Perfil

Professor Oak e o relacionamento entre humanos e Pokémon

De treinador a professor, conheça um pouco mais da vida e trabalho do Professor Oak, o grande mentor dos novos treinadores.



Hello there! Welcome to the world of Pokémon! My name is… Ao longo de mais de vinte anos de história, lemos diversas vezes esta frase no início de nossas jornadas nos jogos da franquia Pokémon. Ela é sempre dita pelo mestre dos mestres, aquele que deixou de ser um simples “Treinador” e virou “Professor”. Nosso primeiro contato com esta frase foi através do querido e icônico Professor Carvalho, figura carimbada que marca presença nos jogos e serve de alívio cômico no anime. Muito se especula sobre a vida pessoal do Professor Carvalho e boatos sugerem que ele seja o pai de Ash. A seguir, vocês poderão acompanhar e descobrir coisas interessantes sobre este, que é, se não o melhor, um dos melhores professores responsáveis pelos novos treinadores. Boa leitura!

Red Green Prof Oak.pngQuem é o Professor Carvalho? 

Samuel Oak ou em japonês “オーキド・ユキナリ博士 Dr.Yukinari Ōkido”, conduz seus estudos na cidade de Pallet, que fica na região de Kanto. O sufixo “Oak” literalmente significa “Carvalho” mas não é só um sobrenome. O carvalho é uma espécie de árvore, algo que se tornou característica na franquia; ou seja, todos os professores de suas respectivas regiões possuem nomes baseados em espécies diferentes de árvores.
File:PkmnProfWantsToFight.png
No passado, Oak era conhecido por ser um exímio treinador, especulando-se que ele teria sido o campeão da região. Desde a infância é amigo da Agatha, que é membro da Elite Four de Kanto, especialista em Pokémon de tipo Ghost e que ficou muito brava com ele, chegando até a chamá-lo de tolo e que amoleceu quando ele decidiu largar a vida de treinador e dedicar-se às suas pesquisas. Além disso quando Giovanni se ausenta do ginásio da cidade de Viridian, é Agatha que assume seu lugar e, que estranho, não? Viridian é a cidade mais perto de Pallet…

Imagem relacionada
Teríamos aqui um exemplo de coração partido?

Multitarefas

Resultado de imagem para dj mary and oakConsiderado um ídolo para muitos treinadores e pesquisadores como o Professor Elm, que além de fã do Professor Carvalho foi um dos seus maiores alunos, sua linha de pesquisa tem como foco as relações dos humanos com os Pokémon. Essa relação pode ser alcançada através de duas maneiras: treinamentos para batalhas ou através da criação mais passiva, parecida com a que vimos no anime sendo realizada pelo Brock. Além de professor, ele também é um grande escritor, tornando-se um astro não só em Kanto como na região vizinha, Johto, que, inclusive, tem um programa de rádio apresentado por Mary, dedicado a ele e suas histórias. Dentre todas estas qualidades, ainda fica responsável por entregar um dos três Pokémon iniciais desta região, são eles:
 Bulbasaur 001.gif                                 Charmander004.gif Squirtle007.gif

Em outras gerações

Além de participar ativamente na região de Kanto, o Professor Oak aparece em outras regiões, mas com um papel diferente, auxiliando o jogador ao longo da jornada ou em situações pontuais que necessitam de sua interação, como por exemplo:

Geração II - Gold/Slver - Johto

Logo no início do jogo, somos apresentados ao Professor Oak na casa de um de seus melhores amigos de infância, o Sr. Pokémon. Lá, recebemos a mais nova versão da Pokédex, capaz de registrar os 251 Pokémon presentes em Johto. Temos também uma ideia de como ele era quando jovem ao visualizarmos uma imagem na parede da casa de Kurt, responsável por fabricar as Pokébolas.


Geração IV - Sinnoh

Nosso querido Professor Oak é também muito amigo do Professor Rowan, tem uma casa na cidade Eterna e  atualiza a Pokédex do jogador para a National Dex, capaz de registrar os 493 Pokémon presentes em Sinnoh. Tem ainda participação em um dos eventos: através do item chave “Oak´s Letter” temos acesso ao Pokémon Shaymin. E por fim, no jogo Platinum, com sua presença na cidade Eterna após derrotarmos a Elite Four, conseguimos perseguir pela região os três pássaros lendários Articuno, Zapdos e Moltres.
  

Professor Oak e o futuro

Professor Oak's Eevee
Ao longo dos anos, tivemos diversas variações na arte do Professor Carvalho e na personalidade, seja nos jogos ou no desenho. Está claro que é um personagem muito importante para a série, pois traz diversos elementos que agregam um dinamismo que nenhum outro personagem talvez consiga entregar. Diga-me, o que podemos esperar para as próximas versões? Será que Samuel Oak será substituído por Samson Oak, introduzido em Sun/Moon? 

Revisão: Bruno Alves
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google