Item Box

Spiny Shell, o temível casco azul de Mario Kart

Entre alegrias e discussões nas pistas, ele sempre faz parte da conversa. Conheça a fundo o item mais polêmico da série.



Você derrapa com perfeição naquela curva difícil, sai em alta velocidade, pega um casco vermelho na caixa de item e se prepara para assumir a liderança. A pista exige bastante do piloto: várias elevações, quedas altas e a movimentação constante de adversários. O primeiro colocado surge no horizonte, brilhante como o sol, e o casco vermelho atinge o alvo com sucesso. Agora você é o líder e a glória está próxima. Até ensaia um sorriso no rosto ao entrar no trecho final da corrida.


Mas, como uma profecia das mais abomináveis, sobrevoando os céus com uma rapidez incrível, eis que ele surge: o seu pesadelo, o caçador de primeiros colocados, aquele que coloca um fim aos seus sonhos. A explosão a alguns metros da linha de chegada leva embora até mesmo sua esperança de terminar em uma boa colocação. Você fica perdido, a corrida acaba e resta apenas uma coisa a fazer: lamentar a aparição do temível casco azul.



Uns gostam, outros odeiam. Considerado um dos itens mais polêmicos da franquia Mario Kart, o casco azul, ou casco espinhoso (ou também chamado de “destruidor de amizades”) é motivo de altas discussões ao final de cada corrida, principalmente no modo multiplayer. Com exceção de Super Mario Kart (SNES), o item esteve presente em todos os demais jogos da série, com o único objetivo de atormentar a vida de quem estiver em primeiro lugar.
Se você já vivenciou as dores de tomar um casco azul, fique esperto. Em sua mais nova versão para Switch, Mario Kart 8 Deluxe, lançada no último dia 28, ele também está presente para cumprir sua função implacável. Prepare-se!

A solução que deu certo até demais

Criado a partir de Mario Kart 64, o Spiny Shell era uma solução à limitação de hardware do N64. O console não conseguia processar muitos personagens e ações na tela ao mesmo tempo, e, por isso, era necessário algo que separasse os corredores e garantisse maior fluidez de processamento ao sistema. A ideia deu tão certo que o item figura na série até hoje, embora sua função não tenha mais uma característica técnica e seja apenas acertar quem estiver na frente. Em entrevista concedida em 2011 ao Kotaku, o produtor Hideki Konno afirmou que a introdução do item aumentou o conceito de imprevisibilidade em cada corrida. E bota imprevisível nisso.

Um item que pudesse separar os personagens na pista e evitar o processamento de muitos elementos simultâneos no N64: assim nasceu o Spiny Shell
Geralmente, os jogadores que figuravam entre os últimos colocados tinham chances de tirar o casco ao passar pelas caixas de itens (item box) como forma de recuperação. Tanto em Mario Kart 64 como em Mario Kart: Super Circuit (GBA), era possível segurar o casco azul na traseira do veículo e usá-lo como item de defesa. Ao ser lançado, percorria o centro da pista, dificultando até mesmo a corrida dos que passassem em seu caminho. O barulho característico soa como um alerta, principalmente para o alvo principal, e sua forma lembra os cascos dos red spinies (aqueles inimigos lançados pelo Lakitu), mas com uma coloração diferenciada. Nessas versões, a única maneira de escapar do casco era usando a estrela ou o poder do Boo para ficar invisível.

Cadê o fantasminha camarada para ajudar nesse momento difícil?
A versão de N64 ainda oferecia, em algumas pistas, a possibilidade de encontrar uma caixa de item que sempre dava um casco azul. Uma delas é a primeira pista do jogo, Luigi Raceway, ao pegar a caixa de item trazida por um balão logo na primeira reta. Já em Koopa Troopa Beach, existia uma rocha com uma caixa de item em cima, sendo preciso utilizar as rampas da pista para alcançá-la. Nas versões remasterizadas desses circuitos, a opção de apenas tirar o casco azul foi atualizada para qualquer item, ou até mesmo com a troca das caixas por moedas.

Neste local em Koopa Troopa Beach, a caixa de item sempre te dava um Spiny Shell. Bons tempos...

Asas para que te quero

A partir do quarto título da série, Mario Kart: Double Dash!! (GC), o casco azul ficou ainda mais intimidador ao receber um par de asas para sobrevoar a pista na busca pelo líder da corrida em vez de percorrer a superfície. A mudança também trouxe outra novidade: as explosões grandiosas, que inclusive afetavam os corredores próximos do impacto e derrubavam seus itens no chão. Além disso, não era possível que dois corredores possuíssem o casco azul ao mesmo tempo. Tal mecânica foi usada nas versões posteriores, Mario Kart DS e Mario Kart Wii, sendo possível evitar a colisão ao usar também um Mega Mushroom ou Bullet Bill.

