Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #307: Fire Emblem; Mario Kart 8 Deluxe; Street Fighter V no Switch?; e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas pelos leitores no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Súditos pedrásticos de plantão, dá para acreditar que falta apenas um mês para o lançamento do maior jogo da MINHA série? Depois de tanta espera, podem apostar que vai valer a pena! E se você está aproveitando Fire Emblem Heroes, dê um tempinho para ler o N-Blast Responde dessa semana. Há perguntas sobre a fase de Splatoon e Mario Kart 8 Deluxe, a misteriosa cena de Street Fighter V no trailer do Switch, como será o futuro do novo console da Nintendo, o uso de HD externo no Wii U e mais!


Pedra, se eu comprar um HD pra usar no meu Wii U, eu vou poder usá-lo para guardar músicas e filmes? Ou a Nintendo tranca meu espaço livre? Por que se só puder colocar jogos não compensa comprar 1TB. Não há nem 500GB de jogo bom no Wii U -.-‘
Anônimo "HD" da Silva
Não, você só poderá usá-lo para o Wii U, já que este usa um tipo de formatação próprio que não é reconhecido por computadores. Quando você conecta um HD sem a formatação do Wii U no console, ele pede para formatar, o que apaga todos os dados existentes nele. E, depois disso, não há forma de particionar o HD. Então, é isso mesmo, o HD fica exclusivo ao Wii U.

Gostaria de trocar a região minha conta formatando meu 3DS. Se meus saves ficarem salvos no SD perderei meus saves? E eu tenho o código de download do Pokemon AS que comprei digitalmente pela Amazon ainda poderei reutiliza-lo? Valeu a atenção! o/
R-x, o formatador
Sim, se você formatar o seu 3DS você vai perder todos os jogos digitais e os saves destes jogos, que ficam salvos no SD. Mesmo o jogo que você obteve por meio de código de download, uma vez que você baixa este jogo em um 3DS com NNID, o jogo passa a ficar vinculado a essa conta e, então, se a conta for trocada, não é mais possível baixar o jogo.

Pedrosa, comprei dois jogos da série Fire Emblem (usados): Awakenig e Fates Birthright. Acontece que nunca joguei FE e gostaria que me auxiliasse dizendo por qual deles deveria comecar. Ah, outra coisa, por serem seminovos, vou perder algum conteúdo? Obrigado Stone!
Anônimo "dos Emblemas de Fogo usados" da Silva
Na verdade, esses jogos da série não têm nenhuma relação um com o outro, então você pode começar por qualquer um dos dois que não terá problemas. O que talvez te interesse saber é que o Fire Emblem Fates é composto de três jogos: Birthright, Conquest e Revelation, e embora os dois primeiros possam ser jogados individualmente, deve-se jogar os três para conhecer a história completa.

Mas o ideal é você jogar o Birthright que você já tem e, depois, se tiver gostado bastante, pensar em comprar os outros dois. Sobre o fato de serem seminovos, não, não há nenhum problema. Você sempre pode apagar o save do antigo dono, mas se por algum motivo você quer manter, ambos jogos possuem múltiplos saves, então você pode facilmente começar um do zero.

Pedra, disseram que Mario Kart 8 Deluxe não ganharia novas pistas, mas no trailer aparece um cenário de Splatoon. Como isso é possível? Por favor me responda.
Timeline Guy, o corredor atento
De fato, a Nintendo confirmou que Mario Kart 8 Deluxe não trará novas pistas… no modo principal. A pista do Splatoon realmente é nova, mas ela é do Battle Mode, e não do modo principal de corrida.

Oi Pedra, no trailer de Ultra Street Fighter 2 para Switch aparece uma cena de Street Fighter 5. O que isso significa?
Anônimo "Lutador de Rua" da Silva
Realmente, aquela cena que aparece no final do trailer é muito curiosa, porque não tem nada a ver com o restante do jogo. Mas a Capcom não falou absolutamente nada sobre isso, então só há especulações por enquanto.

