O que esperar da Nintendo na E3 2017

A E3 será a oportunidade da Nintendo mostrar se é capaz ou não de manter o Switch interessante pelo resto do ano e adiante.



Falta pouco para que se inicie o período em que os sonhos de jogadores se realizam — ou não — e diversos olhos ao redor do mundo se voltam a um só lugar: a E3. A Nintendo é uma das três grandes empresas que ainda possuem console no mercado e, portanto, sua apresentação é uma das mais aguardadas.

No entanto, há alguns anos a companhia japonesa não tem realizado mais conferências presenciais e tradicionais próximas ao palco da E3. Em vez disso ela tem optado por conferências digitais pré-gravadas para mostrar suas novidades no período da E3. A tática funciona, embora no ano passado ela não tenha feito isso e tenha deixado suas poucas novidades principalmente por conta da Treehouse Live.


A expectativa para este ano é alta, pois será a primeira E3 em que o Nintendo Switch marcará presença. Espera-se que a Nintendo nos traga surpresas em forma de jogos para o console. Neste artigo discutiremos as possibilidades e o que é certo a se esperar do Nintendo Spotlight (nome da videoconferência que será realizada) na E3 2017.

Super Mario Bros. — Odyssey e Mario + Rabbids




Super Mario Odyssey (Switch) é uma das atrações confirmadas pela Nintendo e terá destaque durante boa parte dela. Trata-se da nova aventura tridimensional do Mario, que causou ansiedade aos fãs quando mostrado pela primeira vez na apresentação do Nintendo Switch, em janeiro deste ano. A volta do conceito de um jogo com fases abertas e exploração foi o que chamou a atenção, já que a franquia não tem um jogo tridimensional neste formato desde Super Mario Sunshine (GCN).

O jogo está prometido para o fim do ano e é uma das maiores cartadas da Nintendo para o último trimestre de 2017 ao Nintendo Switch. Podemos esperar então que a atenção para Odyssey seja grandiosa tanto no Spotlight quanto na Treehouse Live (a live que sucede a conferência mostrando os jogos a serem lançados sendo jogados), de forma até parecida com a que ocorreu com The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch) no ano passado.



Entretanto, não é apenas Super Mario Odyssey que podemos esperar acerca da franquia Mario: há ainda também a possível existência do ainda não confirmado Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Switch). O crossover de RPG tático de Mario e a franquia Rabbids teve diversas informações vazadas de fontes ligadas à Ubisoft e deverá ser confirmado durante a E3. Há chances de que ele seja revelado durante a conferência da Ubisoft e a Nintendo apenas fale um pouco mais durante seu Spotlight.

Xenoblade Chronicles 2 e Fire Emblem


Há dois jogos que também são promessas da Nintendo para o segundo semestre de 2017 para o Nintendo Switch. Xenoblade Chronicles 2 é um deles. Será o novo jogo da franquia de RPG que iniciou no Nintendo Wii (apesar de ser indiretamente relacionado com a série de jogos Xeno, como Xenogears), porém muito pouco se sabe a seu respeito. Desde o trailer de sua revelação na apresentação do Nintendo Switch em Janeiro, praticamente nada foi revelado sobre o jogo, deixando-o com potencial para ser explorado na conferência.

Fãs da franquia Xenoblade aguardam ansiosamente por novas informações do jogo.


Existe, inclusive, uma incerteza no ar se este jogo realmente chegará em 2017, deixando em aberto um possível adiamento dele para 2018. Deixando de lado Xenoblade, no entanto, temos também Fire Emblem Warriors, cuja direção parece mais certa para o público. Sabemos que ele será lançado por volta do último trimestre do ano e já até possuímos uma quantidade razoável de informações a seu respeito.

O jogo se trata de mais um crossover de uma franquia da Nintendo com a franquia Warriors, da Koei Tecmo, e chegará também ao New Nintendo 3DS. Provavelmente ganharemos uma data de lançamento definitiva do jogo e mais informações a seu respeito, incluindo vídeos de gameplay, afinal pouco foi mostrado até o momento.


Além de Warriors, há ainda o novo jogo da franquia Fire Emblem a ser lançado em 2018 no Nintendo Switch. Praticamente nada se sabe sobre ele, porém na conferência da E3 poderemos ter a chance de ver algum teaser e, quem sabe, descobrirmos seu nome.

Investimento competitivo


ARMS, Splatoon 2 e Pokkén Tournament DX: estes três jogos são parte da grande aposta da Nintendo de lançar jogos voltados ao âmbito competitivo para o Nintendo Switch. Todos serão lançados ainda neste inverno. ARMS será lançado logo após o final da E3, por isso sua presença no Nintendo Spotlight não deve ser significativa, já que ele também marcará presença em um campeonato próprio após o dia da conferência e não há tantas novidades a serem ditas sobre o jogo.



Splatoon 2 também não deverá ter uma presença tão significativa na conferência, já que o jogo também teve um certo destaque e/ou informações reveladas nos últimos dois Nintendo Directs. No entanto, como ele não será lançado tão brevemente quanto ARMS, podemos esperar algum tipo de nova informação sobre o jogo.

