Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) — Parte 6: De Akala Island para Aether Paradise

Na sexta parte do nosso detonado enfrentamos a Kahuna Olivia, conhecemos a presidente da Aether Foundation e mais!

Antes de começar a ler, você já deu uma olhadinha nas partes anteriores do nosso Detonado?


Caso já tenha lido, vai se lembrar que terminamos o Trial de Mallow, que se mostrou bem simples e, com isso, conquistamos o Grassium Z. Ao final do Trial o Professor Kukui nos encontra e pede para que o encontremos no Dimensional Research Lab, então voe para a cidade novamente e de lá seguiremos para o nosso próximo destino!

O laboratório de pesquisa dimensional

Siga à direita do Centro Pokémon para chegar ao prédio com uma antena na frente — que vimos um tempo atrás. Você vai encontrar Lillie e Nebby na entrada. Ela fala que Kukui está lá dentro te esperando, mas antes de entrar, pegue a Zygarde Cell que se encontra à esquerda da entrada, no meio do pátio. Entre no prédio e suba pelo elevador para encontrar o Professor.


Lá ele te apresenta para a Professora Burnet, cientista chefe do laboratório e também esposa de Kukui. Ela te conta sobre o estranho fenômeno que vem acontecendo em Alola chamado de Ultra Wormhole. Após a conversa você estará livre para explorar um pouco o laboratório e depois seguir para Diglett’s Tunnel, na parte sul da cidade, para encontrar Olivia. Mas ao sair do laboratório você vê uma cena em que nota uma rachadura no meio do céu, que some logo em seguida.

Explorando o Diglett’s Tunnel de Alola

Dentro da caverna, converse com Olivia e ela dirá que te encontrará depois do túnel, no vilarejo próximo da Rota 9. Siga para a direita para encontrar alguns treinadores e uma Dusk Ball no chão. Na entrada da caverna terá também um treinador que só aceitará lutar com você depois de você vencer todos os demais treinadores do local. Caso queira enfrentá-lo, basta retornar aqui após o feito. Depois da batalha vencida ele te dará um Max Revive.


Siga para a esquerda e fareje para encontrar uma Escape Rope. Nessa caverna não existe uma grande variedade de Pokémon, basicamente são apenas Alolan Diglett e Zubat entre os níveis 19 e 22. Caso queira, é uma boa hora para usa os Repel que encontrou até aqui. Continue seguindo para a esquerda e chegará a uma escada metálica. Antes de subi-la, quebre as rochas ao lado para, no final do caminho, encontrar uma Fire Stone.


Subindo pelas escadas você encontra com dois membros da Aether Foundation conversando. Eles se apresentam dizendo que prezam pela preservação dos Pokémon e que, por isso, combatem as ameaças do Team Skull. Após a conversa, continue pelo caminho para encontrar outro Hyper Potion. Explore o local para encontrar alguns treinadores e, mais à frente, outra Zygarde Cell. Continue pelo caminho e encontrará dois capangas do Team Skull. Hau chega para ajudá-lo a enfrentá-los. A batalha é simples e, quando terminar, Hau te dará um Max Ether.


Assim você chega à saída do túnel. Lembre de voltar no início da caverna e enfrentar o treinador que usa um Haryiama, caso queira. Agora vamos rumo à próxima rota do jogo.

A carta de Probopass

A Rota 9 é bem pequena. Siga pelo caminho enfrentando alguns treinadores para fortalecer um pouco mais seu time e desça uma rampa no final para pegar uma Net Ball. Nesta Rota você poderá encontrar alguns Pokémon entre os níveis 10 e 23, entre eles:

  • Luvdisc;
  • Magikarp;
  • Wishiwashi;
  • Corsola (Raro, pode chamar Mareanie).


Fique atento, pois aqui é a única oportunidade que você terá de capturar uma Mareanie no jogo. É um procedimento bem chatinho pegá-la, mas a criaturinha é bem útil. Entre logo no vilarejo para o seu objetivo pois os demais caminhos poderão ser explorados já, já. Após o vídeo de Delibird e Probopass, dê uma passada no Centro Pokémon e entre na casa demarcada no mapa para seguir para o seu objetivo.


