Pokémon Blast

Uno, Dos, Tres - O trio de aves Pokémon

Conheçam agora o primeiro trio de lendários da franquia Pokémon!





















Ao longo dos anos, a franquia Pokémon foi desenvolvendo diversos padrões que podem ser notados inclusive nos jogos atuais. Um deles é a existência de trios de Pokémon Lendários, que normalmente são as "capas" dos jogos. Contudo, existem trios que não são os mascotes de suas versões e sim, trios secundários, com suas próprias origens e importância na mitologia de cada região. Hoje, veremos um pouco mais sobre o primeiro trio criado, um que é especial para muitos treinadores, novos ou antigos: estamos falando de Articuno, Zapdos e Moltres, os famosos pássaros lendários de Kanto! Boa leitura!

Apresentando o trio

Conhecidos como as "Miragens Aladas" ou em japonês "Phantom Wings", temos Articuno como representante do gelo, Zapdos como representante da eletricidade, e por fim, Moltres como representante do fogo. Uma das características mais marcantes entre os trios é compartilhar algo entre si: nesse caso, todos possuem o tipo voador, somatória total das bases em 580 pontos e a habilidade Pressure. A seguir, mostraremos algumas informações e curiosidades sobre cada um dos membros das miragens aladas.

Articuno

Seu nome é a combinação das palavras 'Artic', que significa ártico e 'Uno', que é o número um em espanhol, pois é o primeiro da lista. Sua aparência é baseada em um Simurgh, uma grande ave do ártico da mitologia persa. 

Sua longa cauda e corpo pequeno lembram um Quetzal, conhecido por suas belas penas e sua coloração é com base no 'Blue Magpie Jay' ou Calopsita Azul aqui no Brasil, confiram as semelhanças:

 
Calopsita Azul

 Zapdos

Seu nome é a combinação de 'Zap', que significa carregar, quando estamos falando de eletricidade, e 'Dos', que é o número dois em espanhol, sendo o segundo da lista. É inspirado na lenda antiga dos indígenas norte-americanos, que adoravam a criatura conhecida como 'Deus do Trovão', além dos raios e da chuva.
 
A aparência de Zapdos está ligada aos beija-flores, por ter asas curtas e bico longo, além de serem extremamente ativos, vejam:
Resultado de imagem para hummingbird
Beija-Flor

Moltres

Seu nome é a combinação das palavras 'Molten', que significa derretido e 'Tres', que é o número três em espanhol, tornando-se o terceiro e último membro do trio. Mesmo sendo parecido com uma Fênix, o Moltres pode ser baseado no 'Suzaku', ou Pássaro Vermelho, um faisão que possui cinco cores e é envolvido em chamas. 
 
Ainda, de acordo com um dos princípios do Taoísmo, é um dos integrantes do sistema de elementos, simbolizando o fogo.
Suzaku

Todo trio tem o seu comandante

Como toda equipe possui um líder, com as miragens aladas não é diferente. Chegando apenas na segunda geração, temos Lugia como o mestre do trio, entrando como um 'quarto membro'. A base para seu nome é o elemento da tabela periódica conhecido como Lu, ou 'Lutécio', que possui uma coloração branco-prateado. 
 
O corpo da Lugia pode ser uma referência ao plesiossauro, até por conta dos cinco dedos, afinal, em cada barbatana há uma estrutura de mão, parecida com a de um humano, vejam:
Esqueleto de um Plesiossauro

Mente, Corpo e Espírito

Se tem uma coisa que a Nintendo e a Game Freak sabem fazer é criar referências à figuras místicas em alguns Pokémon e com essas aves lendárias não foi diferente. Parece que todos os elementos do jogo estão conectados, inserindo os Pokémon lendários na história sem parecer forçado ou como se fosse apenas um bônus para coleção. Com Articuno, Zapdos e Moltres, tivemos o início de uma das tradicionais características da franquia. 
Qual é o seu favorito entre os três e por que? Na semana que vem, é a vez das bestas lendárias da região de Johto, Até mais!
Revisão: Diogo Mendes
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google