Perfil

Professora Juniper e a origem dos Pokémon

Preto no Branco e Branco no Preto, como é possível Professora Juniper?


Resultado de imagem para professor juniper
O surgimento dos monstrinhos de bolso é um assunto que ainda não foi totalmente esclarecido nesses mais de vinte anos de história da franquia. Há quem diga que foi Arceus, o criador, o principal responsável, mas também, existem fortes indícios de outros Pokémon como protagonistas desta história. Afinal, como tudo começou? De onde vieram? Para onde vão? Nas versões Black/White e Black 2/White 2, o conceito do “Yin-Yang” nos é apresentado através de Reshiram e Zekrom, representando as principais figuras do Taoísmo, que é justamente o que veremos agora. Para contar essa história, chamaremos a Professora Juniper da região de Unova, que é uma das pessoas que mais entendem do assunto. Iris, não fica com raiva, ok? Boa leitura!

Quem é a Professora Juniper?


Resultado de imagem para juniper xtransceiver
Juniper no Xtransceiver
JuniperBW.pngA Professora Aurea Juniper ou em japonês “アララギ博士 Dr. Araragi” é a principal pesquisadora da região de Unova e estuda a origem dos Pokémon, é filha do Professor Cedric Juniper, famoso pesquisador da região de Unova que estuda a biologia dos Pokémon. Antes de se tornar professora, viajava com seu pai atrás de respostas para os segredos das ruínas antigas de Unova, ganhando, assim, o título de “mochileira”. Pela primeira vez, temos uma professora à frente de uma região e também, a primeira a ter um parente próximo da mesma profissão. Nos jogos, ela tem um papel muito ativo em diversas partes da história, seja pessoalmente ou através do Xtransceiver, muito por conta do quesito “história”. Nessas versões, a história possui um grande impacto no enredo do jogo, desde seu começo com a entrega de um presente para os três personagens principais, em seu meio, quando alguns elementos “misteriosos” são apresentados e no final, quando todas as peças do quebra-cabeças se encaixam, bem parecido com Yin-Yang não? Tudo tem um começo e o caminho a ser seguido até o fim.
Os novos treinadores de Unova, podem escolher um dentre os três Pokémon iniciais disponíveis, são eles: 
Snivy snivy_xy_animated                                           Tepig tepig_xy_animated                                           Oshawott oshawott_xy_animated

Criação

File:The Legend of Reshiram.png
Reshiram e o Herói
A região de Unova fica bem distante das demais, o que explica sua cultura e fauna local. Por conta dessas questões, Unova possui suas próprias lendas de criação, sem relação com Arceus. No passado, durante o surgimento do continente, dois irmãos utilizaram os poderes de um dragão poderoso para concluir essa tarefa. Porém, cada um tinha uma linha de pensamento diferente: o irmão mais velho acreditava na verdade e o irmão mais novo acreditava nos ideais, ou seja, um era o contrário do outro. Com isso, discussões constantes começaram em relação à essas diferenças, pois um queria convencer o outro de que seu lado era o certo. Quem sofreu com essas ações foi o dragão, que teve seu poder dividido em dois: Reshiram (Yin) e Zekrom (Yang). Uma batalha feroz sucedeu esses acontecimentos, contudo, nenhum lado venceu por conta do equilíbrio entre os poderes. A partir disso, os dois irmãos decidiram que por não haver um vencedor, não há um lado certo.

Imagem relacionada
Yin-Yang?
Entretanto, seus descendentes não seguiram o mesmo pensamento e começaram uma disputa por Unova, utilizando Reshiram contra Zekrom. A região de Unova foi devastada e logo depois, os dois dragões, agora separados, desapareceram. Para representar a figura desses dois irmãos nos jogos, temos N e o protagonista, que travam a mesma batalha de tempos passados.




Força da Trindade

Resultado de imagem para frozen unova
Unova congelada
Nos eventos ocorridos em Black 2/White 2, a terceira parte dessa “Trindade” ganhou destaque. Lembram-se quando eu disse que um poderoso dragão foi dividido em dois, originando Reshiram e Zekrom? Como resultado dessa separação, uma carapaça vazia ganhou vida, com uma personalidade fria e perversa: seu nome é Kyurem. Nos jogos, o líder do Team Plasma, GhetsisGhetsis OD2.png, inicia uma busca implacável por Kyurem, a fim de congelar toda a região de Unova. Ainda durante essa saga, ele consegue unir o Kyurem com uma de suas partes e congela parte da região. Em um dos filmes da franquia, temos ele e os espadachins lendários como foco.

Imagem relacionadaNa ocasião, cada espadachim deve passar por um teste, que é vencer Kyurem, liberando assim seu potencial oculto, ou o golpe "Sacred Sword". Só que, dessa vez, o o poderoso dragão gelado consegue alternar entre suas formas. Isso mesmo, é o mesmo das lendas antigas, que é a combinação de Kyurem + Reshiram + Zekrom. Aliás, a região de Unova possui a maior quantidade de Pokémon lendários e a grande maioria, é integrante de um trio diferente, vejam:

Trio da Criação - Reshiramreshiram_xy_icon Zekromzekrom_xy_icon e Kyuremkyurem_xy_icon

Trio da Natureza - Tornadustornadus_xy_icon Thundurusthundurus_xy_icon e Landoruslandorus_xy_icon

Trio das Espadas da Justiça - Cobalioncobalion_xy_icon Terrakionterrakion_xy_icon e Virizionvirizion_xy_icon tendo Keldeokeldeo_xy_iconcomo um "quarto membro" não oficial.

Os dois lados da mesma moeda

Juniper Xtransceiver.pngDe todas as versões e histórias criadas até então, talvez essa seja a que mais tenha um sentimento de identificação por parte dos jogadores, de tão profunda que é a relação entre a história do jogo e os personagens envolvidos. Não é à toa que para contar essa história, foram criadas as partes um e dois, sendo que poderiam haver três ou até mesmo quatro partes facilmente. O que será que teria acontecido se um dos irmãos tivesse vencido? Será que Unova e o universo Pokémon sofreriam uma mudança drástica? Se ao invés dos irmãos brigarem por Kyurem acontecesse o contrário, em uma briga interna entre Reshiram e Zekrom? E se Ghetesis conseguisse congelar o mundo todo utilizando os poderes completos de Kyurem? São muitas perguntas e apenas uma resposta, joguem as versões Black/White 1 e 2 para descobrirem!

Revisão: Ana Krishna Peixoto
Referências: Bulbapedia



Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google