No Centro Pokémon, um membro da Aether Foundation à direita lhe oferece uma recompensa caso capture um Passimian e leve os dados dele na Pokedéx para que ele possa avaliar. Já na casa da esquerda, onde fica seu objetivo, Probopass estará lá dentro e te entregará uma carta de Olivia pedindo que você a encontre em Ruins of Life, no final de Akala’s Outskirts. Dessa forma, siga de volta para a Rota 9 e pegue o caminho ao sul.


Você chegará em Memorial Hill, outro cemitério onde você poderá encontrar Pokémon entre os níveis 22 e 23, entre eles:

  • Gastly;
  • Phantump;
  • Zubat.

Suba pelas escadas e, no túmulo ao lado da garota, ache um Heal Powder. Siga por uma espécie de labirinto enfrentando todos os treinadores pelo caminho. Vire à esquerda e siga para baixo para encontrar outro treinador e uma Cleanse Tag. Depois retorne e vá para a direita para conseguir uma Adrenaline Orb. Antes de chegar ao final do caminho, siga pela esquerda e pegue um Super Repel no túmulo. Além disso, siga para a esquerda pela grama alta para conseguir uma Dusk Ball.


Ao final do labirinto, vá para o canto direito e desça atravessando a grama alta para conseguir mais um Hyper Potion. Continuando pela direita você presencia um embate entre membros do Team Skull e da Aether Foundation. Você então batalha contra um dos Skull para ajudar. Ele usará um Alolan Raticate de nível 23.


Após a batalha, continue seguindo o caminho para chegar em Akala’s Outskirts. Aqui você encontra:

  • Wingull;
  • Gumshoos (somente de dia);
  • Alolan Raticate (somente de noite);
  • Nosepass;
  • Stufful (raro);
  • Magikarp (pescando);
  • Wishiwashi (pescando);
  • Chinchou (raríssimo, pescando).


Suba pela estrada e siga à esquerda das gramas altas para encontrar mais uma Zygarde Cell. Farejando por aqui você encontrará também Tiny Mushroom e Big Mushroom nas gramas altas. Porém, antes de chegar ao seu objetivo, você será parado por um membro do Team Skull chamada Plumeria, que te desafiará para uma luta. Ela utiliza:

  • Golbat nível 25;
  • Salandit nível 26.


A vitória será fácil e seu caminho estará livre para seguir em frente.

A batalha contra Kahuna Olivia

Antes de entrar nas ruínas, Lillie e Burnet chegam e curam seus Pokémon. Logo em seguida é Olivia quem aparece e rapidamente te desafia para a batalha. Chegou a hora de enfrentar a segunda Kahuna do jogo. Ela utilizará na batalha:
  • Nosepass nível 26 (cuidado, pois ele tem golpes elétricos também);
  • Boldore nível 26;
  • Lycanroc Midnight Form (com um Z-Move de Pedra).

Guarde o Z-Move de Grama ou de Água que conseguiu para usar contra Lycanroc e foque em golpes desses elementos contra os outros Pokémon de Olivia. Ao vencer, você receberá o Rockium Z, cristal que permite usar Z-Move do tipo Pedra (Rock). Após sua vitória, Hau chega falando sobre a Aether Foundation e Olivia diz para você usar Charizard e ir vê-los o mais rápido possível.


Assim, siga pela direita do Centro Pokémon da cidade para o lugar que antes era obstruído pelo treinador montado no Stoutland para seguir até Hano Grand Resort. Antes de chegar ao seu objetivo, vamos explorar um pouco o local. Siga para a direita para conhecer Hano Beach.

Explorando a última praia de Akala

Siga para a direita pela praia para pegar mais uma Zygarde Cell debaixo do guarda-sol próximo ao treinador com o Stoutland. Continue seguindo nessa direção farejando com Stoutland para encontrar uma Pearl. Converse com a moça logo depois para conseguir uma Soda Pop e, próximo à torre de salva-vidas você encontrará mais uma Zygarde Cell. Por aqui terão Pokémon entre os níveis 21 e 24, entre os quais temos:

  • Staryu;
  • Sandygast;
  • Finneon (surfando);
  • Tentacool (surfando);
  • Pyukumuku (surfando);
  • Wingull (surfando).


