20 anos de Star Fox 64: 20 curiosidades sobre o game

Conheça alguns fatos que marcaram a chegada dos mercenários ao Nintendo 64.



Nesta semana, um dos títulos mais icônicos do Nintendo 64 está completando 20 anos de lançamento. Star Fox 64, que até hoje é considerado pelos fãs o melhor jogo da série, revolucionou a franquia que já havia feito história no SNES. O confronto entre o grupo de mercenários e o tirano Andross ganhou proporções mais realistas quando os polígonos que já impressionavam na geração anterior se transformaram em naves e cenários de tirar o fôlego. Partindo da turbulenta Corneria e viajando rumo a Venom, vamos comemorar a data especial relembrando, ou conhecendo, 20 curiosidades que marcaram a passagem de Fox McCloud pelo N64.

20. Tremedeira intergaláctica

Star Fox 64 trazia uma inovação que toda a indústria dos videogames continua explorando até hoje: controles com vibração. A embalagem do game continha o Rumble Pak, acessório que deveria ser conectado ao controle do N64 e que tremia em função do que acontecia na tela com a Arwing. A novidade criava experiência bem mais imersiva e os jogadores viam o aparelho como algo revolucionário. A aposta deu tão certo que não é a toa que tal funcionalidade continua existindo até os dias de hoje.
O começo de toda a vibração

19. Hey Jude

General Pepper foi pensado como uma homenagem aos Beatles, banda bastante admirada por Shigeru Miyamoto. O nome do comandante de Corneria vem do icônico disco Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band e a roupa que ele usa é praticamente a mesma que o quarteto de Liverpool está vestindo na capa do álbum.
Seria o quinto Beatle?

18. Onde está o Will Smith?

O final da missão no planeta Katina, aquela em que é necessário proteger uma base do ataque do gigantesco disco voador, faz referência ao filme Independence Day. Caso McCloud e seus aliados falhem na tarefa, a nave espacial destruirá a estrutura da mesma maneira que os aliens detonam a Casa Branca em uma das cenas mais famosas do cinema. Além disso, Bill Grey, que surge na fase como um parceiro de Fox, é uma lembrança ao General William Grey, que aparece no longa-metragem.
Se os Star Fox estivesse por lá…

17. Obrigado, amigos!

Ainda na missão Katina, se McCloud concluir a tarefa sem acertar nenhum tiro nas naves aliadas, o final da fase será diferente. O exército de Bill voará em uma formação especial e o comandante terá diálogo diferente com o líder do Star Fox se comparado com a conversa que normalmente acontece.
Difícil diferenciar inimigos e aliados

16. Músicas repetidas

São idênticas as músicas que tocam durante as missões Sector Y e Solar. O mesmo acontece nas fases Macbeth e Titania, que têm seus temas musicais repetidos. Já todos os demais níveis apresentam trilha sonora única.
Que calor!

15. Trocando as aves

Se eu te perguntar qual tipo de animal Falco é, qual seria a resposta? Caso tenha dito um falcão, saiba que está errado. Diferentemente do que o nome do personagem indica, ele é um faisão. O nome desse pássaro vem do grego e significa ave colorida de penas longas.
Eu sou um faisão

14. Cadê o boss?

O Sector Z é a única missão do game em que não há um boss para ser derrotado. A tarefa dessa fase é evitar que a Great Fox seja atingida por ataques de mísseis. Caso o esquadrão de mercenários não consiga evitar a investida, uma das asas da nave mãe é detonada e permanecerá assim pelo resto da jornada, inclusive, nos créditos finais.
Mesmo sem boss, essa missão é complicada

13. Fortuna ou Fichina?

O planeta mais gelado do sistema de Lylat tem uma confusão em seu nome. Na versão beta, a missão se passava em um local chamado de Fichina, mas no jogo final acabou sendo alterado para Fortuna. Fichina voltou a ser usado para nomear o planeta no recente Star Fox Zero.
Aquela missão que começa com F

12. Conta cara

Após os créditos do jogo aparece a conta que General Pepper tem que pagar aos Star Fox. O valor é a quantidade de inimigos abatidos durante a jornada multiplicado por 64. Se o resultado for menor do que 70 mil, o mandatário de Corneria irá dizer: "This is one steep bill… but it's worth it…". Algo como: “É uma conta salgada… mas vale a pena…”. Já se a pontuação ultrapassar os 70 mil, a reação de Pepper será: “Whaaaaat???”, que pode ser traduzido para um surpreso “O quêêêê???”.
Tira o escorpião do bolso Pepper

