uma Rare Candy no final do caminho. Enfrente mais alguns treinadores pela estrada para fortalecer seu time. Fareje com Stoutland a grama alta da direita para encontrar um X Speed. Já à esquerda, fareje novamente para conseguir um Carbos.



Se você seguir para Sul retornará à Heahea City, onde encontrará o treinador montado em Stoutland que bloqueava seu caminho agora um pouco mais a direita. Aqui, rapidamente siga pela esquerda e entre no beco ao lado do prédio com uma antena gigante para pegar um Big Mushroom. Já no próximo prédio da rua, siga para o segundo andar e entre na porta preta. Ali, fale com a moça de avental vermelho para receber uma Lemonade. A título de curiosidade, no terceiro andar desse prédio você encontra um escritório da Aether Foundation, mas isso fica pra mais tarde. Agora volte para a Rota 6, pois chegou a hora de conhecer a Royal Avenue.


Entrando na Battle Royal!

Antes de ir ao seu objetivo, siga para a praça central e colete alguns Pink Nectar nas flores no meio de praça, depois, vá até o canto direito e fareje com Stoutland para encontrar uma nova Rare Candy. Agora siga para o norte da rua, passe por um caminho estreito e encontre uma Ultra Ball. Finalmente chegue ao seu objetivo e veja novamente Gladion, o treinador do Type:Null. Ele entra no domo do Battle Royal. Siga-o e você conhecerá Masked Royal, um dos organizadores do novo estilo de batalha.



Masked Royal te chama para participar das lutas e Hau, que já estava por lá, se oferece para lutar também. Além dos dois e você, o último integrante do quarteto a batalhar será Gladion, que entra na disputa com vocês. Assim começa o confronto si por si entre você e os três, onde você enfrenta:

  • Rockruff nível 19;
  • Type: Null nível 19;
  • Inicial com fraqueza ao seu nível 19;


A luta acaba quando o primeiro Pokémon dos quatro for nocauteado. Depois disso, um novo personagem aparece. Ele é ninguém menos que Kiawe, o capitão do terceiro Trial do jogo. Após se apresentar ele diz que te espera na Rota 7, para que você vença o próximo desafio. Agora você é livre para participar das Battle Royal, mas vamos deixar isso para depois e dar continuidade a nossa jornada.



Saia do prédio e vá para a direita em direção ao Super Mercado. Aqui, colete mais uma Zygarde Cell na única vaga livre no estacionamento. Entre no mercado e aproveite as promoções, pois todos os itens que você comprar aqui serão vendidos pela metade do preço, graças a um cupom de desconto que você recebe ao entrar na loja. Já que está por aqui, fale com o segundo funcionário da entrada da esquerda para receber um Tomato Berry. Não se esqueça também de ir aos fundos do mercado pelo lado de fora para encontrar um HP Up.


A rápida passada pela Rota 7

O túnel bem a frente está bloqueado por uma barricada, então siga para a praia na direita para explorarmos melhor a Rota 7. Caso queira pular direto para o Trial, basta seguir à esquerda. Mas vamos explorar primeiro a praia. Vá até o canto de baixo farejando com Stoutland para achar uma Netball. Já com Lapras, vá para a água e encontre alguns treinadores para fortalecer seu grupo. Na água da Rota 7 você pode encontrar entre o nível 10 e 19:

  • Finneon;
  • Tentacool;
  • Pyukumuku;
  • Wingull;
  • Alolan Digglet;
  • Magikarp (pescando);
  • Wishiwashi (pescando);
  • Staryu (muito raro, pescando).



Passe para o outro lado da praia com a Lapras e fareje para encontrar uma Pearl. No canto direito da mesma praia, pegue mais uma Zygarde Cell. Siga pelo caminho de pedras até o final para pegar um Max Repel e depois entre na água novamente por essa parte para encontrar mais alguns treinadores. Vá para a direita e acesse a pequena ilha um pouco mais afastada da praia. Na ilha, contorne o laguinho no meio dela para encontrar a TM73 - Thunder Wave. Sem mais o que fazer nessa Rota, siga para aquele caminho da esquerda lá do início rumo ao próximo Trial.