Por fim, temos Pokkén Tournament DX, que é mais um remaster de um jogo de Wii U e que foi recentemente revelado. Sua presença também está confirmada na Treehouse Live e com um campeonato dedicado em dias após o Spotlight. Na conferência ele também deverá ter pouco espaço, mas provavelmente aparecerá mesmo que brevemente.

Quanto a serviços online e relacionados, alguns esperam também que a Nintendo nos dê mais alguma informação sobre eles. Porém, como seu serviço online pago foi adiado para 2018, provavelmente não veremos novas informações a respeito por enquanto.

O desconhecido e o apoio third party


Será que finalmente veremos Animal Crossing chegando ao Switch?


É bem provável que a Nintendo também esteja reservando surpresas para a conferência com jogos que ainda não foram revelados. Há muito o que pode ser especulado com isso: será que veremos algo para Animal Crossing? Afinal, a franquia não tem um jogo principal desde 2012 e também terá um jogo mobile a ser lançado até março de 2018, deixando o momento propício para um anúncio relativo à franquia para o Nintendo Switch.

Há também o possível novo jogo da série Pikmin. Este jogo tem sido falado desde a época do Wii U pelo Miyamoto, mas até agora não deu as caras. Alguns acreditam que ele tenha se tornado o Hey! Pikmin (3DS), no entanto se ele ainda existir em forma de jogo separado talvez possamos finalmente ter algo a respeito dele dito e mostrado.



Como a Nintendo tem feito recentemente vários ports melhorados de jogos que estiveram no Wii U, como Mario Kart 8 Deluxe e o ainda não lançado Pokkén Tournament DX, é possível também que haja outro jogo que receberá o mesmo tratamento. Alguns apostam em Super Smash Bros. for Wii U, embora a probabilidade disso seja mais baixa no momento em que o lançamento de dois jogos de luta ocorrerão muito em breve.

Temos também a possibilidade de finalmente algo ser dito a respeito do suposto projeto misterioso e secreto que a Retro Studios está produzindo. O que poderia ser este projeto é um mistério a todos, mas alguns acreditam que possa ser uma nova IP. Além dela, recentemente a Platinum Games também informou ao público que está trabalhando para o Switch, o que deixa também em aberto a possibilidade da produtora falar algo na E3.

Além da Platinum, jogos de outras third parties podem aparecer na conferência. A Level-5, por exemplo, com Professor Layton e Yo-kai Watch, pode anunciar novidades sobre estas franquias para o Switch. A versão de The Elder Scrolls V: Skyrim para o novo console poderá finalmente ganhar uma data de lançamento concreta e outros jogos como Sonic Mania (Multi) e Sonic Forces (Multi) também devem aparecer brevemente.

E o 3DS?


Com o futuro lançamento do New Nintendo 3DS, Nintendo não deve abandonar o 3DS tão cedo.


Claro que o foco da apresentação e as atenções estão voltadas para o Nintendo Switch, mas não podemos esquecer que o Nintendo 3DS também marcará presença em parte da conferência. O lançamento do New Nintendo 2DS se dará mês que vem, portanto é compreensível que eles mostrem jogos que chegarão para o sistema ainda este ano a fim de justificar a existência desta nova revisão do aparelho.

Hey! Pikmin e Ever Oasis são as duas maiores promessas para Nintendo 3DS neste inverno, e chegarão muito em breve. Provavelmente os dois jogos não terão muito espaço, já que não há muito mais o que falar sobre ambos, mas é certo que apareçam mesmo que sutilmente.

Não podemos esquecer também que é o Ano do Kirby, por isso novas informações sobre o Kirby Blowout Blast e o jogo de aniversário a ser lançado no fim do ano (sem nome ainda) poderão ser dadas. Além disso, há também os recém-anunciados Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon, que tiveram apenas um teaser com pouca informação dada, abrindo espaço para mais novidades na E3.

Os jogos tiveram seu anúncio recente, mas muito pouco se sabe ainda sobre eles.


De anúncios não feitos, o que poderemos esperar é o possível remake de Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA), que surgiu como rumor há um tempo. Fora isso, é difícil prever novidades para o 3DS, já que provavelmente as maiores novidades estarão todas voltadas ao Nintendo Switch. 

O futuro longínquo


A Nintendo está traçando um caminho muito interessante para o seu console ao espaçar lançamento de jogos e fazer com que o Switch tenha um jogo grande ou relevante, pelo menos, a cada mês. Por isso, nesta E3 a empresa japonesa deverá focar em mostrar todas suas cartas na manga para o segundo semestre de 2017, a fim de fazer com que o console continue em alta.

Ela também não pretende abandonar o 3DS tão cedo fazendo com que os donos do console portátil ainda possam ficar felizes com suporte da empresa sendo dado em forma de lançamentos, mesmo com um novo console da mesma fabricante no mercado. A única coisa incerta fica por conta do futuro longínquo: não se sabe se a Nintendo falará muito sobre seus planos para depois de 2017.

A resposta para essa questão já tem hora e data marcadas para ser feita: a videoconferência da Nintendo na E3 2017 ocorrerá no dia 13 de junho, às 13 horas de acordo com o Horário de Brasília. Logo após a conferência teremos a Nintendo Treehouse Live e nos dias subsequentes campeonatos voltados para ARMS, Splatoon 2 e Pokkén Tournament DX.

Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google