Será que desvia? O problema ficou mais sério em Mario Kart: Double Dash!! com o casco azul alado
O comportamento do casco azul sofreu nova alteração com o lançamento de Mario Kart 7 (3DS), desta vez reunindo em um único jogo as características dos títulos anteriores. A função de sobrevoar a pista continuou, mas agora numa altura mais baixa, permitindo que o item acertasse outros corredores pelo caminho enquanto buscava o primeiro colocado. O impacto no líder da prova seguia a mesma performance de antes, com o casco voando mais alto e acertando-o por cima, juntamente com a explosão. Em vez de ser lançado para o alto, o jogador agora era jogado para o lado, podendo inclusive agravar a situação caso estivesse em um trecho da pista sem proteção lateral.

Bowser sabe muito bem que o casco azul é implacável. Se prepara, Mario!

A corneta da salvação

Em Mario Kart 8 (Wii U), o casco azul reassumiu sua forma sem asas, adotando de vez a movimentação rasteira e altamente perigosa. Embora ainda sobrevoe o primeiro colocado antes de atingí-lo e seu poder tenha sido reduzido (apenas parar o personagem na pista em vez de lançá-lo para cima ou para os lados), sua ameaça agora chega onde antes não havia perigo: é capaz de acertar os pilotos em trechos aéreos, como sessões de asa delta ou lançamentos de propulsores, como os canhões.

O jogo também trouxe uma novidade comemorada por muitos: a possibilidade de destruir o casco azul com o item Super Horn, um tipo de corneta que emite uma onda sonora capaz de repelir qualquer ameaça próxima (com exceção do poder da Estrela).

A serenidade no olhar de quem vai utilizar o Super Horn com sucesso
Uma edição limitada de Mario Kart 8, lançada apenas na Europa, incluía no pacote uma réplica em miniatura do casco azul, um verdadeiro objeto de desejo para os fãs da série.

Pura ostentação a versão especial europeia de Mario Kart 8 que vinha com o Spiny Shell de brinde

Lendas vivas

Como toda moeda tem dois lados, também surgiram táticas além dos já mencionados itens de defesa para evitar o casco azul. Nos títulos anteriores a Mario Kart 7, é possível desviar no momento em que o corredor passa por um canhão ou outro propulsor que o leve para uma nova área da pista. Caso o impacto seja iminente e você consiga entrar num desses propulsores, o Spiny Shell explodirá e não o acertará. Ainda é possível reduzir a velocidade e deixar que outro corredor assuma a liderança para receber o impacto ou até mesmo usar um item de defesa momentos antes de ser atingido para anular o efeito.

Conseguir desviar do casco azul certamente proporciona uma das melhores sensações ao jogar Mario Kart
No entanto, ainda temos aqueles amigos que juram ter desviado do item e sobreviveram para contar a história. A comunidade de jogadores desenvolveu técnicas avançadas e que nem todo mundo consegue executar. Uma delas é usar um cogumelo no exato momento em que o casco for atingi-lo, deixando o item explodir no chão enquanto o corredor respira aliviado. Dependendo da versão que estiver jogando, a tarefa pode ser mais fácil ou mais difícil. A outra é semelhante, mas consiste em usar, ao invés do cogumelo, o próprio sistema de derrapagens e miniturbos para realizar um feito digno de nota e escapar da ameaça. Somente quem já desviou de um casco azul dessa forma conhece a adrenalina do momento.

Outras aparições

Na informação sobre o casco azul presente em um dos troféus conquistados em Super Smash Bros. for 3DS/Wii U, o item é descrito como um casco azul espinhoso devastador que normalmente aparece na série Mario Kart para arruinar o dia dos jogadores, mas que também dá as caras em outros títulos. No próprio jogo de luta, ele pode ser usado para sobrevoar um dos adversários e chocar-se contra ele em uma grande explosão.

Sai pra lá, coisa ruim! Em Smash Bros. para Wii U e 3DS, o Spiny Shell também incomoda bastante
Já em Mario Hoops 3-on-3 (DS), o casco, em sua versão sem asas, persegue a bola de basquete e explode caso seja tocado por algum personagem, causando dano em todos os jogadores da quadra. O item também aparece no Challenge Mode de Mario Superstar Baseball (GC), um minigame em que é possível usá-lo para roubar moedas do adversário que estiver à frente na partida.

O famigerado casco também deu as caras em Mario Hoops 3 on 3 no Nintendo DS

Seja em outros jogos ou na própria série Mario Kart, o casco azul sempre será motivo de polêmicas e novos limites para as amizades. Você tem alguma história memorável sobre ele ou até mesmo já desviou de algum em Mario Kart? Não deixe de comentar e compartilhar esse momento único.


Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google