Perfil

Professor Elm e o cruzamento entre os Pokémon

Veja a seguir como Elm e o Pokémon Breeding revolucionaram o universo Pokémon!


Olá treinadores. Em sequência ao nosso encontro da semana passada, falando em sequências, vocês sabiam que os pássaros Articuno, Zapdos e Moltres contam até três em espanhol? Uno, Dos e Tres. Há também o nome da Girafarig, que é um palíndromo, ou seja, não importa o sentido em que você leia, o resultado será o mesmo. 
E eu já comentei com vocês que o nome da Tohjo Falls é a mistura de Kanto e Johto? Nossa...parece que é o próprio Professor Elm falando. Conhecido por seus longos discursos e, em certos casos, desnecessários, o Professor Elm é uma figura de destaque da região de Johto, assim como o professor Oak é em Kanto. Confiram agora um pouco mais sobre o cara mais atrapalhado responsável de toda Johto. Boa leitura!

Quem é o Professor Elm?

O Professor Elm ou em japonês “ウツギ博士 Dr. Utsugi” vive e realiza suas pesquisas na cidade de New Bark, que fica na região de Johto. Sempre atrapalhado mas comprometido, ele por diversas vezes esquece de comer quando se empolga com seus projetos e estudos, de acordo com sua esposa. Sua linha de pesquisa é a do "Pokémon Breeding" ou o cruzamento entre os Pokémon.


Elm identificou que, quando dois Pokémon da mesma espécie e de sexos diferentes cruzam, surge um ovo e que, após um certo tempo, choca na forma básica do Pokémon, tanto que foi ele quem descobriu que o Pikachu possui o Pichu como sua "pré-evolução". Ainda, de acordo com o Professor Oak, ninguém se compara ao Professor Elm quando o tema é "evolução". Como se não bastasse receber um elogio desse porte, o Professor Elm tem muito respeito e admiração por Oak, sendo um de seus melhores alunos.

Criando seus Pokémon

Para que o processo chamado de "breeding" possa ser realizado, existem duas formas básicas: através do cruzamento entre um macho e uma fêmea, ou utilizando um Ditto para compor o membro faltante do par. Durante o cruzamento, o Pokémon que nascerá do ovo poderá carregar algum golpe do pai ou da mãe e, em casos raros, dos dois. 

Por exemplo, ao cruzarmos um Dragonite macho que sabe o golpe Outrage com um Charizard fêmea, teremos um ovo contendo um Charmander que saberá Outrage. O professor Elm descobriu também que certos Pokémon não podem participar do processo de cruzamento por não possuírem gênero, como é o caso do Suicune. Ainda, há o cruzamento entre Pokémon de espécies diferentes. 

Essa relação acontece porque cada Pokémon pertence a um "grupo de cruzamento", ou seja, Pokémon do mesmo grupo podem cruzar entre si, que é o caso do Charizard e Dragonite, sendo que ambos pertencem ao grupo Dragon, permitindo que o golpe Outrage seja passado para um Charmander.

Responsável por Johto?

Nos jogos, a participação do Professor Elm é bem discreta, tanto que, de todos os jogos da linha principal da franquia, ele não aparece logo no ínicio de jaleco como o Professor Oak, e ele também não entrega a Pokédex, sendo novamente função de Oak quando visitamos o Mr. Pokémon próximo à cidade Cherrygrove. 

A impressão que fica é de que o Professor Elm ainda está em processo de formação, o que explica seu comportamento distraído e atrapalhado, tendo uma certa dependência para com o Professor Oak em tarefas mais importantes na série. Mesmo com todas estas questões, é através dele que recebemos o primeiro ovo de Pokémon da franquia, contendo um Togepi.

Por ser o principal pesquisador da região de Johto, a responsabilidade de entregar um dos três Pokémon iniciais disponíveis em Johto fica para Elm, e são eles:
Chikorita
Cyndaquil
Totodile

O que o futuro reserva para Elm

Com aparições pontuais nos jogos e no anime, talvez este seja um personagem que poderia ter sido melhor trabalhado, participando de eventos menores nos jogos, fazendo com que sua presença fosse mais notada assim como de outras personagens. Mesmo havendo um remake para o Nintendo DS com Heart Gold/Soul Silver, o personagem teve apenas seus diálogos melhorados, até por conta da tecnologia que permitia que isso acontecesse, mas nada que realmente tivesse um grande impacto. 

Talvez, com os novos jogos da franquia chegando para o Nintendo Switch ou 3DS (vai saber né, Game Freak?), quem sabe haja uma luz no fim do túnel para uma participação digna deste, que é sem dúvidas, o mais engraçado dos professores da franquia.

Revisão: Arthur Maia
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.


Disqus
Facebook
Google