11. Verdadeiro final

Existem duas versões diferentes do chefão final dependendo de qual caminho o jogador fez para chegar até Venom. No entanto, as alterações nos créditos do game são bastante pequenas. A diferença é que, no final ruim, aparecerá o rosto de Andross no horizonte, já no encerramento bom surgirá as palavras The End.
Final de verdade

10. Parceiros de voo

Se Fox passar pela missão Katina durante a jornada, Bill aparecerá junto da Great Fox durante os créditos finais. Já se o caminho for por Zoness, será Katt que estará acompanhando a nave de Falco durante as cenas de encerramento do game.
Olá Bill

09. Do a barrel roll

A marcante (e irritante) frase “do a barrel roll”, dita incontáveis vezes por Peppy, ficou tão marcada que o próprio Google criou um easter egg a partir dela. Ao escrevermos do a barrel roll no espaço para as pesquisas, a página fará o movimento de rotação que a Arwing executa para evitar ataques inimigos.
Aprendeu bem Google

08. Bugando o game

Se o jogador demorar muito para derrotar o boss da missão Macbeth, ele dirá que Fox é muito lento e bombardeará o Landmaster, destruindo-o imediatamente. No entanto, se o código de vida infinita estiver ativado, o game irá travar e será preciso reiniciar o console.
Um dos chefes mais legais do game

07. De cara com a parede

O mesmo limite de tempo existe com o boss Golemech, que precisa ser derrotado no caminho fácil de Venom. Caso Fox demore muito para acabar com o gigante de pedra, a Arwing acabará dando de cara com a parede e explodirá em milhares de pedaços.
Não fique perto, seja rápido... Tá fácil, não é!?

06. Erro de ortografia

Na introdução do game aparece a frase "Star Fox in Nintendo 64", que está ortograficamente errada e deveria ser "Star Fox on Nintendo 64". O problema foi corrigido na versão lançada depois para Nintendo 3DS.
Opa...

05. Encorajando os amigos

“Never give up. Trust your instincts”, dita por Peppy e que significa “Nunca desista. Confie em seus instintos”, foi colocada no game para encorajar o programador Mitsuhiro Takano. Ele não era muito bom controlando a Arwing e seus parceiros incluíram esse diálogo para que Takano não desistisse do game.
Grande conselho

04. O que ele disse?

Na versão europeia do game, é possível ajustar a linguagem para Lylat. Com isso, os personagens se comunicarão com os mesmos sons usados nos diálogos que existem no primeiro jogo da franquia, lançado para Super Nintendo.
Pelo menos, Peppy não ficará repetindo o do a barrel roll

03. Problemas de sincronização

Na versão japonesa, o ícone dos personagens falando tem problemas de sincronização com os áudios, ou seja, eles ficam constantemente mexendo a boca mesmo quando não há falas. O erro foi corrigido nos cartuchos localizados para o ocidente.
Fala Fox

02. Menos arrogância

Quando Falco te salva, ele diz: "I guess it's your turn to be thankful", que significa “Acho que é sua vez de dizer obrigado”. Originalmente, essa frase seria dita por Fox, porém os desenvolvedores acharam que tal afirmação deixaria o protagonista com fama de arrogante.
Muito obrigado Falco, também te amo

01. Reimaginado

O mais recente título da franquia, Star Fox Zero, lançado para Wii U, é uma reimaginação do game de Nintendo 64. A história é praticamente a mesma, inclusive com cenários e missões bastante parecidas. Essa atualização não foi muito bem recebida por parte dos fãs da franquia que acharam que o projeto atualizado ficou pior do que o original.
Não foi tão bem recebido como o Star Fox 64


Star Fox foi uma franquia que revolucionou, mais de uma vez, o universo dos videogames. O título lançado para Nintendo 64 é o melhor da série e merece ser experimentado até os dias de hoje. Que tal aproveitar esse aniversário de 20 anos para revisitar tanto a versão original quanto a que saiu anos depois para o 3DS? E você, caro leitor, tem algumas história ou curiosidade envolvendo o jogo?

Revisão: Luigi Santana

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google