Perfil

Professor Rowan e o mistério da evolução

Saiba agora um pouco mais sobre o maior fenômeno do universo da franquia que é a evolução dos Pokémon!



A região de Sinnoh guarda muitos mistérios e grande parte ainda está oculta para muitas pessoas. Temas como "Origem do Universo", "Criação do Tempo/Espaço", "Surgimento do Meio Ambiente" e "Desenvolvimento dos Seres Vivos" são processos de evolução que deram início à uma cadeia de eventos que nos trouxe até esse momento. Por falar nisso, esse será o tema de hoje: evolução. Para ser mais preciso, a evolução dos Pokémon. Acredito que em algum ponto de nossas jornadas nos perguntamos: por que os Pokémon evoluem? Por que alguns Pokémon não evolui? Será que os Pokémon lendários evoluirão algum dia? Quem nos dará essas respostas hoje será o Professor Rowan, perito no processo de evolução dos Pokémon. Boa leitura a todos!

Quem é o Professor Rowan?

Rowan DP.pngO Professor Rowan ou em japonês “ナナカマド博士 Dr. Nanakamado” é o encarregado da região de Sinnoh e tem seu laboratório na cidade Sandgem, tornando-se o primeiro da franquia a não ter o laboratório na cidade do protagonista. Inclusive, na tela inicial, Rowan aparece sem o tradicional jaleco é o primeiro e único nesse quesito. Seu ramo de pesquisa está relacionado à evolução dos Pokémon, o que o levou a viajar para a região de Kanto, para estudar o fenômeno junto ao Professor Carvalho, retornando à região de Sinnoh após longos quatro anos de pesquisa. Mesmo tendo uma aparência séria e rabugenta, o Professor Rowan surpreende muitos treinadores por ser uma pessoa gentil e paciente, até porque, com a quantidade de doces que há em seu laboratório...

Fica ainda, em sua responsabilidade, entregar aos novos treinadores a Pokédex e uma missão: registrar todos os Pokémon e suas evoluções, mas não necessariamente capturá-los: para Rowan, apenas visualizar os Pokémon já basta, ao contrário dos demais Professores. Para auxiliar nessa tarefa, ele também entrega um dos três Pokémon iniciais da região de Sinnoh, são eles:

Turtwig turtwig_xy_animated                                         Chimcharchimchar_xy_animated                                           Pipluppiplup_xy_animated

Temos que evoluir

Resultado de imagem para ovo de phioneExistem diversas formas de evoluir os Pokémon: através de treino contínuo, pedras específicas, determinadas localizações ou até mesmo realizando trocas. De acordo com a pesquisa do Professor Rowan, o ato de evoluir significa que o Pokémon atingiu um certo nível de "maturidade" e por isso passa por um processo de transformação completa. Esse conceito não é aplicado para os Pokémon lendários, que são incapazes de evoluir, ou seja, já estão em seu "último estágio de maturidade" e por isso, não precisam evoluir para atingi-la. Muito se fala sobre a relação de Phione com Manaphy: Para termos um Phione, é necessário realizar o cruzamento de um Manaphy com um Ditto mas o Manaphy não possui gênero, então como é possível? Responde aí, Game Freak! Elevando ainda mais o nível, conforme visto anteriormente com o Professor Elm, os Pokémon lendários não são capazes de realizar o cruzamento, então, como um Pokémon que só vem a existir através desse método que, teoricamente não se aplicaria a ele, não pode evoluir para sua forma "adulta"?

Mismagius é a evolução do Misdreavus
Ainda relacionado aos estudos do Professor Rowan, considerando os até então 493 Pokémon conhecidos, cerca de 90% deles são capazes de evoluir, com exceção dos Pokémon lendários. Nessa geração, são107 novos Pokémon, sendo 29 deles ou 27% do total, consistem em evoluções ou pré-evoluções de Pokémon que já conhecemos das regiões de Kanto, Johto e Hoenn.

A relação da evolução com as regiões

Sinjoh Ruins
Seguindo as ideias acima e reforçado pela pesquisa do Professor Rowan, acredita-se que os "primeiros" 493 Pokémon surgiram em Sinnoh e migraram para as demais regiões com a ajuda dos Pokémon lendários. Essa relação é ainda mais próxima se considerarmos as "Sinjoh Ruins", que é um local extra liberado no evento para os jogos Heart Gold e Soul SIlver e pode ser caracterizado como uma espécie de ponte entre as duas regiões, permitindo a captura de Dialga, Palkia e Giratina, caso tenhamos o Arceus do evento em nosso time, que por coincidência, é o criador de todos os Pokémon. Tanto é, que nos jogos Gold/Silver, o Piloswine aprende Ancient Power e o Sudowoodo aprende Mimic, fatores que desencadeiam o processo de evolução de ambos, contudo, nada ocorre. Como explicar que o Piloswine aprende Ancient Power através do cruzamento mas não evolui e o Sudowoodo, que quando é capturado, já sabe o golpe Mimic? Onde estariam Mamoswinemamoswine_icon_action e Bonslybonsly_icon_actionesse tempo todo? Isso nos mostra como as regiões são tão próximas e tão distantes umas das outras.

A evolução final

Resultado de imagem para professor rowanUma coisa é certa: a evolução é uma das características mais interessantes dos Pokémon e pode ocorrer de várias maneiras. Ao evoluir, o Pokémon torna-se mais forte e experiente, capaz de superar seus limites e torna-se mais poderoso, o que não significa que os Pokémon não evoluem sejam mais fracos e sim, que não dependem deste processo para atingir um alto nível. Como a região de Sinnoh é cheia de mistérios, deixo a vocês algumas perguntas: O que aconteceria se um Pokémon pudesse evoluir além dos seus limites, tornando-se mais forte por um novo processo de  mutação mas com pequenas mudanças forma e personalidade? É, acho melhor deixar esse assunto para uma outra hora...

Revisão: Ana Krishna Peixoto
Fonte: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google