O Trial de Wela Volcano Park

Aqui a coleta de itens continua! Suba pela rampa e siga a sua esquerda para pegar um Hyper Potion. Entre na caverna para sair no topo do vulcão, mas antes de entrar no Trial, desça os platores à esquerda devagar. No terceiro plator você encontra mais uma Zygarde Cell e no plator seguinte um Charcoal. Passe pelo túnel no final do caminho para encontrar mais alguns treinadores e se fortalecer um pouco mais antes de entrar de vez no desafio.



Passando pela grama alta, desça a rampa à direita e vá até o final para pegar o TM39 - Rock Tomb. Por aqui os Pokémon estão entre os níveis 16 e 19, e na lista dos possíveis encontros estão:

  • Fletchling;
  • Salandit;
  • Cubone;
  • Magby (pode chamar Magmar);
  • Kangaskhan (muito raro).


Sobre os Pokémon, é importante lembrar que somente as fêmeas de Salandit evoluem! Então cuidado para não se decepcionar capturando um macho e esperando que ele vire um Salazzle. Aviso dado, continue pelo caminho e desça os platores restantes para pegar um Burn Heal. Agora suba novamente e fale com a moça na entrada do Trial para que ela recupere todo o seu time. Não esqueça de salvar e entre no terceiro Trial do jogo.


Aqui você participa de um desafio proposto por Kiawe para avaliar seu olhar sobre danças. Enquanto três Alolan Marowak fazem alguns passos de dança, você deverá apontar qual deles se encontra em uma posição diferente se comparada com a primeira vez que eles dançaram. Ver a diferença de cada posição é bem óbvio, complete as etapas e enfrente, a cada passo, um Alolan Marowak diferente, todos no nível 18. Golpes de água facilmente vencem esse Pokémon, então abuse deles.


Ao derrotar os três Marowak, surgirá - de uma forma bem cômica - Salazzle, a Pokémon que é o Totem desse Trial. Ela está no nível 22 e possui um bônus de Special Defense. Essa é uma boa hora para você utilizar o Z Move de água que conseguiu no último Trial. Ao derrotar Salazzle, Kiawe lhe dá os parabéns e lhe entrega o Firium Z, que habilita o Z Move básico do tipo Fogo. O Capitão também te dá 10 Quick Balls e ainda adiciona Charizard ao seu Ride Pager, habilitando a capacidade de usar Fly.



Agora que completou o Trial, desça o vulcão todo e siga para aquele túnel que antes estava bloqueado. O túnel lhe dá acesso à Rota 8 e, consequentemente, ao último Trial dessa ilha. Então vamos lá!

A Rota 8

Antes de seguir a rua até o seu próximo objetivo, vire à direita para uma estrada estreita e fareje com Stoutland para achar um Max Repel. Nesse lugar você também poderá pescar caso queira, podendo encontrar Pokémon como:
  • Chinchou (muito raro);
  • Wishiwashi;
  • Magikarp (pode chamar Gyarados).

Seguindo pela rua principal, encontre mais uma Zygarde Cell ao lado da entrada da construção branca. Caso entre na construção você descobrirá mais um local próprio da Aether Foundation, no caso, uma base avançada para pesquisas de campo. Converse com a mulher da direita e ela lhe dará a missão de encontrar um Stufful e registrá-lo em sua Pokédex. Quando fizer isso (ele é bem raro), retorne aqui para buscar sua recompensa.



Continue pela rua e você esbarra com um velho conhecido de duas gerações atrás. Estamos falando de Colress, o cientista velho conhecido de Pokémon Black 2/White 2 (DS). Ele se apresenta e, após uma breve conversa, lhe dá o TM43 - Flame Charge. Ele fala também sobre as Mega Stones e diz que, em Alola, elas podem ser encontradas em uma região chamada Poké Pelago. Guarde essa informação pois mais para frente ela será útil.