Converse com o salva-vidas e ele pedirá que você resgate seis Pyukumuku que estão na areia da praia e os jogue de volta ao mar. Fazendo isso, volte nele e receberá 20 mil créditos em dinheiro. Chegando ao canto mais afastado da praia, onde é possível encontrar mais Pokémon, fareje com Stoutland para encontrar alguns Heart Scale


Já surfando com Lapras, siga pelo limite das rochas superiores para encontrar uma Pearl String e alguns treinadores para batalhar. No banco de areia no centro dessa área você encontra um Black Glasses. Já no canto inferior da área aquática você também se depara com dois treinadores e, perto de cada um deles, um item: Antidote e Dive Ball. Sem mais o que fazer por aqui além de treinar mais um pouco com Pokémon selvagens, chegou a hora de entrar no Resort.

O Aether Paradise

Entrando no Resort, você encontra o membro da Aether Foundation que você ajudou na Rota 9. Ele se apresenta como Faba e conta sobre um lugar chamado Aether Paradise, uma ilha artificial criada pela fundação em alto mar para a proteção e preservação dos Pokémon. Hau chega em seguida e Faba chama vocês dois para conhecer a ilha da fundação com ele. Kukui aparece em seguida e diz que não poderá ir, mas que encontra vocês na próxima ilha, Ula’ula Island.


Assim vocês zarpam para a ilha artificial com Faba. Chegando lá, o homem explica as intenções benéficas da fundação e, no caminho, vocês conhecem Wicke, outra das encarregadas chefe da organização. Após algumas explicações você volta a poder andar por aí sozinho. Aqui você pode seguir qualquer direção que quiser pois, de um lado ou de outro, você acabará no mesmo local.


Após uma cinemática, você finalmente conhece a presidente da Aether Foundation, Lusamine. Após uma breve conversa, todos sentem um tremor na ilha e, pela primeira vez, uma Ultra Beast surge na frente de todos. No jogo ela ainda é desconhecida, mas se trata da UB-01 Symbiont, também conhecida como Nihilego. Ela é do tipo Pedra/Venenoso (Rock/ Poison) e estará no nível 27. Use golpes do tipo Lutador (Fighting) ou Grama (Grass) que será mais fácil vencê-la. Infelizmente ainda não será possível tentar capturá-la.


Após o confronto a UB some e podemos ver uma mudança de personalidade em Lusamine, dando um ar de obsessão à personagem. A presidente da Aether pede que Wickle leve você e Hau para a próxima ilha pois ela tem muito o que pesquisar sobre o ocorrido. Já na saída da ilha, você receberá de Wickle o TM29 (Psychic) e partirá direto para Ula’ula Island. 

A batalha de estreia na nova ilha

Ao chegarem em Ula’ula Island, você e Hau conversam um pouco e ele lhe pergunta sobre a possibilidade de batalhar com você mais uma vez para medir suas habilidades. Caso responda positivamente, Hau recuperará todo o seu time e inciará uma batalha. Cuidado, pois agora o seu rival está um pouco mais habilidoso que antes. Ele usará:
  • Alolan Raichu nível 28;
  • Evolução do Eevee com vantagem sobre o seu inicial no nível 28;
  • Primeira evolução do inicial que possui fraqueza ao seu no nível 29 com um Z-Move.

Cuidado, pois esse Raichu também é Psíquico! Não se esqueça disso! Além deste fator, ele é bem rápido, o que dá bastante trabalho. Caso tenha um Lycanroc em seu time, é uma das melhores pedidas para enfrentá-lo. Use seu Z-move de Pedra em Raichu ou então o de vantagem contra o inicial dele que terá bem menos problemas na luta. 


Ao concluir a batalha, Hau lhe dará os parabéns e seguirá em frente, deixando seu caminho livre para explorar Ula’ula Island, a terceira ilha do jogo. 

Mas isso ficará para a próxima semana!

Revisão: Vitor Tibério

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google