Hands-on

E3 2017 — Mario & Luigi: Superstar Saga + Bowser's Minions é o melhor RPG de Mario para 3DS?

O remake do título mais memorável da série Mario & Luigi caminha para entrar no hall da fama do 3DS

Anunciado na Nintendo Treehouse Live da E3 2017, Mario & Luigi: Super Starsaga + Bowser Minions (3DS) é mais um RPG dos irmãos encanadores para o portátil 3D da Big N. Dessa vez, a AlphaDream topou remasterizar o primeiro título da franquia, lançado para GBA e considerado até hoje como um dos melhores (se não o melhor!) da série. Com um remake a caminho, conseguirá Super Star Saga + Bowser Minions superar Dream Team (3DS) e Paper Jam (3DS)?


Melhor do que nunca

Chegando tão tarde ao 3DS e após o lançamento de dois outros ótimos RPGs de Mario & Luigi para o aparelho, era de se esperar que a AlphaDream fosse meramente recriar Superstar Saga com a engine de Dream Team. Para minha surpresa, Mario & Luigi: Super Starsaga + Bowser's Minions parece ser, na verdade, um passo à frente de seus antecessores. Tanto graficamente quanto em termos de jogabilidade, esse remake trás ideias que provavelmente vieram para ficar.
A utilização da touchscreen, por exemplo, é a primeira das melhorias. Desde Partners in Time (DS), a segunda tela do DS e 3DS nunca foi aproveitada genuinamente bem, sendo deixada apenas para mapas que sequer funcionavam direito. O mapa de Super Starsaga + Bowser's Minions não apenas funciona melhor do que qualquer outro da franquia como também pode ser trocado a qualquer hora por uma lista de movimentos da dupla de irmãos.
Ainda é possível trocar as habilidades de Mario e Luigi pelos botões traseiros, mas a tela de toque permite fazê-lo de maneira muito mais prática e confortável, o que me fez perguntar porque a AlphaDream não fez isso em nenhum dos quatro RPGs dos irmãos encanadores que saíram para portáteis de duas telas! Ah, e não é mais possível colocar Luigi na frente de Mario, como no Superstar Saga original, o que me pareceu uma decisão acertada, visto que esse comando não era muito útil e só complicava a alternância de habilidades, algo que todos os títulos posteriores também deixaram de fazer.

Outro recurso muito legal que percebi foi a presença de uma coleção de faixas da trilha sonora acessível pelo menu do jogo. Há tanto músicas em versões originais quanto os remixes feitos para esse remake. Essa não só é uma oportunidade de ouvir às músicas do título (que devem seguir a exemplar qualidade da franquia) como também um novo leque de colecionáveis para o jogo, visto que é necessário coletar as faixas pelos cenários da aventura.



As batalhas, ponto alto de todos os Mario & Luigi, conservam características únicas de Superstar Saga, como seu esquema próprio de Bros. Attacks, porém trazendo aperfeiçoamentos da fórmula que vimos nos últimos títulos da série. Também notei que a indicação visual obvia de qual irmão será atacado pelo inimigo (implementada no último título, Paper Jam) foi removida, retornando ao clássico (e, pessoalmente, mais interessante) método de ter que seguir alguma sutil referência visual no movimento do inimigo para saber se Mario ou Luigi é o alvo.

Aprendendo com o passado

Apesar das mudanças positivas em relação aos Mario & Luigi anteriores, esse remake é essencialmente uma versão de Superstar Saga na engine de Dream Team. E isso não é uma coisa ruim, porque o estilo visual de Dream Team é simplesmente lindo! E ver o Beanbean Kingdom recriado tão belamente foi de encher os olhos. Felizmente, posso dizer que Super Starsaga + Bowser's Minions vai além, trazendo visuais ainda mais bonitos do que os de Dream Team e Paper Jam. Acredite quando digo que os efeitos visuais (como os de luz) e os detalhes dos cenários estão realmente acima dos seus antecessores.

Essas melhorias visuais vieram, no entanto, com um preço: o jogo não mais suporta o efeito estereoscópico do 3DS. Não que o jogo fique feio por causa disso, mas devo dizer que, sendo Dream Team e Paper Jam duas das melhores utilizações do efeito 3D, ver Super Starsaga + Bowsers Minions não carregar esse pedigree é uma pena.

E os minions?

O modo inédito desse remake de Super Starsaga, o Bowser's Minions, não estava presente na demo que tivemos acesso. Ou seja, não pudemos testar o grande diferencial de Super Starsaga + Bowser's Minions em relação à sua versão original. De toda forma, o que joguei foi o bastante para acreditar profundamente na qualidade desse remake. A falta do efeito 3D me deixou triste, porém os visuais ainda mais incríveis que os de Dream Team e melhorias na mecânica de jogo são o bastante para me manter animado com Super Starsaga + Bowser's Minions.
Capa: Rafael Neves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google