Após a saída de Colress você está novamente livre para explorar a oitava rota do jogo. Por aqui você encontra:
  • Trumbeak;
  • Yungoos;
  • Salandit;
  • Fletchinder;
  • Stufful (raro);
  • Alolan Rattata (durante a noite).
Siga pela grama alta à direita para encontrar uma estradinha que passa por trás da base avançada da Aether. Siga o caminho e você encontrará uma Big Pearl. Agora continue pela estrada para lutar com alguns treinadores. Farejando mais uma vez com Stoutland pela estrada de terra e seguindo para a esquerda vai encontrar uma Adrenaline Orb. Continue seguindo pela rua e logo encontra também mais um Super Potion para a sua coleção e, do lado oposto dele na rua, passe pela grama alta e encontre uma Miracle Seed


Mais a frente pela estrada de terra enfrente mais treinadores e não deixe de pegar as frutas na pilha. Siga pelos fundos e vá até o final da grama alta para pegar uma Ultra Ball. Então siga para a direita pela rua e entrará em Dream Park, lugar pequeno, mas onde vc pode encontrar uma Thunder Stone, basta ir atrás do trailer. Antes de sair daqui, fareje com Stoutland perto da entrada do trailer para achar um Awakening


Saia do Dream Park e volte a farejar para encontrar um Iron próximo a uma rocha à esquerda da rua. Antes de seguir para o seu objetivo, vá para a esquerda e batalhe com mais alguns treinadores. Siga pelo canto esquerdo do prédio para conseguir uma Dive Ball. e siga para a esquerda para chegar a um espaço com água. Fique atento pois aqui você pode encontrar um Wimpod, mas precisa primeiro cercá-lo para confrontá-lo antes que ele fuja para a toca. Mas não o deixa com a vida no vermelho, pois a habilidade dele permite que ele fuja da luta.


Siga pelo caminho aquático da parte de baixo com Lapras para encontrar uma Water Stone no final. Siga para a direita pela estrada e chegará novamente na Rota 5, ainda antes de entrar no seu objetivo. Siga para Sul e fareje para achar um PP Up. Desça apenas um platô e você poderá seguir um caminho novo pela esquerda para encontrar mais treinadores e uma Zygarde Cell


Batalhe com a treinadora mais à esquerda e próximo a ela encontrará uma Hyper Potion. Agora siga pelo caminho da direita para mais treinadores e pegue o caminho estreito na parte de baixo para encontrar a TM59 - Brutal Swing. Antes de completar o seu retorno, colete o Ether no canto superior e volte finalmente para o Trial.

O terceiro Trial de Akala

Entre no trial e você será recebido por Mallow. Ela pedirá que você encontre quatro ingredientes para ela ao longo da floresta: Mago Berry, Tiny Mushroom, Revival Herb e Miracle Seed. Use o faro de Stoutland e siga para a esquerda para conseguir o primeiro item da lista, Tiny Mushroom. À direita, pela grama alta, você encontrará um X Defense também. Para a esquerda deste ponto encontre um Super Potion largado no chão.


Siga pela direita até mudar de mapa, quebre todas as rochas com Tauros e fareje com Stoutland para encontrar o segundo item, Miracle Seed. Volte pelo caminho que você abriu para encontrar um Big Root. Agora siga para a esquerda até mudar de mapa no canto superior. Siga pelo caminho para enfrentar um Fomantis e conseguir a Mago Berry e, à direita desse ponto, continue farejando para conseguir um X Sp. Atk


Agora retorne e siga pelo caminho do canto superior direito e fareje para a esquerda. Você encontrará  o último item da lista, o Revival Herb, junto com outro Fomantis. Já para a esquerda desse ponto, você encontra mais um Hyper Potion. Agora volte para o início do Trial e converse com Mallow para Lana e Kiawe aparecerem. Todos os ingredientes que você coletou servem para fazer um aroma que atrai o Pokémon Totem desse Trial, um Lurantis com bônus de Speed no nível 24. Golpes voadores ou de fogo servirão como uma luva para essa luta.


Superando o desafio, você receberá de Mallow o Grassium Z, pedra especial que garante um Z-move do tipo Grama (Grass). Além disso, a capitã também lhe dá 10 Nest Balls. Com o fim da conversa entre você e os três, o onipresente Professor Kukui chega e te entrega mais um ataque novo, o TM67 - Smart Strike. Ele dirá também para você segui-lo até o Dimensional Research Lab antes de seguir para o desafio final da ilha contra a Akala Olívia. Agora é uma boa hora para cortar caminho de volta para a cidade usando o Charizard. 


O resultado desse voo ficará para a próxima semana, até lá!

Revisão: Arthur Maia

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google