Os gráficos certamente parecem os do Street Fighter V, o que levou algumas pessoas a imaginarem que pode ser uma dica de que o jogo terá versão para o Switch, mas o mais interessante é que essa cena é vista em primeira pessoa, na visão do Ryu. Isso levou outras pessoas a especularem que pode ser alguma indicação de um modo de Realidade Virtual, usando os controles de movimento do Switch. Ou quem sabe foi só uma trollagem de quem editou o trailer e deixou essa cena lá. xD O jeito é esperar por mais informações.
Desde que não seja nada parecido ao Dragon Ball Z Kinect está bom! xD
Como funciona o sistema de separar o controle da tela do Switch? Como é a sincronização?
Anônimo "Switch" da Silva
É um processo tão simples quanto colocar e tirar o controle da base. A sincronização com a TV é feita na hora, algo praticamente instantâneo, como pode ver no vídeo abaixo:

Pedra, você acha que o Switch vai demorar para decolar? Porque os jogos de lançamento são poucos, e só um (Zelda: Breath of the Wild) é de grande porte; sem FIFA, Mario, Assassin’s Creed, Metroid, Skyrim… além do preço, que muita gente achou meio caro, tanto do console quanto dos acessórios.
Anônimo "Observador" da Silva
Não necessariamente. Primeiro, porque ainda pode haver mais jogos third-party anunciados para serem lançados junto com o console. Mas mesmo desconsiderando isso, se você pensar bem, nenhum console novo é lançado com uma grande quantidade de jogos. Isso é algo normal, já que os desenvolvedores estão começando a conhecer o sistema e esperando pra ver a reação inicial, pra só depois passar a investir mais nele. O Wii U não é um bom exemplo, já que ele não teve muito sucesso, mas com o 3DS foi assim, com o PS4 foi assim, com o Wii foi assim…

Aliás, usando o exemplo do Wii, a situação dele era muito parecida com a do Switch agora: poucos jogos no lançamento, incluindo um jogo da MINHA série compartilhado com o console antecessor e alguns jogos de mini-games para demonstrar o novo controle. A grande diferença nessa comparação, e algo que acho que a Nintendo ainda deveria pensar seriamente, é que até o momento o Switch está previsto para ser lançado sem nenhum jogo acompanhando. O enorme sucesso inicial do Wii foi em grande parte graças ao Wii Sports, que vinha junto com o console. Se o Switch fizesse o mesmo com o 1-2-Switch, tenho certeza que o cenário do Wii poderia se repetir. Mas se depender das pessoas se interessarem em comprar o jogo separadamente, não sei se vai ser tão fácil assim.

Isso está relacionado também à questão do preço que você também perguntou. O preço do console em si não é tão alto, se comparamos aos dos outros consoles, considerando a inflação desde os respectivos anos que foram lançados. Na verdade, fazendo essa comparação, o Switch é o terceiro console mais barato na história, no seu lançamento, perdendo apenas para o GameCube e o Dreamcast ($270 e $287, respectivamente, considerando a inflação). Mais uma vez comparando com o Wii, o seu preço de lançamento considerando a inflação seria o mesmo do Switch agora: $300. Mas, novamente, qual a grande diferença? O Wii vinha com o Wii Sports. E, sim, era um jogo bobinho, mas quanta diversão ele nos trouxe naquele período logo após o lançamento do Wii, e mesmo até depois? Talvez o motivo que eles não querem fazer o mesmo com o 1-2-Switch seja que eles sentem que este jogo tem bastante mais conteúdo do que o Wii Sports tinha naquela época… mas mesmo assim, acho que eles deveriam pensar seriamente na possibilidade de adicionar o jogo. É a forma perfeita de incluir uns mini-games bem divertidos para já começar jogando com os amigos e, de quebra, demonstrar a diferença que o novo controle pode ter para os jogos.

Por fim, sobre os preços dos acessórios, sim, eles estão bem salgados… mas acho que isso é justificado pela tecnologia do HD Rumble. Resta saber se a diferença que este vai trazer realmente compensa o valor. Em todo caso, considerando que o JoyCon pode ser usado separadamente, o console de certa forma vem com dois controles logo de cara, então comprar um novo controle não precisa ser uma prioridade. Para concluir: realmente, ainda há algumas questões do Switch que preocupam um pouco, mas acho que nenhuma ainda para dizer com certeza que vai atrapalhar o sucesso no lançamento. Na verdade, temos que torcer pra que o Switch não demore para decolar, porque com o gosto ruim que o Wii U deixou, se o Switch não fizer um sucesso considerável logo de cara, a situação pode se complicar para o novo console…

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Você também pode mandar seus desenhos. Os melhores aparecerão na Revista Nintendo Blast!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google